-STF FORMA MAIORIA PARA MANTER NÚMERO DE DEPUTADOS FEDERAIS NA ELEIÇÃO DE 2026
-PM TEM 90 DIAS PARA SE MANIFESTAR SOBRE FIM DO USO DAS CÂMERAS CORPORAIS
-ITAPIRANGA PROMOVE TERCEIRO FÓRUM MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
-SENAI MANTÉM TRÊS CURSOS EM ITAPIRANGA COM 160 ALUNOS
-SUCESSÃO FAMILIAR MOTIVA INVESTIMENTOS EM SÃO JOÃO DO OESTE
-PM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO DE CONDENADO POR HOMICÍDIO
-GAECO REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE A FRAUDES EM CONCURSOS PÚBLICOS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 29 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0039 centavos.
O número de mortos em decorrência de um terremoto de magnitude seis vírgula nove que atingiu o centro das Filipinas subiu para 69. Nesta quarta-feira, o governo mobilizou agências para procurar sobreviventes e restabelecer o fornecimento de energia e água. Na cidade de Bogo, no norte da província de Cebu, próxima ao epicentro do tremor raso que ocorreu no mar na terça-feira, o hospital ficou “sobrecarregado”. O número de 69 mortos foi baseado em dados do escritório de desastres da província de Cebu. Mais de 150 pessoas ficaram feridas. O presidente FERDINAND MARCOS JÚNIOR garantiu aos sobreviventes uma assistência rápida.
O parlamento de Portugal aprovou nesta terça-feira uma nova versão de um projeto anti-imigração que modifica a Lei de Estrangeiros. A proposta pretende, entre outras medidas, limitar a reunião familiar de imigrantes e fechar brechas para regularização de estadia. O projeto aprovado é uma segunda versão do texto, após uma primeira ter sido barrada pelo Tribunal Constitucional. No início de agosto, a Corte considerou inconstitucionais alguns pontos das novas regras de reunião familiar, e declarou que alguns requisitos eram "vagos". A nova versão permaneceu inalterada em diversos pontos, mas sofreu modificações para incluir a possibilidade de mais flexibilização nos casos de reunião familiar. Foram 160 votos a favor e 70 contra.
O governo dos Estados Unidos entrou em paralisação nesta quarta-feira após o Congresso não conseguir aprovar um projeto orçamentário para estender o financiamento federal. Com isso, uma série de serviços públicos deve ser suspensa já nas próximas horas. A paralisação, também conhecida como "shutdown", é a décima quinta desde 1981. No centro do impasse está a saúde. Os democratas afirmam que só aprovarão o orçamento se programas de assistência médica prestes a expirar forem prolongados. Na noite desta terça-feira, senadores tentaram aprovar o orçamento, mas a última proposta discutida recebeu apenas 55 dos 60 votos necessários. Com a paralisação, apenas serviços considerados essenciais continuarão funcionando, como segurança pública, fiscalização de fronteiras e parte do controle aéreo.
Deve ser votado nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, o projeto que zera o Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais, alivia alíquotas de outras faixas de rendimento médio e impõe cobrança mínima sobre ganhos além de 50 mil reais mensais, incluindo dividendos, até então isentos. O texto do Projeto de Lei, estruturado pelo governo federal, será levado ao plenário com alguns ajustes feitos pelo relator da proposta na Câmara, o deputado federal ARTHUR LIRA do PP. Um dos mais importantes é a elevação do limite máximo de renda para usufruir de algum nível de benefício — o corte vai dos sete mil previstos inicialmente pelo Ministério da Fazenda para sete mil 350. O possível impacto da reforma, porém, ainda depende da apreciação de pelo menos 50 emendas já apresentadas por parlamentares que podem alterar diferentes pontos da versão atual.
O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta terça-feira para manter, nas eleições de 2026, o atual número de 513 deputados federais e a distribuição em vigor das vagas por unidade da federação. Os magistrados analisam no plenário virtual uma decisão individual do ministro LUIZ FUX, que adiou a mudança na distribuição de cadeiras da Câmara dos Deputados para a eleição de 2030. FUX atendeu a um pedido do presidente do Congresso, senador DAVI ALCOLUMBRE do União Brasil para que o Supremo reconheça que o Legislativo cumpriu a determinação da Corte e avançou com a discussão sobre a revisão do número de deputados, determinada pelo STF em 2023. O voto de FUX foi seguido por ALEXANDRE DE MORAES, CRISTIANO ZANIN, NUNES MARQUES, CÁRMEN LÚCIA, DIAS TOFFOLI, FLÁVIO DINO, LUIZ ROBERTO BARROSO e GILMAR MENDES.
