ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 01/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

As autoridades da Indonésia encontraram, nesta quinta-feira, uma caixa-preta do avião da companhia aérea Lion Air, que caiu segunda-feira no mar de Java com 189 pessoas a bordo. Para recuperar as caixas-pretas, que podem ser cruciais para determinar a causa do acidente, as autoridades mobilizaram quase mil pessoas. O resultado da investigação completa pode demorar até seis meses, mas as autoridades querem publicar um relatório preliminar em 30 dias.

Na próxima terça-feira, dia 6 de novembro, os eleitores americanos irão às urnas para as eleições de meio de mandato, nas quais irão definir uma nova Câmara, um terço do Senado e mais de 75 por cento dos governadores. No momento, o Partido Republicano, o mesmo de DONALD TRUMP, tem vantagem em todas as frentes. São dele os governadores de 33 dos 50 estados do país, 51 dos 100 senadores e 235 dos 435 deputados.

A justiça peruana decretou nesta quarta-feira a prisão preventiva, por 36 meses, da líder opositora KEIKO FUJIMORI, acusada de receber dinheiro ilegal do grupo Odebrecht. KEIKO, 43 anos, saiu presa do tribunal. Ao acatar o pedido de prisão do procurador anticorrupção, o juiz RICHARD CONCEPCIÓN declarou que existe a "suspeita grave" de que KEIKO dirigia uma "organização criminosa de fato que surgiu dentro do partido" fujimorista.

O Supremo Tribunal Federal confirmou nesta quarta-feira por unanimidade dos nove ministros presentes à sessão a suspensão dos efeitos de ações policiais e judiciais realizadas na semana passada dentro de universidades. Os ministros consideraram que as medidas feriram a liberdade de expressão de alunos e professores e rechaçaram quaisquer tentativas de impedir a propagação de ideologias ou pensamento dentro dos estabelecimentos de ensino. O caso terá o mérito julgado em data ainda não prevista.

O presidente eleito, JAIR BOLSONARO do PSL, afirmou nesta quarta-feira que anunciará oficialmente os nomes dos novos ministros em suas redes sociais. Mais cedo, ele já havia utilizado o Twitter para anunciar o astronauta MARCOS PONTES como ministro da Ciência e Tecnologia. Ele também disse que os ministérios não serão compostos por condenados por corrupção, “como foram nos últimos governos”. BOLAnunciarei os nomes oficialmente em minhas redes. O presidente afirmou que qualquer informação além disso é mera especulação maldosa e sem credibilidade.

MORO ACEITA CONVITE DE BOLSONARO PARA ASSUMIR MINISTERIO DA JUSTIÇA. O juiz federal SÉRGIO MORO aceitou nesta quinta-feira o convite do presidente eleito JAIR BOLSONARO para chefiar o Ministério da Justiça. Os dois estiveram reunidos nesta manhã no Rio de Janeiro. MORO chegou na casa de Bolsonaro, na Barra da Tijuca, um pouco antes das nove horas. Em nota, o juiz disse que aceitou o convite diante da “perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupcao e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos. MORO é o quinto ministro confirmado por JAIR BOLSONARO.

As matrículas para o ano letivo de 2019 começam no dia 19 de novembro e seguem até dia 23 de novembro para a rede estadual de Santa Catarina.A expectativa da Secretaria de Educação de SC é receber cerca de cem mil novos alunos nas mil e 73 unidades escolares em todas as modalidades no ensino fundamental e médio ofertadas pela rede. Haverá um segundo momento para a realização das matrículas, entre quatro e sete de fevereiro. A unidade escolar deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais.

Na contramão do país, o número de casamentos subiu em Santa Catarina em 2017.No ano passado, foram oficializadas 33 mil 748 uniões entre homens e mulheres e no ano anterior foram 32 mil 689, o que representa um aumento de três vírgula dois por cento.No país, no entanto, o número de registros de casamentos teve queda de dois vírgula três por cento. As uniões homoafetivas caíram de 386 em 2016 para 350 no estado. Os divórcios também tiveram queda. Foram 12 mil 946 separação em 2017, o que representa uma queda de três vírgula 15 por cento na comparação com o ano anterior.

Seguindo a agenda de transição da gestão do Governo do Estado, o governador eleito CARLOS MOISÉS esteve reunido durante toda a manhã desta quarta-feira com o secretário o da Administração, MILTON MARTINI e o secretário adjunto, NELSON NAPPI. Durante o encontro, que durou cerca de quatro horas, foram apresentados balanços, programas e detalhes da gestão administrativa do executivo estadual. Nesta quinta-feira, o governador eleito CARLOS MOISÉS terá encontros com a Secretaria de Planejamento e com a Defesa Civil.

