ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 01 08 2020

-GOVERNO PREPARA PROJETO QUE DEIXA MP FORA DOS ACORDOS DE LENIÊNCIA

-AGRICULTORES TERÃO ACESSO A FINANCIAMENTOS DO PLANO SAFRA COM JURO ZERO

-AMEOSC LICITA EMPRESA PARA SEGUNDA ETAPA DE CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE

-NOVO CRONOGRAMA DE COLETA DE ENTULHOS COMEÇA SEMANA QUE VEM

-MUNICÍPIO BATE RECORDE DE CASOS DE COVID EM 24 HORAS

-CAPOTAMENTO DE CARRETA NA SC 305 DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS

-APREENSÕES DE VINHO DA ARGENTINA JÁ SUPERA A MARCA DO ANO PASSADO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 19 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Mais de 100 hectares de uma floresta de pinheiros no sudoeste da França foram destruídos em um incêndio maciço que acabou sendo controlado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira. Nenhuma vítima foi registrada, mas pelo menos três casas foram completamente destruídas e dezenas de pessoas foram retiradas de suas residências. O incêndio na floresta de pinheiros começou na manhã de quinta-feira provocado por temperaturas crescentes e condições de seca que permaneceram até à noite.

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos JOE BIDEN afirmou que vai anunciar até o final da próxima semana o nome da escolhida para ser sua vice na chapa que irá enfrentar o republicano DONALD TRUMP nas eleições de três de novembro. Quando ainda disputava delegados com BERNIE SANDERS e não estava confirmado como o candidato do partido, em março, BIDEN prometeu em um debate que escolheria uma mulher para o acompanhar nestas eleições. Entre as mais cotadas, há pelo menos quatro mulheres negras. A eleição presidencial norte-americana está marcada para novembro.

O presidente americano, DONALD TRUMP, anunciou na sexta-feira que irá proibir a rede social TikTok nos Estados Unidos, após as autoridades americanas mostrarem preocupação com a possibilidade da plataforma ser usada como ferramenta da inteligência chinesa. O presidente norte-americano não antecipou as medidas, mas disse que poderia usar “poderes econômicos de emergência” ou “uma ordem executiva” para banir o TikTok nos Estados Unidos. Funcionários e legisladores americanos expressaram nas últimas semanas preocupação com a possibilidade de o TikTok ser usado pela China como ferramenta de espionagem.

O relator da reforma tributária, deputado AGUINALDO RIBEIRO defendeu, nesta sexta-feira, a realização de uma mudança ampla no sistema tributário atual. Segundo ele, o projeto apresentado pela equipe econômica do governo é “plenamente acoplável” às propostas que já estavam em análise. Para AGUINALDO RIBEIRO, a mudança no sistema tributário deve ir além da simplificação tributária. Ele disse considerar importante a inclusão de mecanismos que tributem o consumo de luxo. No último dia 21 de julho, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, entregou ao Congresso um primeiro projeto com alterações tributárias. A proposta prevê a unificação do PIS e do Cofins criando um tributo sobre valor agregado, com o nome de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços.

Órgãos do governo e da administração pública, com a coordenação do Supremo Tribunal Federal, preparam um projeto que prevê deixar o Ministério Público Federal fora de negociações de acordos de leniência. A iniciativa é da Controladoria-Geral da União, da Advocacia-Geral da União, do Tribunal de Contas da União, do MPF e do Ministério da Justiça. O acordo de leniência é uma espécie de delação premiada para empresas investigadas por atos contra a administração pública. O novo projeto, que pretende fixar as regras para esse dispositivo, ainda está em fase inicial. O texto estabelece que deve haver troca de informações entre órgãos de investigação, mas determina que a celebração do acordo caberá à Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União.

O governo definiu nesta sexta-feira que ANDRÉ BRANDÃO será o novo presidente do Banco do Brasil. Ele é o atual presidente do HSBC. BRANDÃO substitui RUBEM NOVAES, que entregou sua carta de renúncia na semana passada. O pedido de renúncia de NOVAES dizia que "a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”. O novo presidente do Banco do Brasil tem um perfil similar ao do presidente do Banco Central, ROBERTO CAMPOS NETO e tem boa circulação no mercado financeiro. Essa era a principal preocupação da equipe econômica do governo de JAIR BOLSONARO.

