ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 01 10 2025

-STF FORMA MAIORIA PARA MANTER NÚMERO DE DEPUTADOS FEDERAIS NA ELEIÇÃO DE 2026

-PM TEM 90 DIAS PARA SE MANIFESTAR SOBRE FIM DO USO DAS CÂMERAS CORPORAIS

-FEIRA MOVIMENTA GUARACIABA SERÁ ABERTA OFICIALMENTE AMANHÃ À NOITE

-DEFESA CIVIL PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA 78 CIDADES DA REGIÃO EM SÃO MIGUEL

-MUNICÍPIO DIZ QUE INVESTIMENTO EM SAÚDE CHEGA A 23% DO ORÇAMENTO NESTE ANO

-STF FORMA MAIORIA PARA MANTER NÚMERO DE DEPUTADOS FEDERAIS NA ELEIÇÃO DE 2026

-COLISÃO ENTRE CARRETAS DEIXA HOMEM FERIDO E PROVOCA EXPLOSÃO NA BR 163

-DUAS MULHERES FICAM FERIDAS EM ACIDENTE ENVOLVENDO DOIS VEÍCULOS NA SC 163

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0039 centavos.

O número de mortos em decorrência de um terremoto de magnitude seis vírgula nove que atingiu o centro das Filipinas subiu para 69. Nesta quarta-feira, o governo mobilizou agências para procurar sobreviventes e restabelecer o fornecimento de energia e água.

Na cidade de Bogo, no norte da província de Cebu, próxima ao epicentro do tremor raso que ocorreu no mar na terça-feira, o hospital ficou “sobrecarregado”. O número de 69 mortos foi baseado em dados do escritório de desastres da província de Cebu. Mais de 150 pessoas ficaram feridas. O presidente FERDINAND MARCOS JÚNIOR garantiu aos sobreviventes uma assistência rápida.

O parlamento de Portugal aprovou nesta terça-feira uma nova versão de um projeto anti-imigração que modifica a Lei de Estrangeiros. A proposta pretende, entre outras medidas, limitar a reunião familiar de imigrantes e fechar brechas para regularização de estadia. O projeto aprovado é uma segunda versão do texto, após uma primeira ter sido barrada pelo Tribunal Constitucional. No início de agosto, a Corte considerou inconstitucionais alguns pontos das novas regras de reunião familiar, e declarou que alguns requisitos eram "vagos". A nova versão permaneceu inalterada em diversos pontos, mas sofreu modificações para incluir a possibilidade de mais flexibilização nos casos de reunião familiar. Foram 160 votos a favor e 70 contra.

O governo dos Estados Unidos entrou em paralisação nesta quarta-feira após o Congresso não conseguir aprovar um projeto orçamentário para estender o financiamento federal. Com isso, uma série de serviços públicos deve ser suspensa já nas próximas horas. A paralisação, também conhecida como "shutdown", é a décima quinta desde 1981. No centro do impasse está a saúde. Os democratas afirmam que só aprovarão o orçamento se programas de assistência médica prestes a expirar forem prolongados.

Na noite desta terça-feira, senadores tentaram aprovar o orçamento, mas a última proposta discutida recebeu apenas 55 dos 60 votos necessários. Com a paralisação, apenas serviços considerados essenciais continuarão funcionando, como segurança pública, fiscalização de fronteiras e parte do controle aéreo.

