ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 01.06.2019

-SENADO TEM ATÉ HOJE PARA VOTAR MP SOBRE PENTE FINO NO INSS
-SC TEVE O MÊS DE MAIO MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 25 ANOS
-GRUPO DE SANTA TEREZINHA SEDIA ENCONTRO DA LIGA DAS ASSOCIAÇÕES ALEMÃS
-CIEE OFERTA MAIS DE MIL VAGAS DE ESTÁGIOS NA REGIÃO
-HOSPITAL DE GUARACIABA AMPLIA OFERTA DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS
-REUNIÃO SOBRE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA REGISTRA ADESÃO DE 150 FAMÍLIAS
-PRINCESA TRABALHA NO PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO MUNICIPAL
-MOTORISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO APÓS VEICULO DESPENCAR DE RIBANCEIRA
-HOMEM FICA PRESO NAS FERRAGENS EM COLISÃO FRONTAL NA BR-163

O tempo é nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 27 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Um navio de cruzeiro desgovernado atingiu o cais e um barco turístico neste domingo, na cidade italiana de Veneza, na Itália. Pelo menos cinco pessoas no barco turístico atingido pelo cruzeiro ficaram levemente feridas. O incidente aconteceu na movimentada doca de San Basilio, no canal de Giudecca, no centro de Veneza. Imagens postadas nas redes sociais mostram o momento em que o enorme navio colide com o cais e com outro barco, enquanto turistas e funcionários fogem.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, chegou nesta segunda-feira a Londres para iniciar uma visita de Estado de três dias ao Reino Unido. Ele será recebido pela rainha Elizabeth Segunda e se encontrará com a primeira-ministra britânica, THERESA MAY, que está prestes a deixar o cargo. Pouco antes de chegar ao aeroporto de Londres, o presidente norte-americano tuitou uma crítica contra o prefeito londrino ao afirmar que ele faz um péssimo trabalho como prefeito de Londres.

O líder de oposição venezuelano JUAN GUAIDÓ disse no sábado que o governo do presidente NICOLÁS MADURO chegará ao fim em 2019, depois de assegurar que a oposição continuará nas ruas, dias após as últimas negociações na Noruega terminarem sem acordo. GUAIDÓ insistiu que mantém sobre a mesa todas as opções como resposta à crise econômica e humanitária que afeta o país sul-americano e que levou à migração de milhões de venezuelanos, afetando países vizinhos. Ele disse que isso terminará neste ano.

Está prevista para esta segunda-feira uma visita do ministro da Justiça, SÉRGIO MORO, a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, vizinha de Ponta Porã. MORO deve desembarcar em Ponta Porã daqui à pouco e depois segue de carro ao Paraguai. O ministro vai se reunir na sede da Secretaria Nacional Antidrogas, com o presidente paraguaio MARIO ABDO BENITEZ e com os ministros de segurança do Paraguai e da Argentina. O tema principal do encontro será a integração entre os países no combate ao tráfico de drogas. A fronteira do Brasil com o Paraguai é uma das principais portas de entrada de entorpecentes e armas de grosso calibre no país.

Medidas provisórias assinadas no fim do governo do presidente MICHEL TEMER e no começo do mandato de JAIR BOLSONARO podem perder a validade nesta segunda-feira. Dentre as quatro MPs nesta condição, estão a que cria um marco legal para o saneamento básico e a que cria programa de combate a fraudes no INSS. O presidente JAIR BOLSONARO afirmou neste domingo que o governo está mobilizando senadores para garantir a aprovação da medida provisória que estabelece um pente-fino em benefícios previdenciários. O presidente disse que convocou os senadores para comparecer e “se Deus quiser, vai dar certo".

O relator da proposta de reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, deputado SAMUEL MOREIRA, afirmou neste sábado, após se reunir com técnicos do Ministério da Economia, que o déficit previdenciário de estados e prefeituras soma 96 bilhões de reais por ano. Sob pressão de colegas do parlamento para deixar as previdências estaduais e municipais de fora da proposta de emenda à Constituição que altera as regras de aposentadoria, o deputado tucano disse que é um assunto "polêmico e grave" e que ainda não decidiu se irá mexer neste ponto no parecer final. BOLSONARO disse ontem que quer manter estados e municípios na reforma da Previdência.

