ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 01 03 2019

-PIB DO BRASIL CRESCE UM VÍRGULA UM POR CENTO EM 2018

-SC COMEÇA 2019 COM SALDO DE 20 MIL VAGAS DE EMPREGOS FORMAIS

-BATALHÃO DA PM COMPLETA 28 ANOS DE FUNDAÇÃO

-AUDIÊNCIA PÚBLICA APROVA MANUTENÇÃO DAS VIAS DE MÃO ÚNICA

-CELESC PODE FECHAR GERÊNCIA REGIONAL DE SÃO MIGUEL

-CARRO É DESTRUÍDO POR INCENDIO EM ESTRADA DO INTERIOR

-ACIDENTE DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NO BAIRRO SAGRADO CORAÇÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas de nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo começou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 95 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


O Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas alertou nesta quinta-feira para uma alta nos níveis de infecção por sarampo em todo o mundo. Dez países são responsáveis por 74 por cento do aumento dos casos da doença entre 2017 e 2018, com destaque para Ucrânia que teve 30 mil 338 casos. Segundo o Unicef, o Brasil é o terceiro país nesta lista com 10 mil 262 registros.


O número de imigrantes irregulares que vive nos Estados Unidos caiu em um milhão desde 2010 e atingiu 10 milhões e 600 mil pessoas em 2017. De acordo com o Centro de Estudos Migratórios, o crescimento da população sem documento alcançou o seu ponto máximo em 2000, para depois diminuir rapidamente durante a década. Com isso, o estudo nega a existência de uma emergência nacional na fronteira com o México, como afirma o presidente DONALD TRUMP.


Fracassaram nesta quinta-feira as tentativas de Estados Unidos e Rússia de aprovar no Conselho de Segurança da ONU dois projetos de resolução sobre a Venezuela. O projeto dos Estados Unidos, que propunha iniciar um processo político que levaria o país latino-americano a eleições presidenciais, conseguiu o mínimo necessário de nove votos, forçando Moscou e Pequim a usarem seu poder de veto. Já a resolução apresentada pela Rússia, que defendia a não interferência nos assuntos internos da Venezuela, foi rejeitada por sete dos membros do conselho.



O Ministério da Educação desistiu de pedir às escolas para gravarem alunos durante a execução do Hino Nacional, segundo a pasta, por questões técnicas de armazenamento e de segurança. De acordo com o MEC, um novo comunicado começou a ser encaminhado às escolas na manhã desta quinta-feira com a retirada do pedido. A carta às escolas foi alvo de críticas de educadores e juristas e motivou um processo de apuração pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e uma representação de parlamentares ao Ministério Público Federal.


O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu um vírgula um por cento em 2018, na segunda alta anual consecutiva após dois anos de retração. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Em valores correntes, o PIB em 2018 totalizou seis trilhões e 800 bilhões. Já o PIB per capita, ou seja, por habitante, teve alta de zero vírgula três por cento em termos reais, alcançando 32 mil reais 747 em 2018. Apesar da frustração, o resultado veio dentro do esperado por boa parte do mercado, que ao longo do ano foi revisando seguidamente para baixo as previsões para o PIB.


O presidente JAIR BOLSONARO se reuniu, na manhã desta quinta-feira, com um grupo de jornalistas para um café ao lado do gabinete presidencial, em Brasília. No encontro de 40 minutos no Palácio do Planalto, ele disse que “sem a reforma da Previdência, não há solução, não há perspectiva para o Brasil". BOLSONARO, no entanto, admitiu que o governo poderá rever alguns pontos da proposta , como por exemplo, o Benefício de Prestação Continuada para idosos. Outro detalhe a ser discutido, segundo o presidente, é a idade mínima para aposentadoria de mulheres. Na proposta do governo enviada à Câmara, está em torno de 62 anos. Ele chegou a admitir algo em torno de 60 anos, ainda a se discutir.


O número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina neste ano continua subindo e chegou a 17, conforme boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica na tarde desta quinta-feira. O número é relativo ao período de 30 de dezembro de 2018 a 23 de fevereiro de 2019. Os que contraíram a doença fora do estado são moradores de Florianópolis, Blumenau, no Vale do Itajaí, e Palmitos, Seara e Xanxerê, todas no Oeste. Os prováveis locais de infecção são São Paulo, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Foram identificados ainda quatro casos da doença contraídos dentro do estado e cinco mil 947 focos do mosquito Aedes aegypti em 142 municípios.


