ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 01-06-2019 Sábado

-PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA E DO DIESEL

-ESTADO CATARINENSE JÁ REGISTRA MAIS DE 830 CASOS DE DENGUE EM 2019

-TUNÁPOLIS REGISTRA QUEDA DE FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

-EM QUASE DUAS DÉCADAS, MOVIMENTO REDUZ DE FORMA SIGNIFICATIVA NA RODOVIÁRIA DE MONDAÍ

-FESTA DO LEITÃO EM MACUCOZINHO CHEGA À VIGÉSIMA EDIÇÃO NESTE DOMINGO

-IPORÃ DO OESTE COMPLETA HOJE 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA

-MOTOCICLISTA FOGE APÓS ACIDENTE NA SC 163 E PMR APREENDE MOTO

-DOIS MOTORISTAS SÃO PRESOS POR EMBRIAGUEZ NA REGIÃO


O tempo na região Extremo Oeste é de céu encoberto com possibilidades de aberturas de sol. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de aberturas de sol. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima deve ser de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em baixa. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.


Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas após uma explosão em uma fábrica na Rússia neste sábado. As informações são da agência Reuters. O incidente ocorreu em uma fábrica de explosivos na cidade de Dzerzhinsk, na região central do país. De acordo com a agência France Presse, todos os feridos receberam assistência médica. Ainda segundo a agência, a explosão foi seguida por um incêndio de cem metros quadrados.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que vai começar a campanha de reeleição no dia 18 de junho, em Orlando, na Flórida. Por meio de uma rede social TRUMP escreveu “Vou anunciar minha campanha de segundo mandato presidencial com a primeira-dama, MELANIA, e o vice-presidente, MIKE PENCE, no Away Center, junte-se a nós nesse comício histórico!". TRUMP também já está juntando dinheiro para a campanha de reeleição e fazendo comícios há meses. De acordo com o site da Comissão Federal Eleitoral, a campanha de Trump já arrecadou 97 vírgula oito milhões de dólares, cerca de 383 vírgula nove milhões de reais.


A Justiça dos Estados Unidos condenou nesta sexta-feira a 18 anos e meio de prisão um cidadão colombiano que se passava por um príncipe da Arábia Saudita para aplicar golpes. Segundo a promotoria, ele roubou oito milhões de investidores e usufruía de joias, viagens internacionais, obras de arte, jatos privados e carros de luxo. O homem, identificado como ANTHONY GIGNAC de 48 anos, morava em Miami. O farsante assumia a falsa identidade de "SULTAN BIN KHALID AL-SAUD" desde 2015. De acordo com o jornal "Miami Herald", o colombiano enganou pessoas dos EUA e do Reino Unido.



A demora de prefeituras para emitir licenças de instalação de antenas de telefonia celular pode comprometer a oferta no Brasil do 5G, a quinta geração da internet móvel, que promete facilitar a conexão entre maquinas e viabilizar, por exemplo, o uso dos carros autônomos. A preocupação é compartilhada por empresas de telecomunicação, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações. O ministério informou que trabalha em um decreto para agilizar a liberação das antenas e impedir que a demora afete a implementação do 5G no Brasil. A pasta considera o tema urgente. Já a Anatel prevê colocar a proposta de edital de leilão do 5G em consulta pública no começo do segundo semestre. O leilão está previsto para o primeiro trimestre de 2020.



O Ministério Público Federal afirmou na noite de ontem que encaminhou ao Ministério da Educação, uma recomendação para que ele cancele a nota oficial dizendo que "professores, servidores, funcionários, alunos, pais e responsáveis não são autorizados a divulgar e estimular protestos durante o horário e no ambiente escolar". Em nota o MEC afirmou que ainda não foi notificado da ação, que "não proíbe pais e alunos de divulgar protestos" e que a nota oficial "respeita fielmente a Constituição e teve o específico propósito de alertar para 'eventual' uso indevido de instituições públicas fora das suas finalidades legais para atender interesse ou ideologia pessoal". Ainda segundo o MEC, entre a quarta-feira e a manhã desta sexta, a Ouvidoria do MEC registrou 439 manifestações. Um balanço parcial de 212 manifestações, segundo a pasta, mostra que 190 faziam referência aos protestos desta quinta. A pasta não afirmou que tipo de referência foi feita nessas mensagens, mas disse que a Ouvidoria irá analisar cada caso e encaminhar para os órgãos de investigações competentes.


