ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 01 04 2020

-BOLSONARO MUDA O TOM EM CADEIA DE RÁDIO E TV E EVITA CRÍTICAS AO ISOLAMENTO SOCIAL

-COM 235 CASOS DE CORONAVÍRUS, ESTADO VOLTA A DISCUTIR RETOMADA DAS ATIVIDADES

-MUNICÍPIO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM RAZÃO DOS NOVOS CASOS DE DENGUE

-COMITIVA DE EMPRESÁRIOS PEDE REABERTURA DO COMÉRCIO COM RESTRIÇÕES NA CIDADE

-COMITE LOCAL DO CORONAVÍRUS REFORÇA PEDIDO PARA QUE PESSOAS FIQUEM EM CASA

-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURAS EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CAMINHONETE

-DELEGADO FAZ ALERTA PARA A DISSEMINAÇAO DE NOTÍCIAS FALSAS NA INTERNET

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O governo socialista de Nicolás Maduro rejeitou nesta terça-feira a proposta dos Estados Unidos de que o presidente e o líder opositor JUAN GUAIDÓ se afastem do poder para celebrar novas eleições presidenciais na Venezuela. MADURO disse que o pedido é uma "aberração". O presidente afirmou que a Venezuela é um país livre, soberano, independente e democrático que não aceita, nem aceitará jamais tutela alguma de nenhum governo estrangeiro. Mais cedo, o chefe da diplomacia americana, MIKE POMPEO, pediu para que MADURO e GUAIDÓ se afastassem para organizar um "governo de transição", que convoque eleições presidenciais.

As autoridades espanholas de Saúde informaram nesta quarta-feira que, nas últimas 24 horas, a Espanha registrou 864 mortes por Covid-19. É o segundo dia seguido que o país ibérico tem um pico na contagem de mortos. O número é o mais alto para um dia, desde o início da pandemia de coronavírus. Com ao menos nove mil e 53 mortes, a Espanha é o segundo país no mundo que mais teve vítimas nesta pandemia de coronavírus, ficando atrás apenas da Itália que ultrapassou as 12 mil e 400 mortes.

O presidente DONALD TRUMP avisou nesta terça-feira que os Estados Unidos devem se preparar para um período de duas semanas muito brutal. A projeção da Casa Branca é de que pode haver de 100 mil a 240 mil mortes nos no país por causa da pandemia de Covid-19, mesmo se as regras de distanciamento social forem obedecidas. TRUMP também disse que eles estão estudando proibir viagens entre os Estados Unidos e o Brasil e outros países. Houve três mil 873 mortes pela Covid-19 até esta terça-feira. Somente ontem foram 800 óbitos, o maior número para um único dia.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10 e 20 desta quarta-feira, cinco mil 827 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 203 mortes pela Covid-19. A última morte, confirmada no fim da noite de terça-feira, foi de um homem de 23 anos, no Rio Grande do Norte. Ele é a vítima mais jovem do coronavírus no Brasil até o momento. A maior parte das mortes foi registrada em São Paulo, com 136 vítimas, e no Rio de Janeiro, com 23. Ontem, ministro da Saúde disse sua equipe prepara um protocolo que vai indicar diretrizes para produção das máscaras com TNT e também orientação para o uso do equipamento. Pessoas que não trabalham diretamente na área da saúde ou que não têm os sintomas da Covid-19 devem receber a indicação para o uso de máscaras em algumas situações.

A Câmara e o Senado publicaram um ato no Diário Oficial da União desta quarta-feira que altera a tramitação das medidas provisórias nas duas casas legislativas durante a pandemia do novo coronavírus e reduz o prazo para aprovação dos textos. A mudança ocorre em meio ao período de "deliberação remota", sem a necessidade da presença dos parlamentares no Congresso para votar. Pelo ato desta quarta-feira, as medidas deixam de ter de passar por comissão mista com deputados e senadores e passam a ser instruídas direto pelos plenários. Antes, a aprovação do texto em uma comissão mista de parlamentares era o primeiro passo da análise da MP, anterior ao encaminhamento da proposta para os plenários de Câmara e Senado.

