ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 01/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

Um tiroteio no campus de Charlotte da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, deixou ao menos duas pessoas mortas e outras quatro feridas nesta terça-feira, segundo a imprensa norte-americana. De acordo com a rede de televisão NBC, o suposto assassino se chama TRYSTAN TERRELL, de 22 anos. As autoridades disseram que ele era um ex-aluno de história da universidade que abandonou os estudos no início do semestre. Ainda não se sabe os motivos do crime.

As ruas de Caracas, capital da Venezuela, foram tomadas por confrontos nesta terça-feira que deixaram mais de 70 feridos após o presidente autoproclamado do país, JUAN GUAIDÓ, ter convocado a população a se manifestar contra o regime de NICOLÁS MADURO. GUAIDÓ anunciou o apoio de militares para derrubar o governo e deu início à fase final da chamada Operação Liberdade. Ainda pela manhã, grupos de manifestantes tentaram entrar na principal base aérea do país e carros blindados da polícia também avançavam sobre manifestantes. Um dos veículos chegou a acelerar sobre a multidão, atropelando pessoas.

Na primeira aparição pública desde o início dos conflitos na Venezuela desta terça-feira, NICOLÁS MADURO afirmou que os militares que apoiaram JUAN GUAIDÓ foram pagos pela oposição. O chavista ainda negou que tenha perdido respaldo das Forças Armadas e o controle da base de La Carlota, em Caracas. Em mensagem divulgada nas redes sociais, JUAN GUAIDÓ convocou novos protestos para esta quarta-feira. Ele disse, na gravação, que Nicolás Maduro "não tem o respaldo nem o respeito das Forças Armadas".

O presidente JAIR BOLSONARO editou nesta terça-feira uma medida provisória para liberar 223 milhões de reais para assistência emergencial e acolhimento de cidadãos da Venezuela. Por se tratar de MP, a liberação dos recursos tem força de lei por já ter sido publicada no "Diário Oficial". Pelo texto da MP, o dinheiro servirá para "assistência emergencial e acolhimento humanitário de pessoas advindas da República Bolivariana da Venezuela". No texto, não há detalhes sobre como o dinheiro deve ser utilizado.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta terça-feira que o governo não fará aumento de impostos. Segundo GUEDES, liberais, como definiu os integrantes da equipe econômica, podem reduzir ou fazer substituição tributária, mas não elevar impostos. Nessa semana, o secretário-especial da Receita Federal, MARCOS CINTRA, disse que, com o imposto sobre pagamentos em discussão na área econômica do governo, até mesmo fiéis de igrejas serão tributados quando contribuírem com o dízimo. BOLSONARO desautorizou CINTRA e disse que a informação não procede.

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12 vírgula sete por cento no trimestre encerrado em março, atingindo 13 milhões e 400 mil pessoas, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em maio de 2018, quando a taxa também ficou em 12 vírgula sete por cento, reforçando a leitura de perda de dinamismo e recuperação mais lenta da economia neste começo de ano. Segundo o IBGE, a alta do desemprego no primeiro trimestre representa a entrada de um milhão e 200 mil pessoas na população desocupada na comparação com o trimestre encerrado em dezembro.

O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, CARLOS SIQUEIRA, suspendeu a intervenção que faria no Diretório de Santa Catarina, com a destituição do atual comando e a indicação dos novos dirigentes. A previsão inicial do comando nacional era de que haveria desfiliação em massa no PSB, o que teria motivado o encaminhamento da intervenção. Nos últimos dias, o deputado BRUNO DE SOUZA cancelou a filiação com pedido na Justiça Eleitoral e o deputado NAZARENO MARTINS encaminhou requerimento ao Diretório Regional também pelo cancelamento da filiação.Ato contínuo o Diretório Nacional requereu a cassação do mandato dos dois deputados estaduais para que assumam os dois suplentes, que são os ex-deputados PATRICIO DESTRO e CLEITON SALVARO.