A Petrobras informou na noite de ontem que vai reduzir o preço médio dos combustíveis nas suas refinarias a partir de hoje. O valor médio do litro do diesel vai ficar seis por cento menor e passará a ser vendido a dois vírgula 16. Já o preço da gasolina vai cair sete vírgula 16 por cento, ficando em um vírgula 81. A última alteração no preço médio da gasolina foi feita na semana passada, quando a Petrobras reduziu o valor do combustível em quatro vírgula quatro por cento. O diesel não sofria mudanças desde o dia três de maio.


A causa das mortes dos seis brasileiros, sendo cinco catarinenses no Chile foi intoxicação por monóxido de carbono. Ao menos é isso que aponta o laudo emitido pelas autoridades chilenas. A informação foi confirmada pelo advogado da família, MIRIVALDO CAMPOS, nesta sexta-feira. O translado dos corpos deve ser na noite da próxima segunda-feira e o velório e enterro, no dia seguinte. Os seis brasileiros eram de uma mesma família e foram encontrados mortos em um apartamento em Santiago em 22 de maio. Eles haviam viajado para o Chile para comemorar o aniversário de uma das vítimas, uma adolescente de 15 anos.


A Polícia Militar prendeu um homem de 49 anos suspeito de manter, há dois anos, a companheira em cárcere privado. O caso foi descoberto por meio de denúncias. Os policiais foram atendidos pelo casal ao chegar na casa, e a mulher, inicialmente, disse que estava tudo bem, mas, em conversa particular com uma policial feminina, confirmou que o companheiro havia confiscado seu celular há dois anos, para que ela não tivesse contato com a família. De acordo com relatos, elea proibia de sair de casa, e ameaçava retirar-lhe o filho e matá-la caso ela pedisse o divórcio. O relatório da PM afirma que, questionado, o homem trouxe versões contraditórias sobre o caso. Os policiais observaram, ainda, que toda a casa era fechada com grades de aço. O homem foi detido e levado à Delegacia de Itapema.


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira que o número de casos de dengue em Santa Catarina continua a aumentar e chegou a 836 neste ano. De acordo com DIVE, Itapema, no Litoral Norte do estado apresenta a pior situação. São 334 casos de pessoas que contraíram dengue no próprio município. O número de pacientes que tiveram febre de chikungunya também subiu. Agora, são nove. Não há casos de vírus da zika em Santa Catarina neste ano. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A maioria dos casos de dengue, 85 por cento deles, foram contraídos dentro de Santa Catarina.


-TUNÁPOLIS REGISTRA QUEDA DE FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

-EM QUASE DUAS DÉCADAS, MOVIMENTO REDUZ DE FORMA SIGNIFICATIVA NA RODOVIÁRIA DE MONDAÍ

-FESTA DO LEITÃO EM MACUCOZINHO CHEGA À VIGÉSIMA EDIÇÃO NESTE DOMINGO

-IPORÃ DO OESTE COMPLETA HOJE 30 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA


Barca de Mondaí retoma travessia no Rio Uruguai. Com a elevação no nível do rio, em cerca de sete metros acima do normal, a travessia havia sido suspensa ainda na noite de quinta-feira. Na manhã deste sábado, o nível da água já havia baixado cerca de dois metros, o que possibilitou a retomada da travessia no Rio Uruguai entre Mondaí e Vicente Dutra – RS, serviço prestado pela empresa Navegação Porto Feliz. Ontem a travessia era apenas de passageiros com as lanchas. Ainda no dia 12 de maio a empresa também havia interrompido a travessia, em função do alto nível do rio.


