ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 01 06 19

-PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA E DO DIESEL

-ESTADO CATARINENSE JÁ REGISTRA MAIS DE 830 CASOS DE DENGUE EM 2019

-MAIS DE 300 RESIDÊNCIAS FORAM AFETADAS PELO VENDAVAL EM SMOESTE

-CENSO DO IBGE DEVE SER CONCLUÍDO NA REGIÃO ATÉ O FINAL DESTE ANO

-SMOESTE VAI DISPONIBILIZAR DUAS MIL VACINAS CONTRA A GRIPE PARA A POPULAÇÃO

-CONDUTOR É PRESO POR EMBRIAGUEZ APÓS ACIDENTE NA SC 386

-MOTORISTA EMBRIAGADO COLIDE EM VEÍCULO ESTACIONADO NO CENTRO DE SMOESTE

O tempo na região Extremo Oeste é de céu encoberto com possibilidades de aberturas de sol. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de aberturas de sol. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima deve ser de 21 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em baixa. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas após uma explosão em uma fábrica na Rússia neste sábado. As informações são da agência Reuters. O incidente ocorreu em uma fábrica de explosivos na cidade de Dzerzhinsk, na região central do país. De acordo com a agência France Presse, todos os feridos receberam assistência médica. Ainda segundo a agência, a explosão foi seguida por um incêndio de cem metros quadrados.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que vai começar a campanha de reeleição no dia 18 de junho, em Orlando, na Flórida. Por meio de uma rede social TRUMP escreveu “Vou anunciar minha campanha de segundo mandato presidencial com a primeira-dama, MELANIA, e o vice-presidente, MIKE PENCE, no Away Center, junte-se a nós nesse comício histórico!". TRUMP também já está juntando dinheiro para a campanha de reeleição e fazendo comícios há meses. De acordo com o site da Comissão Federal Eleitoral, a campanha de Trump já arrecadou 97 vírgula oito milhões de dólares, cerca de 383 vírgula nove milhões de reais.

A Justiça dos Estados Unidos condenou nesta sexta-feira a 18 anos e meio de prisão um cidadão colombiano que se passava por um príncipe da Arábia Saudita para aplicar golpes. Segundo a promotoria, ele roubou oito milhões de investidores e usufruía de joias, viagens internacionais, obras de arte, jatos privados e carros de luxo. O homem, identificado como ANTHONY GIGNAC de 48 anos, morava em Miami. O farsante assumia a falsa identidade de "SULTAN BIN KHALID AL-SAUD" desde 2015. De acordo com o jornal "Miami Herald", o colombiano enganou pessoas dos EUA e do Reino Unido.

A demora de prefeituras para emitir licenças de instalação de antenas de telefonia celular pode comprometer a oferta no Brasil do 5G, a quinta geração da internet móvel, que promete facilitar a conexão entre maquinas e viabilizar, por exemplo, o uso dos carros autônomos. A preocupação é compartilhada por empresas de telecomunicação, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações. O ministério informou que trabalha em um decreto para agilizar a liberação das antenas e impedir que a demora afete a implementação do 5G no Brasil. A pasta considera o tema urgente. Já a Anatel prevê colocar a proposta de edital de leilão do 5G em consulta pública no começo do segundo semestre. O leilão está previsto para o primeiro trimestre de 2020.

O Ministério Público Federal afirmou na noite de ontem que encaminhou ao Ministério da Educação, uma recomendação para que ele cancele a nota oficial dizendo que "professores, servidores, funcionários, alunos, pais e responsáveis não são autorizados a divulgar e estimular protestos durante o horário e no ambiente escolar". Em nota o MEC afirmou que ainda não foi notificado da ação, que "não proíbe pais e alunos de divulgar protestos" e que a nota oficial "respeita fielmente a Constituição e teve o específico propósito de alertar para 'eventual' uso indevido de instituições públicas fora das suas finalidades legais para atender interesse ou ideologia pessoal". Ainda segundo o MEC, entre a quarta-feira e a manhã desta sexta, a Ouvidoria do MEC registrou 439 manifestações. Um balanço parcial de 212 manifestações, segundo a pasta, mostra que 190 faziam referência aos protestos desta quinta. A pasta não afirmou que tipo de referência foi feita nessas mensagens, mas disse que a Ouvidoria irá analisar cada caso e encaminhar para os órgãos de investigações competentes.