Deve ser votado nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, o projeto que zera o Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais, alivia alíquotas de outras faixas de rendimento médio e impõe cobrança mínima sobre ganhos além de 50 mil reais mensais, incluindo dividendos, até então isentos. O texto do Projeto de Lei, estruturado pelo governo federal, será levado ao plenário com alguns ajustes feitos pelo relator da proposta na Câmara, o deputado federal ARTHUR LIRA do PP. Um dos mais importantes é a elevação do limite máximo de renda para usufruir de algum nível de benefício — o corte vai dos sete mil previstos inicialmente pelo Ministério da Fazenda para sete mil 350. O possível impacto da reforma, porém, ainda depende da apreciação de pelo menos 50 emendas já apresentadas por parlamentares que podem alterar diferentes pontos da versão atual.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta terça-feira para manter, nas eleições de 2026, o atual número de 513 deputados federais e a distribuição em vigor das vagas por unidade da federação. Os magistrados analisam no plenário virtual uma decisão individual do ministro LUIZ FUX, que adiou a mudança na distribuição de cadeiras da Câmara dos Deputados para a eleição de 2030. FUX atendeu a um pedido do presidente do Congresso, senador DAVI ALCOLUMBRE do União Brasil para que o Supremo reconheça que o Legislativo cumpriu a determinação da Corte e avançou com a discussão sobre a revisão do número de deputados, determinada pelo STF em 2023. O voto de FUX foi seguido por ALEXANDRE DE MORAES, CRISTIANO ZANIN, NUNES MARQUES, CÁRMEN LÚCIA, DIAS TOFFOLI, FLÁVIO DINO, LUIZ ROBERTO BARROSO e GILMAR MENDES.

Foi aprovada, nesta terça-feira, pela Comissão Mista de Orçamento, uma instrução que amplia a reserva do fundo eleitoral no Orçamento de 2026. O texto define que o relator da proposta, deputado ISNALDO BULHÕES do MDB, trabalhará com o orçamento inicial de quatro bilhões e 900 milhões de reais para o “fundão”. A proposta inicial da equipe econômica do governo federal projetava até um bilhão, por meio de um corte em emendas parlamentares. De acordo com a proposta aprovada nesta terça-feira, o fundão será composto por cortes em outras despesas previstas no Orçamento de 2026, que ainda não foi votado. Agora, cerca de dois bilhões e 900 milhões de reais dos novos recursos virão de uma reserva já prevista com emendas parlamentares. Já a outra parte será proveniente de um corte de um bilhão nas despesas discricionárias. Cabe ao relator definir os cortes que serão feitos.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar, de autoria do governo do Estado, que altera a organização administrativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, promovendo também ajustes na composição de efetivos e nas unidades operacionais da corporação. Entre os principais pontos da proposta estão a autorização para que municípios arrecadem taxas de prevenção contra sinistros, com repasse integral ao Corpo de Bombeiros e a criação de novos órgãos administrativos, como a Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Controladoria Interna e Agência de Inteligência. Outro destaque é a redução, até 2026, de 43 vagas de oficiais, 20 de cadetes e 429 de praças. Conforme o Executivo, a medida visa atender às demandas acumuladas ao longo dos anos, ajustar falhas identificadas e promover maior eficiência organizacional, por meio do enxugamento da estrutura administrativa.

A Polícia Militar de Santa Catarina tem 90 dias para se manifestar à Justiça sobre o fim do uso das câmeras corporais pelos agentes. A decisão ocorreu após uma audiência de conciliação entre vários órgãos que questionou o abandono do recurso pela corporação em 2024. O estado foi o pioneiro na implementação do sistema do país, ainda em 2019. A PM afirmou que não irá se manifestar sobre a decisão, "mas estará à disposição dos órgãos em questão para qualquer esclarecimento necessário de acordo com o estabelecido". Conforme o Ministério Público, que também acompanha o caso, os equipamentos foram retirados dos uniformes dos policiais sob a justificativa de que ''os aparelhos e o software utilizados pelas atuais câmeras não atendem mais à realidade da PM''. O projeto custou três milhões, durou cerca de 5 anos e comprou dois mil e 400 equipamentos.

Santa Catarina abriu 83 mil 817 novas vagas de empregos formais no acumulado de 2025 até agosto, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O crescimento do emprego formal no Estado foi de três vírgula 26 por cento, ligeiramente acima da média nacional, que ficou em três vírgula 18 por cento. Com esse resultado, Santa Catarina ocupa a quinta posição no ranking de maiores saldos de emprego no país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Entre os municípios catarinenses que mais geraram empregos, cinco superaram a marca de três mil vagas: Joinville, Itajaí, Blumenau, Chapecó e Florianópolis. No recorte de agosto, Santa Catarina registrou a criação de 315 novas vagas formais, mas desempenho foi menor que o observado no mesmo mês do ano passado.