Os agricultores familiares de Santa Catarina, atingidos pelo ciclone bomba há um mês, poderão acessar crédito de custeio e investimento sem juros. A medida é possível com a combinação de esforços entre o governo federal e Governo do Estado. Nesta sexta-feira, em videoconferência com os secretários da Agricultura de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, anunciou a redução de taxa de juros do Pronaf para dois vírgula 75 por cento ao ano - valor totalmente coberto pelo Projeto Recupera SC - Menos Juros. Os agricultores familiares enquadrados no Pronaf, cujas atividades foram prejudicadas pelo ciclone, poderão acessar o crédito de custeio e investimento com as taxas de juros mais baixas aplicadas ao programa no decorrer de todo o ano agrícola 20202021.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina solicitou à prefeitura de Itajaí, no Vale, explicações sobre a distribuição em massa de ivermectina à população na prevenção à Covid-19. Na decisão de quinta-feira, conselheiro relator, HERNEUS DE NADAL, pede esclarecimentos sobre as bases científicas que justifiquem a compra do medicamento, além de possíveis fragilidades na dispensa de licitação e de sobrepreço. Mais de 180 mil moradores já pegaram o medicamento desde sete de julho e a prefeitura de Itajaí ainda avalia os resultados. Outras sete cidades catarinenses deram autonomia aos seus médicos para prescreverem o antiparasitário contra a Covid-19.

Um novo decreto para conter a velocidade da transmissão do novo coronavírus em Santa Catarina foi anunciado nesta sexta-feira pelo governo estadual. As medidas restritivas são as mesmas impostas há duas semanas, porém, com ampliação de abrangência: passa a valer para as 12 regiões em risco gravíssimo da doença. A determinação tem validade de sete dias. Dessa forma, também fica proibida a circulação de ônibus municipais e intermunicipais a partir da próxima segunda-feira e a permanência de pessoas em praças, parques e praias a partir deste sábado para regiões de saúde do Alto Uruguai Catarinense, do Alto Vale Do Itajaí e do Planalto Norte. O decreto continua igual para outras nove regiões que já estavam classificadas com o pior nível de risco do Estado.

O Município de Bandeirante recebeu nesta sexta-feira, duas caminhonetes Montana adquiridos com recursos de emenda individual do senador JORGINHO MELLO. O valor da emenda foi de 100 mil reais e a prefeitura entru com uma contrapartida de 21 mil reais para a compra dos dois veículos. As caminhonetes serão lotadas na Secretaria Municipal de Agricultura e serão utilizadas pela equipe técnica da secretaria para o serviço de assistência aos agricultores, para o serviço de inspeção municipal e atendimento veterinário as propriedades rurais.

O Peperi Debates deste sábado abordou o contexto que envolve a violência contra a mulher em tempos de coronavírus. Nesta semana, a secretaria de Segurança Pública divulgou a informação que o número de crimes contra a mulher em Santa Catarina caiu em quase nove por cento no primeiro semestre de 2020 se comparado ao mesmo período do ano anterior. O programa deste sábado discutiu se estamos de fato diante de uma redução da violência doméstica ou se o que está acontecendo é uma dificuldade maior em denunciar, já que o agressor pode estar mais tempo com a vítima. O debate reuniu a psicóloga do Creas, PATRÍCIA FALAVIGNA, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, BERENICE CABRAL e a responsável pela Rede Catarina de Proteção a Mulher na Polícia Militar, cabo JULIANA MACHADO. As fotos e o áudio completo do programa estão no portal da Peperi na internet.

As estatísticas apontam, de fato, uma redução da violência contra a mulher. A observação é da responsável pela Rede Catarina de Proteção a Mulher na Polícia Militar, cabo JULIANA MACHADO. Ela comentou que a redução dos casos vem ocorrendo desde janeiro e não é apenas explicada pela pandemia do coronavírus. A cabo da PM disse que a subnotificação sempre existiu e não há como ter uma precisão sobre a quantidade de casos de violência que aconteceram e, por alguma razão, não foram comunicados aos órgãos de segurança. JULIANA também citou que a proibição de eventos e restrições de acesso à bares resultou em um consumo menor de álcool e isso pode explicar o menor número de registros de violência neste ano em Santa Catarina.

Apesar da redução dos casos de violência contra a mulher no primeiro semestre, os dados da Polícia Militar de São Miguel do Oeste mostram uma situação inversa. De acordo com a responsável pela Rede Catarina de Proteção a Mulher na Polícia Militar, cabo JULIANA MACHADO, a PM registrou neste ano, 30 boletins de ocorrênciasde violência doméstica a mais do que no primeiro semestre do ano passado. JULIANA também citou, durante o debate de hoje na Peperi, que a sociedade ainda parece tolerar mais a violência contra a mulher. Existe uma visão geral de que os atos de violência de gênero são menos graves do que a violação dos direitos de crianças e idosos, por exemplo. A cabo JULIANA destacou que esse elemento cultural é um dos principais obstáculos para superar o ciclo de violência contra a mulher.