A Petrobras informou na noite de ontem que vai reduzir o preço médio dos combustíveis nas suas refinarias a partir de hoje. O valor médio do litro do diesel vai ficar seis por cento menor e passará a ser vendido a dois vírgula 16. Já o preço da gasolina vai cair sete vírgula 16 por cento, ficando em um vírgula 81. A última alteração no preço médio da gasolina foi feita na semana passada, quando a Petrobras reduziu o valor do combustível em quatro vírgula quatro por cento. O diesel não sofria mudanças desde o dia três de maio.

A causa das mortes dos seis brasileiros, sendo cinco catarinenses no Chile foi intoxicação por monóxido de carbono. Ao menos é isso que aponta o laudo emitido pelas autoridades chilenas. A informação foi confirmada pelo advogado da família, MIRIVALDO CAMPOS, nesta sexta-feira. O translado dos corpos deve ser na noite da próxima segunda-feira e o velório e enterro, no dia seguinte. Os seis brasileiros eram de uma mesma família e foram encontrados mortos em um apartamento em Santiago em 22 de maio. Eles haviam viajado para o Chile para comemorar o aniversário de uma das vítimas, uma adolescente de 15 anos.

A Polícia Militar prendeu um homem de 49 anos suspeito de manter, há dois anos, a companheira em cárcere privado. O caso foi descoberto por meio de denúncias. Os policiais foram atendidos pelo casal ao chegar na casa, e a mulher, inicialmente, disse que estava tudo bem, mas, em conversa particular com uma policial feminina, confirmou que o companheiro havia confiscado seu celular há dois anos, para que ela não tivesse contato com a família. De acordo com relatos, ele a proibia de sair de casa, e ameaçava retirar-lhe o filho e matá-la caso ela pedisse o divórcio. O relatório da PM afirma que, questionado, o homem trouxe versões contraditórias sobre o caso. Os policiais observaram, ainda, que toda a casa era fechada com grades de aço. O homem foi detido e levado à Delegacia de Itapema.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira que o número de casos de dengue em Santa Catarina continua a aumentar e chegou a 836 neste ano. De acordo com DIVE, Itapema, no Litoral Norte do estado apresenta a pior situação. São 334 casos de pessoas que contraíram dengue no próprio município. O número de pacientes que tiveram febre de chikungunya também subiu. Agora, são nove. Não há casos de vírus da zika em Santa Catarina neste ano. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A maioria dos casos de dengue, 85 por cento deles, foram contraídos dentro de Santa Catarina.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a proteção do meio ambiente em um contexto onde o consumo é a base do modelo de produção da sociedade. O programa debateu se, de fato, o discurso de cuidado com o meio ambiente encontra eco na prática. O Peperi Debates contou com a participação da presidente do Instituto Catuetê, INDIANARA HERBERT, do sargento da Polícia Ambiental, GILBERTO PILA e do engenheiro agrônomo da Epagri, CLISTENES GUADAGNIN. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Os problemas ambientais vem se agravando desde a revolução industrial e o consumo desenfreado torna o quadro ainda pior. A observação é da presidente do Instituto Catuetê, INDIANARA HERBERT. De acordo com ela, ao mesmo em que o consumo de bens e mercadorias descartáveis aumenta, a reciclagem e o reaproveitamento dos materiais não evolui. INDIANARA disse que apenas três por cento dos resíduos são reciclados. Para ela, a falta de gestão dos resíduos é o principal problema ambiental no município. Outra questão grave é a contaminação dos recursos hídricos. A presidente do Catuetê disse que a solução para esse problema é a conscientização e a mudança de comportamento. Ela comentou que o país tem boas políticas públicas para proteger o meio ambiente, mas ainda é preciso mudar a visão que as pessoas tem sobre os recursos naturais.