O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, anunciou oficialmente a compra de um terreno de 16 mil 965 metros quadrados que será usado para a construção de um novo ginásio esportivo e uma creche municipal. O terreno fica ao lado do atual Campo Municipal, local que também deve passar por reformas nos próximos meses para voltar a receber campeonatos locais e regionais. O investimento total é de 500 mil reais com recursos de uma emenda parlamentar do deputado MAURO DE NADAL. De acordo com GIUMBELLI, a proposta é ampliar o acesso ao esporte e à educação infantil na cidade. Agora, a administração vai buscar recursos para a construção da creche e do centro esportivo.

Começa amanhã à noite a primeira edição da feira Movimenta Guaraciaba, evento que vai até domingo, no espaço do CTG. A feira vai reunir 150 empresas expositoras do município. Organizada pela prefeitura, a feira tem como objetivo fortalecer o comércio local, criar oportunidades de negócios e ampliar as vendas. A abertura dos estandes será as duas horas da tarde de amanhã. A abertura oficial será as sete e meia da noite com a apresentação da Orquestra de Itapiranga. De acordo com a secretária de Industria e Comercio, CINTHIA BORSATTO, os principais propósitos do evento são valorizar as empresas da cidade e movimentar a economia local.

Na sexta-feira, a Movimenta Guaraciaba será retomada as nove horas da manhã com a abertura dos estandes. Na parte da tarde, a programação prevê uma palestra sobre nutrição estratégica no rebanho e homenagem aos produtores destaques no movimento econômico tendo como base o ano de 2024. Á noite, o show será com PAULO HENRIQUE E JOÃO VICTOR. No sábado, a atração musical será MARCOS PAULO E MARCELO e no domingo haverá com bailão com PAULINHO E FÁBIO. O encerramento da feira será com o sorteio do carro zero quilômetro da campanha Nota Fiscal que Movimenta as sete da noite.

A Unoesc, em parceria com outras entidades, promoveu, nesta terça-feira, o Seminário de Ativação da Linha de Cuidado em Saúde Mental da Região do Extremo-Oeste. O encontro reuniu representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, gestores municipais, profissionais da área e comunidade acadêmica. Cerca de 400 pessoas participaram do evento. De acordo com a coordenadora do seminário, SIRLEI SETOLIN, o evento marca um momento importante para a região, que conta com uma população de aproximadamente 250 mil habitantes, mas dispõe atualmente de apenas quatro Centros de Atenção Psicossocial e três hospitais com leitos credenciados para internação em saúde mental.

A programação do Seminário de Ativação da Linha de Cuidado em Saúde Mental incluiu palestras sobre a política nacional de saúde mental, critérios para implantação de serviços, experiências dos municípios e debate sobre a atuação do Ministério Público. Na parte da tarde, ocorreu uma reunião entre gestores municipais e representantes do Ministério da Saúde para esclarecimentos sobre investimentos e estruturação dos serviços. De acordo com a coordenadora do seminário, SIRLEI SETOLIN, o evento representa um passo fundamental para a ampliação e qualificação da rede de atenção em saúde mental no Extremo Oeste catarinense, envolvendo as três esferas de gestão pública e instituições de ensino. Ela destacou que saúde mental não se faz somente com recursos financeiros, mas também com humanização, educação permanente e responsabilidade.

