ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 01/06/19

O tempo na região .... é de céu encoberto com possibilidades de aberturas de sol. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de aberturas de sol. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima deve ser de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a semana em baixa. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas após uma explosão em uma fábrica na Rússia neste sábado. As informações são da agência Reuters. O incidente ocorreu em uma fábrica de explosivos na cidade de Dzerzhinsk, na região central do país. De acordo com a agência France Presse, todos os feridos receberam assistência médica. Ainda segundo a agência, a explosão foi seguida por um incêndio de cem metros quadrados.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que vai começar a campanha de reeleição no dia 18 de junho, em Orlando, na Flórida. Por meio de uma rede social TRUMP escreveu “Vou anunciar minha campanha de segundo mandato presidencial com a primeira-dama, MELANIA, e o vice-presidente, MIKE PENCE, no Away Center, junte-se a nós nesse comício histórico!". TRUMP também já está juntando dinheiro para a campanha de reeleição e fazendo comícios há meses. De acordo com o site da Comissão Federal Eleitoral, a campanha de Trump já arrecadou 97 vírgula oito milhões de dólares, cerca de 383 vírgula nove milhões de reais.

A Justiça dos Estados Unidos condenou nesta sexta-feira a 18 anos e meio de prisão um cidadão colombiano que se passava por um príncipe da Arábia Saudita para aplicar golpes. Segundo a promotoria, ele roubou oito milhões de investidores e usufruía de joias, viagens internacionais, obras de arte, jatos privados e carros de luxo. O homem, identificado como ANTHONY GIGNAC de 48 anos, morava em Miami. O farsante assumia a falsa identidade de "SULTAN BIN KHALID AL-SAUD" desde 2015. De acordo com o jornal "Miami Herald", o colombiano enganou pessoas dos EUA e do Reino Unido.

A seguir:

-PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA E DO DIESEL

A demora de prefeituras para emitir licenças de instalação de antenas de telefonia celular pode comprometer a oferta no Brasil do 5G, a quinta geração da internet móvel, que promete facilitar a conexão entre maquinas e viabilizar, por exemplo, o uso dos carros autônomos. A preocupação é compartilhada por empresas de telecomunicação, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações. O ministério informou que trabalha em um decreto para agilizar a liberação das antenas e impedir que a demora afete a implementação do 5G no Brasil. A pasta considera o tema urgente. Já a Anatel prevê colocar a proposta de edital de leilão do 5G em consulta pública no começo do segundo semestre. O leilão está previsto para o primeiro trimestre de 2020.

O Ministério Público Federal afirmou na noite de ontem que encaminhou ao Ministério da Educação, uma recomendação para que ele cancele a nota oficial dizendo que "professores, servidores, funcionários, alunos, pais e responsáveis não são autorizados a divulgar e estimular protestos durante o horário e no ambiente escolar". Em nota o MEC afirmou que ainda não foi notificado da ação, que "não proíbe pais e alunos de divulgar protestos" e que a nota oficial "respeita fielmente a Constituição e teve o específico propósito de alertar para 'eventual' uso indevido de instituições públicas fora das suas finalidades legais para atender interesse ou ideologia pessoal".

Ainda segundo o MEC, entre a quarta-feira e a manhã desta sexta, a Ouvidoria do MEC registrou 439 manifestações. Um balanço parcial de 212 manifestações, segundo a pasta, mostra que 190 faziam referência aos protestos desta quinta. A pasta não afirmou que tipo de referência foi feita nessas mensagens, mas disse que a Ouvidoria irá analisar cada caso e encaminhar para os órgãos de investigações competentes.

A Petrobras informou na noite de ontem que vai reduzir o preço médio dos combustíveis nas suas refinarias a partir de hoje. O valor médio do litro do diesel vai ficar seis por cento menor e passará a ser vendido a dois vírgula 16. Já o preço da gasolina vai cair sete vírgula 16 por cento, ficando em um vírgula 81. A última alteração no preço médio da gasolina foi feita na semana passada, quando a Petrobras reduziu o valor do combustível em quatro vírgula quatro por cento. O diesel não sofria mudanças desde o dia três de maio.

A seguir:

-ESTADO CATARINENSE JÁ REGISTRA MAIS DE 830 CASOS DE DENGUE EM 2019

A causa das mortes dos seis brasileiros, sendo cinco catarinenses no Chile foi intoxicação por monóxido de carbono. Ao menos é isso que aponta o laudo emitido pelas autoridades chilenas. A informação foi confirmada pelo advogado da família, MIRIVALDO CAMPOS, nesta sexta-feira. O translado dos corpos deve ser na noite da próxima segunda-feira e o velório e enterro, no dia seguinte. Os seis brasileiros eram de uma mesma família e foram encontrados mortos em um apartamento em Santiago em 22 de maio. Eles haviam viajado para o Chile para comemorar o aniversário de uma das vítimas, uma adolescente de 15 anos.