Agricultor contabiliza prejuízos na produção de hortaliças. Conforme o produtor de linha Aparecida, INÁCIO ROTH, as hortaliças mais afetadas com o excesso de chuva são brócolis e couve flor. Ele cita que com a ausência do sol as plantas não conseguem realizar o processo da fotossíntese, além disso, a umidade excessiva e o solo encharcado dificultam a formação das raízes. INÁCIO ROTH comenta que mesmo as variedades, como o alface e rúcula, produzidas em estufa apresentam dificuldades no desenvolvimento. O produtor ressalta que a umidade tem causado o aparecimento de fungos, que atacam folhas e a hortaliça em formação. Como a produção é orgânica, INÁCIO diz que fica dificultado o uso de agrotóxicos. Ele lembra que hoje a família não consegue produzir para atender a demanda de pedidos que recebe. O excesso de chuva também dificulta a limpeza das áreas onde as hortaliças são cultivadas, devido ao solo encharcado.


Devido à falta de médico unidade de saúde de Lajú suspende atendimento. Conforme o secretário de saúde, GUINTER DREHER, o atendimento não está sendo feito na unidade de saúde da comunidade de Laju, pela falta de profissional médico. O secretário explica que uma médica está de licença maternidade, e não foi possível contratar outro médico, o que reduz a equipe de profissionais, que conta com três médicos do ESF, mais uma pediatra. No momento todo o atendimento está concentrado no centro de saúde da cidade. GUINTER DREHER lembra que a secretaria está buscando a contratação de médico para novamente retomar o atendimento em Lajú. O secretário avalia que o atendimento na cidade facilita o encaminhamento de exames ou a outras especialidades. Ele lembra que o município aguarda a confirmação e liberação de emendas para o custeio de exames de média e alta complexidade.


Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina atende mais de mil jovens que buscam programas de estágio na região. A coordenadora da agência do CIEE de SMOeste, RENARA ANTUNES, explica que o objetivo principal do centro é a inserção do jovem no mercado de trabalho. Ela explica que o CIEEé uma entidade beneficente de assistência social que atua em todo o estado há 35 anos. RENARA enfatiza que por meio de programa de estágio e de jovem aprendiz o centro realiza parcerias com empresas públicas e privadas de toda região. Ela lembra que podem se candidatar aos estágios jovens a partir dos 16 anos, que estejam vinculados a um curso de ensino médio, técnico ou superior. Já o jovem aprendiz é aberto para adolescentes a partir dos 14 anos que estejam estudando ou tenham concluído o ensino médio. Interessados podem se cadastrar no site do CIEE, onde está disponível o banco de dados.


Além dos programas de estágio e jovem aprendiz, a coordenadora da agência de SMOeste explica que o CIEE trabalha com dois programas sociais. São os programas de iniciação ao trabalho e as oficinas sócio-educativas. RENARA ANTUNES destaca que estes programas sociais atendem jovens de 14 a 18 anos, e abordam temas como elaboração de currículo, marketing pessoal, como se comportar em uma entrevista de emprego, e outras orientações voltadas a inserção dos jovens no mercado de trabalho. A coordenadora enfatiza que os jovens não tem custos com o cadastro no site do CIEE, e nem com os cursos que são ofertados. A sede do centro é em SMOeste, mas atende 30 municípios da região. O centro, que não é um órgão público e sim uma entidade sem fins lucrativos, se mantém com as contribuições das empresas parceiras.


