ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 01/08/2025

GLOBO EM FOCO – 01/08/25

-DESEMPREGO CAI A CINCO VÍRGULA OITO POR CENTO NO 2º TRIMESTRE NO PAÍS

-FIESC APONTA QUE TARIFAÇO VAI REDUZIR RECEITA DE 93% DAS EXPORTADORAS EM SC

-SOBRECARGA EM REDE ELÉTRICA DEIXA 400 UNIDADES SEM LUZ EM ITAPIRANGA

-GERENTE DA REDE PEPERI SERÁ HOMENAGEADO NO MAIOR EVENTO DA IMPRENSA CATARINENSE

-VEREADOR APONTA APROVAÇÃO DE PROJETO DE FINANCIAMETNO COM EMENDAS

-CAMPANHA DIA C DE COOPERAR SERÁ EM PROL DA APAE

-POLÍCIA APREENDE ADOLESCENTE COM MACONHA EM SMO

-COLISÃO ENTRE CARROS DEIXA IDOSO FERIDO EM MONDAÍ

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado. A mínima das últimas horas foi de 8 graus. A máxima pode chegar a 28 graus. Neste momento ____ graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.

O número de mortos de um ataque aéreo que a Rússia lançou contra a capital da Ucrânia, Kiev, na quinta-feira subiu para 31 nesta sexta-feira. A informação é do presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY. Cinco crianças estão entre os mortos, a mais jovem delas tinha dois anos. Mais de 24 horas após o ataque russo, equipes de resgate ainda procuram por vítimas nos escombros, e o número de vítimas ainda pode crescer. Segundo o Exército ucraniano, a Rússia utilizou um total de 309 drones e oito mísseis hipersônicos Iskander contra o país na quinta, que atingiram mais de 12 locais da capital.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou na quinta-feira uma nova ordem executiva do tarifaço. A medida modifica e amplia as taxas aplicadas a diversos países, com alíquotas variam entre 10 e 41 por cento. As novas tarifas entram em vigor a partir de 7 de agosto. A medida, segundo a Casa Branca, visa responder a práticas comerciais consideradas injustas e proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos. Após a atualização, o Brasil segue com a maior taxa, de 50 por cento. Depois veio a Síria, com uma alíquota de 41 por cento sobre seus produtos, seguida por Laos e Mianmar com taxas de 40 por cento. Já os menos afetados foram o Reino Unido e as Ilhas Malvinas, os únicos até agora com taxas de 10 por cento.

Um trabalhador morreu e outros cinco estão desaparecidos após o desabamento de uma mina de cobre em Machalí, no Chile, segundo a empresa de mineração estatal Codelco. O incidente foi provocado por um terremoto de magnitude 5 que ocorreu nesta quinta-feira. Segundo a empresa, outras nove pessoas que trabalhavam na mina ficaram feridas. Equipes de resgate trabalhavam para acessar a área desabada. A mina "El Teniente" é a maior mina subterrânea de cobre do mundo e o Chile é o maior produtor mundial do metal essencial para fiação elétrica, motores e geração de energia renovável.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou, nesta quinta-feira, que aproximadamente 44 virgula seis por cento das exportações brasileiras para os Estados Unidos não estão contempladas pela sobretaxa de 50 por cento confirmada pela Casa Branca a produtos brasileiros. Em nota à imprensa, o Ministério afirmou que uma análise preliminar realizada pela Secretaria de Comércio Exterior da pasta aponta que a sobretaxa incidirá sobre 35 por cento das exportações brasileiras, o que o que correspondeu a 14 bilhões e 500 mil dólares em 2024. Além disso, 19 e meio por cento das exportações brasileiras para os Estados Unidos estão sujeitas a tarifas específicas, aplicadas a todos os países.

