ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 01/0/2019

-LULA EMITE CARTA E DIZ NÃO QUERER PROGRESSÃO PARA REGIME SEMIABERTO
-DESBLOQUEIO DO MEC LIBERA 49 MILHÕES PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SC
-CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO ABRANGEU 700 PESSOAS EM DIFERENTES AÇÕES
-BRINQUEDOS INFLÁVEIS E PLANETÁRIO MÓVEL SERÃO ATRAÇÕES NO MÊS DAS CRIANÇAS
-HOSPITAL E PREFEITURA RETOMAM MUTIRÕES PARA CIRURGIAS ORTOPÉDICAS
-TRABALHADOR SEM CONTA NA CAIXA PODE ACESSAR NESTE MÊS O SAQUE DO FGTS
-ADMINISTRAÇÃO ADOTA MEDIDAS PARA EVITAR PREJUÍZOS COM OBRAS PÚBLICAS
-EMPRESÁRIOS DE SJCEDRO SE MANIFESTAM NA TRIBUNA DA CÂMARA
-MULHER DENUNCIA AGRESSÃO DO MARIDO NO CENTRO DA CIDADE
-INCÊNDIO ATINGE CASA DE MARAVALHA DE EMPRESA MOVELEIRA

O tempo está ensolarado na região. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

Os manifestantes pró-democracia de Hong Kong saíram às ruas para protestar contra Pequim nesta terça-feira, dia em que a China comemora o septuagésimo aniversário da revolução comunista. Houve confrontos entre a polícia e alguns ativistas radicais. De acordo com a CNN, um manifestante foi baleado no peito no distrito de Tseun Wan e não se sabe seu estado de saúde. Manifestantes utilizaram coquetéis molotov e a polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água. Quinze pessoas, com idades entre 18 e 52 anos, foram hospitalizadas.

O Peru entrou em crise política na segunda-feira e iniciou-se uma briga pelo poder. O presidente do país, MARTÍN VIZCARRA, anunciou no início da noite que dissolveu o Congresso e convocou novas eleições após sofrer uma derrota no Parlamento. Em retaliação, o Congresso, controlado pela oposição, aprovou a suspensão "temporária" por um ano de VIZCARRA por "incapacidade moral", e nomeou como presidente interina a vice-presidente do parlamento, MERCEDES ARÁOZ. VIZCARRA marcou eleições legislativas para 26 de janeiro 2020 e também nomeou o ministro da Justiça, VICENTE ZEBALLOS, como novo primeiro-ministro do país.

A pobreza na Argentina aumentou de 32 para 35 vírgula quatro por cento no primeiro semestre deste ano, o nível mais alto desde o colapso da economia em 2001. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística e Censo nesta segunda-feira. O presidente MAURICIO MACRI, em campanha para seguir no cargo nas eleições de 27 de outubro, lamentou o resultado. Mais de dez milhões de pessoas estão abaixo da linha de pobreza, mais de um terço das pessoas que vivem nos 31 grandes centros urbanos do país analisados pelo Indec. O índice de indigência, que mede aqueles em situação de pobreza que não conseguem atender às suas necessidades mínimas de qualquer tipo, aumentou de 6,7 para 7,7 por cento no mesmo período.

O ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, atendeu a pedido do senador FLÁVIO BOLSONARO, filho do presidente JAIR BOLSONARO, e determinou a suspensão das investigações sobre o parlamentar no Rio de Janeiro. Em uma reclamação apresentada ao Supremo no início de setembro, o senador afirma que, mesmo diante de decisão do presidente do tribunal, DIAS TOFFOLI, as investigações sobre ele prosseguiram. A reclamação é um tipo de ação que contesta o cumprimento de decisões do Supremo. Segundo a decisão de GILMAR, FLÁVIO BOLSONARO pediu ao próprio MP e ao TJ a suspensão dos casos para cumprimento da decisão de TOFFOLI até julgamento definitivo pelo Supremo.

A votação em primeiro turno do texto principal da reforma da Previdência está prevista para o fim da tarde desta terça-feira no Senado. Antes de ir ao plenário, contudo, a Proposta de Emenda à Constituição terá de ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A discussão na CCJ já iniciou e deve se estender até o meio da tarde. O texto altera as regras para o acesso a aposentadorias e a economia prevista com a proposta é de 870 milhões de reais em 10 anos. Para ser aprovada em plenário, a proposta precisa de votos favoráveis de pelo menos 49 senadores. Se for aprovado em primeiro turno, o texto ainda terá de passar por uma segunda votação, que pode ocorrer na próxima semana.