Foi aprovada, nesta terça-feira, pela Comissão Mista de Orçamento, uma instrução que amplia a reserva do fundo eleitoral no Orçamento de 2026. O texto define que o relator da proposta, deputado ISNALDO BULHÕES do MDB, trabalhará com o orçamento inicial de quatro bilhões e 900 milhões de reais para o “fundão”. A proposta inicial da equipe econômica do governo federal projetava até um bilhão, por meio de um corte em emendas parlamentares. De acordo com a proposta aprovada nesta terça-feira, o fundão será composto por cortes em outras despesas previstas no Orçamento de 2026, que ainda não foi votado. Agora, cerca de dois bilhões e 900 milhões de reais dos novos recursos virão de uma reserva já prevista com emendas parlamentares. Já a outra parte será proveniente de um corte de um bilhão nas despesas discricionárias. Cabe ao relator definir os cortes que serão feitos.
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei Complementar, de autoria do governo do Estado, que altera a organização administrativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, promovendo também ajustes na composição de efetivos e nas unidades operacionais da corporação. Entre os principais pontos da proposta estão a autorização para que municípios arrecadem taxas de prevenção contra sinistros, com repasse integral ao Corpo de Bombeiros e a criação de novos órgãos administrativos, como a Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Controladoria Interna e Agência de Inteligência. Outro destaque é a redução, até 2026, de 43 vagas de oficiais, 20 de cadetes e 429 de praças. Conforme o Executivo, a medida visa atender às demandas acumuladas ao longo dos anos, ajustar falhas identificadas e promover maior eficiência organizacional, por meio do enxugamento da estrutura administrativa.
A Polícia Militar de Santa Catarina tem 90 dias para se manifestar à Justiça sobre o fim do uso das câmeras corporais pelos agentes. A decisão ocorreu após uma audiência de conciliação entre vários órgãos que questionou o abandono do recurso pela corporação em 2024. O estado foi o pioneiro na implementação do sistema do país, ainda em 2019. A PM afirmou que não irá se manifestar sobre a decisão, "mas estará à disposição dos órgãos em questão para qualquer esclarecimento necessário de acordo com o estabelecido". Conforme o Ministério Público, que também acompanha o caso, os equipamentos foram retirados dos uniformes dos policiais sob a justificativa de que ''os aparelhos e o software utilizados pelas atuais câmeras não atendem mais à realidade da PM''. O projeto custou três milhões, durou cerca de 5 anos e comprou dois mil e 400 equipamentos.
Santa Catarina abriu 83 mil 817 novas vagas de empregos formais no acumulado de 2025 até agosto, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O crescimento do emprego formal no Estado foi de três vírgula 26 por cento, ligeiramente acima da média nacional, que ficou em três vírgula 18 por cento. Com esse resultado, Santa Catarina ocupa a quinta posição no ranking de maiores saldos de emprego no país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Entre os municípios catarinenses que mais geraram empregos, cinco superaram a marca de três mil vagas: Joinville, Itajaí, Blumenau, Chapecó e Florianópolis. No recorte de agosto, Santa Catarina registrou a criação de 315 novas vagas formais, mas desempenho foi menor que o observado no mesmo mês do ano passado.
A Secretaria de Assistência Social de Itapiranga, em parceria com o Centro Geriátrico Royer e Sítio do Tio Albano, realizam hoje o terceiro Fórum Municipal da Pessoa Idosa. O encontro acontece a partir das 13 horas, nas dependências da Sociedade Recreativa Imigrantes, reunindo participantes já inscritos para uma tarde de reflexões, debates e trocas de experiências. A iniciativa integra as ações que visam fortalecer políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e de qualidade. O Fórum tem papel fundamental na conquista do selo “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”, reconhecimento que evidencia o compromisso do município em criar ambientes mais inclusivos, participativos e saudáveis para a terceira idade.
Além de fomentar discussões relevantes sobre os direitos e as necessidades dessa parcela da população, o evento busca ampliar a rede de apoio e valorizar a contribuição dos idosos na sociedade itapiranguense. Conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Fórum demonstra, mais uma vez, o olhar diferenciado que o poder público tem direcionado às pessoas idosas, promovendo não apenas atividades de integração e bem-estar, mas também estratégias de cuidado, escuta ativa e respeito. O evento se encerrará com duas rodadas de bingo, totalizando 24 brindes doados pelo comércio local, e um bailinho em momento de dança, música e lazer.
A Cooperativa A1 completa nesta quarta-feira, 92 anos de atuação em toda a região. As comemorações ocorreram em todas as unidades da cooperativa. Em Itapiranga, a solenidade contou com participação de diversas autoridades, empresas parcerias, funcionários e público em geral. O evento foi promovido na manhã de hoje, na entrada do mercado em Itapiranga. Foram distribuídos pedaços de bolo para os participantes, como alusão ao aniversário. Em pronunciamento, integrantes da Cooper A1 destacaram a importância da entidade para o desenvolvimento regional.
