ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 01 02 2020

-MINISTRO ONYX DIZ QUE NÃO CONSIDERA DEIXAR O GOVERNO

-LEI QUE AGILIZA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA É SANCIONADA

-PRESIDENTE DA APRASC DIZ QUE MILITARES ESTÃO REVOLTADOS COM O GOVERNADOR

-PRIMEIRA VISITA OFICIAL DE MOISÉS À REGIÃO É ADIADA PARA MARÇO

-UNOESC SÃO MIGUEL ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVO CURSO DE ODONTOLOGIA

-POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL DE SOBRINHA

-BOMBEIROS ATENDEM HOMEM FERIDO COM TRÊS PERFURAÇÕES NO TÓRAX

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O primeiro-ministro da Austrália, SOCOTT MORRISON, anunciou que a partir deste sábado os estrangeiros que saírem da China estão proibidos de entrar no país. A medida foi anunciada diante do avanço do novo coronavírus, que já matou mais de 250 chineses e infectou 11 mil e 800 pessoas. A Austrália também deixou mais rígida a orientação para que seus cidadãos não viagem para a China. De acordo com o governo, australianos e residentes que estejam voltando para casa estão liberados, mas vão ficar em isolamento por 14 dias. Duas companhias aéreas australianas também suspenderam voos para a China.

O Chile "está passando por uma grave crise de direitos humanos", de acordo com um relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O país vive desde outubro protestos marcados pela violência, que deixou 31 mortos desde outubro. Após pedir um minuto de silêncio pelos mortos nos protestos, ESMERALDA AROSEMENA, presidente da CIDH, fez a apresentação do documento em Santiago. O relatório final, com os números consolidados, deve sair nos próximos meses. A polícia chilena tem sido alvo de questionamentos por organismos humanitários pelo uso abusivo força para conter as manifestações no país e que deixou duras sequelas. A ONU chegou a apontar violações de direitos humanos no Chile.

O governo da Argentina estuda formas para descriminalizar e regulamentar o consumo e comércio de maconha no país, de acordo com o Ministério da Segurança do país. Os técnicos da pasta analisam os casos de outros países dizem que se avalia o caso uruguaio e também uma proposta de lei que tramita no Congresso do Chile. Não há, a essa altura, previsão de quando um projeto de lei será enviado ao Congresso argentino. O debate pode começar neste ano, de acordo com um texto publicado no dia 23 de janeiro pelo “La Nación”.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados começa o ano legislativo, cuja abertura está prevista para esta segunda-feira, com 12 processos disciplinares em tramitação. O ritmo no colegiado poderá se intensificar já nas duas primeiras semanas de fevereiro, quando vence o prazo para dez relatores apresentarem parecer preliminar, que poderá ser pelo prosseguimento ou arquivamento das representações. Deputados e senadores voltam do recesso parlamentar na segunda, mas as próximas reuniões do Conselho de Ética ainda não foram marcadas oficialmente. Entre os processos que devem concentrar as atenções dos integrantes do colegiado já na semana que vem está o que envolve o deputado EDUARDO BOLSONARO, alvo de representação depois de, em entrevista, sugerir a possibilidade de um novo Ato Institucional 5, instrumento usado na época da ditadura.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que o governo ainda estuda estratégias para buscar os brasileiros que vivem na China e têm intenção de retornar ao Brasil. Segundo o presidente, é preciso resolver entraves diplomáticos, jurídicos e orçamentários para que isso ocorra. Ele se reuniu com ministros nesta sexta-feira no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir estratégias de enfrentamento ao coronavírus e a situação de brasileiros que estão confinados em áreas de risco na China. Além do custo da operação, o presidente Jair Bolsonaro disse que há lacunas na legislação brasileira que podem dificultar o processo. Segundo ele, como o Brasil não tem normas vigentes sobre quarentena, seria preciso criar parâmetros nesse sentido.

O ministro-chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, disse que a hipótese de deixar a pasta é uma "onda" que se formou na imprensa. Segundo o site G1, ele reafirmou que não cogita sair do governo, apesar da instabilidade política que o envolve depois do esvaziamento do ministério por determinação de JAIR BOLSONARO. O presidente mandou demitir auxiliares de ONYX e transferiu o Programa de Parceria de Investimentos, subordinado ao ministro da Casa Civil para o Ministério da Economia, de PAULO GUEDES. O chefe da Casa Civil disse que conversou rapidamente com BOLSONARO pela manhã e que ficaram de ter um encontro neste sábado no Palácio da Alvorada para "acertar os ponteiros".

Santa Catarina está com 68 por cento dos locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina como próprios para banho. A situação piorou em relação à semana passada, quando eram 71 por cento. A queda maior foi em Florianópolis, que agora tem 60 dos 87 locais analisados recomendados aos banhistas. No restante do litoral, são 97 dos 144 pontos, uma leve piora. Na capital, a Beira-mar Norte voltou a ter pontos impróprios. A Praia de Ingleses está com mais dois locais que devem ser evitados pelos banhistas. Na Grande Florianópolis, Governador Celso Ramos está com mais três pontos a serem evitados. Em São José, a Praia de Guararema voltou a estar imprópria.

O desembargador RICARDO ROESLER tomou posse nesta sexta-feira, em Florianópolis, como presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para o biênio 20202022. O magistrado afirma que quer reestruturar os juizados especiais, criar novas unidades para acelerar o julgamento das ações de execução fiscal e desenvolver um laboratório de inovação do Judiciário, entre outras medidas. Natural de São Bento do Sul, no Norte catarinense, ROESLER foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em 2017 e até o começo deste ano atuava na terceira Câmara de Direito Público do TJ. Durante a cerimônia de posse, o presidente do Tribunal disse também que tem a intenção de elaborar iniciativas para melhorar as condições de trabalho e de saúde dos servidores.