O advogado do ex-presidente LULA, CRISTIANO ZANIN, afirmou nesta segunda-feira, em Curitiba, que o petista não é obrigado a aceitar a progressão para o regime semiaberto, que foi solicitada pelo Ministério Público Federal na sexta-feira. LULA também escreveu uma carta nesta segunda. No texto, ex-presidente afirma: "não descansarei enquanto a verdade e a Justiça não voltarem a prevalecer". Em outro trecho, ele diz: "não troco minha dignidade pela minha liberdade." O que LULA quer, conforme a defesa, é que a Suprema Corte possa analisar os pedidos que foram apresentados sobre a suspeição do ex-juiz SÉRGIO MORO e dos procuradores da Lava Jato.

O desbloqueio de recursos que estavam contingenciados pelo Ministério da Educação desde abril deste ano deve liberar um total de 49 milhões 713 mil reais para as universidades e institutos federais de Santa Catarina. Os números foram confirmados na tarde desta segunda-feira pela pasta. Do total de recursos para as instituições catarinenses, a Universidade Federal de Santa Catarina é a que deve receber a maior parcela. Serão 21 milhões 766 mil reais que devem ser usados para compensar o contingenciamento de gastos anunciado pelo governo federal. Na sequência, aparece o Instituto Federal de Santa Catarina, que irá receber uma parcela de 10 milhões 498 mil reais. A Universidade Federal da Fronteira Sul vai receber oito milhões e 300 mil reais.

Cerca de 120 obras públicas estão paralisadas ou sendo executadas em ritmo muito lento em Santa Catarina. A informação consta em um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado. O valor contratado para a execução das obras paradas é de aproximadamente sete bilhões de reais. O estudo aponta ainda que 66 cidades são afetadas por esses problemas. O atraso em obras públicas será tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa na semana que vem. O evento para debater a situação foi proposto pelo deputado BRUNO SOUZA, sem partido, e está marcado para a segunda-feira, dia sete.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, sugeriu nesta segunda-feira, durante palestra no Momento Brasil, no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis, que a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão lidere uma campanha para aprovação do pacote anticrime que tramita no Congresso Nacional. O ministro veio a Santa Catarina a convite da entidade, que promove o Momento Brasil. Ele adiantou que o Governo Federal lançará uma campanha publicitária na próxima quinta-feira destacando os pontos mais importantes das medidas de combate à criminalidade e corrupção. Durante 49 minutos, MORO fez um balanço das ações desenvolvidas pelo ministério.

Campanha de prevenção ao suicídio alcançou 700 pessoas em SJCedro. No mês de setembro a equipe do NASF trabalhou a prevenção ao suicídio com os grupos, palestras nas escolas, desfile de 7 de setembro, distribuição de flyers informativos nas ruas, postos de saúde e empresas.De acordo com a Psicóloga MICHELE SEFFRIN, grupos como o grupo da coluna, saúde mental, grupo o peso da saúde, tabagismo, gestantes, grupo ginástica de idosos, grupo de diabetes, grupos do CRAS receberam informações a respeito da campanha. Ela explica que foram realizadas atividades no Hospital Cedrense além das escolas CEMEG e Cedrense, com palestras para pré-adolescentes, adolescentes e professores.Segundo a psicóloga, as abordagens foram por meio de exposição de dados, palestras e dinâmicas que visam a reflexão sobre o tema. Conforme os registros a média é de que 700 pessoas participaram destas atividades. MICHELE destaca que as atividades tiveram como mensagem principal o não julgamento a respeito de questões emocionais que acabam dificultando a busca pelo tratamento e pela ajuda.

Atividades com brinquedos infláveis na praça acontecem na semana que vem em SJCedro. O coordenador pedagógico na secretaria da educação, MAURO WEBER lembra que todos os anos existe uma parceira com a Educação e Lions Clube para locação dos brinquedos em comemoração ao dia das crianças. Já foram feitos cronogramas para atender os participantes do Cras e as turmas das escolas, Apae e casa familiar. Ele explica que as camas elásticas, piscinas de bolinhas, escorregadores e demais opções estarão disponíveis na praça do ginásio na quarta-feira e na quinta-feira da semana que vem para educação infantil e ensino fundamental até o quinto ano da rede municipal, estadual e privada. Os 22 brinquedos ficam a disposição da comunidade até as 20 horas para oportunizar que os pais levem as crianças após o expediente de trabalho. Os educandários fazem ainda programações individuais. Serão atendidas 1.450 crianças nos dois dias. Também em comemoração ao mês das crianças haverá o planetário móvel dias 23, 24 e 25 no auditório do Cemeg. Serão 12 sessões por turno, para 70 crianças por vez. Já nesta segunda atividade educativa serão 1.540 alunos envolvidos do primeiro ao nono ano.

