ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 01 10 19

-LULA EMITE CARTA E DIZ NÃO QUERER PROGRESSÃO PARA REGIME SEMIN ABERTO

-DESBLOQUEIO DO MEC LIBERA 49 MILHÕES PARA EDUCAÇAO SUPERIOR DE SC

-MUNICÍPIO ESTÁ HÁ TRÊS MESES SEM NOVOS FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

-PREFEITO VOLTA A COBRAR DOS VEREADORES A CEDÊNCIA DO PARQUE PARA A FAISMO

-PRESIDENTE DA CÂMARA DIZ QUE FAISMO CORRE RISCOS POR FALTA DE DIÁLOGO

-CARRO DESGOVERNADO CAIU NO RIO URUGUAI E MOTORISTA É PRESO

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

Os manifestantes pró-democracia de Hong Kong saíram às ruas para protestar contra Pequim nesta terça-feira, dia em que a China comemora o septuagésimo aniversário da revolução comunista. Houve confrontos entre a polícia e alguns ativistas radicais. De acordo com a CNN, um manifestante foi baleado no peito no distrito de Tseun Wan e não se sabe seu estado de saúde. Manifestantes utilizaram coquetéis molotov e a polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água. Quinze pessoas, com idades entre 18 e 52 anos, foram hospitalizadas.

O Peru entrou em crise política na segunda-feira e iniciou-se uma briga pelo poder. O presidente do país, MARTÍN VIZCARRA, anunciou no início da noite que dissolveu o Congresso e convocou novas eleições após sofrer uma derrota no Parlamento. Em retaliação, o Congresso, controlado pela oposição, aprovou a suspensão "temporária" por um ano de VIZCARRA por "incapacidade moral", e nomeou como presidente interina a vice-presidente do parlamento, MERCEDES ARÁOZ. VIZCARRA marcou eleições legislativas para 26 de janeiro 2020 e também nomeou o ministro da Justiça, VICENTE ZEBALLOS, como novo primeiro-ministro do país.

A pobreza na Argentina aumentou de 32 para 35 vírgula quatro por cento no primeiro semestre deste ano, o nível mais alto desde o colapso da economia em 2001. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística e Censo nesta segunda-feira. O presidente MAURICIO MACRI, em campanha para seguir no cargo nas eleições de 27 de outubro, lamentou o resultado. Mais de dez milhões de pessoas estão abaixo da linha de pobreza, mais de um terço das pessoas que vivem nos 31 grandes centros urbanos do país analisados pelo Indec. O índice de indigência, que mede aqueles em situação de pobreza que não conseguem atender às suas necessidades mínimas de qualquer tipo, aumentou de 6,7 para 7,7 por cento no mesmo período.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, atendeu a pedido do senador FLÁVIO BOLSONARO, filho do presidente JAIR BOLSONARO, e determinou a suspensão das investigações sobre o parlamentar no Rio de Janeiro. Em uma reclamação apresentada ao Supremo no início de setembro, o senador afirma que, mesmo diante de decisão do presidente do tribunal, DIAS TOFFOLI, as investigações sobre ele prosseguiram. A reclamação é um tipo de ação que contesta o cumprimento de decisões do Supremo. Segundo a decisão de GILMAR, FLÁVIO BOLSONARO pediu ao próprio MP e ao TJ a suspensão dos casos para cumprimento da decisão de TOFFOLI até julgamento definitivo pelo Supremo.

A votação em primeiro turno do texto principal da reforma da Previdência está prevista para o fim da tarde desta terça-feira no Senado. Antes de ir ao plenário, contudo, a Proposta de Emenda à Constituição terá de ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A discussão na CCJ já iniciou e deve se estender até o meio da tarde. O texto altera as regras para o acesso a aposentadorias e a economia prevista com a proposta é de 870 milhões de reais em 10 anos. Para ser aprovada em plenário, a proposta precisa de votos favoráveis de pelo menos 49 senadores. Se for aprovado em primeiro turno, o texto ainda terá de passar por uma segunda votação, que pode ocorrer na próxima semana.

O advogado do ex-presidente LULA, CRISTIANO ZANIN, afirmou nesta segunda-feira, em Curitiba, que o petista não é obrigado a aceitar a progressão para o regime semiaberto, que foi solicitada pelo Ministério Público Federal na sexta-feira. LULA também escreveu uma carta nesta segunda. No texto, ex-presidente afirma: "não descansarei enquanto a verdade e a Justiça não voltarem a prevalecer". Em outro trecho, ele diz: "não troco minha dignidade pela minha liberdade." O que LULA quer, conforme a defesa, é que a Suprema Corte possa analisar os pedidos que foram apresentados sobre a suspeição do ex-juiz SÉRGIO MORO e dos procuradores da Lava Jato.

