ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 01.02.2022 terça-feira

-STF RETOMA ATIVIDADES E DECIDE SOBRE AÇÕES POLICIAS NO RIO DE JANEIRO

-SANTA CATARINA GERA QUASE 168 MIL EMPREGOS FORMAIS EM 2021

-PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA RODOVIA DE ACESSO A PRINCESA É ENTREGUE

-SERVIÇOS SOCIAIS DEVEM APRESENTAR ALTA NO NÚMERO DE ATENDIDOS

-PREFEITURA CORRE CONTRA O TEMPO PARA BUSCAR EMPENHOS DE QUASE R$ 4 MILHÕES

-PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO RETORNAM AS ESCOLAS AMANHÃ

-SETOR DE OBRAS FAZ PATROLAMENTO DE ESTRADAS PARA INÍCIO DAS AULAS

-COMANDANTE DA PM DO MUNICÍPIO É PROMOVIDO A PRIMEIRO SARGENTO

-POLÍCIA APURA CASOS DE INVASÃO A PROPRIEDADE PARA CONSUMO DE DROGAS

-CONCLUÍDO INVESTIGAÇÃO SOBRE ACIDENTE COM MORTE EM ITAPIRANGA

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça desta forma. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo cinco reais e 94 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O regime Talibã e seus aliados supostamente mataram mais de 100 ex-membros do governo afegão anterior, agentes das forças de segurança e outras pessoas que trabalharam com as forças internacionais. A informação está em um relatório da ONU. Mais de dois terços dos assassinatos foram "mortes extrajudiciais cometidas por autoridades de fato ou seus sócios". O documento, ao qual a Agência France Press teve acesso, descreve graves restrições aos direitos humanos por parte dos novos governantes fundamentalistas do Afeganistão. Também destaca os assassinatos políticos e a supressão do direito de protesto e dos direitos das mulheres.

A Rússia não vai recuar diante da ameaça de sanções dos Estados Unidos, motivadas pelas tensões na Ucrânia. A afirmação foi feita pela embaixada russa em Washington horas antes da conversa telefônica prevista para esta terça-feira entre os chefes da diplomacia das duas potências. As tensões entre os dois países aumentaram nas últimas semanas, com acusações diretas dos Estados Unidos de que a Rússia planeja invadir a Ucrânia. Na segunda-feira, os países trocaram farpas na ONU, em uma reunião do Conselho de Segurança para debater a crise.

O presidente do Peru, o esquerdista PEDRO CASTILLO, anunciou nesta segunda-feira que formará um novo gabinete de ministros após a surpreendente renúncia da primeira-ministra, MIRTHA VÁSQUEZ, por divergências sobre promoções na polícia. O presidente deverá formar um novo gabinete, de 19 membros, o terceiro desde que assumiu a Presidência do Peru, em 28 de julho. Os primeiros seis meses de CASTILLO no poder se caracterizaram por disputas internas frequentes no governo e embates com a oposição de direita radical, que tentou, em vão, fazer com que o Congresso destituísse o chefe de Estado em 8 de dezembro.

O Supremo Tribunal Federal inicia os trabalhos de 2022 nesta terça-feira, após o período de férias dos ministros. A sessão solene de abertura do ano Judiciário ocorreu na manhã de hoje. A Corte continua em trabalho remoto, em razão da pandemia de Covid. A sessão será realizada por videoconferência. Amanhã, o STF realizará a primeira sessão de julgamentos do ano. Os ministros vão discutir a legalidade de ações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia. A análise do caso teve início em dezembro, mas foi adiada. O pedido para o Supremo avaliar as ações da polícia no Rio foi feito pelo PSB, por entidades da sociedade civil e pela Defensoria Pública estadual.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, defendeu nesta segunda-feira a rejeição pelo Supremo Tribunal Federal de uma ação do partido Novo que questiona o aumento do fundo eleitoral para financiar as campanhas nas eleições deste ano. Ao STF, o Novo argumenta que tem de ser mantido o valor de dois bilhões e cem milhões inicialmente proposto pelo governo ao Congresso. No último dia 24, o presidente JAIR BOLSONARO sancionou o Orçamento de 2022 com um valor de quatro bilhões e 900 milhões para o fundo eleitoral. ARAS afirmou que a ação do partido não é a via processual adequada para tratar da questão, que o Congresso atuou dentro de suas competências constitucionais e não ficou demonstrada inconstitucionalidade no caso.