A redução dos casos de violência doméstica contra a mulher no primeiro semestre deste ano se deve, principalmente, a pandemia do coronavírus. A afirmação é da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, BERENICE ANGELA CABRAL. Ela comentou que muitas mulheres podem ter mais dificuldade em fazer a denúncia, já que o agressor está mais tempo em casa e isso resulta em menos registros do que o total de casos. BERENICE disse que ao analisar os dados de Junho e julho, percebe-se uma estabilização dos casos. Ela também trouxe a informação de que já foram emitidas 150 medidas protetivas a favor de mulheres vítimas de violência. Para BERENICE, a mulher, criada em um contexto de família patriarcal, enfrenta resistências e preconceitos, até dentro da família, para denunciar e romper o ciclo de violência a qual é submetida.

O trabalho diário prestado pelo Creas para mulheres vítimas de violência doméstica mostra que não houve uma redução dos casos no município. O comentário é da psicóloga do Creas, PATRICIA FALAVIGNA. O Creas presta atendimento e suporte para cerca de 80 mulheres vítimas de violência doméstica e todos os dias o centro recebe novas medidas protetivas para iniciar o acompanhamento praticamente todos os dias. Ela citou que ainda existe uma demanda reprimida porque muitas mulheres não procuram o Creas espontaneamente. Nesses casos, o centro faz uma busca ativa e oferece os serviços que são um direito das mulheres. PATRÍCIA comentou que as mulheres tentam tolerar algumas situações por conta da pressão social e cultural, mas nenhuma mulher deve ser submetida a nenhuma forma de violência.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina realizou, nesta sexta-feira, a licitação para definição da empresa que vai executar a segunda etapa da obra da nova sede da entidade. Os envelopes de documentação e das propostas financeiras das construtoras interessadas foram abertos as nove horas da manhã no auditório da Ameosc. A Comissão de Licitação tem agora cinco dias úteis para analisar os documentos e habilitar as empresas. A operação do processo licitatório foi realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. A segunda parta da obra deve começar nas próximas semanas.

A nova sede da Ameosc está em construção no Bairro Agostini, em São Miguel do Oeste, próximo a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. O espaço vai abrigar todo o sistema Ameosc, incluindo o Conder - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e o Consórcio de Saúde, o CIS Ameosc. O prédio está sendo construído com recursos da venda da antiga sede, arrematada em leilão na metade do ano passado. Desde julho de 2019, o atendimento da entidade ocorre no mesmo prédio onde funciona a Casan. O novo espaço contará com uma área total de 746 metros quadrados. O terreno para a nova sede foi cedido pelo município de São Miguel do Oeste.

O Município de São Miguel do Oeste inicia na próxima terça-feira um novo cronograma de coleta de entulhos e materiais diversos. A campanha recolhe todo tipo de material, com exceção de lixo orgânico, lâmpadas e sofás. Cada semana, os containers serão colocados em um ponto da cidade, iniciando pelo bairro São Sebastião, onde ficarão até a segunda-feira seguinte. O trabalho é coordenado pelo setor da Dengue da Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria de Urbanismo. Além de deixar a cidade mais limpa e organizada, a campanha também contribui para eliminar possíveis novos focos do mosquito da dengue. Se não forem recolhidos, esses materiais podem ficar jogados em terrenos e quintais, acumulando água e servindo de criadouros do mosquito.

O novo cronograma de coleta de entulhos na cidade vai começar na terça-feira dia quatro de agosto no São Sebastião. Os contêineres ficarão em frente ao Salão da Comunidade até o dia 10 de agosto. Do dia 11 ao dia 17, a campanha vai acontecer no bairro Estrela. Entre 18 e 24 deste mês, os moradores do bairro Agostini poderão levar os entulhos no local de coleta em frente ao Salão da Comunidade. Do dia 25 ao dia 31 de agosto, os contêineres ficarão no bairro Salete. O roteiro segue por todos os bairros da cidade até o final de outubro. Essa nova etapa da campanha será concluída com a coleta na área coberta da praça Walnir Botaro Daniel entre os dias 20 e 26 de outubro.

Desde o começo do ano, São Miguel do Oeste registrou 140 casos de dengue e 342 focos do mosquito Aedes aegypti. Nas últimas cinco semanas, nenhum novo caso da doença foi registrado, mas o focos voltaram a aparecer. Nesta semana, a equipe de combate à dengue confirmou dois novos focos do mosquito na cidade. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI, destacou que os cuidados não podem parar. De acordo com ele, o município ainda terá picos de dias quentes e úmidos, ideais para a eclosão de ovos e multiplicação do Aedes aegypti. GENI comentou que todos precisam continuar fazendo a sua parte, vasculhando os locais com possibilidade de formação de focos, como calhas, bebedouros, lixo e demais recipientes que possam acumular água parada.