Entre 20 e 30 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica entre a tarde de quinta-feira e ontem a noite no Extremo Oeste. A informação foi divulgada pelo supervisor de Operação e Manutenção da Celesc, JOÃO FRANCISCO VIEIRA. De acordo com ele, muitos fios de alta tensão acabaram caindo fazendo com que a energia fosse interrompida. Segundo VIEIRA, cerca de 12 equipes realizaram os trabalhos em pontos da região. Conforme ele, as situações mais criticas ocorreram nas saídas para Bandeirante, Paraíso, Descanso e nas proximidades do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso em São Miguel do Oeste. Ao menos 50 postes acabaram caindo entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. O supervisor destacou que do total de unidades atingidas, mil e 200 estão ainda sem energia elétrica. VIEIRA destacou que a energia deve ser restabelecida em até três dias.


Apesar dos indícios de uma microexplosão não está descartada totalmente a possibilidade de um pequeno tornado na região de São Miguel do Oeste. A afirmação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Ele comentou que um temporal severo já estava previsto no radar meteorológico. COUTINHO disse que praticamente todo o estado registrou fortes chuvas. Ele destacou que a partir deste sábado o tempo deve ficar “firme” seguindo com grandes períodos de melhora ao longo do final de semana e próxima semana. Sobre o fenômeno ele ressaltou que tanto tornado quanto micro explosão causam grandes estragos e por isso não se pode descartar totalmente a possibilidade de um pequeno tornado na região.


Profissional da educação e consultora avalia trabalho de assessoramento e formação na região. A professora ELAINE RAMBO, é palestrante, atua como assessora e consultora de escolas e famílias da região. Ela explica que a sua atuação, por meio da contratação das prefeituras, tem sido na formação dos professores, serventes, merendeiras e motoristas, a parte burocrática e de organização de documentação escolar, além de palestras e formações para famílias. ELAINE avalia que as mudanças na sociedade, que acontecem de forma rápida, geram desafios diários aos profissionais da educação, e por isso, é preciso estar em constante atualização do conhecimento. A professora cita que durante a elaboração dos projetos políticos pedagógicos das escolas, por exemplo, os profissionais são envolvidos em todo o processo para que este não seja apenas um documento para ser guardado, e sim, que seja útil no dia a dia.


As equipes das secretarias municipais de educação da região são comprometidas com o trabalho que realizam. A avaliação é da professora ELAINE RAMBO que assessora os educandários e atua na formação dos profissionais. De acordo com ELAINE, todo o trabalho feito nas escolas objetiva a atuação coletiva dos profissionais, e por isso, a formação é oferecida de forma conjunta e para as várias classes de servidores. A profissional destaca que ao longo de todos os anos em que atua nos municípios, percebe uma evolução significativa na educação na medida em que é investido na formação dos professores. Em suas palestras, um dos temas abordados é a importância da parceria família e escola. ELAINE cita que o objetivo é falar sobre a importância desta parceria e da dedicação dos pais aos filhos. A palestrante também destaca o fato do uso excessivo de aparelhos eletrônicos e o prejuízo causado no desenvolvimento das crianças.


Tunápolis registra queda de focos do mosquito da dengue. A boa notícia foi anunciada pela agente de endemias, PATRICIA SCHOENBERGER. De acordo com ela o resultado positivo é fruto do trabalho de fiscalização e contribuição dos moradores para reduzir a infestação do Aedes Aegypt. No momento a equipe da vigilância sanitária não está efetuando coleta nas residências. Conforme a agente, o monitoramento ocorre apenas nas armadilhas que estão distribuídas em pontos estratégicos na cidade que fazem parte do controle permanente. A agente de endemias informa que atualmente o município possui 26 focos, sendo que os mais recentes foram todos identificados nas armadilhas.


De acordo com PATRICIA SCHOENBERGER, o período mais frio facilita o combate do mosquito, pois é uma tendência a redução dos focos. Observa que o mosquito acaba morrendo pela baixa temperatura e também ocorre queda na reprodução. A recomendação é para as pessoas terem cuidados em época de chuva que facilita a identificação dos reservatórios de água. De acordo com PATRICIA SCHOENBERGER, a situação mais calma no combate ao mosquito possibilita ações preventivas por parte da população e também dos agentes de endemias. Alerta que a queda no número de focos gera maior tranquilidade, mas não pode ser motivo de acomodação nos cuidados necessários para evitar a proliferação.