A Polícia Militar prendeu um homem de 49 anos suspeito de manter, há dois anos, a companheira em cárcere privado. O caso foi descoberto por meio de denúncias. Os policiais foram atendidos pelo casal ao chegar na casa, e a mulher, inicialmente, disse que estava tudo bem, mas, em conversa particular com uma policial feminina, confirmou que o companheiro havia confiscado seu celular há dois anos, para que ela não tivesse contato com a família. De acordo com relatos, ele a proibia de sair de casa, e ameaçava retirar-lhe o filho e matá-la caso ela pedisse o divórcio. O relatório da PM afirma que, questionado, o homem trouxe versões contraditórias sobre o caso. Os policiais observaram, ainda, que toda a casa era fechada com grades de aço. O homem foi detido e levado à Delegacia de Itapema.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira que o número de casos de dengue em Santa Catarina continua a aumentar e chegou a 836 neste ano. De acordo com DIVE, Itapema, no Litoral Norte do estado apresenta a pior situação. São 334 casos de pessoas que contraíram dengue no próprio município. O número de pacientes que tiveram febre de chikungunya também subiu. Agora, são nove. Não há casos de vírus da zika em Santa Catarina neste ano. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A maioria dos casos de dengue, 85 por cento deles, foram contraídos dentro de Santa Catarina.

- A SEGUIR:

-TRABALHO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL

ODONTOSESC SEGUE SENDO FEITO.

-EXECUTIVO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE

AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO

PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2019.

Trabalho de educação em saúde bucal Odontosesc segue sendo feito em Campo Erê. SANDRA PERETTO – coordenadora dessa ação no município e membro da Odontosesc relata a importância de cuidar da boca. Ela desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. O Projeto é uma parceria entre administração e Secretaria de Saúde com o SESC, que iniciou no dia 06 de maio e vai até 12 de julho. Os atendimentos odontológicos estão sendo feitos na unidade móvel, e as palestras sobre saúde bucal nas escolas e instituições.

Educação em saúde é uma parceria com os grupos de idosos e escolas do munícipio. De acordo com SANDRA, foi dado início ao projeto de educação em saúde atendendo primeiramente os grupos de idosos. Destaca que os temas abordados foram: câncer de boca, saúde bucal, cuidados com a higiene bucal e próteses dentárias, a importância do “eu” me cuidar e estar bem. Além disso, abordou a importância da família, dentre outros cuidados específicos para a melhor idade, como a questão da violência física, psicológica e

cuidados com empréstimos financeiros.

Várias entidades e instituições já foram atendidas com o projeto Odontosesc. SANDRA revela, que até o momento os grupos de idosos atendidos foram: Bairro Primavera, Linha 12 de Novembro, Cohab São Francisco e Sander. Também foram realizadas atividades educativas na Raul Pompéia, Médici com alunos do sexto ao nono ano. Com os adolescentes foi abordado temas como higiene pessoal, corpo limpo, respeito pelo corpo e pelo corpo do outro, pesando na qualidade de vida, além de saúde bucal e doenças associadas.

Outro tema abordado foi o consumo de drogas lícitas e ilícitas. A coordenadora ressalta que sempre orienta na questão da responsabilidade de cada um, onde cada escolha tem sua consequência. Até o momento já foram quase dois mil atendimentos em Educação em Saúde o que representa muita informação repassada a população. Os trabalhos clínicos e educativos seguem no município nas próximas semanas.

Poder executivo de Campo Erê realiza audiência pública de avaliação do cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2019. O evento desta semana na câmara de vereadores, foi coordenado pelo contador da prefeitura, IVO GIACOMETTI. Ele explica que a audiência é dividida em duas partes, a primeira faz a explanação da receita arrecadada e a corrente liquida. Depois a equipe expõe as despesas: empenhadas, liquidadas e pagas.

Audiência pública serve de comparativo, entre o que foi arrecado e que foi gasto pela prefeitura. Afirmação é de IVO GIACOMETTI. Diz ainda que os números mudam bastante de um evento para outro, fala que tudo depende da receita econômica que gira na cidade. O contador reforça que é muito bem vinda a presença da sociedade nestes encontros, pois desta forma todos saberão a onde os recursos estão sendo aplicados.

É função de vereador, participar da audiência pública que trata do cumprimento das metas fiscais de Campo Erê. Este é o entendimento da vereadora ROZANE MOREIRA, que também é presidente da comissão de finanças, orçamento e fiscalização financeira. Ela se diz preocupada com os números apresentados. Cita a folha de pagamento da administração, que segundo ela, já ultrapassou o limite máximo de 54 por cento de gasto com pessoal, o que deve gerar grandes prejuízos à população.