Hospital e secretaria da saúde de SJCedro retomam mutirões para cirurgias ortopédicas. Na manhã de ontem o prefeito PLINIO DE CASTRO recebeu no gabinete as 25 pessoas que serão atendidas com cirurgias de ortopedia.Todos os procedimentos, bem como os exames de imagem e exames laboratoriais são custeados pelo município. O investimento será cerca de 40 mil reais em complementação. Ele explicou que o objetivo além de ofertar o procedimento gratuito, é dar maior comodidade para os pacientes que poderão fazer a cirurgia no própria município. Um dos beneficiados no mutirão, ORILDO BISUTTI, disse que gastou 40 mil reais para que sua mãe pudesse fazer, de forma particular, a cirurgia para a colocação de prótese nos dois joelhos. Agora ele também precisa de um procedimento e não terá custo nenhum. Os 25 pacientes serão atendidos neste sábado pelo ortopedista ANTÔNIO DE MARCO.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste divulgou a lista dos finalistas do Destaque Empresarial 2019. A iniciativa irá premiar empresários da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, nas categorias pequeno, médio e grande porte. Dos 27 nomes, nove serão receberão o troféu. A entrega será na solenidade de comemoração aos 50 anos da entidade, no dia 18 de outubro, no Clube Comercial. A definição dos agraciados de cada categoria será em votação on-line, durante o evento, podendo ser acessada pelo celular ou totten, que será disposto no evento. O diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA, é um dos finalistas da categoria prestação de serviços. Ele disputa o Destaque Empresarial de grande porte com MAGNOS FRANZEN da MKA Telecom e com JEFERSON GOMES do Hospital Regional.

Estiagem continua castigando o interior de Princesa. Mesmo com os 42 milímetros de precipitação contabilizados em setembro, os problemas com a falta de água para animais e até mesmo para o consumo das famílias continua. O secretário da agricultura RUDI KOBER reconhece que a chuva chegou ajudou um pouco, amenizando prejuízos com grãos e possibilitou o plantio do milho. Mas, ele considera o volume inexpressivo para regularizar o nível dos reservatórios. Ele garante que a pasta, em parceria com demais órgãos como bombeiros e defesa civil, continua auxiliando várias propriedades rurais com cargas de água, especialmente para o consumo de bovinos e suínos. Também prosseguem os trabalhos de abertura e limpeza de bebedoruros. O Secretário orienta os agricultores, para que edifiquem uma proteção ao redor destes bebedouros, inibindo que os próprios animais contaminem água ou danifiquem.

Ações preventivas evitaram problemas de falta de água em SJCedro. Para o secretário da agricultura, PEDRINHO CASARIN, o problema que era registrado por vários períodos em anos consecutivos já não é tão grave em nível local devido aos projetos realizados de forma continua. Citou a proteção de fontes caxambu que possui um custo baixo para realização, mas, em contrapartida, tem uma ação eficiente para proteger as nascentes de água. Ele também menciona as várias comunidades mais distantes do perímetro urbana, ou com maior altitude, onde havia desabastecimento por vários meses que estão sendo solucionados a partir da organização do Semae. CASARIN informa que são vários incentivos para que os produtores tenham qualidade de vida e não registram transtornos. Ele lembra que não existe como prever situações como esta de falta de chuva ou outras intempéries, porém, há estudos e ações que são colocadas em prática e amenizam os prejuízos.

Prefeitura de SJCedro tem tomado medidas para evitar prejuízos com obras públicas. O problema em relação a aditivos, remanejamentos de valores e problemas em obras já entregues e inauguradas foi tema de debate na câmara na semana passada. O assunto veio à tona após o pedido de 150 mil reais que serão transferidos de vários setores para conclusão do centro dos idosos, prevendo muro, calhas e calçadas, que não estavam previstas no projeto original licitado há quase cinco anos. Os vereadores elencaram problemas em postos de saúde, delegacia, creche, escolas e centros comunitários de forma recorrente. Além disso, citaram o prazo pequeno de durabilidade que é diferente das obras particulares. O secretário da Administração ELANDIR ZANARDI percebe que a situação é histórica e envolve ainda abandono por parte de empresas. Ele explica que devido a série de problemas o setor de engenharia está fiscalizando e vistoriando os serviços para cobrar qualidade. O objetivo é fazer a exigência durante o andamento quando ocorrem medições e liberação de valores.