Na manhã desta quarta-feira, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas deflagrou duas operações que apuram a atuação de uma empresa organizadora de concursos públicos suspeita de fraudes na região. De acordo com o Gaeco, a suspeita é de manipulação de gabaritos e com indicativos de envolvimento de funcionário público municipal nas respectivas fraudes. Na manhã de hoje foi cumprido um mandado de prisão no município de Palmitos e 44 mandados de busca e apreensão em 10 municípios, entre eles, São Bernardino, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Campo Erê. Além disso, as decisões judiciais determinaram a suspensão do exercício de função pública de oito funcionários públicos e a suspensão de atividade da empresa investigada pelas fraudes.

As ações desencadeadas pelo Gaeco na manhã de hoje têm como objetivo apreender documentos e elementos indiciários com o objetivo de assegurar a lisura e legalidade dos concursos público. A informação é do Gaeco. De acordo com o órgão, a operação busca preservar o interesse público garantindo a isonomia de condições entre todos os candidatos concorrentes nos concursos públicos. As operações são um desdobramento da primeira fase da operação realizada nos municípios de São Bernardino e Palmitos em junho deste ano e tem como objetivo investigar e desarticular um esquema de fraude em concursos públicos e processos seletivos realizados em municípios do oeste catarinense que tinha por objetivo beneficiar candidatos em provas públicas.

Ainda restam cerca de 10 ingressos à venda para o Summit Empresarial 2025. A informação é do coordenador do evento, IVANDRO SPEGNGLER. Ele disse que os interessados em participar do evento de sexta-feira podem adquirir os últimos ingressos na sede da CDL. O valor é de 749 reais para sócios da CDL e 799 reais para não associados. O evento vai acontecer entre uma e meia da tarde e 10 da noite no Centro Cultural da Unoesc. Neste ano, o Summit vai reunir grandes nomes do cenário nacional, como o humorista DANILO GENTILI, a empresária NATÁLIA BEAUTY, o treinador da seleção brasileira de futsal MARQUINHOS XAVIER, e o especialista em inovação ARTHUR IGREJA. O humorista CHICO RAIZ também fará uma participação especial.

A administração de São Miguel do Oeste vai realizar, hoje à noite, mais duas reuniões do programa “Fala São Miguel”. O primeiro encontro está marcado para as sete horas da noite na Linha Jacutinga do Veado. As oito horas está prevista uma outra reunião na Linha Sete de Setembro com a participação dos moradores da Linha Nereu Ramos. Amanhã, quinta-feira, será realizado mais um encontro. As sete horas, a reunião será na Linha Dois Irmãos com participação das comunidades das Linhas 8 de Março, 26 de Outubro e Vista Alta. Durante os encontros, os moradores apresentam demandas e prioridades para a administração.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste sediou um encontro promovido pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina nesta terça-feira. O evento reuniu coordenadores regionais, gestores municipais, prefeitos, vereadores e demais lideranças, com o objetivo de capacitar representantes de 78 municípios das regionais de São Miguel do Oeste e de outras quatro regiões. De acordo com o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, MÁRIO HILDEBRANDT, a iniciativa busca preparar as equipes locais para enfrentar situações de emergência e desastres naturais que atingem com frequência o Oeste catarinense, como tornados, vendavais, enxurradas e granizo.

Somente nos últimos anos foram destinados oito milhões de reais em itens de ajuda humanitária para o Estado, incluindo colchões, telhas, roupas de cama, cestas básicas e materiais de higiene. A informação é do secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, MÁRIO HILDEBRANDT. Ele disse que, além disso, foram assinados convênios para a entrega de 46 kits de ponte, somando mais de 11 milhões de reais em investimentos na região Oeste. HILDEBRANT também anunciou que novos equipamentos, como carros e drones, serão entregues às cidades, reforçando a estrutura mínima de atuação da Defesa Civil municipal. O evento contou ainda com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.

O evento organizado pela Defesa Civil do Estado nesta terça-feira em São Miguel do Oeste teve como foco a preparação dos municípios para agir em casos de desastres naturais. A explicação é do secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, MÁRIO HILDEBRANDT. De acordo com ele, as equipes locais conhecem as áreas mais vulneráveis e as ações que devem ser implantadas para prevenir e socorre as pessoas. HILDEBRANDT destacou que eventos como esse também aproximam a Defesa Civil do Estado das equipes da Defesa Civil de cada cidade.