O presidente JAIR BOLSONARO fez nesta terça-feira, em rede nacional de televisão, o quarto pronunciamento sobre a crise do coronavírus. Desta vez, ele não criticou diretamente o isolamento social como forma de conter a pandemia, método defendido pela Organização Mundial de Saúde e pelo próprio Ministério da Saúde. No último dia 24, ele chegou a pedir na TV a “volta à normalidade” e o fim do “confinamento em massa”. BOLSONARO é um dos poucos chefes de Estado no mundo que defende a retomada da atividade econômica em meio à pandemia do coronavírus. O presidente se disse preocupado com a vida e também com a manutenção dos empregos. Afirmou que o remédio não pode ser pior que os efeitos que a pandemia provocará.

Subiu para 235 o número de casos positivados de coronavírus em Santa Catarina. Desses, 22 estão internados em Unidade de Tratamento Intensivo. Também são duas mortes confirmadas pela doença em 20 dias, desde que o primeiro diagnóstico alertou sobre a presença do Covid-19 em território catarinense. O primeiro óbito foi de um homem de 86 anos, de Porto Belo e outro, de um homem de 68 anos, de Joinville. Em relação aos suspeitos da doença o número não é mais divulgado, segundo o Estado, porque a conta deixou de ser feita desde que a transmissão comunitária foi identificada em todas as regiões. Dos 235 casos confirmados, são 118 homens e 117 mulheres.

A secretaria estadual de saúde divulgou um relatório detalhado do perfil das pessoas contaminadas pelo coronavírus em Santa Catarina. A faixa etária de pessoas entre 30 e 39 anos tem o maior número de casos confirmados de Covid-19, com 25 vírgula um por cento do total. Os idosos, público mais vulnerável à Covid-19, representam 25 e meio por cento dos casos até o momento. Dentro desse grupo, os pacientes de 60 a 69 anos respondem por 17 vírgula oito por cento. Jovens entre 20 e 29 representam 14 vírgula quatro por cento dos casos em Santa Catarina. A faixa etária entre 40 e 49 casos responde por 17, enquanto aqueles entre 50 e 59 anos são 16 vírgula um por cento.

Na coletiva de imprensa desta terça-feira, o governador do estado voltou a falar sobre a retomada da economia e reabertura das empresas. CARLOS MOISÉS explicou que o grupo econômico vem discutindo a melhor forma de reabrir os setores não essenciais. O grupo, que é formado por representantes do governo e de entidades empresariais, ganhou ontem o reforço do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho. MOISÉS explicou que ficou estabelecido neste encontro inicial, que a decisão da reabertura do comércio, por exemplo, depende de respostas para as seguintes perguntas: o quê, quando e como volta a funcionar? O objetivo do estado é reabrir aos poucos e com segurança.

O município de Barra Bonita prorrogou os prazos para os pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano e demais débitos existentes com a Administração. A informação é do fiscal de tributos e obras da prefeitura, AGNALDO DERESZ. De acordo com ele, a ação está baseada na lei que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do novo Coronavírus. Conforme ele, a partir de agora os moradores do centro da cidade terão até dia 27 deste mês para efetuar o pagamento em cota única do IPTU.

A prorrogação dos vencimentos relativos ao IPTU deste ano de Barra Bonita também vai valer para os contribuintes que optarem pelo parcelamento do imposto. A afirmação é do fiscal de tributos e obras da prefeitura, AGNALDO DERESZ. Segundo ele, os moradores também poderão efetuar os pagamentos em duas parcelas, sendo os vencimentos para 30 de abril e 29 de maio. Ele destacou que devido ao Covid-19 a prefeitura vai disponibilizar um novo carnê com as novas datas de vencimento através do site da prefeitura. AGNALDO disse que a ferramenta está em fase de conclusão e deve entrar no ar nesta semana. O fiscal de tributos explicou que após a conclusão desse procedimento, os moradores poderão acessar os carnês através do endereço eletrônico www.barrabonita.sc.gov.br .