Município busca suporte do Ministério Público para resolver problemas em obras mal feitas. O secretário da administração ELANDIR ZANARDI garante que a prefeitura, através da assessoria jurídica, busca meios legais de cobrar das empresas os reparos necessários. Também visando uma fiscalização mais ampla do dinheiro público investido. Ele percebe que muitas questões se referem à acessibilidade que não é prevista nos projetos, porém, precisa ser feita de acordo com as normas nacionais. Lembra que as empreiteiras são escolhidas pelas licitações e não há como fazer uma análise ou escolha. O secretário comenta que estão sendo construídos passeios em diversas ruas com investimento bastante alto e por isso o acompanhamento já inicia junto com a obra, nesta semana. Também houve reclamações sobre a pintura de sinalizações de trânsito e do mesmo modo a empresa foi cobrada e voltou para refazer o serviço.

Saque imediato do FGTS para trabalhadores sem conta na Caixa Econômica será liberado a partir deste mês. Conforme o gerente geral da Caixa Econômica Federal, LEANDRO MAIA, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um valor que a empresa deposita todos os meses como se fosse uma poupança. O gerente explica que o trabalhador com conta ativa e carteira assinada pode sacar até 500 reais, e também aqueles trabalhadores que não estão mais ativos, mas, não tinham feito o saque anterior. Ele esclarece que para o saque, está sendo seguido um calendário. O pagamento iniciou dia 13 de setembro exclusivamente para quem tem conta na Caixa Econômica. Nesse caso o valor é liberado direto na conta. Trabalhadores que não tem conta e que nasceram em janeiro têm direito ao saque a partir do dia 18. Os nascidos em fevereiro podem sacar a partir do dia 25, e assim sucessivamente com pagamento até março de 2020 para quem nasceu em dezembro. O saque pode ser feito na lotérica com o Cartão Cidadão, ou diretamente no caixa eletrônico.

Sindicato dos empregados no comércio percorre municípios do Extremo Oeste apresentando pauta de reivindicações. A tesoureira, IVANIR REISDORFER revela que a equipe visita os municípios a cada dois meses para apresentar mudanças na legislação, pesquisa sobre o comércio, acordo nas convenções com os patrões, além de negociações sobre o reajuste salarial. Ela lembra que as horas extras e folgas costumam ser acordadas em convenções e tem objetivo de garantir que os direitos dos empregados e dos empregadores sejam cumpridos da melhor parte para ambos. IVANIR comenta que o sindicato possui convênios com farmácias, laboratório e Universidades visando garantir a saúde e também qualificação da mão de obra. A dirigente revelou que uma das maiores dúvidas é sobre a mudança nas rescisões de contrato e acesso ao seguro desemprego. Outro questionamento é sobre a possibilidade de liberação de trabalho nos domingos e feriados que está em análise no senado e na câmara dos deputados. Além disso, há uma série de dúvidas sobre o saque do FGTS que estão sendo sanadas já que hoje abriu o novo calendário.

Sessão da câmara não registra entrada de projetos mas é marcada por críticas aos órgãos estaduais. O encontro do legislativo de SJCedro na noite de ontem teve a maior duração do ano se estendendo até as 22 horas com vários participantes. Houve apenas um requerimento do vereador IRONI FEDRIZI solicitando providências para o abastecimento de água para uma propriedade na Linha Danieli que está com condições críticas. Ele esteve no local e explicou que existe uma fonte, mas a água para o consumo humano é a mesma usada pelos animais. O encontro foi marcado também pela presença da comunidade e de pronunciamentos. O primeiro deles foi do empresário ALVORI PAGNUSSATTI que reclamou a burocracia. Ele afirmou que o setor de fiscalização tem notificado a empresa de forma recorrente, o que atrapalha o andamento dos trabalhos e do desenvolvimento do município. O empresário esteve agora pouco no Cedro Entrevista e falou sobre o descontentamento e a migração gradativa do empreendimento para Pinhalzinho. As informações complementares sobre a situação serão divulgadas ao longo da semana também no globo em Foco.