Em quase duas décadas, movimento reduz de forma significativa no terminal rodoviário de Mondaí. A atendente da rodoviária, NAIR FICAGNA, atua há 18 anos no ramo, e é a responsável pela emissão das passagens de ônibus. Ela afirma que ao longo destas quase duas décadas o movimento na rodoviária caiu muito, o que ocasionou a redução nas linhas de ônibus que são ofertadas e o número de passagens emitidas. A atendente explica que a atuação na rodoviária é definida por licitação da prefeitura, e a renovação do contrato é feita a cada quatro anos. Neste 18 anos, a mesma pessoa permanece como responsável pela falta de interesse de outros candidatos ao atendimento na rodoviária. NAIR cita que além de várias linhas de ônibus, a rodoviária já contou com lanchonete, farmácia e lotérica, estabelecimentos que foram desativados há cerca de dez anos. Ela diz que o que mantém a rodoviária, são os passageiros que viajam em busca de atendimento da saúde, que são viagens mais longas.


Atualmente a rodoviária de Mondaí comercializa passagens para as empresas de ônibus Reunidas, Unesul, Hélios, Ouro e Prata, Desbravatur e Maravitur. NAIR FICAGNA cita que também há linhas de ônibus para o interior, da vila Catres a Mondaí, três vezes por semana, mas não há emissão de passagens na rodoviária pelo movimento ser muito reduzido. No início eram três linhas de ônibus pelo interior, todos os dias, o que hoje reduziu para uma linha feita somente três vezes por semana. A atendente ressalta que as linhas disponíveis hoje, com saída da rodoviária, são de Mondaí a Chapecó, no horário das nove e 50 e de tarde às 16 horas. O retorno de Chapecó a Mondaí em direção a Itapiranga é feito as seis e 20 de manhã e a tarde às 16 horas. Outros horários são as sete e 50 com saída de Mondaí a Chapecó, retorno às 16 horas, e de SMOeste a Mondaí as sete e 45 e 12 e 45 com retorno as nove e 16 e 45.


A rodoviária de Mondaí também emite as passagens com descontos para idosos ou pessoas com deficiência. A atendente NAIR FICAGNA explica que os idosos têm direito a duas poltronas em ônibus convencional sem custos, em um dia específico da semana. Havendo lugar no coletivo, para as demais poltronas o desconto é de 50% da passagem. Para receber o benefício o idoso precisa ter 60 anos ou mais, receber no máximo dois salários mínimos, e apresentar comprovante da aposentadoria emitida pela instituição bancária. O desconto é tanto para viagens dentro ou fora do estado. Já as pessoas com deficiência física têm direito a duas poltronas por dia no ônibus convencional. Para ter direito ao benefício é preciso apresentar comprovante da deficiência e os documentos pessoais. Os benefícios, tanto para idosos como para pessoas com deficiência não valem para ônibus leito ou executivo, somente ônibus convencional.


Iporã do Oeste completa hoje 30 anos de emancipação político administrativa. Programação alusiva ao aniversário foi realizada durante toda a semana, encerrando hoje com o corte do bolo. O prefeito LUCIO MALLMANN destaca que o município é o que é hoje graças ao trabalho feito por todos os pioneiros desde antes da emancipação. Ele reconhece também o empenho e a dedicação de todos os munícipes que continuam apostando no crescimento do município. Na noite de ontem ocorreu o baile do município, e hoje, a partir das 14h no ginásio poliesportivo, haverá apresentações culturais, corte do bolo de 30 metros e baile com Os Guri. Em relação ao bolo, MALLMANN ressalta que o município seguiu o que define a lei, e fez licitação. A vencedora foi uma empresa de Paraíso. O prefeito lembra que o pátio ao redor dos ginásios foi britado, e está liberado o tráfego para carros de passeio.