Cerca de 800 pessoas vão participar, na próxima sexta-feira, do Summit Empresarial 2025. O evento vai acontecer entre uma e meia da tarde e 10 da noite no Centro Cultural da Unoesc. Neste ano, o Summit vai reunir grandes nomes do cenário nacional, como o humorista DANILO GENTILI, a empresária NATÁLIA BEAUTY, o treinador da seleção brasileira de futsal MARQUINHOS XAVIER, e o especialista em inovação ARTHUR IGREJA. O humorista Chico Raiz também fará uma participação especial. Para o presidente da CDL São Miguel do Oeste, JUARES DOS SANTOS JUNIOR, o Summit representa a força do associativismo e o crescimento do empreendedorismo local. O evento, de acordo com ele, já virou tradição na cidade.
O Grupo de Escoteiros Pedra Vermelha de Itapiranga recebeu prazo de mais 180 dias para manter as atividades nas instalações da antiga APAE. O imbróglio com o prédio do Estado se estende desde o início do ano. Agora o prazo foi renovado, para dar mais tempo para a documentação necessária para pedir a concessão de uso. Conforme a Presidente do Grupo, CLÁUDIA MARTINS, o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social demora em torno de quatro meses para ser emitido, sendo o único documento faltante para permitir o uso do espaço de forma legal. CLÁUDIA comenta que a expectativa é para até o início do ano que vem a cessão de uso seja formalizada, acabando com as incertezas. Ela ressalta que a emissão do documento não tem apoio do poder público, sendo um trabalho tratado diretamente entre o Grupo de Escoteiros e o Governo do Estado.
O Grupo de Escoteiros Pedra Vermelha possui mais de 90 integrantes e projeta aumento de participações. O maior empecilho é a falta de chefias, adolescentes para o trabalho de comando dos alunos menores. A Presidente, CLÁUDIA MARTINS, destaca que ocorrem diversas trocas, dificultando a continuidade do trabalho. Ela comenta que a entidade possui procura para aumentar as participações. CLÁUDIA informa ainda que não seguirá como Presidente do grupo. Com intuito de renovar as atividades, a chapa está sendo informada.
O Senai, em parceria com as unidades de aves e suínos da JBS de Itapiranga, promoveram ontem à tarde, no auditório da Uceff, o evento Grand Prix. A proposta prevê que alunos que façam os cursos do Senai no município elaborem soluções para problemas apresentados pela empresa. Conforme o Supervisor de Educação, SANDRO WIECHORK, o problema apresentado para os estudantes trata da transformação de resíduos em elementos sustentáveis. Foram 60 alunos, divididos em grupos, elaborando ideias, que serão utilizadas pelas empresas para a solução dos problemas. WIECHORK explica que uma banca composta por gerentes e supervisores das unidades estiveram avaliando os projetos. Ele comenta ainda que além da solução de problemas aprimorada nos estudantes, eles são apresentados a ferramentas utilizadas na indústria, preparando os adolescentes para o mercado de trabalho.
A unidade descentralizada do SENAI em Itapiranga possui três modalidades de educação profissional. As aulas ocorrem nas instalações da UCEFF. Conforme o Coordenador do SENAI em Itapiranga, DYAN CAMPOS, aprendizagem industrial envolve o menor aprendiz, basicamente formado por demandas da JBS. Ele relata baixa evasão, pois os alunos são remunerados. A saída normalmente ocorre quando eles são inseridos no mercado do trabalho e neste caso o objetivo é alcançado. CAMPOS chama atenção para o curso técnico em eletrotécnica com aulas a noite. Neste caso ocorre subsídio das indústrias e normalmente são alunos que trabalham durante o dia e realizam o curso no período noturno. Outra modalidade é são de cursos de qualificação profissional, normalmente em parceria com o município, ofertados para a comunidade em geral.
Segundo o coordenador, os cursos subsidiados pelo poder público também possuem grande adesão. Nestes casos a Prefeitura contrata o SENAI para a realização das atividades para capacitações em diferentes áreas. Segundo DYAN CAMPOS, no momento Itapiranga possui seis turmas em atividade, com total de 160 alunos. O Coordenador do SENAI em Itapiranga, destaca que os cursos do SENAI possuem diferentes duração, dependendo do interesse dos solicitantes e o formato que é realizado. DYAN CAMPOS avalia que Itapiranga possui estrutura adequada e demandas das indústrias por constante qualificação profissional.