A taxa de desemprego no Brasil foi de cinco vírgula oito por cento no segundo trimestre de 2025, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. A taxa do trimestre encerrado em junho representa a menor taxa da série histórica iniciada em 2012. A partir deste mês, os dados do IBGE passaram a ser recalculados com base no Censo Demográfico de 2022. Em comparação com o trimestre anterior, encerrado em março, houve queda de um vírgula dois ponto percentual na taxa de desocupação, que era de sete por cento. No mesmo período de 2024, a taxa era de seis vírgula nove por cento. Ao todo, seis milhões e 300 mil pessoas estão sem emprego no país, o que representa uma queda de 17 por cento em relação ao trimestre anterior.

As contas do setor público consolidado apresentaram um déficit primário de 47 bilhões de reais em junho deste ano, informou o Banco Central nesta quinta-feira. O déficit primário ocorre quando as receitas com tributos e impostos ficam abaixo das despesas do governo. O resultado não leva em conta o pagamento dos juros da dívida pública, e abrange o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais. Segundo o Banco Central, houve piora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foi registrado um saldo negativo de 40 bilhões e 800 milhões de reais. Com isso, a dívida pública avançou para 76 vírgula seis por cento do PIB. No acumulado do governo Lula, em dois anos e meio, a dívida pública já subiu cinco vírgula quatro pontos percentuais.

Em Santa Catarina, 26 mil 803 casos de hepatites virais foram registrados entre os anos de 2014 e 2024, segundo a Secretaria do Estado de Saúde. A maioria dos casos foi notificado como hepatite B, com 51 por cento do total, seguido pela hepatite C com 45 e hepatite A com três por cento das notificações. No mesmo período, foram 585 óbitos referentes aos três tipos de doença. Além disso, no período de 2014 a 2024, foram notificados 13 mil 818 novos casos apenas de hepatite B em Santa Catarina. A série histórica concentra a maioria dos diagnósticos pelo vírus nas regiões do Extremo Oeste 12 e Oeste com 16 por cento.


Mafra, no Planalto Norte, vai receber na semana que vem, entre terça e quarta-feira, o Programa Alesc Itinerante, iniciativa que leva o Parlamento catarinense para o interior do estado e o aproxima da comunidade regional. As atividades serão realizadas no Espaço Álamos. Durante os dois dias, Mafra será palco das reuniões das comissões permanentes e das sessões plenárias que ocorreriam na sede do Parlamento, em Florianópolis. Os projetos que serão votados nas sessões serão de interesse do Norte catarinense. Além disso, as sessões terão espaço destinado aos pronunciamentos de entidades regionais indicadas pelos deputados que integram a Bancada Parlamentar do Norte.


As tarifas de 50 por cento sobre a exportação de produtos brasileiros para os Estados Unidos devem entrar em vigor no dia 6 de agosto, próxima quarta-feira. Contudo, as empresas de Santa Catarina que exportam para o país já sentem os impactos da medida desde o anúncio, feito no dia 9 de junho. Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias mostrou que 69 por cento das indústrias exportadoras já tiveram recuo no volume de pedidos dos importadores norte-americanos. Ainda, 53 por cento das empresas exportadoras precisaram realizar a suspensão de embarque de mercadorias, o que, segundo o economista chefe da Fiesc, PABLO BITTENCOURT, deve resultar em aumento dos estoques das mercadorias no Estado.

O maior evento da comunicação está confirmado para este sábado, em Chapecó. É o décimo sexto Encontro da Imprensa Catarinense, organizado pela Associação Catarinense de Imprensa. Durante a programação, serão homenageados oito veteranos com mais de 50 anos de atuação no jornalismo e na radiodifusão catarinense. Um dos destaques é o radialista ESTÊNIO ALDO HIRSCH, que completa meio século de serviços prestados à comunicação no Oeste do estado. Natural de Palmitos-SC, niciou sua trajetória em 1975. Desde então, atuou em diversas emissoras da região, entre elas três da Rede Peperi, Rádio Itapiranga, Rádio Itapiranga e há 24 anos, é gerente da Rádio Atalaia, de Campo Erê. ESTÊNIO desempenhou praticamente todas as funções dentro de uma emissora, com destaque para o jornalismo, atuando como repórter, redator e apresentador.