Para acessar ao novo carnê de IPTU o contribuinte deverá preencher alguns dados no site. O comentário é do fiscal de tributos e obras da prefeitura, AGNALDO DERESZ. Ele disse que será necessário ter os documentos pessoais em mãos na hora de acessar a ferramenta no site. Ele ressaltou que aqueles que não possuem acesso a internet podem se deslocar até a agência bancaria da cidade e solicitarem a impressão do novo documento com os novos prazos. AGNALDO revelou que o pagamento também pode ser feito de casa através de aplicativos digitais. Além da nova data para o IPTU, os pagamentos relativos de outros débitos com o governo municipal também estão prorrogados com data de vencimentos para o dia 15 de maio.

Os trabalhos de revitalização da BR 282 foram retomados na última semana. A informação é do engenheiro responsável pelo Dnit na região, DIEGO DA SILVA. Ele disse que depois um período de redução das obras por causa de problemas no orçamento e das restrições impostas pelo decreto do coronavírus do governo do estado, as ações foram retomadas em ritmo mais intenso. DIEGO acredita que a intensidade das obras deve se manter pelas próximas semanas. Ele também comentou que a garantia de recursos no orçamento permite que o Dnit faça uma nova projeção para a conclusão das obras no trecho entre São Miguel do Oeste e Chapecó. Segundo o órgão, a previsão é de que o asfalto esteja recuperado e com as faixas de terceira pista até o final do ano que vem.

O prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, decretou situação de emergência no município em razão dos prejuízos causados pela falta de chuvas. A decisão seguiu a recomendação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O decreto foi assinado na tarde de segunda-feira. O município vem enfrentando problemas com a produção e com o abastecimento de água da cidade. Além disso, a secretaria de Obras está realizando o transporte de aproximadamente 100 mil litros de água por dia com o caminhão pipa para abastecer o Distrito de Itajubá, São Valentim e famílias que têm solicitado água para o consumo humano. No total, 254 famílias estão sendo atendidas diariamente com o transporte de água. As culturas de milho e leite também foram afetadas pela estiagem.

O cenário atual provocado pela estiagem em São Miguel do Oeste não é grave o suficiente para declaração de Situação de Emergência. Este foi o entendimento principal do Conselho Municipal de Defesa Civil, que esteve reunido nesta terça-feira, no Salão Nobre da Prefeitura, para avaliar os prejuízos provocados pelo baixo volume de chuvas. De acordo com o conselho, o perfil de São Miguel do Oeste é mais urbano do que rural e os efeitos da estiagem são sentidos em menor intensidade. Segundo técnicos da Epagri, as chuvas de sábado e segunda-feira também contribuíram para amenizar a questão de umidade do solo, que deve melhorar a condição das pastagens. Por isso, o município não deve decretar emergência em razão da estiagem.

Mesmo sem o decreto de estado de emergência, São Miguel do Oeste já acumula perdas no campo por conta da falta de chuvas. Atualmente, as maiores perdas são no milho safrinha que chegam a 40 por cento. No leite, a queda na produção já é de 27 por cento. No interior, 25 famílias já foram atendidas pela Secretaria de Obras, com o abastecimento de água para uso animal, como bovinos de leite, bovinos de corte e suínos. Poucas famílias necessitam de água para consumo humano no meio rural. Na cidade, a Casan também não tem previsão de desabastecimento. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, JEFERSON DIAS, as condições serão avaliadas diariamente e novas medidas podem ser anunciadas a qualquer momento, caso haja a necessidade.