Situação do frigorífico interditado e críticas aos órgãos do Estado repercutem na câmara de SJCedro. O empresário ANTONINHO MALVESSI, a técnica ambiental da empresa, JOANA ANZOLIN, o fiscal sanitários MARCOS BAGNARA e todos os vereadores discutiram o assunto. No primeiro momento houve a justificativa de que o assunto foi levado a público devido a questão social que o fechamento está gerando com o desligamento de aproximadamente 50 pessoas. A primeira a usar a palavra para falar sobre o tema foi a técnica JOANA ANZOLIN que lembrou que o frigorifico está fechado há 54 dias. Ela explicou que a licença venceu em dois de dezembro de 2017, mas a empresa buscou regularização desde agosto, no entanto, o antigo técnico ingressou com o pedido da renovação no dia 22 de dezembro daquele ano, 20 dias depois do prazo, caracterizando atraso. Devido a pendência no documento iniciaram os problemas. Ela lembra que a Cidasc esteve na planta e solicitou a licença que ainda não foi emitida porque sequer houve vistoria.

Cidasc solicitou 83 adequações no frigorifico de SJCedro. A técnica na área de licenciamento ambiental, JOANA ANZOLIN afirmou que foram itens diversos cobrados que estão sendo adequados. Deste total 75 itens foram feitos com investimentos e ações práticas. Os 8 pedidos pendentes também já estão no plano de ações, constando o prazo, o nome do responsável técnico e demais etapas. No entanto, a pendência é em relação a vistoria do Instituto do Meio Ambiente der SMOeste que ainda não veio até o local fazer a verificação. Não houve negação da licença, mas, falta a visita in loco para um parecer. JOANA lembra que a cada dia são contabilizados prejuízos com a produção parada e pediu que os vereadores auxiliem, mobilizando deputados, que enviem documentos e de qualquer foram pressionem o IMA para que essa vistoria necessária seja feita o mais breve possível. No entanto, o prazo estimado pode chegar a um ano e meio.

“Eu só quero trabalhar, é apenas isso que eu peço, minha vida está lá”. A declaração emocionada foi dada ontem pelo empresário ANTONINHO MALVESSI que também fez uso da tribuna. Ele justifica que o objetivo de levar ao público a situação é acabar com comentários maldosos de que a empresa não possui higiene para funcionar e de que ele teria investimentos em outros estados. O ex-empresário, como se declarou, disse que foram acatadas todas as sugestões para adequação nas quais houve mais gastos que a empresa vem acumulando. Ele disse que está sendo impedido de trabalhar e de ajudar que as famílias tenham renda. MALVESSI relembrou que a empresa vinha em ascensão de faturamento, se recuperando para pagar débitos. Foram dois milhões no ultimo mês de faturamento, com pagamento integral das despesas na ordem de 350 mil e já havia um pequeno lucro. No mês seguinte a previsão era ampliar o lucro e agora em outubro iniciar pagamentos atrasados. Porém, com quase dois meses da interdição o prejuízo voltou a acumular. Nesta tarde será desligada a energia, já que não foi possível fazer o pagamento da fatura.

Prefeitura ajudou o frigorifico em várias oportunidades dentro do possível. A afirmação é de ANTONINHO MALVESSI. Ele agradeceu a parceria dos três fiscais da vigilância que mesmo não tendo obrigação estiveram ajudando em todas as etapas. Ele considera que existe uma perseguição devido a um problema registrado antigamente em relação a Cidasc. Ele disse que a revolta é por ter feito tudo que pediram e sequer ter um parecer sobre as adequações. TONI também citou a prefeitura e lembrou que houve apoio por diversas oportunidades, com horas máquinas e incentivos. O agradecimento foi diretamente ao secretário VOLNEI DALLO que esteve na sessão. Mas, justificou as críticas ao prefeito PLINIO DE CASTRO. Conforme ele, a administração não tem culpa das falhas do IMA, mas considera que faltou “apoio” de quem está à frente da administração. Mesmo assim, citou auxílios e viagens empreendidas junto ao prefeito. TONI acredita que a situação triste deve servir de exemplo e alerta para que órgãos públicos não travem o desenvolvimento e intermedeiem ajuda para outras empresas. Todos os vereadores manifestaram apoio e também revolta pela situação. A câmara fará uma visita na empresa nesta tarde e também vai se mobilizar com expedientes e visitas ao IMA.