Prefeitura atualiza cadastro para famílias interessadas em moradia popular. O governo municipal de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Assistência Social, promove nos meses de novembro e dezembro uma campanha de atualização do cadastro de famílias interessadas em moradia popular. Conforme o gerente de Habitação da Secretaria de Assistência Social, ANIRTO APOLINÁRIO, isso se faz necessário para que administração municipal possa mensurar a demanda habitacional do município, além de ter uma base de dados precisa para participar de possíveis programas de níveis federal e estadual.

Um novo formulário foi confeccionado, o que vai permitir classificar as famílias por nível de vulnerabilidade. APOLINÁRIO, destaca que as famílias que se cadastrarem a partir de agora receberão uma pontuação e, através destes pontos, será possível analisar e criar novas políticas de habitação. Todas as pessoas interessadas em participar do cadastro, independente da renda, desde que não possuam nenhum imóvel, devem procurar a Secretaria de Assistência Social e fazer o cadastro.

Interessados no cadastro em moradia popular devem apresentar alguns documentos. Segundo o gerente em São Lourenço do Oeste, é necessário que as pessoas tenham consigo a carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovante de endereço atual e comprovante no Cadastro Único – retirado junto ao Centro de Referência de Assistência Social.

Juiz eleitoral avalia trabalhos da Justiça nas eleições. SOLON DEPAOLI juiz da comarca de Maravilha, considera que foi uma eleição bastante tranquila, sem ocorrências envolvendo crimes eleitorais, propaganda irregular ou denúncias contra derrames de material de campanha. Ressalta que a zona eleitoral de Maravilha trabalhou com 95 urnas eleitorais, sendo 55 em Maravilha e as 40 distribuídas nos demais municípios, além de mais 18 denominadas “urnas de contingência”, para possível substituição em caso de problemas.

No segundo turno apenas uma urna apresentou dificuldades no teclado. Segundo o juiz, foi em Santa Terezinha do Progresso, e a urna foi substituída, e a eleição transcorreu normalmente. SOLON, destaca que no primeiro turno houve muitas filas, e esse fato não se repetiu no segundo turno. Isso devido a dois fatores, acredita o juiz. Primeiro seria a identificação biométrica, que era uma novidade para os mesários e também para os eleitores e o segundo que foi a quantidade de cargos no primeiro turno, situação que levou uma demora maior para a conclusão do voto. Outra questão é que muitos eleitores não foram votar no primeiro turno com a denominada “cola”, que seria a relação de números dos candidatos, gerando uma demora.

Já no segundo turno não se repetiram as filas, porque havia apenas dois cargos em disputa, Governador e Presidente. Conforme DEPAOLI, a identificação biométrica também apresentou melhor funcionamento, conforme relatos dos presidentes de mesa. O juiz cita que a preparação para o pleito eleitoral é bastante complexa. A comarca tem um universo de aproximadamente 31 mil eleitores na zona eleitoral 58 de Maravilha. Este elevado número, traz como consequência, desenvolver uma série de atos, de convocação e treinamento de mesários, recebimento das urnas, verificação, cargas, testes de equipamentos.

Treinamentos de mesários teve nove encontros. Segundo o juiz eles aconteceram nos municípios de Flor do Sertão, Tigrinhos, São Miguel da Boa Vista, Iraceminha, Santa Terezinha do Progresso e Maravilha, com a presença de 270 mesários. Também foi realizado uma série de audiências públicas, atos que servem para demonstrar a segurança e transparência de todo o processo de votação eletrônica eleitoral, onde a sociedade em geral, representantes dos partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, todos são convidados para acompanhar.

Um dos grandes problemas que a Justiça Eleitoral enfrentou foi a disseminação das chamadas “fake News” - notícias falsas. SOLON DEPAOLI – juiz da comarca de Maravilha, diz que muitas delas procurando retirar a credibilidade do sistema eleitoral eletrônico, apontando fraudes. No entanto, todas as reclamações feitas pelos eleitores e registradas foram encaminhadas para auditorias e, no Estado de SC. O Desembargador Presidente do TRE-SC encaminhou duas urnas, as que tiveram mais reclamações para análise em auditoria feita no TRE-PR, sendo que não foram identificadas as inconsistências.

Sistema eleitoral brasileiro é completamente seguro. O juiz conta que em 22 anos de utilização, jamais houve fraudes comprovadas. As urnas não são ligadas na internet, são completamente auditáveis e a impressão dos boletins de urnas possibilitam posteriormente uma verificação quanto aos resultados de totalização. Os autores e disseminadores das denominadas “fake news” estão sendo identificados e serão objeto de três investigações pela Polícia Federal.

