-DESEMPREGO CAI A CINCO VÍRGULA OITO POR CENTO NO 2º TRIMESTRE NO PAÍS
-FIESC APONTA QUE TARIFAÇO VAI REDUZIR RECEITA DE 93% DAS EXPORTADORAS EM SC
-COM 50 ANOS DE RÁDIO, ESTÊNIO ALDO RECEBE HOMENAGEM NESTE SÁBADO EM CHAPECÓ
-CDL E SEBRAE ANUNCIAM CURSO DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA DE VENDAS
-MUNICÍPIO ANUNCIA PACOTE DE CINCO MILHÕES DE REAIS NA SAÚDE ATÉ O FINAL DO ANO
-VEÍCULO COLIDE EM POSTE E PROVOCA INCENDIO EM VEGETAÇÃO NA SC 157
-POLÍCIA CIVIL APREENDE DROGAS E TELEFONE CELULAR COM ADOLESCENTE
A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus. A máxima deve chegar a 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a quinta-feira cotado em cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.
O número de mortos de um ataque aéreo que a Rússia lançou contra a capital da Ucrânia, Kiev, na quinta-feira subiu para 31 nesta sexta-feira. A informação é do presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Cinco crianças estão entre os mortos, a mais jovem delas tinha dois anos. Mais de 24 horas após o ataque russo, equipes de resgate ainda procuram por vítimas nos escombros, e o número de vítimas ainda pode crescer. Segundo o Exército ucraniano, a Rússia utilizou um total de 309 drones e oito mísseis hipersônicos Iskander contra o país na quinta, que atingiram mais de 12 locais da capital.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou na quinta-feira uma nova ordem executiva do tarifaço. A medida modifica e amplia as taxas aplicadas a diversos países, com alíquotas variam entre 10 e 41 por cento. As novas tarifas entram em vigor a partir de 7 de agosto. A medida, segundo a Casa Branca, visa responder a práticas comerciais consideradas injustas e proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos. Após a atualização, o Brasil segue com a maior taxa, de 50 por cento. Depois veio a Síria, com uma alíquota de 41 por cento sobre seus produtos, seguida por Laos e Mianmar com taxas de 40 por cento. Já os menos afetados foram o Reino Unido e as Ilhas Malvinas, os únicos até agora com taxas de 10 por cento.
Um trabalhador morreu e outros cinco estão desaparecidos após o desabamento de uma mina de cobre em Machalí, no Chile, segundo a empresa de mineração estatal Codelco. O incidente foi provocado por um terremoto de magnitude 5 que ocorreu nesta quinta-feira. Segundo a empresa, outras nove pessoas que trabalhavam na mina ficaram feridas. Equipes de resgate trabalhavam para acessar a área desabada. A mina "El Teniente" é a maior mina subterrânea de cobre do mundo e o Chile é o maior produtor mundial do metal essencial para fiação elétrica, motores e geração de energia renovável.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou, nesta quinta-feira, que aproximadamente 44 virgula seis por cento das exportações brasileiras para os Estados Unidos não estão contempladas pela sobretaxa de 50 por cento confirmada pela Casa Branca a produtos brasileiros. Em nota à imprensa, o Ministério afirmou que uma análise preliminar realizada pela Secretaria de Comércio Exterior da pasta aponta que a sobretaxa incidirá sobre 35 por cento das exportações brasileiras, o que o que correspondeu a 14 bilhões e 500 mil dólares em 2024. Além disso, 19 e meio por cento das exportações brasileiras para os Estados Unidos estão sujeitas a tarifas específicas, aplicadas a todos os países.
A taxa de desemprego no Brasil foi de cinco vírgula oito por cento no segundo trimestre de 2025, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. A taxa do trimestre encerrado em junho representa a menor taxa da série histórica iniciada em 2012. A partir deste mês, os dados do IBGE passaram a ser recalculados com base no Censo Demográfico de 2022. Em comparação com o trimestre anterior, encerrado em março, houve queda de um vírgula dois ponto percentual na taxa de desocupação, que era de sete por cento. No mesmo período de 2024, a taxa era de seis vírgula nove por cento. Ao todo, seis milhões e 300 mil pessoas estão sem emprego no país, o que representa uma queda de 17 por cento em relação ao trimestre anterior.
