ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 01 07 2020

-MINISTRO DA EDUCAÇÃO DEIXA O CARGO ANTES MESMO DA POSSE OFICIAL

-CICLONE ATINGE 55 CIDADES E DEIXA UM MILHÃO E MEIO DE UNIDADES SEM ENERGIA

-MUNICÍPIOS DA REGIÃO REGISTRAM MUITOS PREJUÍZOS COM TEMPORAL

-MAIS DE 90% DOS INFECTADOS ESTÃO RECUPERADOS DA COVID-19 EM SMO

-VACINA CONTRA A GRIPE É LIBERADA PARA A POPULAÇÃO EM GERAL

-CARRETA CARREGADA COM ARROZ TOMBA E INTERDITA BR 163

-CAMINHONEIRO DA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE DE TRANSITO EM MINAS GERAIS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 11 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e três centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os países da União Europeia aprovaram nesta terça-feira a reabertura das fronteiras a partir de primeiro de julho aos turistas de 15 países. Moradores do Brasil, Estados Unidos, Turquia e Rússia, por enquanto, têm o acesso proibido. Antes dessa mudança, só estavam autorizadas as viagens essenciais. A lista dos autorizados será revisada a cada duas semanas. De acordo com as autoridades, foram usados critérios de saúde. Os países de residência dos turistas, e não a sua nacionalidade, será o fator chave para determinar se eles poderão entrar ou não na União Europeia.

A potencial vacina contra Covid-19 da Bharat Biotech foi aprovada nesta terça-feira para ser testada em humanos, tornando-a a primeira candidata indiana a receber o aval da agência reguladora local em um momento em que aumentam os casos da doença respiratória causada pelo novo coronavírus no país de um bilhão e 300 mil habitantes. A Controladoria-Geral de Medicamentos da Índia aprovou o pedido da companhia para realizar as Fases 1 e 2 de testes clínicos da Covaxin. Os testes clínicos em humanos com a vacina devem começar em todo o país em julho.

O chefe da diplomacia europeia, JOSEP BORRELL, "condenou" nesta terça-feira a expulsão da embaixadora da União Europeia na Venezuela decretada pelo presidente do país, NICOLÁS MADURO, e ameaçou com a adoção de medidas de "reciprocidade". Ele disse que a União Europeia rejeita e condena a decisão da Venezuela. A posição foi anunciada um dia depois de MADURO anunciar o prazo de 72 horas para a saída do país da embaixadora ISABEL BRILHANTE PEDROSA. A expulsão da embaixadora foi a resposta do governo venezuelano às novas sanções europeias contra 11 venezuelanos por ações contra a oposição liderada por JUAN GUAIDÓ.

O Governo Federal confirmou nesta terça-feira o pagamento do auxílio emergencial por mais dois meses. O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto de prorrogação do benefício em cerimônia no Palácio Planalto, que contou com a participação dos presidentes da Câmara e do Senado, RODRIGO MAIA e DAVI ALCOLUMBRE, além de ministros. O valor permanece em 600 reais, mas serão escalonados em três pagamentos no período de dois meses, no que o ministro da Economia, PAULO GUEDES, chamou de “pouso inteligente”. BOLSONARO disse ontem que esse é o maior projeto social do mundo.

O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto com medidas relacionadas à disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas "fake news'. Num primeiro momento, os senadores votaram o texto-base, aprovado por 44 votos a 32 com duas abstenções. Depois, passaram à análise de dois destaques, isto é, propostas que visavam alterar o conteúdo do projeto. Os dois foram rejeitados. Com a conclusão dessa etapa, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Defensores do texto dizem que o objetivo do projeto é combater a distribuição artificial de conteúdo falso. Senadores contrários ao texto, contudo, demonstram preocupação com a possibilidade de o projeto violar a privacidade e atingir a liberdade de expressão nas redes sociais.

O governo publicou na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União" o ato que tornou sem efeito a nomeação do professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI para ministro da Educação. DECOTELLI permaneceu no cargo por cinco dias e não chegou sequer a tomar posse. Ele pediu demissão nesta terça-feira. Depois que instituições de ensino contestaram títulos que DECOTELLI incluiu em seu currículo, a permanência do ministro se tornou insustentável. Na segunda-feira, ele foi chamado ao Palácio do Planalto para dar explicações ao presidente JAIR BOLSONARO. Nesta terça, voltou ao Planalto para entregar ao presidente a carta de demissão.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terminou nesta terça-feira e Santa Catarina não alcançou a meta de imunização. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, cerca de 685 mil pessoas dos grupos prioritários não tinham ido aos postos de saúde para se vacinar. O Estado catarinense pretendia aplicar dois milhões e 600 mil doses da vacina, mas até segunda-feira foram um milhão 988 mil doses. A campanha começou em maio, já durante a pandemia, e chegou a ser prorrogada, com acréscimo de 25 dias, mas 74 por cento do público-alvo se vacinou, enquanto que a meta era 90 por cento no estado catarinense. Em 2019, 70 pessoas morreram em decorrência da gripe no estado.