O Ministério do Trabalho informou nesta segunda-feira que o Brasil gerou dois milhões 730 mil empregos com carteira assinada em 2021. Ao todo, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Brasil registrou no ano passado 20 milhões 699 mil contratações contra 17 milhões 969 mil contratações. O resultado representa melhora na comparação com 2020, quando foram fechadas 191 mil 455 vagas formais. O setor de serviços teve o melhor desempenho do ano com um saldo positivo de um milhão 226 mil empregos seguido pelo comércio que abriu 643 mil postos de trabalho no país em 2021.

As aulas na rede de educação estadual em Santa Catarina irão começar na próxima segunda-feira. Um decreto assinado pelo governador do Estado CARLOS MOISÉS, determinou que o ano letivo começasse de forma 100 por cento presenciais, definindo as regras para o retorno às salas de aula. As matrículas terminaram na sexta-feira e até esta terça-feira ainda estavam sendo processadas. De acordo com a Secretaria de Educação, são esperados entre 500 e 540 mil estudantes na volta às aulas em 2022. Para o retorno simultâneo, os alunos voltam à sala de aula sem necessidade de distanciamento social. No entanto, nos locais onde os estudantes se alimentam a regra é de distanciamento de um metro e meio para ambientes sem ventilação e de um metro para ambientes com ventilação.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, está em Brasília nesta terça-feira. Na primeira semana de trabalhos parlamentares na Capital federal, ele vai se encontrar com a bancada catarinense, composta por 16 deputados federais e três senadores. A reunião está marcada para as três horas da tarde com a saúde em pauta. A ideia é que sejam discutidas as emendas parlamentares para o setor. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, acompanha MOISÉS na viagem. Apesar de a pauta já estar definida, outros assuntos tendem a surgir na conversa entre o governador e a bancada. Um deles é o orçamento federal para a infraestrutura em Santa Catarina.

Santa Catarina encerrou o ano de 2021 com a maior geração de empregos formais da história. Foram quase 168 mil novas vagas, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados nesta segunda-feira. Em termos proporcionais, quando se leva em conta a variação no total de pessoas empregadas, Santa Catarina obteve o melhor resultado entre os estados do Sul e Sudeste, com uma taxa positiva de sete vírgula 94 por cento. Santa Catarina obteve o quinto melhor resultado absoluto na geração de empregos em 2021 em todo o país. O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, lembra que Santa Catarina já está com um nível de emprego oito por cento superior ao apresentado em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia.

Na semana passada, a coordenadoria regional de Educação esteve reunida com os diretores e diretoras das escolas pertencentes a regional de Dionísio Cerqueira. Conforme o supervisor FLAVIO MAZIERO, a ideia de se reunir foi para acertar os detalhes finais dos protocolos de saúde em virtude do coronavírus para efetiva volta às aulas presenciais. Ele lembrou que todos os colégios da rede estadual necessitam obedecer a regras impostas pela coordenadoria. Os profissionais de sala de aula do Estado também vão dar sequência às capacitações durante os próximos meses devido ao primeiro ano de aulas 100 por cento presenciais após dois anos de limitações causados pela pandemia. O supervisor explicou ainda que as unidades escolares poderão adotar medidas isoladas, com auxílio dos órgãos como Bombeiros, PM e Ministério Público. MAZIERO afirmou que todas as 18 escolas da regional já estão fazendo estas adaptações. Ele lembrou também que quatro empresas contratadas pelo Estado realizam os trabalhos de melhorias nos colégios listados como prioridades para o governo. Contudo, todas as escolas irão receber algum tipo de melhora.