As contas do setor público consolidado apresentaram um déficit primário de 47 bilhões de reais em junho deste ano, informou o Banco Central nesta quinta-feira. O déficit primário ocorre quando as receitas com tributos e impostos ficam abaixo das despesas do governo. O resultado não leva em conta o pagamento dos juros da dívida pública, e abrange o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais. Segundo o Banco Central, houve piora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foi registrado um saldo negativo de 40 bilhões e 800 milhões de reais. Com isso, a dívida pública avançou para 76 vírgula seis por cento do PIB. No acumulado do governo Lula, em dois anos e meio, a dívida pública já subiu cinco vírgula quatro pontos percentuais.
Em Santa Catarina, 26 mil 803 casos de hepatites virais foram registrados entre os anos de 2014 e 2024, segundo a Secretaria do Estado de Saúde. A maioria dos casos foi notificado como hepatite B, com 51 por cento do total, seguido pela hepatite C com 45 e hepatite A com três por cento das notificações. No mesmo período, foram 585 óbitos referentes aos três tipos de doença. Além disso, no período de 2014 a 2024, foram notificados 13 mil 818 novos casos apenas de hepatite B em Santa Catarina. A série histórica concentra a maioria dos diagnósticos pelo vírus nas regiões do Extremo Oeste 12 e Oeste com 16 por cento.
Mafra, no Planalto Norte, vai receber na semana que vem, entre terça e quarta-feira, o Programa Alesc Itinerante, iniciativa que leva o Parlamento catarinense para o interior do estado e o aproxima da comunidade regional. As atividades serão realizadas no Espaço Álamos. Durante os dois dias, Mafra será palco das reuniões das comissões permanentes e das sessões plenárias que ocorreriam na sede do Parlamento, em Florianópolis. Os projetos que serão votados nas sessões serão de interesse do Norte catarinense. Além disso, as sessões terão espaço destinado aos pronunciamentos de entidades regionais indicadas pelos deputados que integram a Bancada Parlamentar do Norte.
As tarifas de 50 por cento sobre a exportação de produtos brasileiros para os Estados Unidos devem entrar em vigor no dia 6 de agosto, próxima quarta-feira. Contudo, as empresas de Santa Catarina que exportam para o país já sentem os impactos da medida desde o anúncio, feito no dia 9 de junho. Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias mostrou que 69 por cento das indústrias exportadoras já tiveram recuo no volume de pedidos dos importadores norte-americanos. Ainda, 53 por cento das empresas exportadoras precisaram realizar a suspensão de embarque de mercadorias, o que, segundo o economista chefe da Fiesc, PABLO BITTENCOURT, deve resultar em aumento dos estoques das mercadorias no Estado.
O décimo sexto Encontro da Imprensa Catarinense vai acontecer amanhã, na Casa do Chefe Eventos em Chapecó. Organizado pela Associação Catarinense de Imprensa e pela agência MB Comunicação, o evento reunirá cerca de 600 profissionais da comunicação de todas as regiões de Santa Catarina. Durante a programação, serão homenageados oito veteranos com mais de 50 anos de atuação no jornalismo e na radiodifusão catarinense. Um dos destaques é o radialista e gerente da rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi de Comunicação, ESTÊNIO ALDO HIRSCH, que completa meio século de serviços prestados à comunicação no Oeste do estado.
Natural de Palmitos, ESTÊNIO ALDO iniciou sua trajetória em 1975 na Rádio Entre Rios, em Palmitos, inspirado pelo pai e pelo tio, ambos também radialistas. Desde então, atuou em diversas emissoras da região, entre elas a Rádio Peperi de São Miguel do Oeste, Rádio Itapiranga de Itapiranga e é gerente da Rádio Atalaia de Campo Erê, emissora afiliada da Rede Peperi, há 24 anos. Durante sua trajetória, ESTENIO desempenhou praticamente todas as funções dentro de uma emissora, com destaque para o jornalismo, atuando como repórter, redator e apresentador. ESTENIO ALDO será um dos homenageados no décimo sexto encontro da imprensa catarinense neste sábado em Chapecó.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir os impactos das novas tecnologias na educação. O programa de amanhã vai analisar como essas ferramentas alteram o trabalho dos professores e o estudo por parte dos alunos. Nossos convidados são o secretário de Educação, VAMILSON D’ESPÍNDOLA, a representante da Coordenadoria Regional de Educação, DILSE BRANCHER que atua no Núcleo de Formação para Professores e a Professora e Coordenadora do Curso de Ciência da Computação da Unoesc São Miguel, FRANCIELI PETRY e a Supervisora de Educação do Sesi, CINTIA VIER. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o vice-presidente regional Regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele vai avaliar as consequências do tarifaço dos Estados Unidos para as indústrias de Santa Catarina e como a Federação está tratando este tema. O Peperi Radio Repórter de amanhã, ao vivo, começa às horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com ASTOR KIST está programada para as 11 e meia.