Os avanços da ciência e da tecnologia produziram uma falsa sensação de bem estar na população e uma série de consequências negativas para o meio ambiente. O comentário é do sargento da Polícia Ambiental, GILBERTO PILLA. Ele disse que a velocidade das mudanças tecnológicas teve impactos como a poluição da água, do ar e o desmatamento. PILLA disse que a relação do homem com a natura pode ser analisada sob três aspectos: o desenvolvimento a qualquer custo sem olhar para o meio ambiente, o preservacionismo que é uma leitura mais radical de proteção ambiental e o conservacionismo que se traduz pela ideia da sustentabilidade. Para ele, é preciso avançar a partir dessa última visão. PILLA disse também que a falta de tratamento de esgoto é o principal problema ambiental do município.

A necessidade de olhar para o conceito de sustentabilidade é ainda mais evidente com o crescimento do consumismo. A análise é do engenheiro agrônomo da Epagri, CLÍSTENES GUADAGNIN. Ele comentou que é preciso avançar no entendimento de que qualquer atividade precisa atender o tripé econômico, social e ambiental. O agrônomo disse que atualmente os grandes problemas estão no contexto urbano. Os agricultores, de acordo com ele, são protetores ambientais. CLISTENES disse que os grandes desafios são o uso do solo e da água, o saneamento ambiental das propriedades, a proteção das matas ciliares e o uso racional dos agrotóxicos. Ele também entende que o cuidado com o meio ambiente é uma questão de conscientização e de mudança de comportamento.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TRREVISAN, assinou na tarde de ontem o contrato do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. O ato foi no próprio gabinete e contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, secretários, vereadores e imprensa. Em sua fala, TREVISAN agradeceu aos vereadores pela aprovação do projeto que visa melhorar a mobilidade urbana do município. De acordo com TREVISAN, o objetivo é criar novas ligações asfálticas entre os bairros, efetivando dessa forma as rotas alternativas e levando condições de desenvolvimento para todos os bairros da cidade.

A assinatura do projeto vai permitir o município investir no asfaltamento de 28 ruas. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele lembrou que as ruas Arno Schwambach e primeiro de Maio, que ligam o bairro Progresso ao Jardim Peperi, passando pelo São Jorge já foram asfaltadas. TREVISAN comentou ainda que as ruas John Kennedy, Itaberaba, Amazona e Sete de Setembro, além da Avenida Salgado Filho também já receberam melhorias. O prefeito destacou que as obras das primeiras 13 a 15 ruas devem ir à licitação já na próxima semana. Entre os trechos principais contemplados estão à extensão da Marcílio Dias, no Jardim Peperi, Hélio dos Anjos Ortiz e Tiradentes, no São Jorge, primeiro de Janeiro, no Centro, e Monte Castelo, do São Sebastião ao Estrela. Outras 13 a 15 ruas serão licitadas em uma segunda etapa, assim que os projetos estiverem concluídos. Como as licitações tomam como base valores orçados que podem diminuir com a realização do trâmite, é possível que outras vias ainda sejam inclusas do projeto.

Mais de 300 residências de São Miguel do Oeste sofreram algum tipo de estrago com a microexplosão da última quinta-feira. O dado foi revelado no final da manhã de ontem ainda durante reunião entre a Defesa Civil e a Administração Municipal. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Mais de 300 residências foram atingidas. O acumulado de chuva chegou aos 80 milímetros. Os prejuízos ainda estão sendo calculados, porém segundo informações do prefeito WILSON TREVISAN, só no parque da Faismo os estragos somam mais de 300 mil reais.