A Coreia do Sul habilitou mais seis frigoríficos catarinenses para exportar carne suína e de frango para o país asiático. Agora, Santa Catarina tem, no total, 15 plantas que podem vender os produtos ao país asiático. No total, a Coreia do Sul habilitou mais nove frigoríficos no Brasil, seis deles em território catarinense. As novas plantas são dos municípios de Xanxerê, São Miguel do Oeste, Itapiranga e Maravilha, no Oeste, Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e Grão Pará, no Sul. A unidade de Maravilha vai exportar carne de frango e as demais, suína. Para o secretário de Estado da Agricultura, RICARDO DE GOUVÊA, o mercado sul-coreano é rigoroso e exigente e a notícia reforça a qualidade dos produtos catarinenses.


Janeiro terminou com saldo positivo de 20 mil 157 empregos formais em Santa Catarina. No período houve registro de 101 mil e 300 admissões contra 81 mil e 200 demissões. Este é o melhor resultado para o mês no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados desde 2004. Com saldo de 13 mil e 800 postos de trabalho, a indústria da transformação foi o setor de com melhor desempenho no primeiro mês do ano. O setor de serviços foi o segundo melhor, com saldo de quatro mil e 800 empregos formais. Já o comércio foi o único entre os oito setores analisados que demitiu mais do que contratou e terminou o mês com saldo negativo em dois mil e 600 empregos.



A Rádio Cidade, emissora afiliada da Rede Peperi, está autorizada a migrar para o canal de FM. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União. Com essa publicação, começam agora os ajustes técnicos. Em breve, a rádio Cidade, emissora afiliada da Rede Peperi, vai começar a transmitir em FM na frequência 95 vírgula sete. A Rádio Peperi, que também é afiliada da Rede Peperi, aguarda para os próximos dias a migração para FM. A emissora vai passar a transmitir na frequência 99 vírgula nove.


A prefeitura de Romelândia vai receber 300 mil reais de emendas impositivas incluídas no orçamento geral da União. A informação é do prefeito, VALDIR BUGS. Ele esteve na capital federal nesta semana e obteve a garantia de que o município vai receber 150 mil reais de uma emenda do deputado CELSO MALDANER. Outros 150 mil virão de uma emenda do deputado PEDRO UCZAI. Os valores serão usados para o custeio da saúde. O prefeito disse que os recursos devem ser liberados para a aplicação em Romelândia ainda no primeiro semestre. O prefeito também protocolou novos pedidos e solicitou mais recursos para o município em Brasília.


A nova ponte na linha Formosa deve estar pronta dentro de dois meses. De acordo com o prefeito de Romelândia, VALDIR BUGS, os valores para a obra foram totalmente liberados pelo governo federal. Ao todo, serão investidos 178 mil na estrutura. Ele disse que a ponte era uma antiga reivindicação da comunidade. BUGS citou que o valor que vem do governo federal será suficiente para arcar com todo o custo da obra. Ele explicou que obra já foi licitada e a empresa que venceu a concorrência já está executando os primeiros trabalhos.


O Grupo de Apoio Onco Mais Vida realizou mais um encontro dos pacientes com câncer de quimioterapia nesta quinta-feira. O tema foi Saúde Bucal. Os pacientes e familiares participaram de uma conversa com a buco-maxilo-facial, SHARON BREGALDA. Eles receberam orientações e dicas de como manter a saúde bucal, assim como agir em caso de complicações como a mucosite que é uma inflamação da parte interna da boca e da garganta. Este foi o terceiro encontro do Grupo que iniciou as atividades em dezembro de 2018. O objetivo é integrar os pacientes e repassar informações para aumentar a qualidade de vida das pessoas que estão em tratamento quimioterápico.