O desbloqueio de recursos que estavam contingenciados pelo Ministério da Educação desde abril deste ano deve liberar um total de 49 milhões 713 mil reais para as universidades e institutos federais de Santa Catarina. Os números foram confirmados na tarde desta segunda-feira pela pasta. Do total de recursos para as instituições catarinenses, a Universidade Federal de Santa Catarina é a que deve receber a maior parcela. Serão 21 milhões 766 mil reais que devem ser usados para compensar o contingenciamento de gastos anunciado pelo governo federal. Na sequência, aparece o Instituto Federal de Santa Catarina, que irá receber uma parcela de 10 milhões 498 mil reais. A Universidade Federal da Fronteira Sul vai receber oito milhões e 300 mil reais.

Cerca de 120 obras públicas estão paralisadas ou sendo executadas em ritmo muito lento em Santa Catarina. A informação consta em um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado. O valor contratado para a execução das obras paradas é de aproximadamente sete bilhões de reais. O estudo aponta ainda que 66 cidades são afetadas por esses problemas. O atraso em obras públicas será tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa na semana que vem. O evento para debater a situação foi proposto pelo deputado BRUNO SOUZA, sem partido, e está marcado para a segunda-feira, dia sete.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, sugeriu nesta segunda-feira, durante palestra no Momento Brasil, no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis, que a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão lidere uma campanha para aprovação do pacote anticrime que tramita no Congresso Nacional. O ministro veio a Santa Catarina a convite da entidade, que promove o Momento Brasil. Ele adiantou que o Governo Federal lançará uma campanha publicitária na próxima quinta-feira destacando os pontos mais importantes das medidas de combate à criminalidade e corrupção. Durante 49 minutos, MORO fez um balanço das ações desenvolvidas pelo ministério.

A JCI de São Miguel do Oeste realizou, nesta segunda-feira, a final da trigésima primeira edição do Concurso de Oratória nas Escolas. A definição dos vencedores da etapa municipal foi realizada no auditório da câmara de vereadores. O tema deste ano foi Igualdade de Gênero. Onze finalistas, distribuídos em categorias dos ensinos Fundamental e Médio, participaram do evento. Eles foram avaliados por jurados que analisaram critérios como entonação, dicção, pausas, ênfases, organização lógica, vocabulário e fidelidade ao tema. Durante as apresentações foram abordadas questões como preconceito, disparidades salariais, feminismo e machismo, violência contra a mulher. As fotos da final do concurso de oratória estão no portal da Peperi na internet.

As escolas Jesus Maria José e La Salle Peperi foram as vencedoras do concurso de oratória nas escolas da JCI Câmara Júnior. No ensino fundamental, a ganhadora foi a aluna do JMJ, MARIA JULIA FONINI. Já o ensino médio, o vencedor foi o estudante do La Salle Peperi, GUILHERME ALVES LOPES DA ROSA. Eles vão representar o município na etapa regional que deve acontecer em 2020. Durante o evento também ocorreram homenagens aos professores e orientadores dos alunos oradores, além de premiação à torcida escolar com maior número de presentes no evento. A escola Jucelino Kubitschek de Oliveira comparaceu em maior número e recebeu 500 pela torcida na final do concurso.

O município de São Miguel do Oeste está há três meses sem registro de novos focos do mosquito transmissor da Dengue. A informação é do coordenador da equipe de combate a Dengue da secretaria de Saúde, CÉLIO SILVA. Ao todo, já são 12 semanas sem nenhum foco tanto nos bairros quanto no centro da cidade. De acordo com ele, o resultado está deixando a secretaria satisfeita e isso demostra o bom trabalho que a equipe vem desenvolvendo no município. SILVA disse que o período de três meses sem novos focos do mosquito da dengue também mostra que a população está mais atenta e evitando os locais de proliferação do inseto.

São Miguel do Oeste já registrou 588 focos do mosquito da Dengue. A afirmação é do coordenador da equipe de combate à Dengue da secretaria de Saúde, CÉLIO SILVA. De acordo com ele, os focos foram registrados entre janeiro e junho deste ano. SILVA comentou que espera que a situação se mantenha dessa formam e nas próximas semanas o município continue sem registrar novos focos. SILVA destacou que sempre as segundas-feiras ocorre o trabalho de visita às armadilhas espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Ele explicou que no final da tarde as amostras são encaminhadas para o laboratório e o resultado é obtido nas sextas-feiras de cada semana.