Os professores e monitores da rede municipal de ensino de Princesa irão retornar para as atividades a partir de amanhã. A volta vai contar com debates de planejamento, organização das alas internas e atualização dos protocolos de saúde por causa da Covid-19. A informação é da secretária de Educação ANGÉLICA NOS. Conforme ela, nesta quarta-feira pela manhã os profissionais da pasta participam de uma palestra motivacional. Para este ano, a escola Renascer deve contar mais de 280 alunos, sendo que as matrículas seguem abertas e novos estudantes devem ingressar na unidade. Na creche, são 94 crianças matriculadas com prazo de inscrição de novos alunos que podem se dirigir até a unidade nesta quinta e sexta-feira. A secretária informou que algumas obras serão sequenciadas durante as próximas semanas, dentre elas está a edificação da quadra esportiva no colégio Renascer que não terá as obras finalizadas antes do início das aulas. A retomada aos estudos será praticamente normal neste ano, mas com matérias a serem recuperadas durante os próximos meses.

Faltando menos de uma semana para volta às aulas no município de Anchieta, professores passam por capacitação entre esta terça e sexta-feira. A informação é da secretária de Educação SELMA GIONGO. O retorno às escolas da rede municipal está marcado para acontecer no dia sete de fevereiro. Conforme ela, esta formação visa preparar os profissionais de sala de aula para retomada depois de dois anos com estudos remotos e em alternância. Dentro da programação de formação será abordado: educação emocional para profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Já no dia de ontem, a secretaria de Educação esteve reunindo os professores para realizar o cronograma de atividades que serão feitas neste primeiro semestre. A secretária explicou que, baseado nesse trabalho em conjunto, as unidades de ensino desenvolvem serviços similares visando melhor aprendizado. As atividades contemplarão todas as áreas de ensino e vão desde planejamento do projeto de aprendizagem e de aulas, atividades e da organização das escolas.

Algumas escolas do município de Anchieta também receberam melhorias e pinturas para comportar os mais de 700 estudantes que devem voltar às salas de aula na semana que vem. A secretária de Educação SELMA GIONGO, afirmou que o período de matrículas não foi encerrado, por isso esse número de alunos poderá ser ainda maior até o início dos estudos. A secretária informou também que, para atender esta quantidade de alunos, a prefeitura necessitou contratar os professores temporários, chamados de ACTs. Para este ano, a educação infantil contará com três novos profissionais. Já para o ensino fundamental, serão contratados dez professores.

Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos em Guaraciaba seguem dando sequência neste primeiro bimestre do ano. A secretária de Assistência Social ANA PAULA REICHERT, afirmou que os trabalhos não pararam durante o mês passado como acontece com outros setores da educação. Durante o mês de janeiro, os profissionais atenderam as crianças de grupos prioritários devido ao trabalho dos pais ou responsáveis. Para possibilitar ingresso de novos alunos, a secretaria estará abrindo o período de inscrição entre os dias dez e 11 deste mês. A matrícula deve ser realizada na sede dos serviços de convivência que fica ao lado do quartel dos bombeiros entre às sete e 19 horas, sem fechar ao meio dia. Na Linha Ouro Verde as inscrições acontecem no próximo dia 17 das nove às 13 horas. A prioridade dos atendimentos são para as famílias acompanhadas pelo Cras e Conselho Tutelar. Os pais e responsáveis de crianças ou adolescentes já matriculadas necessitam comparecer nestes dias para fazer a renovação da inscrição e assinar novo termo de responsabilidade.

Ambos os serviços sociais em Guaraciaba devem apresentar alta no número de participantes para este ano. Atualmente são aproximadamente 130 crianças e adolescentes da cidade e do interior envolvidos nos trabalhos. A secretária de Assistência Social ANA PAULA REICHERT, disse que esta quantidade se refere ao ano passado e para este a previsão é de mais inscrições. A expectativa de novos alunos se deve a novidade que a equipe tem preparado para este ano. Ele explicou que a inclusão de aulas de artes marciais deve provocar este aumento, e por isso a prefeitura já avalia a contratação de um novo educador social para suprir esta necessidade. Com isso, a ideia é estender os serviços para as comunidades Sede Flores e Guataparema, desta forma abrangendo um número maior de menores.