É dever do parlamentar saber como está a saúde financeira do seu município. Quem diz é o vereador ADELIR BUSSOLARO de Campo Erê. Enfatiza que estando presente nestes momentos, além de tirar dúvidas sobre o orçamento municipal, também dá um melhor embasamento ao vereador, para que na hora de votar algum projeto vindo do executivo, principalmente àqueles que mecham no caixa da administração, o parlamentar saberá qual decisão tomar.

Toda sociedade deveria participar da prestação de contas do pode público municipal. Este é o entendimento do vereador JUCEMAR DE MELO, o Roquinho. Sobre a audiência realizada nesta semana, fala que ficou feliz em ver investimentos a mais do recomendado, na saúde e educação. Por outro lado, comenta estar preocupado com a folha de pagamento. Explica que como Campo Erê ainda depende de recursos de outras esferas públicas, como estadual e federal, não se pode ter um gasto tão alto com pessoal.SONORA

Avaliação do cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2019 agrada vereador. JOÃO ADROIR DA SILVA, o Juca, diz que fica satisfeito em ver os investimentos feitos pelo executivo, na saúde e educação municipal. Ele conta que acredita na capacidade de gestão do prefeito e revela que o chefe do executivo busca recursos para a cidade. O parlamentar conclui, que para as próximas audiências é importante a participação da população.

Parlamentar espera redução da folha de pagamento da prefeitura. A manifestação é de GENIR MOREIRA, que também esteve presente na audiência pública nesta semana. Ele revela sua preocupação com a alta receita gasta com pessoal. De acordo com ele, isso deve prejudicar o andamento de serviços prestados à população. O vereador espera que a partir de agora, o executivo deva conter gastos e principalmente, reduzir o quadro de funcionários.

Falta de energia e chuvas interrompem novamente abastecimento em Marmeleiro. A Sanepar informa que a captação de água do Rio Marmeleiro, que abastece os moradores da cidade, ficou sem energia devido a uma queda de uma árvore da rede da Copel, ainda na quinta. A energia retornou, no entanto, em razão das chuvas dos últimos dias, aumentou o volume e a turbidez da água do rio que abastece a cidade. Assim, ontem, a Sanepar precisou reduzir o volume de água captada a fim de manter a qualidade do abastecimento.

Falta da energia e redução da captação contribuem para nível do reservatório baixar, comprometendo o fornecimento de água para as regiões mais altas da cidade. Caminhões-pipa auxiliam no abastecimento, puxando água tratada de Francisco Beltrão para abastecer o reservatório. A previsão é a de que o fornecimento de água volte à normalidade forma gradativa nesses dias. Segundo a Sanepar só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa de água no imóvel. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

- A SEGUIR:

-SAÍDA DE PISTA NA SC 157.

-CARRO CAI NO RIO E BOMBEIROS PROCURAM POR

VÍTIMAS.

Motos colidem na SC 160. O acidente ocorreu por volta das 17 horas e 30 minutos de ontem, no KM 29,800 da rodovia 160 no município de Saltinho. Se envolveram uma moto HondaBiz emplacada no município de Maravilha, que era pilotada por uma mulher de 19 anos, e uma 160 FAN também com placa de Maravilha. Neste acidente não houve feridos e na motoneta foram registrados danos de pequena monta.

Saída de pista na SC 157. O acidente ocorreu por volta das 18 horas de ontem, em Novo Horizonte. Foi uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo uma caminhonete FordF1000 emplacada no município de São Lourenço do Oeste, conduzida por uma mulher de 39 anos. Neste acidente não houve feridos e no veículo foram registrados danos de pequena monta.

Carro cai no rio e bombeiros procuram por vítimas. Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar foram acionados ontem, para prestar atendimento a um acidente, onde um veículo teria caído no Rio Marrecas na Rua São Pedro, bairro Cango, em Francisco Beltrão. Segundo uma moradora das proximidades, ela e a família ouviram o barulho e avistaram um carro rodando no rio. Ainda segundo a mulher duas pessoas estariam no veículo que acabou desaparecendo nas águas. Conforme a tenente do Corpo de Bombeiros, Débora Kolossoskei devido à forte correnteza, o veículo com as possíveis vítimas não permaneceu no mesmo local onde ocorreu a queda.

Bombeiros continuam as buscas utilizando moto aquática. Ainda segundo a tenente, não há confirmação oficial sobre as vítimas, apenas que teriam pessoas do sexo masculino. Na manhã de hoje, os bombeiros retomaram as buscas. As fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias elevaram cerca de 4 metros o nível do Rio Marrecas, dificultando o trabalho das buscas. Ainda não há confirmação oficial do número de pessoas que estavam no veículo.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.