A prefeitura de Guaraciaba está com inscrições abertas para o Processo Seletivo que oferece 20 vagas em diferentes áreas. Entre os cargos disponíveis estão assistente social, dentista, educador físico, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, médico e motorista com CNH categoria D. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site ameosc.org.br, no banner de Concursos Públicos, até o dia seis de agosto. A taxa deve ser paga até o dia sete. A prova objetiva será aplicada em 31 de agosto, das nove as 11 e meia da manhã. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste continua atendendo agricultores que ainda não emitiram o CCIR, ertificado de Cadastro de Imóvel Rural, mesmo após o encerramento oficial do prazo, em 16 de julho. Segundo o presidente do sindicato, LIRIO WATHIER, o atendimento segue normalmente para que nenhum produtor fique em situação irregular. Ele destaca que o atraso não gera grandes custos extras e é importante que todos procurem o sindicato para regularizar o CCIR referente ao exercício 2024. No último ano, o sindicato realizou cerca de mil 350 atendimentos entre CCIR e ITR, em São Miguel do Oeste e nos municípios vizinhos como Paraíso e Bandeirante.
A Polícia Militar reforçou nesta semana, as orientações para comerciantes e empreendedores da região após a prisão de um rapaz de 24 anos em Santa Terezinha do Progresso. Ele foi flagrado com cinco notas falsas de cem reais. De acordo com o tenente da PM, LEONARDO SCHWARTZ, ressaltou que casos assim exigem atenção redobrada dos comerciantes. Ele disse que sempre que alguém receber uma nota, é importante configurar a textura, o relevo e a marca d’água contra a luz. Além disso, existem canetas específicas que ajudam a verificar se a cédula é verdadeira. SCHWARTS também chamou a atenção para golpes envolvendo falso PIX e a necessidade de verificar se o valor realmente entrou na conta.
A Câmara de Dirigentes Lojistas, em parceria com o Sebrae, abriu as inscrições para a Escola de Vendas, primeira formação desse tipo na região. O curso traz uma proposta prática e estratégica de transformar vendedores em profissionais de alta performance. São 11 oficinas presenciais, totalizando 60 horas de conteúdo, com foco em vendas, negociação, atendimento e relacionamento com o cliente. Um diferencial é a análise de perfil comportamental DISC, aplicada individualmente a cada participante, ajudando no autoconhecimento e na melhoria da comunicação e da tomada de decisões. As inscrições estão abertas para profissionais de todos os segmentos. O investimento é de 850 reais para associados da CDL e mil e 700 para o público geral.
A Secretaria Municipal de Cultura vai promover, na semana que vem, a primeira Conferência Municipal de Cultura. O evento será realizado na quinta-feira, dia sete de agosto, a uma hora da tarde, na Câmara de Vereadores. O encontro tem como objetivo principal discutir, avaliar e propor políticas públicas para o setor cultural do município, fortalecendo a participação social e o diálogo entre gestores, artistas, produtores e a população. A conferência integra o processo de construção do Plano Municipal de Cultura e também servirá como etapa preparatória para a Conferência Estadual e Nacional de Cultura 2026. O evento é aberto a comunidade, em especial, aos produtores de cultura do município.
Durante a primeira Conferência Municipal de Cultura na semana que vem serão debatidos temas como financiamento, diversidade cultural, democratização do acesso, formação e valorização dos agentes culturais. A informação é do secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI. Ele reforçou a importância da presença de todos os interessados na área. O secretário disse que essa é uma oportunidade para que a população contribua com ideias e ajude a traçar o futuro da cultura em São Miguel do Oeste. Ele destacou ainda que a participação popular é fundamental para consolidar políticas públicas inclusivas e eficientes. O tema da conferencia deste ano é “Cultura e Democracia”.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina realizou, neste quinta-feira uma programação especial para marcar os 54 anos de fundação da entidade. Um dos destaques da agenda foi Assembleia dos Prefeitos conduzida pelo presidente da AMEOSC, ALEXANDRE RIBAS. As duas da tarde ocorreu uma palestra para Secretários Municipais e as quatro e meia iniciou a Assembleia com os prefeitos. Os detalhes para o lançamento da logomarca do turismo regional foi uma das pautas do encontro. As cinco e meia ocorreu outra palestra voltada para os prefeitos e Primeiras-Damas. Após a palestra, os prefeitos participaram de um jantar de confraternização no Restaurante DiFiori, em São Miguel do Oeste.