O governo de Santa Catarina publicou uma portaria na segunda-feira que autoriza a realização de atividades presenciais do ensino superior e da pós-graduação em instituições públicas e privadas. O documento condiciona o retorno à matriz de risco de cada região do estado e prevê regras que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras e medição da temperatura corporal de alunos e trabalhadores. As regras começam a valer no dia seis de julho. Estabelecimentos localizados em regiões classificadas como em "risco gravíssimo" devem manter as aulas suspensas, segundo o documento. Apenas os estabelecimentos localizados em regiões com "risco moderado" podem manter as aulas presenciais conforme a capacidade operativa do estabelecimento.

A formação de um fenômeno conhecido como "ciclone bomba" e a passagem de tempestades provocaram estragos em Santa Catarina nesta terça-feira. Houve destelhamento de imóveis, queda de árvores e pelo menos cinco mortes, segundo o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As rajadas de vento passaram dos 120 quilômetros por hora. Segundo a Celesc, mais de um milhão e meio de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. Em Chapecó, no Oeste, uma idosa morreu após ser atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, um homem perdeu a vida depois de ser atingido pela fiação elétrica de um poste depois da queda de uma árvore. Em Tijucas, também na Grande Florianópolis, em uma estrutura que caiu. Em Ilhota, um homem, de 59 anos, morreu, após o vento derrubar um muro sobre ele. A quinta morte ocorreu em Itaiópolis.

Termina sexta-feira o prazo de inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação temporária de Coordenador Pedagógico e professor de Educação Especial para atuar junto à Secretaria Municipal de Educação. As inscrições pode ser realizadas na Secretaria de Educação, localizada na Rua Sete de Setembro, 2045, Centro, das oito as 11 da manhã e entre uma e meia e cinco e 15 da tarde. A documentação necessária para efetuar a inscrição está disponível no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br. O candidato poderá se inscrever para um cargo apenas. Neste processo, serão analisadas a qualificação profissional e o tempo de serviço para a contratação dos aprovados.

A educação é um direito social e um serviço que não pode ser interrompido e por isso a contratação de mais um coordenador pedagógico e um professor de educação especial é uma necessidade. A afirmação é da secretária de Educação, JAQUELINE GABOARDI. Ela explicou que como o município não tem candidatos classificados a serem chamados pelo processo anterior, a saída foi promover um novo processo seletivo. O resultado provisório será publicado no dia nove de julho e o resultado final e a homologação serão divulgados no dia 17 de julho no site da Prefeitura.

O temporal que atingiu a região extremo-oeste provocou estragos e destruição em vários municípios no extremo-oeste. A chuva e os fortes ventos foram registrados por volta do meio-dia de ontem e os danos ainda estão sendo apurado pela Defesa Civil das cidades afetadas. Em Mondaí, houve o destelhamento de casas, mas sem feridos. As indústrias de Móveis Henn e Deiss também tiveram danos consideráveis em suas estruturas. No prédio do Cartório de Registro de Imóveis, uma parede de concreto caiu em cima de um carro. O forte vento ainda causou danos em postes de iluminação pública e provocou a queda de árvores. Palmitos também teve muitos prejuízos com o temporal. Árvores foram arrancadas, casas e empresas foram destelhadas. Algumas industrias tiveram a estrutura metálica derrubada pelo vento.

Em Santa Helena, o temporal desta terça-feira provocou destelhamentos na escola, na garagem da prefeitura e em residências da cidade e do interior. A cobertura de uma oficina mecânica foi arrancada pelo forte vento. Uma árvore que caiu próximo a um bar atingiu e causou danos em uma moto. Os fortes ventos e chuvas também causaram muitos estragos em Itapiranga. O Corpo de Bombeiros teve muito trabalho para desobstruir a SC 163, onde muitas árvores caíram. As comunidades de Linha Santa Cruz, Cordilheira e Santa Fé Alta foram as mais atingidas. Os clubes das duas comunidades também foram afetados pelo temporal.