Sucessão familiar motiva altos investimentos em projetos no agronegócio. Produtores rurais apostam em modernização dos sistemas e ampliação das atividades em diferentes seguimentos. A Secretaria da Agricultura de São João do Oeste iniciou em março o programa de terraplenagem gratuita para empreendimentos do agronegócio. Após seis meses foi constado que a sucessão familiar é o principal motivo para os altos investimentos que estão sendo feitos no setor. Conforme o vice-prefeito e Secretário da Agricultura, ORLANDO ROYER, neste período, foram 22 pedidos para serviços de máquinas de grande volume. 13 projetos já foram concluídos até o momento. De acordo com o Secretário, em todas as propriedades que aderiram aio programa do município, está ocorrendo a sucessão familiar.
ORLANDO ROYER chama atenção que os produtores rurais estão dispostos a realizam altos investimentos, porém isso só ocorre quando os filhos decidem dar sequência nas atividades que os pais estão desenvolvendo. As ampliações e melhorias de instalações atendem exigências do mercado e o interesse em aumentar o movimento financeiro. O Secretário Municipal da Agricultura considera que está ocorrendo aumento nos grandes empreendimentos rurais. O vice-prefeito considera que a Prefeitura está fazendo sua parte. Ele chama atenção, que além da terraplenagem para construção granjas de avicultura ou suinocultura e ainda instalações para confinamento de vagas leiteiras, o município oferece outros benefícios. Segundo ROYER, ocorre o pagamento por metro quadrado de área construída, além de abertura de acessos e cascalhamento de pátios.
Segundo ORLANDO ROYER, a suinocultura lidera os novos investimentos no agro em São João do Oeste, atividade leiteira aparece logo em seguida. A avicultura ocupa a terceira colocação entre os novos empreendimentos rurais. O Secretário da Agricultura chama atenção que os empreendimentos no agronegócio representam uma projeção otimista para o setor. o Secretário da Agricultura menciona que o município não está limitando os serviços em terraplenagem, pois o objetivo é realizar as ações necessárias na propriedade para os produtores investirem na infraestrutura.
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão contra um homem de 46 anos pelo crime de homicídio, cometido no Rio Grande do Sul. A prisão ocorreu na rua Marcílio Dias, próximo ao Fórum, por volta das 16 horas. Durante a abordagem, foi realizada consulta ao sistema e identificado o mandado. O suspeito foi preso e encaminhado ao Presídio Regional de São Miguel do Oeste.
Um grave acidente envolvendo duas carretas mobilizou várias equipes de emergência por volta das 19 horas, na BR-163, no viaduto de acesso a São José do Cedro. Uma das carretas estava carregada com 48 mil litros de etanol e pegou fogo logo após o impacto. O outro veículo, com placas do Paraguai, estava carregado de grãos. O motorista da carreta graneleira foi encontrado caído na rodovia, desorientado e com dificuldades para se locomover. Ele apresentava suspeita de traumatismo cranioencefálico, sangramento no ouvido e escoriações no rosto. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional em estado grave. O outro motorista, que estava na carreta incendiada, recusou atendimento. Os bombeiros de São José do Cedro e Guaraciaba controlaram o incêndio, resfriando os tanques de combustível para evitar novas explosões. A ocorrência teve apoio da PRF, Polícia Ambiental, Defesa Civil e Instituto do Meio Ambiente.
O GAECO deflagrou na manhã desta quarta-feira, a segunda fase da Operação Electus e a Operação Papel Marcado, em conjunto com a Delegacia de Coronel Freitas. As investigações são conduzidas pelas Promotorias de Campo Erê e de Xanxerê. As apurações apontam para a atuação de uma empresa organizadora de concursos públicos que teria fraudado certames por meio da manipulação de gabaritos, com indícios de participação de servidores municipais. Ao todo, estão sendo cumpridos um mandado de prisão em Palmitos e 44 mandados de busca e apreensão em 10 municípios, sendo São Bernardino, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Campo Erê, Palmitos, São Ludgero, Entre Rios, União do Oeste, Jardinópolis e Marmeleiro, no Paraná. Oito pessoas foram suspensas de exercer função pública. A empresa também foi suspensa de atuar em concursos.
As operações de hoje são desdobramentos da primeira fase da Operação Electus, realizada em 10 de junho, em São Bernardino e Palmitos. O objetivo é desarticular o esquema de fraudes que beneficiava candidatos de forma ilícita em concursos públicos e processos seletivos do Oeste catarinense. Segundo o Ministério Público, as ações buscam apreender documentos e provas, garantindo a lisura dos processos seletivos e a igualdade de condições entre os concorrentes. São mais de 130 policiais e 40 viaturas envolvidas nas operações. Além disso, tem a participação direta de seis promotores de Justiça do Ministério Público, três deles coordenadores do GAECO estadual e regionais. Também atuam em apoio as Polícias Militar e Civil de Santa Catarina, o GAECO do Paraná, o SAERFRON e a Polícia Científica, responsável pela preservação da cadeia de custódia das provas.