Fraturas causadas por quedas têm sido um dos principais atendimentos no Cemas em São José do Cedro neste começo de ano. Os idosos continuam sendo o grupo que mais necessitam de algum acompanhamento, contudo pessoas mais novas também buscam pelos serviços. A declaração é da fisioterapeuta FRANCIELY CASAGRANDA. Segundo ele, este primeiro mês foi de alta procura por algum atendimento do tipo no Cemas. Ela comentou que atualmente o setor está registrando uma fila de espera para fisioterapias, o que normalmente no primeiro mês do ano ocorre o contrário devido ao período de férias dos profissionais de saúde. Em apenas uma semana o Cemas chegou a registrar cerca de sete pessoas com fraturas. A fisioterapeuta disse ainda que o setor também atende um alto número de vítimas de acidentes com algum membro fraturado, principalmente de motociclistas. FRANCIELY destacou que os profissionais orientam os pacientes a realizarem algumas atividades em casa para acelerar a recuperação, como também desafogar os serviços no Cemas.

O comandante da Polícia Militar de São José do Cedro foi promovido a primeiro sargento em uma solenidade de promoção de praças, realizada ontem, na sede da segunda Companhia da PM em Dionísio Cerqueira. CLEITON TRECCO, até então segundo sargento, foi promovido à graduação de primeiro sargento. A solenidade contou com a presença do coronel ALFREDO VOL KNOBLAUCH, comandante da nona Regional de Polícia Militar de Fronteira, além de demais oficiais e praças da região, familiares e convidados. No quadro de promoção de praças também foi promovido à graduação de primeiro sargento o policial militar GILMAR RAUBER. Ao final da solenidade, o comandante fez o uso da palavra e parabenizou os policiais militares pela promoção e também destacou os bons índices criminais do Estado, que estão bem abaixo da média nacional.

Cooperativa prepara últimos detalhes para abertura da vigésima terceira edição do Itaipu Rural Show. A maior feira do agronegócio de Santa Catarina acontece entre amanhã e sábado em Pinhalzinho. Para o presidente ARNO PANDOLFO, essa edição promete muitas novidades com tudo o que há de melhor em tecnologia voltada ao agronegócio. Ele lembrou que a feira ficou dois anos sem acontecer devido a pandemia do coronavírus e nesse tempo muitas novidades de mercado devem ser apresentadas durante o Itaipu Rural Show. A programação é extensa com palestras e seminários voltados a vários setores. Abertura oficial do Itaipu será amanhã às dez horas e 30 minutos da manhã no Centro de Difusão de Tecnologias. Nos dias da feira, a recepção dos visitantes será entre às oito e meia e às 20 horas com orientações técnicas nos setores de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, Epagri, horticultura, cereais, plantas medicinais, pastagem, irrigação e ovinocultura. Nesse ano segue o julgamento de animais e o torneio leiteiro.

A sexta edição do Fórum Mais Milho em Santa Catarina acontece em Pinhalzinho, durante abertura do Itaipu Rural Show com exposição de tecnologias para o Agro da Cooperitaipu. A decisão foi tomada em reunião com as entidades do agro com o Canal Rural e o secretário da Agricultura. Segundo o diretor Executivo da Fecoagro IVAN RAMOS, é preciso discutir alternativas para melhorar a oferta de grãos para produzir ração e alimentar os rebanhos catarinenses para suprimento de matéria-prima no processo produtivo de proteínas animais, principal produto de exportação do Estado. Além de estimular o movimento de outras áreas, a atividade agropecuária garante emprego e renda para um contingente expressivo nos campos e nas cidades. Segundo dados recentes, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul têm áreas não aproveitadas no inverno de mais de 15 milhões de hectares que podem ser exploradas para grãos destinados à produção de ração. O Tesouro Estadual perde anualmente mais de um bilhão de impostos ao ter que trazer milho de outros estados.

O patrolamento das estradas do interior de Guarujá do Sul foi retomado com o registro de precipitações nas últimas semanas que trazem também a umidade. Contudo, o transporte de água segue sendo uma das prioridades do governo municipal. O secretário de Obras ANTÔNIO DE SOUZA, afirmou que as máquinas já estão em pleno trabalho na estrada da Linha Taquaruçu sentido a Linha São Roque na divisa entre Guarujá e Dionísio Cerqueira. Na Linha Bela Vista a equipe realizou serviços gerais visando concluir o trecho para se deslocar até a comunidade Três de Maio e Cembrani. Após estes trabalhos, o secretário informou que a previsão é levar as máquinas para a região da Linha Possato que possui um trecho inacabado. DE SOUZA afirmou ainda que os servidores estão focados para deixarem todas as estradas prontas até a próxima segunda-feira, quando acontece a volta às aulas. Para evitar problemas durante o deslocamento dos ônibus, a ideia é patrolar e deixar as estradas em condições de trafegabilidade.