Festa do leitão da comunidade de Macucozinho chega à vigésima edição neste domingo. Conforme um dos organizadores da festa, e suinocultor, DANIEL PLEIN, o evento vem sendo realizado há 20 anos, e sem interrupção neste período. Ele explica que a festa do leitão foi idealizada pelo suinocultor ERNO HEMSING e outros membros da comunidade, para incentivar o consumo da carne suína e principalmente valorizar a atividade que representa maior parte da economia e está presente na maioria das famílias na linha Macucozinho. Ao longo dos anos, DANIEL PLENI diz que a estrutura onde a festa é realizada passou por várias melhorias. De um salão antigo, hoje a programação é realizada em um amplo ginásio, construído em 2003. Os investimentos ocorreram com lucros de eventos, contribuições das famílias e emendas. Recentemente a quadra do ginásio recebeu nova pintura e ocorreram melhorias no local de venda de fichas.


Destaque na atividade da suinocultura, a comunidade de Macucozinho possui atualmente alojadas cerca de quatro mil e 500 matrizes suínas. Em média, todos os meses, saem das granjas nove mil leitões. DANIEL PLEIN destaca que em função da presença forte da suinocultura, mas também de aves e produção de leite, muitos jovens estão optando em ficar na comunidade, garantindo a sucessão familiar. Neste domingo, a programação inicia às seis horas com alvorada festiva, às dez horas recepção e às 11 e 15 inicia o almoço. Estão sendo preparados 23 leitões recheados e a Paraguaia, além de espeto corrido de carne suína e de gado, panificados e saladas diversas. A estrutura da comunidade está preparada para servir mais de mil e 300 almoços. Fichas podem ser adquiridas ao valor antecipado de 25 reais e 30 reais na hora. À tarde duas bandas animam o matiné. DANIEL lembra que a estrada de acesso a comunidade está em boas condições.


-MOTOCICLISTA FOGE APÓS ACIDENTE NA SC 163 E PMR APREENDE MOTO

-DOIS MOTORISTAS SÃO PRESOS POR EMBRIAGUEZ NA REGIÃO


Caminhão carregado com suínos sai da pista e cai em barranco na Willy Barth. O acidente ocorreu na manhã de ontem, na saída de SMOeste, sentido Guaraciaba, no bairro São Sebastião. O motorista perdeu o controle, colidiu em um poste ao lado da via, na placa de sinalização e caiu no barranco. O caminhão ficou preso por pedras e troncos do local e por pouco a situação não foi mais grave. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima teve apenas escoriações, mas por precaução foi levada ao Hospital Regional para a realização de exames. A Polícia Militar foi acionada para fazer o levantamento da ocorrência.


Acidente deixa piloto ferido em Descanso. A colisão foi registrada as 19 horas e 30 minutos de ontem na rua José Bonifácio. Os bombeiros de SMOeste foram chamados para atender a vítima de uma colisão entre um carro e uma moto. No local foi atendido o motociclista de 28 anos que apresentava suspeita de fratura na mão direita, ferimento no rosto e suspeita de fratura no ombro direito. Após ser atendido no local, o piloto foi encaminhado para o hospital regional.


Polícia Federal apreende produtos de beleza e táxi envolvido no transporte. A Polícia Federal de Dionísio Cerqueira apreendeu uma grande quantidade de cremes fabricados na Argentina, que seriam levados para São Paulo. A ocorrência foi registrada no Lago Internacional, em Dionísio Cerqueira, quando um homem, morador de Itapecerica da Serra/SP, atravessava para o Brasil, trazendo consigo quatro grandes malas, para colocá-las em um táxi que já o aguardava. O autor e o taxista foram conduzidos a delegacia. O proprietário da mercadoria disse que viajava de São Paulo para Buenos Aires de avião e voltava de ônibus, levando os cremes para São Paulo, onde fazia a comercialização em barbearias. Segundo o delegado da PF, MÁRCIO ANATER, o retorno de ônibus tem por objetivo evitar a fiscalização dos aeroportos. A Receita Federal decidiu também pela apreensão do táxi, emplacado em Barracão. Indícios apontam para crime de descaminho.