Descanso, que foi atingido por um tornado há cerca de duas semanas, voltou a registrar prejuízos com o temporal desta terça-feira. Na linha Itajubá, uma casa foi destelhada e os moradores já receberam o auxílio das secretarias municipais. Houve também uma queda de um pinheiro entre duas residências, mas sem atingir as edificações. Na saída para linha Pratinhas uma casa, que já havia sido atingida pelo temporal do dia 10 de junho, teve telhas arrancadas. Moradores também relataram danos em apartamentos, devido ao excesso de chuvas que causou infiltrações. Em Iporã do Oeste, um galpão de uma propriedade rural na linha Alto Tigre teve do telhado arrancado. Segundo os proprietários, a estrutura havia sido concluída há poucos dias, e não possuía seguro. Também na linha Alto Tigre árvores caíram sobre o galpão de outra propriedade, e árvores foram arrancadas pelo vento obstruindo o acesso ao local.

O temporal que atingiu a região nesta terça-feira também provocou estragos, mas em menor intensidade em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros recebeu inúmeras chamadas de moradores que relataram problemas causados pela chuva e pelo vento, especialmente destelhamento e queda de árvores sobre residência e via publica. Três viaturas foram empenhadas para prestar auxílio à comunidade com distribuição de lona e corte das árvores. Os bombeiros atenderam oito casos de destelhamento e 10 cortes de árvores em São Miguel do Oeste.

Cerca de três mil unidades consumidoras ainda estão sem energia elétrica na região extremo-oeste. A informação é do gerente regional da Celesc, JOSÉ VOLKWEIS. De acordo com ele, todos os 34 municípios da regional foram atingidos. Ontem, cerca de 45 mil consumidores ficaram sem luz. Ele explicou que o temporal derrubou postes e partiu cabos do sistema elétrico. A maioria dos prejuízos foi devido à queda de árvores e galhos sobre a rede. Seis caminhões com as equipes da Celesc ainda estão trabalhando para normalizar o fornecimento de energia elétrica nos locais mais afetados pelo temporal de ontem.

A Polícia Militar emitiu 175 infrações por estacionamento irregular na área destinada ao rotativo no centro da cidade de São Miguel do Oeste. A informação é do comandante do décimo primeiro batalhão da PM, tenente coronel JAILSON FRANZEN. No mês passado, o rotativo completou dois anos de funcionamento. Ele disse que, neste período, 27 veículos foram guinchados e removidos do centro da cidade. FRANZEN destacou que nos primeiros meses só eram autuados os veículos cujos proprietários não regularizavam a situação depois da advertência dos agentes do estacionamento rotativo. Isso mudou em razão de uma decisão da justiça e a PM passou a agir independentemente do pagamento da multa de 10 reais para regularizar a situação junto a empresa.

O projeto de construção da nova casa de apoio para familiares de pacientes internados no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é o maior projeto da história do Distrito 4770 do Rotary Clube. A afirmação é do ex-presidente do clube de serviço, MARCELO FIÓRIO. Ele disse que a ideia surgiu durante o mandato do ex-presidente ELTON DALTOÉ e, desde então, houve um esforço conjunto para a captação de recursos. O Rotary fez promoções, como a rifa de um carro, e arrecadou 200 mil reais para o projeto. O orçamento foi completado com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual MAURICIO ESKUDLARK e a prefeitura de São Miguel do Oeste. O investimento será de 750 mil reais e o prédio deve ficar pronto dentro de oito meses.

O espaço onde funciona a casa de apoio não foi projetado para isso e não tem a estrutura adequada para o atendimento dos familiares dos pacientes internados no Hospital Regional. O comentário é o ex-presidente do Rotary, MARCELO FIORIO. Ele explicou que o projeto para a nova casa prevê acessibilidade, salas de recepção e descanso, um amplo refeitório e condições de dar todo o suporte para as pessoas que tem familiares no Hospital. FIORIO disse que o prédio vai ter cerca de 540 metros quadrados e foi pensado com base em outras casas de apoio que são referência no estado. Ele comentou que a estrutura vai beneficiar moradores de toda a região que buscam atendimento no Hospital Regional.

Durante os oito meses de construção da obra física da casa de apoio, o Rotary Clube vai levantar recursos para a compra dos móveis e equipamentos para o local. De acordo com o ex-presidente do clube de serviço, MARCELO FIÓRIO, o objetivo é adquirir uma mobília condizente com a qualidade da obra que será construída. Ele destacou que a pandemia do coronavírus vai dificultar a busca de recursos porque o Rotary está impedido de organizar eventos tradicionais, como por exemplo, o Festival do Frango do Vinho. Sobre a gestão e manutenção da estrutura, o objetivo do Rotary é discutir com a atual diretoria da casa de apoio para fazer a transição para a nova sede que será construída no bairro São Gotardo. Essa discussão será encaminhada pela nova diretoria do Rotary empossada na noite de ontem.