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira duas pessoas acabaram sofrendo um choque elétrico e um homem caiu de um telhado enquanto efetuava reparos na sua residência. Apesar do susto, todos passam bem. No interior, um animal morreu atingido por uma árvore. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou desalojado ou desabrigado. Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, JEFERSON DIAS, todos que entraram em contato com o órgão receberam algum tipo de auxílio, e a maioria das questões emergenciais foram sanadas. Já a secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA pediu que a população auxilie na vistoria e limpeza das bocas de lobo. Segundo ela, ações desse tipo são importantes a fim de evitar novos alagamentos.

As pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não realizaram a vacina contra a gripe poderão procurar a Unidade de Saúde de São Miguel do Oeste para realizar a vacinação. A informação é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. De acordo com ele, cerca de duas mil doses da vacina sobraram e serão aplicadas na população a partir da próxima segunda-feira. CARON destacou que o município não vai receber novas doses e por isso quem quiser receber a vacina deverá comparecer o quanto antes. Para se vacinar é necessário levar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS. De acordo com CARON, o atendimento vai ocorrer na sala de vacinas do posto central das sete às 19 horas. Os postos dos bairros Estrela, Agostini e Santa Rita também terão doses disponíveis sendo que o horário será das sete e 30 às 11 e 30 da manhã.

Cerca de 80 por cento das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram vacinadas. A informação é do secretário de Saúde de São Miguel do Oeste, LEONIR CARON. Conforme ele, o índice desse ano foi melhor do que o registrado em 2018. Segundo ele, no ano passado o município finalizou a campanha com 68 por cento do público alvo imunizado. CARON reforçou que além da vacina algumas medidas devem ser tomadas, como por exemplo, higienizar as mãos corretamente entre outros procedimentos.

A Agência local do IBGE em São Miguel do Oeste já está trabalhando na atualização do cadastro de endereço. A informação é do chefe do escritório, CLAUDIO RADKE JUNIOR. Segundo ele, a atualização já iniciou e os dados servirão como referência para a coleta do censo. RADKE JUNIOR comentou que outro serviço que a agência está realizando é quanto a análise dos mapas dos municípios que compõe a região Extremo Oeste catarinense. Ele explicou que esse é um trabalho paralelo que os profissionais vem realizando.

A partir do próximo mês os trabalhos do IBGE na região deverão ser mais intensos. O comentário é do chefe da agência local, CLAUDIO RADKE JUNIOR. Ele explicou que isso deve ocorrer visto que alguns municípios já finalizaram esse procedimento e já estão aptos a iniciar o trabalho de listagem. RADKE JUNIOR comentou que no centro de São Miguel do Oeste alguns imóveis já foram atualizados. Ele acredita que a partir de junho os trabalhos sejam expandidos para outros municípios da região. RADKE JUNIOR destacou que o trabalho é discreto, porém é de extrema importância que a população auxilie os profissionais no que for preciso.

A coleta de todos os dados deve ser concluída na região até o final deste ano. A expectativa é do chefe da agência local do IBGE, CLAUDIO RADKE JUNIOR. Ele lembrou que o trabalho é realizado em todo o país abrangendo cerca de 70 milhões de domicílios. RADKE JUNIOR destacou que a data limite para conclusão do trabalho é março de 2020. O profissional lembrou que o último censo foi em 2010. RADKE JUNIOR lamentou o fato de neste ano o governo reduzir o questionário. Ele disse que com essa redução a precisão das informações não será do mesmo nível do último censo.

Foi aprovado em primeira votação nesta semana na Câmara de Vereadores de Paraíso uma resolução que visa reduzir o valor das diárias dos vereadores. A informação foi divulgada pelo vereador e presidente, JOEL ANTÔNIO GEHLEN do PSD. De acordo com ele, nessa primeira votação, todos os vereadores votaram favoráveis ao texto. GEHLEN lembrou que assumiu a presidência neste ano e se surpreendeu com valor das diárias. O presidente explicou que o valor das diárias foi aumentado pelo executivo através de decreto. GEHLEN acredita que o recurso público deve ser investido com responsabilidade e não causando desperdícios de recursos.