Santa Catarina teve o mês de maio mais chuvoso dos últimos 25 anos, conforme a EpagriCiram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado. Todas as regiões registraram acumulados maiores do que a média mensal. As chuvas causaram estragos e mais de 50 cidades foram afetadas. O estado ainda tem moradores desabrigados e desalojados. No Oeste, a média esperada para maio era até 300 milímetros, mas algumas cidades ultrapassaram os 400 milímetros. Dionísio Cerqueira, por exemplo, registrou 410 milímetros de chuva.

A economia do Estado teve crescimento real acumulado de dois vírgula 95 por cento no período de 12 meses até março deste ano, segundo o Índice de Atividade Econômica de Santa Catarina estimado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. O resultado revela desaceleração econômica porque no final do último trimestre do ano passado esse índice, que considera resultados acumulados em ciclos de 12 meses, estava em três vírgula seis por cento e no terceiro trimestre de 2018 registrou quatro vírgula dois por cento. Apesar dessa retração, Santa Catarina se mantém entre os Estados que estão com maior crescimento no país.

O deputado federal do MDB, CELSO MALDANER, foi eleito neste sábado como novo presidente do partido em Santa Catarina. Ele recebeu 39 votos do diretório estadual, oito a mais do que o senador DARIO BERGER. Depois da votação, o novo presidente da sigla prometeu batalhar pela unidade do partido, de olho nas eleições municipais do ano que vem. MALDANER também anunciou a disposição de refundar a Associação dos Prefeitos do MDB, que exerceu papel fundamental na história do partido em Santa Catarina. Os dois candidatos já agendaram uma reunião para amanhã em Brasília. BERGER disse que a disputa foi leal e que estará colaborando com a nova direção partidária.

Grupo de Danças Germânicas Himmelblau sedia Encontro de Grupos Infanto-juvenis da Laaosc. De acordo com a professora de danças, VANIA WELTER, a vigésima oitava edição do encontro envolverá os grupos da categoria infanto-juvenil associados à Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina. Ela explica que o encontro é anual e realizado a cada ano em uma cidade diferente. Em 2019, os dançarinos de 18 a 20 grupos desta faixa etária serão recepcionados pelo Himmelblau na linha Santa Terezinha, em São José do Cedro. O encontro marcado para este domingo, dia 9 de junho, é aberto à participação da comunidade e vai começar ainda de manhã com apresentações de danças. A professora comenta que ao meio-dia será servido almoço e à tarde acontece uma gincana cultural no pavilhão principal da comunidade. Ela ainda lembra que o evento acontece paralelamente ao almoço anual da entidade folclórica. Para assistir às apresentações e acompanhar a gincana não será cobrado ingresso.

Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina atende mais de mil jovens que buscam programas de estágio no Extremo Oeste. A coordenadora da agência do CIEÊ, RENARA ANTUNES, explica que o objetivo principal do centro é a inserção do jovem no mercado de trabalho. Ela explica que a entidade beneficente de assistência social atua em todo o estado há 35 anos. RENARA enfatiza que por meio de programa de estágio e de jovem aprendiz o centro realiza parcerias com empresas públicas e privadas de toda região. Ela lembra que podem se candidatar aos estágios jovens a partir dos 16 anos, que estejam vinculados a um curso de ensino médio, técnico ou superior. Já o jovem aprendiz é aberto para adolescentes a partir dos 14 anos que estejam estudando ou tenham concluído o ensino médio. Interessados podem se cadastrar no site do CIEE, onde está disponível o banco de dados. Em SJCedro o Cras faz o intermédio e divulgação das vagas para os grupos de adolescentes.

Além dos programas de estágio e jovem aprendiz o CIEE trabalha com dois programas sociais. São os programas de iniciação ao trabalho e as oficinas socioeducativas. A coordenadora regional da entidade, RENARA ANTUNES destaca que estes programas sociais atendem jovens de 14 a 18 anos, e abordam temas como elaboração de currículo, marketing pessoal, como se comportar em uma entrevista de emprego, e outras orientações voltadas a inserção dos jovens no mercado de trabalho. A coordenadora enfatiza que os jovens não tem custos com o cadastro no site do CIEE, e nem com os cursos que são ofertados. A sede do centro é em SMOeste, mas atende 30 municípios da região. O centro, que não é um órgão público e sim uma entidade sem fins lucrativos, se mantém com as contribuições das empresas parceiras.