Apesar das chuvas serem intensas em certos pontos e em outros não, as precipitações foram bem distribuídas e deixou a secretaria de Obras de Guarujá do Sul aliviada para a retomada dos serviços. O secretário ANTÔNIO DE SOUZA, disse que a umidade auxiliou de forma significativa a realização dos patrolamentos e compactação das pedras. Nas semanas passadas, a seca tinha prejudicado as vias interioranas dos municípios da região, e praticamente parado com os trabalhos. Ele lembrou que os serviços também não podem ser realizados se houver muita umidade no solo, por isso é necessário aguardar um período cinco dias aproximadamente depois da chuva. O transporte de água segue sendo feito pela pasta. Ele disse que recentemente um poço artesiano na comunidade de Maidana acabou secando. Em virtude disso, foi necessário transportar cerca de 20 mil litros de água por dia para as famílias afetadas pelo desabastecimento. Como também na Linha Barro Preto que teve um problema no motor-bomba que deixou a região desassistida de água.

Um fio de alta tensão caiu em uma propriedade e matou uma vaca em São José do Cedro no último sábado. O fato aconteceu na Linha Independência, divisa com a Linha São João, no interior do município. O produtor rural JACIR CICONETTI, entrou em contato com a Rádio Cedro e relatou o ocorrido. Segundo o proprietário, o fato ocorreu, por volta das 18 horas de sábado, onde um cabo de alta tensão atingiu um animal de sua propriedade. O agricultor afirmou que não havia fortes ventos ou chuva no momento do ocorrido, e que desconhece a queda do fio. CICONETTI comentou ainda que o fio caiu em cima da vaca e acabou matando a mesma. Ele acrescentou que essa é uma das melhores reprodutoras de leite. Por causa do dano, o produtor afirmou que deve buscar o ressarcimento junto a empresa concessionária, tendo em vista que o animal custa cerca de cinco mil reais.

A prefeitura do município de Princesa inicia corrida contra o tempo para ser contemplada com os recursos do governo do Estado, que em 2021 formalizou diversos empenhos, porém cabe às administrações buscarem os valores. O prefeito de Princesa EDILSON VOLKWEIS, afirmou que cabe aos municípios realizarem as formalizações e licitações para receber de fato todos os valores anunciados pelo Estado. Ele afirmou ainda que o funcionalismo público, responsável por analisar e fazer a formalização dos convênios é bastante enxuto e agrava a situação dos municípios catarinenses. O chefe do executivo lembrou também que este é um ano eleitoral, por isso aqueles empenhos ainda não solicitados possuem um prazo muito menor para as administrações. VOLKWEIS enfatizou a liberação de verbas de emendas parlamentares que precisam ser empenhadas antes do período eleitoral. Já a assinatura de novos convênios será bastante difícil à administração conseguir. Contudo, 2021 foi um ano recorde no anúncio de verbas públicas que superam os quatro milhões de reais. Parte deste montante já foi destinada ao município.

A administração municipal de Princesa também fará uma contrapartida de investimentos para este ano de 2022. O prefeito EDILSON VOLKWEIS, informou que serão pouco mais de três milhões de reais de recursos próprios da municipalidade. Ao todo são mais de sete milhões de reais previstos de investimentos neste ano. A ideia destes recursos é tirar do papel os projetos elaborados pela administração. Questionado sobre a atual equipe que encaminha projetos, ele comentou que o centro administrativo possui um bom quadro funcional. Outra grande preocupação está na migração do sistema de gestão pública que acabou atrasando o cronograma de processos licitatórios. A previsão é de colocar tudo em dia até março. EDILSON também atribuiu a preocupação do setor público no que diz respeito ao aumento de custos para as licitações. Ele afirmou que muitos processos têm dado deserto, sem interesse de empresas por causa da instabilidade do mercado. Sendo que não conseguindo concluir o processo licitatório, o município perde os valores anunciados.