Os investimentos feitos pela prefeitura no campo também contribuíram para reduzir os impactos negativos da estiagem que atinge o município. A afirmação é do vice-prefeito ALFREDO SPIER. De acordo com ele, a secretaria de Agricultura desenvolveu uma série de ações para aumentar a capacidade de abastecimento das propriedades e diminuir a vulnerabilidade da agricultura diante de períodos de pouca chuva. SPIER citou, por exemplo, que foram construídos cerca de 130 poços caxambu. Além disso, a secretaria também promoveu a perfuração de poços artesianos. Essas ações, segundo o vice-prefeito, fizeram com que os efeitos da estiagem fossem sentidos em menor intensidade no município.

A secretaria de Saúde retomou na manhã de hoje a campanha de vacinação contra a gripe na praça Walnir Botaro Daniel. A procura foi intensa com formação de fila no local. Neste momento, o medicamento está disponível para pessoas com idade acima dos 60 anos e profissionais da saúde. Uma equipe trabalha na organização das filas, para manter um espaçamento seguro entre as pessoas, a fim de prevenir as contaminações. Segundo a coordenadora da Sala de Vacinas, LEANDRA MORTARI, o município recebeu mil e 500 doses nesta semana. Para atender cem por cento do público-alvo no município, ainda serão necessárias mais de 700 doses. Uma nova remessa, para completa a primeira etapa, deve ser enviada pelo Governo do Estado nos próximos dias.

O horário de atendimento da sala de vacinas da campanha da gripe na praça Walnir Botaro Daniel é das sete e meia da manhã às cinco da tarde, sem fechar ao meio-dia. De acordo com a coordenadora da Sala de Vacinas, LEANDRA MORTARI, uma equipe de apoio também está realizando a vacinação nas casas dos idosos acamados. A vacinação à domicilio está ocorrendo nos bairros São Sebastião, Salete, São Gotardo, São Jorge, Santa Rita e Centro. Na semana passada, este roteiro foi realizado nos bairros São Luiz, Jardim Peperi, Agostini, Estrela e Progresso. Até o momento, foram recebidas três mil 150 doses da vacina e já foram imunizados 77 por cento da meta dos trabalhadores da saúde e 54 por cento da população idosa acima de 60 anos.

O prefeito WILSON TREVISAN, anunciou na tarde desta terça-feira, que irá assinar um Decreto declarando Estado de Emergência no Município, em virtude da situação da dengue. Já são 54 casos confirmados este ano e 47 estão em investigação. Entre as ações a serem adotadas, a partir da publicação do decreto, está a contratação emergencial de até mais cinco agentes para reforçar a equipe. Atualmente, são 22 profissionais que fazem o trabalho de monitoramento e orientação da população. Outra medida é chamar detentos da unidade prisional avançada para retomar os serviços de limpeza e manutenção de espaços públicos. A decisão pela declaração de emergência foi tomada após reunião da Sala de Situação, que indicou a

necessidade de publicar o decreto.

O quadro é grave e são necessárias ações firmes do poder público e da própria população para conter o avanço da dengue. A afirmação é do secretário de saúde, LEONIR CARON. Ele disse que o município já tomou uma série de medidas para reduzir os focos do mosquito e evitar a doença, como por exemplo, o trabalho constante de equipe da dengue, a recolha de pneus, eletrônicos e móveis em desuso, as campanhas de conscientização, a dedetização de bocas de lobo, aplicação de fumacê nas áreas mais afetadas e notificação de proprietários de terrenos sem manutenção. Mesmo assim, diz CARON, a proliferação do mosquito Aedes aegypti continua. Ele disse que não adianta o poder público fazer a parte dele se as pessoas não cuidam de seus quintas e deixam água acumulada para a proliferação do mosquito.

Um grupo de dez empresários, entre eles o presidente da Acismo DANIEL DE SOUZA e da CDL, IVANDRO SPENGLER esteve reunido ontem com o prefeito WILSON TREVISAN. A comitiva foi solicitar ao prefeito que emita um decreto ou tome qualquer outra ação que permita a reabertura do comércio. O prefeito respondeu que não tem condição legal de contrariar o decreto do governo do estado que prevê o fechamento de atividades não essenciais até o dia sete de abril. O que ficou acertado é que as entidades vão elaborar um documento com os pedidos da classe empresarial. Esse material será entregue ao prefeito e levado ao governador CARLOS MOISES DA SILVA.