Orientações para o eleitor que não pôde votar. O eleitor que não compareceu tanto no primeiro quanto no segundo turno tem prazo de 60 dias a contar de cada turno para comparecer a qualquer Cartório Eleitoral para justificar. A chefe do cartório eleitoral de Maravilha, MARIANA FLEMING, destaca que é importante lembrar que é necessário trazer um documento que comprove a impossibilidade de comparecimento nos dias sete e 28 de outubro junto às seções eleitorais. Por exemplo, se o eleitor estava viajando a trabalho, fora de seu domicílio eleitoral, poderá trazer uma declaração de seu empregador ou nota fiscal que comprove seu deslocamento. Caso tenha tido problemas de saúde, trazer atestado médico.

Justificativa pode ser feita pelo site do TRE de Santa Catarina. Para isso, a chefe explica que basta acessar o link http:www.tre-sc.jus.brsiteeleitoresjustificativaindex.html. Deve ainda, anexar os documentos de comprovação. Se não for possível comprovar a ausência do pleito, basta efetuar o pagamento da multa eleitoral de três reais e 50 centavos. MARIANA explica que na comarca de Maravilha e todos os municípios que pertencem a zona eleitoral: Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista e Tigrinhos passarão pela Revisão do Eleitorado no período de 28 de janeiro a 28 de junho de 2019.

Revisão do eleitorado é obrigatória. MARIANA esclarece que esse procedimento é obrigatório para todos que ainda não compareceram ao Cartório Eleitoral antes do fechamento de cadastro. Abertura do cadastro eleitoral ocorre a partir de cinco, agora de novembro, já sendo possível comparecer com documento de identidade e comprovante de residência atualizado e de preferência no nome do eleitor. É na revisão do eleitorado que é feita a Biometria do eleitor. Segundo a chefe, faltam aproximadamente oito mil eleitores para fazer a coleta da Biometria. Quem não comparecer até a data estipulada, terá seu título cancelado.

Comarca estava a dois anos sem registrar homicídios. A declaração é do sargento ARLINDO MELLO SANTOS, da Polícia Militar de Marmeleiro. Ele diz que em 2016 foram dois, 2017 nenhum e em 2018 um, que foi em outubro na comunidade de Barra Bonita, comunidade que faz divisa com Campo Erê. Houve uma redução de 99 por cento. Com relação aos crimes no comércio praticamente sem índices de criminalidade. Conforme o sargento, são pequenos furtos geralmente com prisão de autores

Roubos com ameaça contra a vítima em 2016 foram dois graves na zona rural a residências, e um na cidade. MELLO, conta que em 2017 foram três. Foi registrado o roubo de uma moto no Jardim Bandeira, com prisão dos autores e recuperação da moto. Em 2018 teve uma ocorrência numa farmácia com identificação e prisão do autor, e apreensão de um simulacro, arma de brinquedo. A diminuição de roubos com relação a 2016 foi de 90 por cento e em relação a 2017 foi de 66.

Telefone de emergência do Corpo de Bombeiros volta funcionar. Ontem durante todo o dia, o 193 estava inoperante, devido ao mau tempo que atingiu a cidade e região. Hoje as urgências e emergências já podem ser acionadas normalmente pelo telefone 193.

Polícia cumpre mandado de prisão. Em patrulhamento pelo bairro Passarela a equipe visualizou um homem saindo de uma residência, quando avistou a equipe empreendeu fuga pela parte dos fundos. Era de conhecimento da PM, que poderia estar naquela casa um homem com mandado de prisão. A equipe iniciou acompanhamento a pé por cerca de 2 km, através de residências, e por mata, até alcançar o fugitivo. Ele foi abordado e identificado. Ele possui mandado de prisão por ameaçaviolência doméstica.

Caminhão sai da pista e capota na SC 305. Por volta das 14 horas e 30 minutos o Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu a um acidente de trânsito na SC-305, rodovia que dá acesso ao município. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de um caminhão, placas de São Bento do Sul, dirigido por um homem de 20 anos. Havia ainda uma mulher no caminhão. Os dois foram socorridos e encaminhados para atendimento médico. Chovia no momento do acidente.

Ação conjunta das forças policiais resultam na recuperação de dois veículos furtados. Após informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal, ontem, por volta das 18 horas e 30 minutos, a Polícia Militar abordou o veículo Renault Sandero de cor branca que possuía registro de furto e trafegava pela SC 305 em Campo Erê.Durante o deslocamento os Policiais Militares visualizaram um segundo veículo sendo um Ford Fiesta, de Novo Hamburgo, suspeito de estar acompanhando o primeiro. Fo feita abordagem e constatado que os dois veículos estavam irregulares.

Sandero com registro de furto e o Fiesta após realizada consulta no sistema apresentava placa clonada sendo a original da cidade de Porto Alegre, também com restrição de furto. Os policiais deram voz de prisão aos dois condutores os quais relataram ainda, que receberiam500 reais para transportar até a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, mas não sabiam quem os receberia no destino final. Feito busca pessoal e veicular nada mais de ilícito foi constatado, ambos foram conduzidos juntamente comos veículos para a Delegacia de Polícia Civil de Campo Erê.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.