O presidente da Câmara de Chapecó, ARESTIDE FIDÉLIS do PSB, anunciou em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira a renúncia ao cargo de chefe do legislativo municipal. No entanto, ele continua como vereador. O motivo foi a pressão recebida após condenação judicial por um acidente ocorrido no dia primeiro de maio de 2014, no Contorno Viário Oeste de Chapecó. O veículo conduzido por FIDÉLIS bateu em outros dois carros, ferindo sete pessoas, uma delas gravemente. Ele foi condenado e preso, mas obteve o direito de responder ao recurso em liberdade. Na segunda-feira ele voltou a assumir o cargo de vereador e presidente, mas convocou uma reunião com os 15 vereadores da base aliada e decidiu deixar a presidência da casa.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, autorizou na manhã desta terça-feira a licitação para a compra de equipamentos do novo prédio do Hospital Regional do Oeste, no valor de 10 milhões de reais. Essa é uma segunda licitação de equipamentos para o novo prédio, que vai aumentar em cerca de 60 por cento a capacidade de atendimento. Ainda no ano passado foram adquiridos sete milhões e 200 mil em equipamentos, que já estão disponíveis. O prédio de 11 mil metros quadrados e 11 andares está pronto, restando o habite-se dos Bombeiros. A obra custou quase 30 milhões.

Marmeleiro segue em estado de alerta: mais de 20 casos de dengue confirmados. MARILENE ROMÍO – diretora do departamento de saúde classifica como alarmante a situação no seu município. Desde que se confirmou o primeiro caso, até hoje, toda semana o departamento recebe mais pessoas com os sintomas e as confirmações da doença aumentam. Hoje são 23 casos, e mais de 40 notificações. Ela lembra que Marmeleiro é um dos 18 municípios do Paraná que estão em alerta para epidemia de dengue. O prefeito já decretou estado de alerta e em risco de epidemia de dengue.

Ações de controle ao Aedes Aegypti envolve todos os departamentos municipais. MARILENE conta que foram definidas estratégias de combate ao mosquito. Observa que se a situação avançou e chegou a esse ponto é porque os moradores deram condições ao mosquito. Reforça que os departamentos estão acompanhando e pedindo que a população elimine lixos e objetos que contenham água. Recentemente foi feito um mutirão de limpeza geral.

Evolução da dengue é muito rápida. A diretora do departamento de saúde de Marmeleiro MARILENE ROMÍO explica que a dengue passa facilmente de um município para outro. Como Marmeleiro está próximo, á várias cidades, a população deve redobrar os cuidados, porque a dengue importada é muito comum.

Conselho municipal de assistência social escolhe nova diretoria. De acordo com a presidente eleita em Anchieta JOZANE BARD, membros do Conselho Municipal de Assistência Social se reuniram na sala do Centro de Referência da Assistência Social para a eleição. Ela conta que foram empossados os novos representantes governamentais e eleita a mesa diretora para os próximos dois anos. Ela foi escolhida presidente, e como vice a eleita foi VERA JUNGES. ADRIANA SOMAVILLA, primeira secretária e ANDREZA DIAS, segunda secretária.

A pedido de parlamentar, comissão vota debate sobre aumento de casos de dengue. O aumento dos casos de dengue em todo o País será alvo de debate na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O requerimento, é de autoria da deputada federal CARMEN ZANOTTO. No documento, a parlamentar manifesta preocupação com o crescimento da doença e com o número de focos do mosquito.

É importante ouvir o secretário para saber quais são as medidas e ações do ministério para frear o avanço da doença. A frase é da deputada federal. Ela diz que é preciso intensificar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor não só da dengue, mas também da zika e chikungunya. Ela conta que de acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos prováveis de dengue em toda região, até fevereiro deste ano, cresceu 149 por cento, mais que dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado.

Agricultores da região começam a se adaptar para novas regras do leite. O veterinário da Coopacep, MARCIO GOZZI lembra que a cada período surgem mudanças para as propriedades, muitas delas devido a mudança do consumidor que está mais exigente. Objetivo é garantir mais qualidade do produto e consequentemente manter a saúde pública. Mas, ele observa que para propriedades pequenas os critérios que passam a ser cobrados geram impactos maiores e requerem investimentos. Ele cita as instruções normativas número 38 e 39 anunciadas em julho passado que geraram muitos debates e pressão de entidades de classe devido as dificuldades em cumpri-las.