O Programa Boa Tarde Peperi conta com novo apresentador a partir desta sexta-feira. O jornalista MARCOS MELLER vai comandar o programa que começa as duas e vai até as seis da tarde. A atração também terá algumas novidades. Uma delas, é o aumento da interatividade com o ouvinte. A partir de hoje, o tema do quadro Ponto e Contraponto também estará nas redes sociais da Peperi. Os internautas poderão opinião e deixar comentários que serão repercutidos no programa. A pergunta de hoje é se o carnaval de rua deve voltar ao município. O Boa Tarde Peperi também tem a análise das notícias do Globo em Foco, reportagens, informações do esporte e a entrevista especial do quadro Variedades.


O Peperi Debates deste sábado vai discutir o peso do plano diretor para o desenvolvimento e crescimento da cidade. O programa de amanhã vai discutir se o conjunto de leis que formam o plano contribuem para as construções e empreendimentos ou tem se tornado um obstáculo que engessa o desenvolvimento da cidade. O debate vai reunir o presidente do Conselho de Desenvolvimento, CLEONOR MAHL, a secretária de Desenvolvimento Urbano, MARLI DA ROSA, o engenheiro VITÓRIO BOLFE. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.


O Retrato Falado deste sábado vai contar com a presença do aposentado DIÓGENES JOSÉ LONDERO. Ele tem 70 anos e nasceu em São Miguel do Oeste no ano de 1948. LONDERO vai relembrar histórias que marcaram a vida pessoal dele e também a história do município. Ele vai contar como viu a cidade crescer. O Retrato Falado começa as dez horas da manhã.


O Peperi Rádio Repórter de amanhã vai receber o coordenador geral da Faismo, EDENILSON ZANARDI. Ele vai falar sobre a definição das subcomissões e os primeiros trabalhos de organização da feira deste ano. Essa será a primeira vez que a CDL tem um associado no comando da exposição. A Faismo, que acontece de dois em dois anos, é a principal feira comercial, industrial e agropecuária do extremo-oeste do estado. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas da manhã e, além da entrevista, também terá a análise das principal notícias da semana.


A Faismo 2019 será realizada entre os dias 14 e 17 de novembro. A decisão foi tomada nesta semana durante a primeira reunião da Comissão Central Organizadora, na Sala de Reuniões da Acismo. A feira será aberta em uma quinta-feira, véspera do feriado do dia 15 de novembro e vai até o domingo. Também nesta semana foram definidos os nomes da comissão central organizadora e os integrantes das seis subcomissões que irão coordenar a Faismo. A Administração Municipal, a Acismo e a CDL indicaram três representantes para compor a CCO. Os nomes da prefeitura são o do vice-prefeito ALFREDO SPIER e dos secretários RENATO ROMANCINI e MARLI DA ROSA. Os indicados pela CDL são EDENILSON ZANARDI, IVANDRO SPENGLER e SOLANI BALBINOT. Já os membros da Acismo na CCO são AÍRTO MOSS, CÉSAR SIGNOR e EDNEY PRIGOL.


O décimo primeiro batalhão da Polícia Militar vai completar 28 anos de atividades no extremo-oeste nesta sexta-feira. O batalhão foi fundado em primeiro de março de 1991. O ato solene para marcar o aniversário da instituição foi realizado na manhã de hoje. A programação oficial dos 28 anos inclui a reinauguração da galeria dos ex-comandantes e a homenagem para os PMs que participaram do primeiro curso de formação de soldados em 1992. O decimo primeiro batalhão atende 35 municípios e conta com cerca de 360 policiais. As fotos da solenidade dos 28 anos do décimo primeiro BPM estão no portal da Peperi na internet.


O décimo primeiro batalhão da Polícia Militar contribuiu decisivamente para combater os crimes e aumentar a segurança pública no extremo-oeste ao longo das últimas três décadas. A avaliação é do comandante da corporação, tenente coronel MARCELO DE WALLAU. De acordo com ele, os dados estatísticos sobre criminalidade demonstram que a região é uma das mais seguras do Brasil. WALLAU citou, como exemplo, os números de 2018. No ano passado, a PM realizou 540 operações e mais de duas mil e 500 prisões. Além disso, o número de homicídios caiu em 35 por cento.