O Hospital Regional confirmou a alta de mais três pacientes que estavam internados com Covid-19 na unidade. São dois pacientes de São Miguel do Oeste e um de Romelândia. Eles se recuperaram da doença e foram para casa. Além disso, um paciente foi transferido para Anchieta. Cinco pessoas com a doença respiratória permanecem internadas em leitos de UTI. Na Enfermaria, são apenas três casos positivos. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem 18 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e 10 para outras patologias.

Foram confirmados nesta sexta-feira, 27 novos casos de covid-19 em São Miguel do Oeste. Este é o maior número de casos em um único dia desde o início da pandemia no município. Nas últimas 24 horas, foram realizadas 64 coletas para exames. 16 mulheres e 11 homens testaram positivo para a doença. Com isso, o número total de casos confirmados no município é de 259 com 181 recuperados. 77 pessoas permanecem com o vírus ativo e estão em isolamento domiciliar. Apenas um morador está internado com Covid-19 no Hospital Regional.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de cuidados redobrados durante o fim de semana. O alerta foi feito pela secretaria GENI GIRELLI. Ela disse que as pessoas devem evitar qualquer tipo de aglomeração, usar máscaras e higienizar as mãos com frequência.Nesta sexta-feira, as equipes da prefeitura interditaram os parques infantis e quadras esportivas públicas. Os locais foram fechados com fitas nas cores preta e amarelo e umcartaz com a palavra INTERDITADO indica que as pessoas não podem entrar nesses ambientes. Além disso, a Polícia Militar vai ampliar a fiscalização sobre as aglomerações em praças, loteamentos e demais espaços públicos, assim como festas particulares.

A Polícia Militar, flagrou nesta quinta-feira, uma festa envolvendo 14 pessoas no município de Guaraciaba. O evento particular estava ocorrendo na rua Ana Pressoto, bairro Santa Terezinha. Segundo a PM, no local não havia álcool em gel e os participantes não usavam máscara. A guarnição compromissou o autor e responsável a comparecer em audiência pública junto ao fórum da comarca de São Miguel do Oeste para explicar a situação. O crime cometido foi Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, em relação a COVID-19.

Um incêndio atingiu um silo usado para secagem dos grãos da unidade da Cooper A1 de Iporã do Oeste. Os dois caminhões de combate a incêndio do quartel, além de viaturas e mais de dez bombeiros trabalharam desde as oito horas da manhã desta sexta-feira no resfriamento da estrutura. O silo fica na saída da cidade, na SC 163, logo após o posto da Polícia Militar Rodoviária. O fogo possivelmente iniciou durante a madrugada, mas só foi percebido por funcionários durante a manhã. O secador armazenava cerca de mil sacas de milho. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão na tarde de ontem na região. Em São João Oeste, a guarnição de serviço foi até a Linha Ervalzinho, interior do município. O homem, que possuía mandado de prisão em aberto por disparo de arma de fogo, foi localizado e preso. Em Barra Bonita, a PM fez rondas pela cidade e realizou abordagem de um homem saindo de um bar. Em consulta ao sistema, foi verificado que ele possuía mandado de prisão em aberto por ameaça e desacata a funcionário público no exercício da função. O homem também foi preso e levado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

As Operações desenvolvidas por órgãos de segurança resultaram na apreensão de mais de 30 mil garrafas de vinhos nesse ano na região. O volume é maior do que o total de apreensões do ano passado. Em 2019 foram apreendidas 22 mil garrafas. A informação é do delegado da Receita Federal, VALTER DURIGON. Ele explicou que esse crescimento ocorreu em decorrência das fronteiras estarem fechadas. Antes, os turistas compravam, mas em pequenas quantidades na Argentina. A apreensão de mercadorias sem o desembaraço aduaneiro se caracteriza por descaminho. DORIGON disse que quando a mercadoria é em grande quantidade ou o caso é de reincidência, os responsáveis pelo descaminho podem perder o veículo transportador, além do risco de prisão. Os vinhos apreendidos podem ser doados à entidades, serem vendidos em leilão ou doados para universidades para produção de álcool em gel.

Três pessoas ficaram feridas em um tombamento de caminhão na madrugada de hoje na SC 305. O acidente ocorreu por volta das três horas no município de Anchieta. Foi uma saída de pista seguido de capotamento envolvendo o caminhão Volvo emplacado no estado de São Paulo. O veículo era conduzido por um homem de 40 anos que tracionava dois semi reboques emplacados no município de São Jose do Rio Preto, também em São Paulo. Os Bombeiros de Anchieta atenderam, além do motorista, uma criança de seis anos e a esposa do condutor, de 39 anos. Os três apresentavam escoriações sem gravidades. A pista ficou totalmente interditada até a retirada do veículo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.