Hospital de Guaraciaba amplia oferta de serviços com consultas especializadas. O presidente LUIZ TRIQUEZ afirma que a entidade está há menos de um ano em reestruturação e desde então houve mudanças no prédio que recebeu reformas e na gestão. Para ampliar as receitas e garantir que a entidades consiga arcar com as despesas mensais sem depender da prefeitura, a diretoria do São Lucas vem firmando convênio e parceria com médicos de fora, que atendem também pacientes de Guaraciaba e região. O presidente salienta que no primeiro momento foram pensadas especialidades com maior demanda e falta de profissionais. Citou o caso da neurologia que registra grande procura e agora o médico CARLOS ALAN MACHADO presta atendimento. Já o médico WILSON WATTE trabalha com cirurgias de vários tipos. A médica MAYANE MASSA atua com traumatologia e também há suporte RICARDO PILLAR é o responsável pela otorrinolaringologista. Há atendimento ainda com VINICIUS BARRETA que é cirurgião torácico. Todas as consultas são feitas por encaminhamento via Sus, Cis Ameosc, convênios e particulares.

Liberação de vacinas de gripe para população em geral gera formação de filas em SJCedro. As pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não estão imunizadas contra a gripe poderão procurar a Unidade de Saúde para realizar a vacinação. A informação é do secretário de Saúde, FERNANDO WILL. De acordo com ele, cerca de 350 doses da vacina sobraram e serão aplicadas na população a partir desta segunda-feira. O município não vai receber novas doses e por isso quem quiser receber a vacina deverá comparecer o quanto antes. Para se vacinar é necessário levar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS. Segundo WILL o atendimento vai ocorrer na sala de vacinas do posto central conforme ordem de chegada. Nesta manhã várias pessoas já formaram filas no local em busca de imunização.O número de doses disponíveis varia em cada município devido a meta total e o percentual do público já imunizado.

Postos são vistoriados durante Operação Combustão. Durante a última quarta e quinta-feira a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, realizou na região Extremo oeste mais uma etapa da Operação Combustão. Durante a ação foram realizadas vistorias em postos de combustíveis com o objetivo de avaliar as condições e conformidades dos estabelecimentos com as normas ambientais e demais padrões legais de funcionamento, para que se mantenham regularizados tanto com as questões ambientais, quanto com os registros legais e obrigações fiscais. O comandante, EVERTON RONCAGLIO destaca que não houve irregularidades encontradas durante a fiscalização que deve ocorrer mensalmente.

A associação dos criadores de bovinos do Extremo Oeste vai promover mais um leilão de gado geral na semana que vem. O evento está confirmado para o sábado do dia oito de junho. De acordo com o presidente da associação, MOACIR PIROCA, a previsão é de que o número de produtores presentes seja menor do que o leilão de abril. Ele explicou que isso se deve ao período de desmama dos bezerros, o que provoca a redução da oferta de animais. O leilão do sábado da semana que vem está marcado para a uma e meia da tarde no parque de exposições Rineu Gransotto.

A primeira parcela do IPTU de SJCedro vence neste mês. O lembrete é da secretária VERA COSTA. Ela explica que a antecipação da entrega dos carnês que começou no início de maio gerou confusão e alguns contribuintes achavam que a primeira parcela já iria vender. Porém, ela esclarece que o georreferenciamento que atualizou os cadastros gerou certo atraso nas análises do imóveis para emissão da cobrança do imposto. Com isso a primeira parcela ou cota única com dez por cento de desconto vencem no próximo dia dez. Cerca de 70 por cento dos 5.400 contribuintes que retiraram as guias deve pagar em apenas uma parcela. Ela lembra que o valor total reduziu com a retirada da taxa de segurança e desvinculação da tarifa do lixo. A previsão é arrecadar cerca de um milhão 588 mil reais com o imposto sobre os imóveis. VERA afirma que o dinheiro arrecadado é investido em saúde e educação, e o restante é livre para aplicação em obras na cidade, preferencialmente em infraestrutura.

O valor cobrado pelo IPTU leva em conta várias questões sobre os imóveis. A explicação é da fiscal de tributos na prefeitura de SJCedro, ELIZANDRA CANTON. Ela esclareceu que existem vários tipos de edificações e por isso o valor também oscila. Há casos de terrenos sem construção, de casas, apartamentos, garagens, empresas e outras estruturas que são analisadas individualmente. Os índices estão previstos no código tributário municipal que leva ainda em consideração o material da edificação, a área e o ano para fins de cálculo. Quando aos aumentos, a fiscal lembra que neste ano houve apenas correção de 9,6 por cento com base no IGPM de novembro. O indexador também norteia as reposições dos demais tributos. ELIZANDRA afirma que devido às várias diferenças nas edificações, não há como comparar também as cobranças individuais.