Além de não possuir novos focos do mosquito, São Miguel do Oeste também não registrou novos casos da doença. O comentário é do coordenador da equipe de combate à Dengue da secretaria de Saúde, CÉLIO SILVA. Neste ano, o município confirmou apenas dois casos, um deles contraído em São Miguel do Oeste. O outro caso é de uma moradora que viajou para fora do estado e retornou com a doença. SILVA declarou que a chegada do calor gera preocupação na secretaria de Saúde e neste momento o trabalho deve ser ainda mais intenso, tanto da equipe quanto da população. De acordo com ele, a equipe está trabalhando nos bairros Sagrado Coração de Jesus e São Luiz e deverá seguir para os próximos pontos ao longo desta semana.

O novo delegado regional da Polícia Civil, WESLEY DE ANDRADE assumiu o cargo na manhã desta terça-feira. Ele ocupa o lugar do delegado ADRIANO BINI. Em coletiva de imprensa realizada ontem à tarde, WESLEY disse que trata-se de um novo desafio acrescido da dificuldade extra de substituir o delegado BINI que fez um grande trabalho no comando regional da Polícia Civil. Ele explicou que foi pego de surpresa com o convite e que pretende dar continuidade aos projetos que estão em andamento na região. O principal objetivo é fortalecer a Polícia Civil e melhorar a segurança pública no extremo-oeste.

O ex-delegado regional da Polícia Civil, ADRIANO BINI, vai atuar em um novo projeto de segurança pública coordenado pelo Ministério de Justiça. O projeto piloto para área de fronteiras vai iniciar em Foz do Iguacu com uma força-tarefa permanente para reunir dados, inteligência e comando de operações. O grupo vai reunir agentes da Polícia Federal, PRF, polícias locais, da Receita Federal e Forças Armadas. O delegado BINI foi colocado à disposição do Ministério da Justiça para atuar no projeto Fusion Center, que é o modelo americano de segurança que MORO quer implantar na fronteira com o Paraguai e a Argentina. Ele disse que a nova função é de grande relevância e vai exigir muito trabalho e dedicação.

O delegado ADRIANO BINI ficou um ano e cinco meses à frente da Delegacia Regional da Policia Civil. Ele assumiu o cargo no dia 10 de abril do ano passado e fez uma avaliação muito positiva do trabalho realizado neste período. BINI esteve no RPN segunda edição de ontem e disse que a Polícia Civil passou por desafios extremamente importante nos últimos 18 meses. O delegado destacou a importância da dedicação dos policiais civis e das parcerias com outras instituições para garantir as segurança pública do extremo-oeste. BINI disse que deixa o cargo com a sensação de que o dever foi cumprido. Ele informou que vários casos marcaram a gestão dele da delegacia regional, entre eles, a investigação do assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA.

Os vereadores entregaram, no final da manhã de ontem, as emendas impositivas ao orçamento municipal de 2020. O ato de entrega dos pedidos ocorreu no gabinete do prefeito em exercício, ALFREDO SPIER. Nove dos 13 vereadores participaram do evento. Como o próprio nome sugere, as emendas são impositivas, ou seja, o prefeito tem a obrigação de atender as propostas. Ao todo, os vereadores tem o direito de fazer emendas no valor de até um por cento da receita corrente líquida do orçamento, o que equivale a um milhão 296 mil reais. Metade desse valor deve ser aplicado no setor de saúde. O restante pode ser destinado para qualquer setor do município. A lei que cria as emendas impositiva foi aprovada em 2017 e é de autoria do vereador do MDB, GILBERTO BERTÉ.

As emendas impositivas devem ser incluídas no projeto de lei do orçamento para 2020 que será elaborado pela prefeitura e encaminhado para o legislativo nas próximas semanas. A informação é do presidente da câmara, EVERALDO DI BERTI. Ele disse que existem um acordo entre os poderes para a inclusão dos temas das emendas na peça orçamentária. O presidente da câmara disse que o mecanismo das emendas impositivas é uma novidade para a São Miguel do Oeste. Na visão de EVERALDO, o fato dos vereadores apontarem onde será aplicado parte do orçamento não representa menos poder para o prefeito, mas sim, um avanço no sentido de democratizar a aplicação dos recursos públicos. Ele disse que as emendas atendem as necessidades das comunidades.

O legislativo dividiu igualmente o valor da emendas impositivas entre os 13 vereadores. De acordo com o presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI, cada vereador fez emendas no valor de 97 mil e 700 reais. Metade desse valor deve ser destinado para a saúde. Segundo DI BERTI, 80 por cento das emendas da saúde são para cirurgias e exames de imagem. O restante foi dividido em vários setores. A maioria das emendas são para o atendimento dos pedidos das comunidades. Ele explicou que os vereadores conversaram com os moradores e procuraram atender as necessidades das comunidades. DI BERTI disse que o sistema de emendas impositivas é importante porque reforça o atendimento de demandas importantes da população. Ele citou ainda que a maioria das emendas já está no plano de governo do prefeito WILSON TREVISAN.