O primeiro objetivo é garantir o atendimento gratuito para os familiares dos pacientes que buscam atendimento no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Segundo o ex-presidente do Rotary, MARCELO FIORIO, a nova casa de apoio devem manter a gratuidade do atendimento, mas não se descarta a cobrança de algum valor para ajudar na manutenção da estrutura. Ele disse que essa é uma questão que ainda será avaliada e que as prefeituras da região devem ser chamadas para debater esse tema.

Mais de 90 por cento das pessoas que contraíram Covid-19 já se recuperaram da doença em São Miguel do Oeste. Ontem, mais quatro moradores, três mulheres e um homem, forma considerados curados. O número de pacientes recuperados subiu para 115 nesta terça-feira. Nenhum novo caso foi registrado no dia de ontem. Atualmente, das 125 pessoas já positivadas, somente 10 ainda estão com o vírus ativo. Todas elas permanecem em isolamento domiciliar com sintomas leves da doença. O Hospital Regional tem cinco pessoas internadas na UTI e seis na ala Covid-19 da enfermaria. Todos são moradores de outros municípios da região.

A vacinação contra a gripe será ampliada para todos os moradores do município a partir de hoje à tarde. A informação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela disse que as vacinas que sobraram da imunização dos grupos prioritários serão colocadas à disposição da população geral. De acordo com GENI, o município tem duas mil e 700 doses para essa nova etapa da campanha contra a gripe. A aplicação do medicamento será feita a partir de hoje a tarde na praça Walnir Botaro Daniel. A campanha vai até terminar o estoque. Não há, por enquanto, a previsão do envio de um lote adicional de vacinas para o município.

A campanha de vacinação para a população em geral começa daqui à pouco a uma hora e vai até as seis horas da tarde de hoje. Na quinta e sexta-feira, a equipe da saúde vai aplicar a vacina das sete e meia da manhã as seis da tarde, sem intervalo ao meio dia, até o momento em que tiver doses disponíveis. A secretaria de saúde GENI GIRELLI disse que a ampliação da campanha é importante e que as pessoas devem aproveita a oferta da vacina gratuita para se protegerem contra a gripe. Ela ressaltou que os moradores devem tomar alguns cuidados para fazer a vacina.

A campanha de vacinação dos grupos prioritários atingiu números positivos. A avaliação é da secretária de Saúde, GENI GIRELLI. De acordo com ela, o índice de cobertura geral ficou em 94 por cento. GENI disse que a secretaria de saúde fez uma parceria com a Educação nos últimos dias para ampliar a vacinação entre as crianças menores de seis anos. Ele explicou que com uma divulgação especifica com as famílias de alunos da rede municipal, o índice de cobertura vacinal desse grupo subiu de 44 para 74 por cento. A campanha oficial terminou ontem, mas as pessoas dos grupos prioritários que não fizeram a proteção podem aproveitar para se imunizar na praça Walnir Botaro Daniel.

Em razão dos transtornos provocados pelo temporal de ontem, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão atendendo as chamadas em outros números de telefone. Os ventos e a chuva danificaram o funcionamento dos números tradicionais das duas instituições, o 193 e o 190. O número do Corpo de Bombeiros para chamadas urgentes é o 99122 9965, que também é whatsApp.Já para a Polícia Militar, o contato pode ser feito pelo aplicativo PMSC Cidadão, disponível para os sistemas Android e IOS.

A BR 163 foi interditada no começo da manhã de hoje em razão de um acidente no trevo de acesso a Barra Bonita. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, uma carreta de São Paulo tombou no local. A carreta estava carregada com arroz e a carga ficou esparramada pela pista. Os bombeiros foram chamados para o atendimento da ocorrência. O motorista não ficou ferido. A rodovia teve quer interditada para a remoção da carga de arroz e retirada da carreta do local.

Um caminhoneiro de região morreu em um acidente em Minas Gerais. GERMANO VALDOLINO KRONBAUER, conhecido como branco, dirigia uma carreta carregada de cimento, quando, em uma curva na BR 265, perdeu o controle da direção e tombou. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram chamados, mas, o motorista morreu na hora. As causas do acidente estão sendo investigadas. Conforme familiares de São José do Cedro, GERMANO trabalhou por vários anos em uma empresa de móveis e atualmente fazia fretes. O corpo está sendo translado para região e o velório deve ocorrer em Guarujá do Sul. Familiares de São Paulo que vinham para prestar homenagem também sofreram um acidente no Paraná e estão hospitalizados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.