Vinho importado ilegalmente é apreendido na BR 163. Policiais rodoviários federais apreenderam na tarde desta-segunda-feira, em Guaraciaba, 60 garrafas de vinho provenientes da Argentina importadas ilegalmente. A mercadoria foi encontrada em um Gol placas de Foz do Iguaçu/PR. O condutor e a passageira disseram que compraram a bebida na Argentina para revender pela internet. A mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal. O casal foi liberado, mas vai responder pelo crime de descaminho. Conforme o Ministério da Fazenda, a cota máxima mensal de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros por pessoa.

Polícia esclarece notícia falsa de jovem decapitada na região. Na manhã desta segunda feira surgiram algumas publicações indicando que um corpo teria sido encontrado no “trevo de Caibi”. Áudios e fotografias têm circulado pelas redes sociais dando conta de que referido corpo foi encontrado decapitado no trevo da BR 158. A Polícia Civil de Caibi e a Polícia Militar verificaram os fatos e esclarecem que tais informações são inverídicas. Em Caibi, não há registro de homicídios há cerca de 03 anos. Em Palmitos, não há registro de homicídio desde 2017. Ademais, o trevo, local em que supostamente a mulher teria sido encontrada, situa-se na cidade de Palmitos, e não em Caibi. No dia 22 de setembro, o corpo de uma jovem decapitada foi encontrado em uma trilha no interior de Gaspar. A vítima teria sido identificada como Luciana Avancini de Souza Franco, de 19 anos e a investigação está a cargo da Polícia Civil da referida localidade.

Acidente deixa motociclista ferido na BR-282. Uma colisão frontal na BR-282, em São Miguel do Oeste, mobilizou várias equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, por volta de 15h30 desta segunda-feira. O acidente, que envolveu uma HondaCG de São Miguel do Oeste e um Fusca, de Descanso, aconteceu nas proximidades do Trevo de acesso à São Miguel e deixou um motociclista de 34 anos ferido. O homem, que apresentava diversas escoriações, recebeu os primeiros atendimentos no local, foi imobilizado pelos bombeiros e conduzido ao Hospital Regional para receber atendimento médico. O controle do trânsito, que ficou bloqueado por aproximadamente 20 minutos, foi feito pela PM até a chegada da PRF, que realizou os levantamentos necessários.

Motorista é preso por embriaguez ao volante após veículo cair no Rio Uruguai. A ocorrência aconteceu por volta das 18 horas de ontem, no porto da Barca em Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima de acidente com veículo. Foi encontrado que um jovem de 20 anos, residente em Itapiranga, estava deitado na margem do Rio Uruguai. Ele relatou fortes dores na região lombar e foi conduzido ao hospital Sagrada Família. O Gol tem placas de São João do Oeste e ficou submerso. O jovem foi resgatado por um piloto de lancha, que fazia travessia no momento do ocorrido. Conforme a Polícia Militar ele recebeu alta ainda na noite de ontem e foi preso após o teste de bafômetro registrar embriaguez.

Mulher é vítima de violência doméstica em São José do Cedro. De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência de lesão corporal foi registrada ontem, no centro da cidade, por volta das 18h30. A PM foi acionada via 190 pela mulher, vítima da agressão. Ela informou que ao chegar em casa seu companheiro começou uma discussão e, em determinado momento, segurou-a pelo pescoço. O homem relatou para a guarnição que teve um desentendimento com sua esposa e que em um momento de raiva, agarrou a mesma. Ele disse ainda que havia ingerido bebida alcoólica durante a tarde. Diante dos fatos, e da manifestação da vítima em representar contra o autor dos fatos, as partes foram conduzidas à Delegacia de São José do Cedo para as medidas cabíveis.

Incêndio atinge casa de maravalha de empresa moveleira em São José do Cedro. A ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira, 01, pouco antes das 8h30 em uma fábrica de móveis localizada no Parque Industrial I. Os bombeiros de São José do Cedro deslocaram três viaturas para combater o fogo que atingiu uma das casas de maravalha. Há duas no local. Conforme funcionários, as chamas teriam iniciado devido a explosão de um bico de luz que acabou sugado pelo exaustor. As guarnições trabalham nesta manhã para combate do fogo, rescaldo e resfriamento do local. Os funcionários foram retirados do espaço devido a grande quantidade de fumaça.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.