Fundada em 1971, a Ameosc trabalha na articulação de políticas públicas, apoio técnico e integração entre as prefeituras que compõem sua base. O comentário é do presidente da entidade, prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS. Ele citou que a associação entidade trabalha com programas e ações voltados aos municípios, como assessoria, suporte para concursos e consórcios em diferente áreas. Além disso, a associação tem um trabalho político-institucional de defesa das questões que impactam no desenvolvimento do extremo-oeste. RIBAS, que esteve no Peperi Entrevista de ontem, reforçou a importância dessa atuação política da Ameosc para a região.
A prefeitura de São Miguel do Oeste vai investir mais de cinco milhões na saúde entre agosto e dezembro de 2025. De acordo com a administração, o foco está na redução de filas, na agilidade dos diagnósticos e na modernização do atendimento. Entre as principais medidas, está a destinação de um milhão e meio para zerar a fila de exames laboratoriais em até dois meses. Outro reforço será o aporte de dois milhões em consultas e exames especializados, como tomografia, ressonância magnética, endoscopia e colonoscopia. Com isso, a prefeitura firmou convênios com clínicas e hospitais de Chapecó e Dionísio Cerqueira, ampliando o número de prestadores e reduzindo o tempo de espera. O Transporte Fora do Domicílio, essencial para quem precisa se deslocar para cidades como Joaçaba, Lages e Florianópolis, também receberá cerca de um milhão e meio até dezembro, valor que cobre um custo médio de R$ 300 mil por mês.
Além dos investimentos, a prefeitura lança, nesta sexta-feira, um aplicativo exclusivo da Saúde, onde o cidadão poderá agendar consultas, acompanhar resultados de exames, verificar a caderneta de vacinas e até controlar a retirada de medicamentos. O app permitirá o agendamento de consultas com base na disponibilidade das unidades; a consulta de resultados de exames; o acompanhamento da caderneta de vacinas e a visualização de medicamentos em uso e controle de retirada. O paciente deverá solicitar o cadastro junto ao agente comunitário de saúde, assinando um termo de consentimento, conforme exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Também é possível cadastrar familiares, desde que haja autorização formal. Além do aplicativo, a população pode tirar dúvidas e buscar suporte pelo canal de atendimento da Secretaria ou diretamente nas unidades de saúde.
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Polícia da Fronteira, atingiu a meta estabelecida pela Delegacia-Geral para o ano de 2025 na resolução de crimes de mortes violentas. Até agora, 89 por cento dos casos foram resolvidos. Desde o dia 1 de janeiro de 2025 ocorreram 49 casos de mortes violentas na região. A Diretoria de Polícia da Fronteira, DIFRON, é composta por 6 Delegacias Regionais, entre elas São Miguel do Oeste, Maravilha e São Lourenço do Oeste, totalizando 89 municípios da região Oeste.
O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionado por volta das duas da tarde desta quinta-feira, para o registro de um acidente de trânsito na SC-157, Bairro Cruzeiro. De acordo com a equipe, foi uma saída de pista seguida de colisão contra um poste de transmissão de energia elétrica. O veículo envolvido, um Fox, sofreu danos de grande monta após colidir com a base do poste. O automóvel era conduzido por uma mulher que não sofreu ferimentos e recusou atendimento médico. Devido ao impacto, o poste teve sua base danificada e caiu sobre uma árvore próxima. A movimentação da rede elétrica provocou uma descarga, resultando em um incêndio em vegetação em um terreno baldio nas proximidades.
Um incêndio atingiu um carro estacionado em uma garagem na noite desta sexta-feira, na Rua Presidente Castelo Branco, no centro de Guaraciaba. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se concentravam na parte dianteira do veículo, um Ford Focus, principalmente no compartimento do motor. Populares que estavam próximos ajudaram no controle inicial do fogo utilizando o sistema preventivo de hidrante da edificação. Após a extinção das chamas, os bombeiros retiram o veículo da garagem e desligou a parte elétrica. O carro sofreu danos de grande monta. Ninguém ficou ferido.
A Polícia Civil apreendeu na tarde desta quinta-feira, maconha, balança de precisão e um celular durante cumprimento de mandado de busca em São Miguel do Oeste. A ação foi realizada pela DPCAM. De acordo com a Polícia Civil, a decisão partiu da primeira Vara Cível após investigação que levantou suspeitas contra um adolescente de 16 anos, apontado como possível envolvido no comércio de drogas na região. Durante a operação, foram localizados aproximadamente 233 gramas de maconha em uma mochila, além de materiais para embalar a droga, uma balança e um celular. Segundo a Polícia Civil, o inquérito continua e deve apurar se outros adolescentes também participam do esquema.