Os empresários do município defendem a abertura controlada e especial dos estabelecimentos comerciais. A afirmação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que como a cidade não tem nenhum caso confirmado, as empresas poderiam funcionar com algumas restrições. O importante, segundo SPENGLER, é reabrir as empresas para reduzir os impactos financeiros negativos da quarentena geral. Ele disse que o documento que será encaminhado ao prefeito cita como deve ocorrer a reabertura dos setores não essenciais.

Se por um lado, os empresários querem voltar a trabalhar com a reabertura das empresas, por outro, a orientação do comitê do coronavírus no município segue a mesma: isolamento social. Os profissionais da saúde recomendam que os moradores permaneçam em casa até o dia sete de abril pelo menos. Ontem, o médico coordenador do comitê do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI voltou a pedir que as pessoas fiquem em casa porque essa é a forma mais eficaz de evitar a transmissão do vírus.

O setor de vigilância epidemiológica atualizou os dados do coronavírus em São Miguel do Oeste no final da tarde desta terça-feira. O município seguem sem registros da nova doença. Até agora, a cidade já registrou 11 casos suspeitos. Seis foram descartados. Outros cinco ainda permanecem em investigação, dois deles estão internados em isolamento hospitalar. De acordo com a nota, 92 pessoas com sintomas respiratórios permanecem em isolamento domiciliar.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem três leitos de UTI destinados exclusivamente para o uso de pacientes graves do coranívrus. A informação é do diretor do hospital, JEFERSON GOMES. Em coletiva de imprensa on line agora à pouco, ele disse que a unidade tem 10 leitos de UTI e um deles foi destinado para os casos de coronavírus, se houver a necessidade. Outros dois leitos adicionais já foram ativados e estão prontos para esse público. Ele também confirmou que o governo do estado está enviando equipamentos para a instalação de mais 16 leitos de UTI no Hospital Regional. O estado vai enviar ventiladores, camas, monitores e bombas de infusão para os novos leitos. JEFERSON também apresentou o planejamento para a criação e ampliação de alas e leitos isolados para os eventuais casos de coronavírus. O hospital teve o espaço físico reestruturado e já tem 37 leitos clínicos para usos exclusivos de pacientes respiratórios. Se houver a necessidade, o Regional vai trabalhar com os leitos dos hospitais de retaguarda em cidades como Guaraciaba.

A Polícia Civil tem percebido o aumento de notícias falsas em redes sociais e aplicativos relacionadas, principalmente, a pandemia do coronavírus. A afirmação é do delegado da comarca de Descanso, CLÉVERSON MULLER. Ele disse que o compartilhamento destas informações, as chamadas fake news, tem ocorrido sem que a pessoa se certifique da veracidade do fato. MULLER ressaltou que isso tem trazido um prejuízo psicológico as pessoas e gerado maior pânico em um momento em que a situação já está difícil. Ele cita que são dados falsos sobre o surgimento de vacinas, aumento nos casos de mortes, tipos sanguíneos mais vulneráveis ao vírus, golpes entre outros. O delegado lembra que a internet tem sido uma ferramenta importante no desempenho das funções, mas orienta que as pessoas tenham a consciência em fazer bom uso da rede.

Um motociclista ficou ferido ao sofrer uma acidente de transito no começo da tarde de ontem em São José do Cedro. A colisão aconteceu na Linha Santa Rita, no acesso a Princesa, por volta da uma e meia da tarde e envolveu uma Courier e uma motocicleta CG 150, ambas com placas de São José do Cedro. Os bombeiros atenderam o motociclista, de 23 anos, que apresentava escoriações nas pernas, fratura na mão esquerda e possível fratura de costelas. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado ao hospital do município para atendimento médico.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.