A partir dessa aprovação, a própria Câmara de Vereadores vai ter autonomia para definir o valor das diárias de todos os servidores do legislativo. A afirmação é do presidente da casa, JOEL ANTÔNIO GEHLEN. Ele reforçou que essa redução não vale para os servidores da prefeitura visto que não depende dos vereadores, mas sim da Administração. GEHLEN destacou que a partir de agora o aumento das diárias será somente pelo INPC, não causando um impacto tão grande no valor recebido pelos vereadores e servidores em viagem.

O valor das diárias de 856 reais passará a 630 reais causando uma redução real de 226 reais. O comentário é do presidente da Câmara de Vereadores de Paraíso, JOEL ANTÔNIO GEHLEN. Ele afirmou que ainda considera o valor expressivo, porém optou por essa quantia devido a ser o último ganho recebido pelos funcionários antes do último aumento. Outro detalhe que chamou a atenção de GEHLEN foi quando a diferença de valores entre os vereadores, prefeito e demais servidores. Conforme GEHLEN, em alguns casos a diferença chegava a 50 por cento do valor. Ele disse que acha injusto isso e defende uma igualdade de valores entre todos os funcionários, incluindo os próprios vereadores e prefeito.

Em novo flagrante a Polícia Militar apreendeu mais de cem garrafas de vinho na fronteira. A apreensão ocorreu na noite de ontem durante operação de fiscalização na Rua Divisor, em Dionísio Cerqueira. No local, a guarnição abordou um Cronos emplacado em Flores da Cunha no Rio Grande do Sul. Durante busca pessoal aos ocupantes nada de ilícito foi localizado. Já durante a vistoria ao veículo foi localizado no porta malas certa quantia de vinho, totalizando 139 garrafas. Questionado a respeito da precedência do produto o motorista relatou ter comprado na Argentina. Como o produto não tinha o desembaraço aduaneiro necessário, foi dada voz de prisão ao homem. O motorista, o carro e a mercadoria foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Um acidente deixou um piloto ferido em Descanso. A colisão foi registrada na noite de ontem na rua José Bonifácio. Os bombeiros de São Miguel do Oeste foram chamados para atender a vítima de uma colisão entre um carro de passeio e uma moto. No local foi atendido o motociclista de 28 anos que apresentava suspeita de fratura na mão direita, trauma no rosto e suspeita de fratura no ombro direito. Após ser atendido no local, o piloto foi encaminhado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

O motorista de um Ford Del Rey foi preso na noite de ontem ao colidir em um veículo estacionado. O fato foi na rua Florianópolis, no Centro de São Miguel do Oeste. Ele apresentava sinais de embriaguez. A ocorrência foi registrada em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros. O veículo atingido, um Citroen C4 Pallas, de propriedade de um médico que estava de plantão no SAMU, teve danos na lateral esquerda traseira. Com o impacto o carro chegou a ser deslocado parcialmente para cima da calçada. A roda dianteira direita do Del Rey ficou torta devido aos danos no eixo frontal. A Polícia Militar foi acionada e constatou que o motorista de 54 anos, estava em visível estado de embriaguez. Ele se negou a realizar o teste do bafômetro, mas mesmo assim recebeu voz de prisão. Informações repassadas à reportagem apontam que o homem estava com a CNH suspensa e vencida há mais de um ano. Ele também transitava com veículo com o licenciamento atrasado. O detido possuí diversos boletins de ocorrência por infrações de trânsito, acidentes e por dirigir sob efeito de álcool. O caso foi levado à Delegacia de Polícia Civil para a lavratura do flagrante. Não houve feridos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.