O nono Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira abriu mais uma edição do Programa de Preparação para a Reserva e Aposentadoria da instituição. A iniciativa é voltada a policiais e bombeiros militares com até cinco anos restantes de serviço. Criado em 2012, o programa tem como objetivo apoiar a transição para a aposentadoria, promovendo autoconhecimento e planejamento por meio de oficinas sobre saúde, finanças, envelhecimento e qualidade de vida. No primeiro encontro, realizado nesta semana, os temas abordados foram “Saúde Mental e Autocuidado”, com a farmacêutica e professora da Unochapecó, ANA CRISTINA ACORSI, e “Planejamento Familiar”, ministrado por LEONEI ROTHER, professor da Uceff de Itapiranga.

O Sinte vai realizar, na semana que vem, a caravana de mobilização dos professores para Assembleia Geral da categoria em agosto. O encontro será realizado no dia 14 de agosto em Florianópolis para discutir diversos assuntos relacionados ao magistério catarinense. De acordo com o Presidente do Sinte, ELIVANI SECHI, nas duas primeiras semanas do mês, a entidade vai promover caravanas nas diferentes regiões do estado para discutir a pauta e mobilizar a categoria para a assembleia do dia 14. Em São Miguel do Oeste, a mobilização vai ocorrer a partir de terça-feira, dia cinco de agosto. A caravana também vai passar por outras cidades da região Extremo Oeste.

Na tarde de ontem e madrugada de hoje, cerca de 400 unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica devido a uma sobrecarga na rede elétrica da CELESC. A informação foi confirmada pelo Gerente Regional da CELESC, SANDRO VARMÓRBIDA. De acordo com ele, foram duas situações que causaram queda de energia em pontos da cidade de Itapiranga, especialmente no centro e nos bairros. Equipes da CELESC atuaram durante a noite para a retomada da energia. Segundo VALMÓRBIDA, os níveis de curto-circuito aumentaram, causando a queda na energia. Ele menciona que os equipamentos já foram enviados para manutenção e destaca que novos cabos serão utilizados, visando a redução nos danos. A energia elétrica foi reestabelecida totalmente na manhã desta sexta-feira.

As cinco cooperativas se unem para a realização de uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de limpeza para a entidade. O Dia C de Cooperar ocorre há mais de uma década em Itapiranga, unindo as cooperativas de crédito, Sicoob, Sicredi e Cresol e de agricultura, Cooper A1 e Cooafi. Conforme a Gerente da Unidade da Cooper A1 de Itapiranga, ELISIANE TAVARES, o movimento criado pela organização das cooperativas do Brasil visa promover ações sociais aliados aos princípios do cooperativismo. A campanha inicia nesta sexta-feira e prossegue até o final deste mês. A partir de hoje, são disponibilizados pontos de coleta de doações em todas as unidades.

Conforme a Gerente da Unidade Centro do Sicoob Creditapiranga, ALINE WELTER, a mudança na campanha deste ano ocorreu devido à declaração da ONU, tornando o dia 05 de julho o dia internacional das cooperativas. Tradicionalmente, o dia C era realizado nesta data. Devido a isso, houve a transferência na edição desde ano para o dia 16 de agosto. De acordo com ALINE, o evento voltará ao tradicional dia cinco no próximo ano. Ela menciona que o intuito do dia internacional é de reconhecer o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável das cidades, fortalecendo a participação em diversas áreas. Cita ainda que o dia C de Cooperar visa essa integração, com apoio de todas as cooperativas em prol de uma ação social.

A Gestora de Marketing da COOAFI, GABRIELA VON BORSTEL, menciona que todas as pessoas podem participar da campanha. A campanha conta com programações especiais, incluindo parceria com a prefeitura, no dia D Deutschland, em 16 de agosto. Além disso, no mesmo dia ocorre a churrascada na Cervejaria Lasseberg, que também terá intuito de arrecadação para a APAE. O foco são alimentos não perecíveis e itens de higiene, que serão utilizados pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Segundo GABRIELA VON BORSTEL, , as cooperativas da agricultura, Cooper A1 e COOAFI, irão disponibilizar kits, com cartilhas apontando itens que podem ser doados.