O projeto arquitetônico da rodovia estadual entre São José do Cedro e Princesa foi entregue à coordenadoria regional de Infraestrutura em São Miguel do Oeste. A informação é do coordenador ELISEU BILIBIO. A empresa entregou o projeto dentro do prazo estipulado, sem nenhum pedido de prorrogação da data limite. A entrega oficial ocorreu ontem ao escritório da secretaria de Estado da infraestrutura. A partir de agora se dão início aos processos de licenças ambientais e trâmites internos. O coordenador comentou que a fase de elaboração do projeto era a mais burocrática e demorada. Com os novos trabalhos, a previsão é de concluir tudo para encaminhar a licitação da empresa responsável pela obra efetivamente deve ocorrer entre final de fevereiro e início de março. Durante este processo interno, ele destacou que a coordenadoria poderá apresentar novas mudanças visando melhorar a qualidade da obra. A partir de agora a responsabilidade de agilizar os trabalhos é da secretaria regional, apenas um grave problema poderá atrasar toda a programação.

A Polícia Civil conclui investigação sobre acidente com morte em Itapiranga. A investigação do acidente que aconteceu em uma sexta-feira, no dia 24 de dezembro de 2021, na Rua São José foi concluída. Na ocasião, um homem de 34 anos dirigia o veículo Ka, quando perdeu o controle e colidiu no automóvel que transitava na sua frente, vindo atingir também uma motocicleta, que tinha como condutor GLAUCIO RODRIGUES DE FREITAS, que morreu em razão dos graves ferimentos. Segundo a Polícia Civil, foram inquiridas testemunhas e vítimas que tiveram seus veículos danificados, assim como foram inquiridas as pessoas que receberam atendimento médico em razão das lesões sofridas.

A Polícia Civil de Itapuranga solicitou ao IGP, exame do local do acidente visando apurar as possíveis causas do acidente, havendo conclusão de que não houve qualquer falha mecânica no KA e o excesso de velocidade foi o motivo da perda do controle da direção do motorista. Por isso o condutor do automóvel, causador da morte da vítima e das lesões corporais das pessoas envolvidas, foi indiciado pela Polícia Civil pelo crime de homicídio culposo, com pena de prisão de até quatro anos e pelo crime de lesão corporal culposa, com pena de até dois anos de prisão, ambos por terem sido praticados na direção de veículo automotor, podendo haver a suspensão da habilitação do motorista dirigir veículo automotor. O Inquérito Policial foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para análise.

A Polícia Civil de São José do Cedro está investigando supostos casos de invasão a propriedades privadas para consumo de drogas. No dia 25 de janeiro, a Rádio Cedro conversou com um morador do interior que apontou esta suspeita de consumo de entorpecentes em sua propriedade. Com isso, a Rádio Cedro procurou a Polícia Civil e por meio do delegado SANDRO ZANCANARO, afirmou que os policiais já estão apurando este e demais fatos similares que ocorrem na região. O delegado afirmou ainda que os usuários estão migrando para as comunidades do interior devido ao trabalho dos agentes feito na cidade, que levou os grupos a se espalharem por estas localidades. Com isso, a Polícia Civil passou a investigar estes casos nas localidades suspeitas visando diminuir consumo drogas na comarca. Guarujá do Sul, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira são os principais locais apurados pela autoridade. As investigações buscam saber também se há algum tipo de comércio que possa estar ofertando os entorpecentes.

Os donos de propriedades também estão preocupados com possíveis acidentes que possam ocorrer em seus lotes devido ao consumo de drogas e bebidas alcoólicas. O delegado da comarca de São José do Cedro SANDRO ZANCANARO, afirmou que isso é compreensível por parte da Polícia Civil. Em muitos casos, proprietários colocaram placas sinalizando a proibição da entrada em terrenos que oferecem acesso a cachoeiras ou outros espaços em meio a mata. Outra preocupação, é com risco de incêndio em certos pontos por causa das fogueiras acendidas pelos supostos usuários. O delegado afirmou ainda que os eventos feitos em comunidades, principalmente com a venda de bebidas alcoólicas, necessitam da autorização da Polícia Civil. Nos casos investigados, SANDRO afirmou que aparentemente nenhum possuía esta autorização. O delegado alertou os usuários de drogas que a Polícia Civil está apurando e vai responsabilizar os envolvidos nestes e demais casos, principalmente no que se refere ao tráfico de entorpecentes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.