Foram feitos seminários e mobilizadas lideranças que conseguiram uma flexibilização. O veterinário destaca que em seguida foram anunciadas as normativas 76 e 77 que começam a vigorar em maio tanto para o produtor, o transportador, a indústria e o mercado leiteiro. Ele exemplifica que a partir de então somente será coletado o leite em propriedades que refrigerem o produto em tanques de expansão ou sistema de placas. Aqueles que usam resfriador de imersão não poderão mais fazer a entrega.

Outra norma que passará a vigorar nesta semana se refere à qualidade do leite. O veterinário, MARCIO GOZZI esclarece que a referência será com base na Contagem Bacteriana Total de no máximo 300 mil por mililitro e Contagem de Células Somáticas de no máximo 500 mil. Segundo ele, esses números são facilmente controlados com um bom manejo na prática da atividade leiteira, desde antes do momento da ordenha até a refrigeração e a coleta do leite pelo transportador. Ele percebe que há pessoas que acreditam que a qualidade demanda de investimento, mas garante que apenas boas práticas são suficiente.

A partir das normativas em algumas propriedades rurais devem ser inviabilizadas. Porém, GOZZI, diz que aqueles que buscarem adaptação, com assistência técnica, conseguirão se adequar com facilidade. Ele revela que o valor médio do leite entregue via cooperativa é de um real e 18 centavos no mínimo e há incentivo pela qualidade de sete centavos.

Vereadores vão propor audiência com comunidade para debater sobre busca de financiamento para município. O vereador IVO SCHAEFFER de Anchieta lembra que o projeto vem sendo bastante comentando e existem diversas dúvidas. Esclarece que a bancada não está travando a votação, mas, como a administração enviou duas vezes textos substitutivos, não foi possível fazer um estudo detalhado. IVO afirma que a presidente MARIA HELENA TRENTIN deve propor uma audiência para que os moradores possam dar sugestões e opinar sobre a viabilidade em a prefeitura adquirir a dívida. Afirma que como o montante é alto e prevê vários investimentos é importante essa análise. SCHAEFFER lembra que em breve estará operando uma usina de asfalto na região que vai baratear o custo. Outra sugestão é buscar emendas que não necessitem de contrapartida da prefeitura.

Vereador pretende apresentar emenda no projeto do financiamento. SCHAEFFER afirma que objetivo é que o pagamento destes valores seja quitado até o final do ano que vem, quando a atual administração encerra o mandato. Segundo ele, se o governo municipal vem tendo dificuldades em investir devido aos precatórios que precisam ser pagos, não é justo inviabilizar o governo dos próximos eleitos. Outro pedido é que pelo menos 20 a 25 por cento dos dois milhões sejam investidos na agricultura.

De momento os maiores investimentos planejados estão na cidade. O vereador vai sugerir a compra de implementos para ceder aos grupos de produtores, nas patrulhas agrícolas. Cita também a questão do galpão que está previsto para ser construído com parte do valor. IVO afirma que como a Lei de incentivo prevê alguns critérios e a devolução da estrutura, a administração já tem um galpão para receber e que poderá ser feito no bairro Xavantes, sem necessidade de gastos.

Decreto proíbe aquisição e consumo de margarina, refrigerantes, sucos artificiais e produtos enlatados na merenda escolar e em atividades da prefeitura. A informação é do prefeito do município de Anchieta IVAN CANCI. De acordo com ele, esse é um importante trabalho que vem sendo desenvolvido através da saúde municipal. Ação consiste em incentivar a população a desenvolver hábitos de vida mais saudáveis, evitando assim o surgimento de problemas de saúde. A alimentação saudável e adequada, frisa o prefeito é um dos hábitos incentivados nas atividades desenvolvidas pelas diversas secretarias municipais.