Mês de junho inicia com trabalhos priorizando a recuperação das estradas em Guarujá do Sul. O prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER reconhece que várias vias rurais estão em más condições devido as chuvas contínuas que impossibilitaram a manutenção. Além dos reparos feitos por cronogramas, ele sempre que algumas estradas já estavam mapeadas para serviços mais abrangentes por apresentarem problemas recorrentes. Citou o caso da geral na Linha Arara que precisa de cascalhamento, compactação e um trabalho amplo. A previsão era ter atendido o local em maio assim como as vias secundárias. O prefeito destaca que neste começo de semana e de mês a concentração de esforços é visando melhorar as condições nestas regiões mais atingidas.

Reunião sobre regularização fundiária registra adesão de 150 famílias em SJCedro. Conforme o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico DOUGLAS PATEL, a prefeitura de SJCedro firmou um acordo com a Associação para Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina que visa regularizar alguns imóveis. São lotes em que os proprietários não possuem a escritura titularizada. Mais de 150 famílias participaram do encontro presidido pelo representante da Associação DJALMA MORELL. O secretário explica que já foi criada a comissão municipal que vai dar suporte à Associação na tomada de decisões. Essa equipe é formada por cinco pessoas dentre elas assessoria jurídica, tributação, engenharia civil, habitação e pelo próprio secretário. Ele antecipa que já foram feitas algumas definições das áreas irregulares já existentes para conhecer a situação de cada uma delas.

Comissão vai se reunir para definir enquadramentos e na sequência atender áreas irregulares no interior. O secretário de desenvolvimento econômico DOUGLAS PATEL explica que será analisado o cadastro de quem se engrada no Reurb-s, destinado às pessoas de baixa renda e quem se enquadra no Reurb-E que são os demais. A reunião serviu para sanar as duvidas dos moradores sobre quo enquadramento que prevê valores diferentes. O Secretário ressaltou que foi decidido também, que os moradores do Bairro Pro Morar e das Acesmos, que tem seus imóveis vinculados a Cooperativas de Habitação, ficarão para a segunda chamada, já que esses casos devem ser estudados separadamente. O prazo para a entrega de toda a documentação para a realização dos cadastros é até dia 7 de junho no setor de Habitação. Após o REURB ser concluído no perímetro urbano, serão iniciados os trabalhos no perímetro rural que tem características urbanas, o que é o caso dos Distritos de Padre Réus e Mariflor, e também da Comunidade de Linha São Vendelino.

Administração de Princesa trabalha no projeto para construção do primeiro ginásio municipal. O secretário da administração, CLAUDINEI MORSCH lembra que esta é uma meta da equipe de governo e o projeto é o primeiro passo para buscar de recursos e licitação de obra. Ele explica que o setor de engenheira da prefeitura fará uma parte do projeto e outra parte estrutural será elaborada por uma empresa contratada. O secretário revela que a licitação ocorrerá nesta semana e a vencedora terá dois meses de prazo para entrega do material. Também foi feita a sondagem no solo para avaliar o melhor local para construir a estrutura. Ele estima que o investimento seja cerca de dois milhões de reais. O espaço vai servir para competições esportivas de diversas modalidades e também para eventos. Princesa possui uma modulo esportivo, mas, não há ginásio municipal até o momento. Outras metas da administração são a construção de uma praça e de um centro para os idosos.

Homem é preso em flagrante furtando creche em SMOeste. O fato ocorreu às 21 horas de sábado, no bairro São Luiz em SMOeste. Após receber informações de que um homem havia entrado em uma creche, a PM se deslocou ao local e iniciou as buscas. Policiais realizaram o cerco e entraram na creche para localizar o homem. Durante as buscas a PM notou que havia alguém andando pelas dependências, e quando o homem notou as guarnições no local, tentou fugir por um buraco na tela quando foi surpreendido. O autor estava com uma camiseta enrolada no rosto e foi abordado saindo com algumas extensões de energia elétrica e com dois botijões de gás, um carrinho de mão, uma alavanca já do lado de fora da tela. Com o homem os policiais encontraram um canivete e uma alicate. Ele confessou que havia furtado os itens para trocar por drogas. O homem foi preso em flagrante e os materiais devolvidos para a responsável pela creche.