A Secretaria de Administração e Finanças, realizou na manhã desta terça-feira, no Salão Nobre, a audiência pública para apresentação das contas referentes ao segundo quadrimestre de 2025, incluindo os dados financeiros e orçamentários referentes aos meses de janeiro à agosto. O encontro contou com a presença de secretários municipais, servidores e demais integrantes do governo, que acompanharam a explanação conduzida pela secretária de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, THAÍS COSTA, e pela secretária de Saúde, CAMILA LORENCETT. Durante a apresentação foram detalhados os dados contábeis do período, com destaque para a receita arrecadada, despesas e os investimentos feitos pela municipalidade, especialmente nas áreas da Saúde e Educação.

Entre janeiro e agosto deste ano, a secretaria de saúde de São Miguel do Oeste realizou 288 mil atendimentos. A informação é da secretária, CAMILA LORENCETT. De acordo com ela, os atendimentos resultaram em mais de 13 mil encaminhamentos para a realização de exames. Nesse período, foram dispensados mais de 200 mil medicamentos para a população. CAMILA destacou ainda que o investimento em saúde neste ano é de 27 milhões de reais, o que representa 23 por cento do orçamento, índice superior aos 15 por cento de investimento obrigatório no setor definido pela Constituição.

Durante a audiência pública de prestação de contas desta terça-feira, a secretária de saúde também projetou os trabalhos que serão realizados pelo setor no último quadrimestre do ano. CAMILA LORENCETT disse que os dados e as informações dos atendimentos realizados pela saúde entre janeiro e agosto foram analisados para direcionar as ações até o final do ano. A secretaria disse que a secretaria de saúde vai intensificar as ações na prevenção para reduzir o número de atendimentos.

No início da tarde desta terça-feira, a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 45 anos, investigado pelos crimes de descumprimento de medida protetiva de urgência, lesão corporal e ameaça, praticados em contexto de violência doméstica. A prisão aconteceu em Campo Erê e é resultado de uma investigação iniciada após os fatos ocorridos no último domingo. Na ocasião, o homem, mesmo ciente de uma ordem judicial que o proibia de se aproximar da ex-companheira, a perseguiu, a ameaçou e a agrediu fisicamente. A Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, que teve parecer favorável do Ministério Público e foi deferida pelo Poder Judiciário em menos de 24 horas. O homem já tem outras passagens policiais por crimes de violência doméstica.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã desta terça-feira na SC 163. A colisão aconteceu por volta das nove e meia da manhã em Iporã do Oeste e envolveu um Classic e um Astra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a condutora do Astra, de 37 anos, moradora de Iporã do Oeste, reclamava de dores no tórax e abdômen. Um caroneira do Classic, uma mulher de 29 anos e grávida de quase seis meses, sofreu ferimentos no queixo, lábio e escoriações no abdômen. As duas foram socorridas pelos bombeiros e levadas para o Hospital Nossa Senhora das Mercês, em Iporã do Oeste.

Um grave acidente envolvendo dois caminhões foi registrado na noite desta terça-feira, 30, na BR-163, em São José do Cedro. Após a colisão, nas proximidades do elevado na entrada da cidade, houve uma explosão e os veículos foram rapidamente tomados pelas chamas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma das carretas transportava 48 mil litros de etanol e teve a cabine tomada pelas chamas logo após a colisão. Os bombeiros montaram uma linha de combate e usaram cerca de 8 mil litros de água para conter o incêndio, além de resfriar os tanques de combustível para evitar uma explosão. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta graneleira foi encontrado caído ao lado da rodovia, consciente, mas desorientado e com suspeita de traumatismo craniano. Ele foi retirado da área de risco, recebeu atendimento e foi levado ao hospital. Já o condutor do veículo incendiado conseguiu sair sozinho e recusou atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.