Hábitos saudáveis é uma recomendação do Conselho Municipal de Saúde. Conforme o prefeito, pensando em melhorar a qualidade de vida, neste mês foi assinado decreto que proíbe a aquisição, o consumo e uso de alimentos que não atendem aos padrões de qualidade nutricional indispensáveis à saúde em todas as escolas municipais, na unidade de pronto atendimento, na secretaria municipal de saúde e na secretaria de assistência social. Cita alimentos como: margarina, salsichas, refrigerantes, sucos e refrescos artificiais, enlatados, salgadinhos industrializados e pipocas industrializadas, alimentos com gordura vegetal hidrogenada, doces, embutidos, alimentos compostos, salgados e doces fritos. Além de preparações semiprontas ou prontas para consumo, ou alimentos concentrados.

Consumo de margarina, refrigerantes, sucos artificiais e produtos enlatados são causadores da obesidade infantil, hipertensão arterial e de diabetes. CANCI, ressalta que objetivo do Governo Municipal é contribuir com a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, compreendendo o uso de alimentos variados e seguros, nos cardápios da merenda escolar bem como nas demais atividades municipais onde é oferecido lanches ou refeições. Acrescenta que isso contribuí com a qualidade de vida da população anchietense.

A Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira - DIC-Fron, em ação conjunta com a Polícia Militar, cumpriram mandado de prisão contra um homem de 24 anos, na noite de ontem. A prisão é preventiva por roubo, cuja pena é de reclusão de 4 a 10 anos, além de multa. A operação policial aconteceu em Novo Horizonte, e o detido foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê, onde se encontra à disposição da Justiça. Ainda ontem, a Polícia cumpriu outro mandado de prisão contra um homem de 23 anos, por furto qualificado, com pena de 2 a 8 anos de prisão e multa. O homem foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.

Duas pessoas sofrem ferimentos em colisão na SC 305. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a um acidente por volta das 18 horas e 20 minutos de ontem, no Km 15,500 da rodovia SC 305 no município de São Lourenço do Oeste. Foi uma colisão sentido oposto, envolvendo um Gol emplacado em Joinville, conduzido por um homem de 39 anos e uma moto HondaCG 150 placa de Campo Erê, pilotada por um de 28 anos. Nesse acidente sofreram lesões o condutor e a passageira da motocicleta e nos veículos foram registrados danos de pequena monta.

Adolescente é encontrada morta, e suspeita é de participação em desafio da internet. Foi no final da tarde de ontem, em Guarujá do Sul. Ela foi localizada pela mãe deitada numa cama já sem vida. Informações preliminares apontam que SIMONE FERNANDES, de 16 anos, teria inalado certa quantidade de desodorante aerossol ao participar de um suposto desafio na internet, conhecido como “desafio do desodorante”. A irmã da vítima, disse à Polícia Civil que Simone teria ouvido um áudio onde alguém a orientava a utilizar um saco plástico e inalar a substância. Este seria o primeiro caso de morte ocorrido na região induzido por desafios na rede mundial de computadores. No Brasil, diversas pessoas já foram vitimadas pelo “jogo”.

Ainda não há confirmação oficial sobre a morte da menina, no entanto, há fortes indícios de que ela tenha praticado o desafio. Um Inquérito Policial deve ser instaurado para apurar os fatos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste onde será periciado. Laudos devem apontar a causa da morte. O contato da adolescente, que supostamente teria repassado as informações sobre o desafio, deve responder pelo crime de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio. A Legislação, prevê pena de reclusão de dois a seis anos em caso de suicídio consumado. Se o crime é praticado por motivo egoístico e em caso de vítima menor de idade a pena é duplicada.

Corpo é encontrado desfigurado na rua. A suspeita, segundo a Polícia Militar de Marmeleiro, é de que um veículo teria passado por cima do corpo. A equipe policial recebeu uma ligação por volta da 1e15, da madrugada de hoje, dizendo que havia um homem caído no meio da rua, na Avenida Macali, em Marmeleiro. A guarnição foi até o local e confirmou a informação. Tratava-se do corpo de um homem, porém, ele não possuía nenhum documento consigo, e seu corpo e rosto estavam desfigurados. A Polícia Militar isolou a área e acionou os órgãos competentes. Ainda segundo a PM, as câmeras de segurança estão sendo analisadas para auxiliar nas investigações. Polícia Civil e a Criminalística fizeram os levantamentos, e depois o corpo do homem foi levado ao IML de Francisco Beltrão.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.