Em novo flagrante a PM apreendeu mais de cem garrafas de vinho na fronteira. Por volta das 19 horas de ontem a Policia Militar, em operação de fiscalização, abordou na Rua Divisor, um Cronos emplacado em Flores da Cunha/RS. Durante busca pessoal aos ocupantes nada de ilícito foi localizado. Já durante a vistoria ao veículo foi localizado no porta malas certa quantia de vinho, totalizando 139 garrafas. Questionado a respeito da precedência do produto o motorista relatou ter comprado na Argentina. Como o produto não tinha o desembaraço aduaneiro necessário, foi dada voz de prisão ao homem. O motorista, o carro e a mercadoria foram encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.


Restaurante que atuava de forma irregular é interditado pela Polícia Civil. A Polícia Civil de Pinhalzinho, em fiscalização nesta sexta-feira, interditou um restaurante do município por não possuir alvará anual de autorização. O estabelecimento interditado, que desde 2017 atuava de maneira irregular, já havia sido previamente notificado em maio. Porém, após a notificação, o estabelecimento não apresentou qualquer documentação, nem justificativas para estar exercendo as atividades de maneira irregular. Conforme a Polícia Civil, para a emissão do alvará, diversos requisitos são exigidos do comerciante para que possa prestar seu serviço de forma regular e segura. Com a interdição, o estabelecimento fica proibido de reabrir até que possua toda a documentação necessária. Caso o proprietário reabra o estabelecimento interditado sem a regularização responderá criminalmente por desobediência, estando sujeito a pena de até seis meses de prisão.


Motociclista foge após acidente na SC 163 e PMR apreende moto. O acidente ocorreu por volta da meia noite na SC 163, no município de São Miguel do Oeste. Foi uma saída de pista seguida de choque envolvendo uma motocicleta emplacada em São João do Oeste. O condutor da motocicleta se evadiu do local e segundo a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, até o momento não foi identificado. A motocicleta teve danos e foi apreendida e recolhida ao pátio conveniado por não estar devidamente licenciada.


Motorista embriagado colide em carro estacionado e é preso por embriaguez. O motorista de um Del Rey foi preso por volta das 22 horas de ontem ao colidir em um veículo estacionado, na Rua Florianópolis, em frente ao quartel dos bombeiros em SMOeste. O veículo atingido, um Citroen C4 Pallas, era de um médico que estava de plantão no SAMU. Com o impacto o carro chegou a ser deslocado parcialmente para cima da calçada. A Polícia Militar foi acionada e constatou que o motorista, de 54 anos, estava em visível estado de embriaguez. Ele se negou a realizar o teste do bafômetro, e mesmo assim foi preso. Informações repassadas à reportagem apontam que o homem estava com a CNH suspensa e vencida há mais de um ano e que o veículo estava com o licenciamento atrasado. O detido já possui passagem na polícia por infrações de trânsito, acidentes e dirigir embriagado.


Motorista é preso por embriaguez após saída de pista na SC 386 em Mondaí. O acidente ocorreu por volta das cinco horas e 40 minutos de hoje, na linha Lajú, SC 386 em Mondaí. No local ocorreu uma saída de pista seguida de choque em defensa envolvendo um Prisma de Mondaí. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e atendeu o passageiro do Prisma/ Ele foi encontrado consciente e orientado, com os sinais vitais estáveis, e sem lesões aparentes. O passageiro recusou condução ao hospital. Conforme a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, que atendeu a ocorrência, o motorista, de 20 anos foi submetido ao teste do bafômetro, sendo constatado que o mesmo conduzia o veículo sob efeito de álcool. O motorista foi preso em flagrante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.