Entrega das doações para APAE será no dia primeiro de setembro. A informação é da Gestora Agro do Sicredi, IVONETE NICKNIG. Ela menciona que a escolha da APAE ocorreu devido ao trabalho da entidade voltado a pessoas que necessitam de auxílio. O slogan da campanha foi definido pelas entidades como Alimente com Amor, Cuide com o Coração e Doe para APAE. A entrega de doações ocorrerá em um evento no dia primeiro de setembro. Ela projeta um impacto bastante positivo, com itens importantes para uso dos alunos.

Em entrevista à Rádio Itapiranga, o vereador do MDB, MARINO SPIES, anunciou que a Câmara irá aprovar com emendas o projeto que solicita financiamento para o ligações asfálticas em três trechos entre a ITG-070 e a SC-163, no interior de Itapiranga. O projeto enviado pelo Executivo é para financiar 25 milhões de reais com a Caixa Econômica Federal. O pagamento seria realizado em 10 anos. Em reunião esta semana, os 11 vereadores definiram que o projeto terá emendas supressivas. Conforme o Vereador do MDB, MARINO SPIES, a prefeitura poderá realizar o financiamento de 20 milhões de reais, com devolução do valor em seis anos. De acordo com SPIES o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, já aceitou a contraproposta dos vereadores. O Vereador cita que ainda falta um levantamento da equipe técnica da prefeitura para demonstrar as formas de pagamento, como valor de parcelas e início do prazo para devolução.

O projeto prevê interligações asfálticas em três pontos do município, além de parte da revitalização da rua do Comércio. O objetivo é criar ligações asfaltadas que ligam as rodovias ITG-070 e SC-163. As obras contemplam diretamente as comunidades de Soledade, Maria Goretti, Conceição, Popi, Santo Antônio, Cotovelo e linha Becker. Segundo MARINO SPIES, a redução no período de pagamento de 10 para seis anos, gera grande redução de juros. Inciialmente, o município pagaria mais de 15 milhões com o pagamento em uma década. Agora, o valor cai para sete milhões. Conforme o Vereador do MDB, o projeto foi enviado ao Legislativo com regime de urgência e possui 45 dias para votação. Na próxima segunda-feira, os vereadores irão se reunir novamente para avaliar as condições de pagamento. SPIES menciona que ainda existe prazo de duas sessões para a votação.

A reportagem da Rádio Itapiranga entrevistou cinco produtores rurais, de Tunápolis, São João do Oeste e Itapiranga. Eles são de diferentes atividades e estão fazendo à sucessão familiar, alguns voltando para o campo e outros seguindo desde pequenos na atividade. O objetivo da reportagem é esclarecer os principais motivos e estratégias por trás do retorno e da permanência na propriedade familiar. Ontem, o conteúdo produzido em Tunápolis. Hoje, são os agricultores de São João do Oeste.

O Departamento de Jornalismo da Rádio Itaprianga prossegue até São João do Oeste, onde em Beato Roque, está a Granja Ott. Uma ampla propriedade, com criação de suínos, gado de corte, plantio e a principal atividade, produção de leite. Já são três gerações da família tocando a atividade. Nós conversamos com duas delas, ELTON OTT, de 34 anos e o sobrinho, GEAN CARLOS, de 18 anos. O pai de ELTON iniciou a propriedade na década de 80, com poucos animais. Hoje, são mais de 150 vacas, produzindo mais de seis mil litros de leite por dia. Além da família, composta por mais dois irmãos de ELTON e o sobrinho GEAN, são quatro funcionários. Atualmente, a granja é autossustentável em alimentos e água. ELTON ficou longe da produção rural por mais de 10 anos, atuando como eletricista na cidade. Em 2023, com a aposentadoria dos pais, o grande volume de recursos já investido e a falta de mão de obra, resolveu voltar ao campo.