O prefeito em exercício, ALFREDO SPIER, voltou a pedir a atenção da câmara de vereadores para a aprovação do projeto que autoriza a cedência do parque de exposições para a realização da Faismo. O pedido foi feito durante o ato de entrega das emendas impositivas ao executivo no final da manhã de ontem. Ele disse que existe uma certa preocupação em razão de algumas posições emitidas pelos vereadores. Recentemente, a câmara aprovou requerimentos de informações sobre os investimentos públicos para a realização da feira. SPIER disse que a feira beneficia o município e confia na aprovação do projeto. Ele explicou que a prefeitura não repassa dinheiro para a organização da Faismo e que a polêmica sobre o tema não deve atrapalhar a feira de novembro.

A relação entre a câmara e os organizadores da Faismo não está nada legal. A afirmação é do presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI. Ele disse ontem, no Peperi Entrevista, que os organizadores da feira estão batendo nos vereadores e os vereadores, por sua vez, estão criticando os membro da CCO da Faismo. Para EVERALDO, chegou a hora de parar com essa confusão e briga de bastidores e resolver as diferenças. O presidente da casa disse que prefeitura, Comissão Central da feira e vereadores precisam sentar e conversar. Mesmo assim, ele acredita que o assunto ainda deve gerar mais alguns capítulos polêmicos antes da votação do projeto que autoriza a cedência do parque de exposições para a realização da Faismo.

Os vereadores estão analisando a possibilidade da apresentação de emendas ao projeto de cedência do parque para a Faismo e a CDL realizarem a Faismo deste ano. Segundo o presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, um dos temas em discussão é autorizar a cedência do parque, mas proibir a cobrança de estacionamento no local. EVERALDO disse que a feira corre um grande risco por falta de diálogo entre a câmara e a comissão organizadora.

A Acismo e a CDL entregaram, na manhã desta terça-feira, as informações solicitadas pelos vereadores sobre os recursos usados na Faismo. De acordo com o coordenador geral da feira, EDENILSON ZANARDI, as duas entidades entregaram a prestação de contas da última edição da feira realizada em 2017. A resposta aos questionamentos dos vereadores foi protocolada pessoalmente por ZANARDI, presidente da Acismo, AIRTON MOSS e pelo presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Além disso, a CCO e os presidentes das duas entidades pretendem se reunir com os vereadores para explicar e esclarecer as dúvidas sobre a Faismo. Ele acredita que o impasse será resolvido de forma tranquila para aprovação do projeto que autoriza a cedência do parque de exposições para a realização da Faismo no mês de novembro.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma pequena carga de vinhos provenientes da Argentina nesta segunda-feira na BR 163. Os produtos estavam em um Gol, placa de Foz do Iguaçu, abordo no posto da PRF de Guaraciaba. O condutor e a passageira disseram que compraram a bebida na Argentina para revender pela internet. Os policiais apreenderam 60 garrafas de vinhos importadas ilegalmente. A mercadoria foi foi encaminhada à Receita Federal. O casal foi liberado, mas vai responder pelo crime de descaminho. Conforme o Ministério da Fazenda, a cota máxima mensal de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros por pessoa.

A Polícia Rodoviária Estadual flagrou dois veículos transitando a mais de 160 quilômetros por hora na SC 157. Os dois casos foram registrados neste final de semana em São Lourenço do Oeste. Um dos veículos foi flagrado a 163 quilômetros por hora e o outro a 169. A velocidade máxima permitida pela sinalização no local é de 80 por hora. Os condutores foram autuados em 880 reais pelo excesso de velocidade e responderão a processo administrativo de suspensão da CNH por transitar em mais de 50 por cento da velocidade máxima permitida para o local. Em nota, a PRE ressaltou que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes de trânsito.

Um carro desgovernado caiu no Rio Uruguai nesta segunda-feira. O acidente aconteceu por volta das seis horas da tarde no porto da Barca em Itapiranga. Imagens de uma câmera de videomonitoramento mostra o momento em que um Gol de São João do Oeste passa em alta velocidade e caiu no rio Uruguai. O condutor do carro, um rapaz de 20 anos, foi resgatado pelo piloto de uma lancha. O homem foi atendido pelos bombeiros e levado para o Hospital da cidade. Segundo a Polícia Militar, ele recebeu alta ontem à noite e foi detido por embriagues ao volante.

Um motociclista de 34 anos ficou ferido em um acidente na tarde de ontem na BR 282. A colisão envolveu uma moto CG de São Miguel do Oeste e um Fusca de Descanso nas proximidades do trevo de acesso à cidade. O acidente aconteceu por volta das três e meia da tarde. O motociclista sofreu escoriações e foi socorrido pelos bombeiros. O homem foi levado ao Hospital Regional onde recebeu atendimento médico. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.