Motorista foge após acidente na BR-282 em Maravilha. Um motorista fugiu após se envolver em um acidente de trânsito na manhã deste domingo, quando conduzia um Bora que colidiu com a lateral de um Bitrem de Água Doce por volta das seis e meia da manhã. O acidente ocorreu nas proximidades do antigo posto da Polícia Rodoviária Federal. De acordo com os bombeiros, após o choque o veículo desceu uma ribanceira. O motorista se evadiu do local e foi para casa, segundo familiares que foram ao local do acidente para a retirada de pertences do motorista. O condutor do caminhão, de 47 anos, permaneceu no local para o registro de um Boletim de Ocorrência. As causas do acidente não foram informadas. Os motivos que levaram o motorista do Bora a se evadir também são desconhecidos.

Motorista embriagado é preso em Guarujá do Sul. O acidente aconteceu na Rua Otávio Diehl por volta das 3 e 40, no acesso ao bairro Santo Antonio em Guarujá do Sul. A guarnição foi acionada para ir até a Vila Sulina, onde um Fiesta estava efetuando manobras perigosas, dirigindo em zigue-zague em direção ao centro da cidade. No momento da abordagem foi constatado que o motorista estava em visível estado de embriaguez, apresentava fala arrastada, odor alcoólico, andar cambaleante e vestes desalinhadas. Ele fez o teste do bafômetro que acusou 0,93 miligramas de litro por sangue. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao condutor por dirigir sob efeito de álcool. Ele foi conduzido para central de flagrantes de SJCedro. O carro estava em mau estado de conservação e foi recolhido. O condutor ainda apresentou a CNH com validade vencida há mais de 30 dias.

Homem fica ferido em saída de pista e tombamento de moto na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 16h30 de ontem, na linha São Valentim em Descanso. No local, uma moto Suzuki 1000 de Iporã do Oeste saiu da pista e em seguida acabou tombando em meio a uma lavoura ao lado da rodovia. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado para atender o piloto, de 40 anos. O homem teve escoriações diversas e relatava dores nas costas e no peito. Após atendimento dos socorristas ele foi encaminhado ao hospital de Iporã do Oeste e em seguida transferido para o hospital regional de SMOeste. Populares e moradores que estavam próximo ao local da ocorrência, em um trecho de curva, manifestaram preocupação com o frequente número de acidentes que acontecem no local. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência.

Adolescente fica gravemente ferida em batida frontal na BR-282. Um acidente de trânsito entre um Gol de Maravilha e uma Montana de Itapiranga, deixou três pessoas feridas por volta das 11 hora de ontem, próximo a linha Consoladora. As vítimas foram atendidas pelo Samu e Corpo de Bombeiros de Maravilha. Uma adolescente de 13 anos estava no Gol e sofreu traumatismo craniano leve, trauma em cavidade oral com perda de dentição e laceração na língua com intenso sangramento, além de escoriações nas pernas e nos braços. Durante o trajeto ao pronto socorro do Hospital São José, ela apresentou sonolência e diminuição do estado de consciência. O motorista, de 45 anos, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros se referindo dores na região torácica devido ao impacto contra o volante e um corte no rosto. Já o motorista da Montana, de 27 anos, estava com possibilidade de fratura na perna direita. Todos foram encaminhados ao hospital São José.

Motorista fica gravemente ferido após veiculo despencar de ribanceira em Palma Sola. A equipe deslocou até a linha Santa Terezinha, interior do município, para atendimento de uma saída de pista. No local foi encontrado um Pálio Weekend caído em uma ribanceira de, aproximadamente cem metros. Conforme os bombeiros, a vítima WILLIAN GUARNIERI, de 19 anos, apresentava ferimentos na face, suspeita de trauma craniano, além de suspeita de fratura na perna. Ele foi socorrido e levado até o hospital Palma Sola. A Polícia Militar também esteve no local.

Colisão frontal na BR-163 deixa motorista gravemente ferido. Um homem de 45 anos ficou gravemente ferido ao colidir um Gol frontalmente com uma EcoSport, por volta das 19 horas de sábado nas proximidades da Terra Viva. Com o impacto, o motorista do Gol ficou preso às ferragens. Ele foi removido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado pelo Samu ao Hospital Regional com três fraturas em uma das pernas, suspeita de fraturas no peito e com várias escoriações pelo corpo. O motorista da EcoSport não se feriu. Segundo informações apuradas pela reportagem, a colisão aconteceu no momento em que o Gol tentava uma ultrapassagem. A EcoSport que vinha sentido contrário não conseguiu parar a tempo e bateu de frente. Um terceiro veículo, um Ford KA, vinha atrás da camioneta também se envolveu no acidente. Segundo familiares, a vítima se deslocava para São Miguel do Oeste onde iria participar de uma festa surpresa de aniversário para sua mãe.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.