O jovem GEAN CARLOS, é responsável pela produção de gado de corte e lavoura. Ele admite que já pensou em sair da propriedade, mas hoje, cursando a faculdade de agronomia, não cogita a ideia. A família o insere nas decisões da granja, como uma forma de manter o jovem por dentro das atividades e focado na sucessão familiar. Com a participação de todos, no revezamento das atribuições, a Granja ainda consegue manter o número de funcionários reduzido. O tio ELTON e GEAN, falam sobre a estrutura construída e a projeção para a ampliação da atividade. Para os próximos anos, o objetivo é colocar mais de 200 vacas para a produção de leite, além da grande quantidade de terra adquirida para a produção de gado de corte e plantações. São mais de 80 hectares com a família. Perguntados sobre como é a organização entre os irmãos e o jovem, foram claros, muita confiança.

Do outro lado de São João do Oeste, em Medianeira, está a família WOLFART. Quatro irmãos que também participaram do crescimento da propriedade dos pais e hoje seguem a atividade. GUILHERME, de 27 anos, há cerca de um ano está à frente da produção de suínos e é responsável pelo controle administrativo do patrimônio da família. A principal atividade dos WOLFART também é a produção de leite. São mais de 50 vacas produzindo diariamente, todas criadas dentro da propriedade. GUILHERME destaca que após o início na produção, nunca foram comprados novos animais. Eles mantêm a produção de leite no pasto, sem uso do confinamento. Para eles, ainda é viável manter desta forma, devido ao grande espaço ao redor da granja. Com a soma da terra alugada, são mais de 90 hectares utilizados pela família para as atividades de plantio, suinocultura e produção de leite.

Responsável pela parte da suinocultura da família WOLFART, GUILHERME menciona como foi a evolução ao longo dos anos. Ele comenta que em três estruturas, são em torno de mil e 200 suínos alojados. O trabalho com alimento é realizado de forma totalmente automatizada. A família adquiriu, no ano passado, dois robôs para a alimentação dos animais. Hoje, o serviço está muito facilitado, com cinco tratos diários e GUILHERME, com atenção apenas para o bem-estar dos animais. Questionado sobre a principal dificuldade na área, GUILHERME menciona a falta de períodos de lazer, devido as grandes demandas. Com a participação da família, os irmãos ajudam um ao outro, com revezamento de atividades, para continuar sem a contratação de mão de obra terceirizada.

A Polícia Civil apreendeu na tarde desta quinta-feira, maconha, balança de precisão e um celular durante cumprimento de mandado de busca em São Miguel do Oeste. A ação foi realizada pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso com apoio do Núcleo de Operações com Cães. De acordo com a Polícia Civil, investigação levantou suspeitas contra um adolescente de 16 anos, apontado como possível envolvido no comércio de drogas na região. Durante a operação, foram localizados aproximadamente 230 gramas de maconha em uma mochila, além de materiais para embalar a droga, uma balança e um celular. O inquérito continua e deve apurar se outros adolescentes também participam do esquema.

Uma colisão entre dois carros foi registrada no final da manhã de ontem em linha Barra do Lajú, interior de Mondaí. O acidente na SC-386 envolveu uma HRV e um Corsa, ambos conduzidos por idosos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender as duas vítimas. O condutor da HRV, de 84 anos, recusou o atendimento médico. Já o motorista do Corsa, de 61 anos, estava deitado na rodovia, relatando dores no peito. Ele estava com um hematoma no local, causado pelo cinto de segurança. Ele foi encaminhado ao Hospital de Mondaí. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local, com apoio da Polícia Militar de Mondaí.

Um incêndio atingiu um carro em uma garagem na noite desta sexta-feira, no centro de Guaraciaba. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se concentravam na parte dianteira do veículo, um Focus, principalmente no compartimento do motor. Populares que estavam próximos ajudaram no controle inicial do fogo utilizando o sistema preventivo de hidrante da edificação. Após a extinção das chamas, os bombeiros retiram o carro da garagem e desligaram a parte elétrica. Ninguém se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.