O possível fechamento da gerencia regional da Celesc de São Miguel do Oeste repercutiu nesta semana na assembleia legislativa. A presidência da casa discutiu o tema com alguns deputados, entre eles, MAURICIO ESKUDLARK do PR. O parlamentar é contra a proposta de reestruturação anunciada nesta semana pela direção a empresa. Atualmente, a Celesc conta com 16 gerencias no estado e o objetivo é manter apenas oito núcleos regionais. Neste caso, São Miguel do Oeste seria uma unidade do núcleo regional . ESKUDLARK criticou a iniciativa de centralizar as atividades da empresa em macrorregiões. O deputado disse que vai pedir a intervenção do governador para manter as gerencias regional, como a de São Miguel do Oeste.


O fechamento de oito gerencias regionais da Celesc é uma insensatez que vai prejudicar, especialmente os pequenos municípios. A afirmação é do deputado MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que centralizar o atendimento em oito núcleos vai afetar diretamente o cidadão. Para o deputado, a eventual economia que a redução da estrutura pode provocar não justifica a medida. ESKUDLARK ressaltou que o fechamento das regionais vai criar problemas para moradores e empresas.


As informações sobre o processo de reestruturação da Celesc em Santa Catarina serão repassadas e discutidas com as regiões em vídeo conferencia nesta sexta-feira. De acordo com o gerente regional em exercício, SANDRO VALMORBIDA, os detalhes sobre o possível fechamento da gerencia de São Miguel do Oeste e os impactos dessa medida ainda estão sendo analisados. O gerente regional da Celesc, JOSE WOLKEIS está em férias. VALMORBIDA disse que os representantes da empresa na região devem se manifestar sobre as mudanças na próxima semana.


As vias de mão única devem ser mantidas no centro de São Miguel do Oeste. Essa foi a principal conclusão da audiência pública que foi realizada ontem a noite no auditório do Colégio La Salle Peperi. Durante o encontro, 10 pessoas se manifestaram a favor das vias de sentido único e outras 10 apresentaram os argumentos contrários ao sistema. O tema foi aberto para debates e as vias de mão única foram colocadas em votação. Mais de 350 participaram da audiência pública. Foram 150 votos contra e 217 votos a favor das ruas de apenas um sentido.


O resultado da audiência pública sobre as vias de mão única e as sugestões apresentadas pela comunidade ainda serão analisadas pela assessoria jurídica do município.A informação é da procuradora de São Miguel do Oeste, BARBARA RODRIGUES. Ela admitiu que havia uma certa ansiedade da prefeitura em razão da reclamação das pessoas sobre as vias de mão única. BARBARA comentou que a possibilidade de ter que mudar o sistema de trânsito outra vez causava apreensão no governo. Para ela, o resultado da audiência foi positivo para o município. Mesmo com a maioria sendo a favor das vias de mão única, o sistema precisa ser melhorado.


Um veículo foi destruído por um incêndio nesta quinta-feira no interior de São José do Cedro. O fato aconteceu por volta da quatro e meia da tarde na linha Derrubada Baixa. Um Apollo de cor vermelha, placa de São Miguel do Oeste, foi totalmente destruído no incêndio. Quando os bombeiros chegaram ao local, o veículo estava tomado pelas chamas. O motorista contou que o fogo começou no capô do carro e se alastrou rapidamente.. Não houve feridos.


Um acidente deixou duas pessoas feridas nesta quinta-feira no bairro Sagrado Coração de Jesus. A colisão aconteceu por volta do meio-dia desta quinta-feira na avenida Salgado Filho, proximidades da delegacia de polícia, no bairro Sagrado Coração de Jesus. O acidente envolveu um Fox e uma CG 150, ambos com placas do município. Os dois ocupantes da moto, de 25 e 19 anos ficaram feridos. Eles tiveram ferimentos generalizados e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Os dois foram conduzidos ao Hospital Regional para atendimento médico.


Um homem condenador por estuprar uma criança no Rio Grande do Sul foi preso nesta quinta-feira no município de Paraíso. O mandado de prisão foi expedido pelo Juiz da Comarca de Três Coroas e cumprido por policiais civis da região. O homem foi localizado ontem à tarde e preso. No interior da residência foi localizada uma espingarda calibre 32, sem o registro. Ele também foi autuado em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo. O crime de estupro, praticado no município de Três Coroas, gerou grande repercussão na época, sendo que a condenação em sentença foi de vinte e cinco anos e nove meses de prisão no regime fechado. Após, os procedimentos cabíveis o autor foi encaminhado à Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.