O governador CARLOS MOISÉS sancionou uma lei nesta semana que vai agilizar a liberação de recursos por meio de emendas parlamentares para os municípios que decretarem estado de emergência ou calamidade pública em Santa Catarina. A legislação estabelece que o Governo do Estado deve priorizar a execução orçamentária das emendas parlamentares, já publicadas no Diário Oficial, aos municípios. Isso deve ocorrer no prazo máximo de 30 dias, a contar da comunicação do estado. Conforme o projeto de lei, de autoria do deputado LUIZ FERNANDO VAMPIRO, vários municípios atingidospor fortes chuvas ou outros desastres naturais permanecem por muito tempo em estado de emergência ou calamidade pública por falta de recursos financeiros.

A temporada 2020 do programa Peperi Debates começou neste sábado. Depois de reprisar edições de grande repercussão em 2019, o programa voltou a ser apresentado ao vivo a partir de hoje. O tema deste final de semana foi o fim do Fundeb e o impacto da medida para a educação básica. O fundo foi criado por emenda constitucional com validade para o período de 2007 a 2020 e esse é um dos grandes debates da educação neste ano. O programa discutiu o que será feito para garantir os recursos para a educação básica nos municípios. O Peperi Debates reuniu o coordenador do colegiado de secretários de educação da Ameosc e secretário de educação de Itapiranga, NELSON KLEIN, o secretário de Educação de São Miguel do Oeste, PAULO RICARDO DRUMM e a secretária de Educação de Descanso, MARISE GIUMBELLI. As fotos e o áudio do programa estão no portal da Peperi na internet.

A preocupação com o fim do Fundeb atinge todos os municípios da Ameosc e de Santa Catarina. A afirmação é do o coordenador do colegiado de secretários de educação da Ameosc e secretário de educação de Itapiranga, NELSON KLEIN. Ele disse que a extinção do fundo provocaria um caos na educação dos municípios. Segundo o secretário, muitas cidades gastam praticamente toda a receita do Fundeb com o pagamento de professores. Ele defende a definição de um novo modelo de repasse de recursos que garanta mais equidade e uma distribuição mais homogênea dos recursos entre os municípios. Para KLEIN, o financiamento da educação é um dos temas mais importantes do Plano Nacional de Educação, mas o problema é que as metas para o setor, especialmente as que são do governo federal, não estão sendo cumpridas.

O Fundeb é uma garantia de recursos mínimos para a educação básica e precisa ser melhorado. O pensamento é do secretário de Educação de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM. Ele disse que se o fundo for extinto, esse repasse de recursos deixa ser vinculado e a aplicação de valores na educação básica vai depender da decisão dos gestores municipais. DRUMM destacou que é necessário aprimorar o Fundeb e não acabar com o fundo. Ele disse que a complementação de valores que é feita pela União deve ocorrer de acordo com a situação de cada município, garantindo mais recursos para cidades com baixos indicadores de qualidade do ensino. DRUMM comentou que metade do orçamento da educação de São Miguel do Oeste em 2019 veio do Fundeb. Dos 33 milhões gastos em educação no ano, mais de 16 milhões vieram do Fundo de desenvolvimento da educação básica.

O Fundeb deveria ser uma política permanente da educação. A posição é da secretária de Educação de Descanso, MARISE GIUMBELLI. Ela disse, no Peperi Debates de hoje, que a fim do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica sequer deveria estar em debate. O que precisa acontecer, de acordo com ela, é o aprimoramento do fundo. MARISE disse que a extinção do sistema é uma questão assustadora porque muitos municípios não tem como bancar a educação básica sem o Fundeb. Ela lembrou que o fundo não é só importante para o pagamento dos salários dos professores, mas também para investimentos na infraestrutura da educação. MARISE afirmou que é otimista e acredita na construção de um novo Fundeb e que essa é uma luta de todos os educadores e gestores municipais.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes confirmou, nesta sexta-feira, o calendário de detonações de rochas na BR 282 para a semana que vem. Os trabalhos vão resultar em bloqueios de tráfego na rodovia segunda e terça-feira. Na segunda-feira, dia três, os trabalhos serão realizados no quilômetro 622, em Iraceminha, na região do trevo de acesso ao município de Flor do Sertã. O trânsito será interrompido por volta das dez horas da manhã. Para terça-feira está prevista a detonação de rochas no quilômetro 633, em Descanso, nas proximidades da Fazenda Volta Grande, às dez e as duas da tarde. O tempo inicialmente estimado para a liberação do tráfego é de uma hora e haverá equipes para o controle do tráfego e sinalização da rodovia.

A secretaria municipal de educação prorrogou a data para divulgação da classificação da segunda etapa de inscrições para as vagas de creches na rede municipal de ensino. A relação das crianças que serão atendidos pelas unidades de educação infantil do município será publicada na próxima segunda-feira, dia três. A equipe da educação vai precisar de mais tempo para fazer a seleção em razão da grande procura pelas famílias, o que pode acarretar na fila de espera. A secretaria também informou, no edital que prorrogou o prazo para divulgação do resultado, que o município fará a readequação das turmas para possibilita o atendimento de um número maior de crianças. A relação será divulgada na segunda-feira, as cinco horas da tarde, no site da prefeitura.

O deputado estadual do PL, MAURICIO ESKUDLARK realizou nos últimos dias um roteiro de visitas por diversos municípios das regiões Oeste e Extremo Oeste catarinense. O objetivo segundo ele, foi ouvir a demanda local e também confirmar a destinação de emendas parlamentares para os mais diversos setores. ESKUDLARK lembrou que desde o ano passado existe a emenda impositiva que acaba obrigando o governo estadual a realizar o pagamento das ações apresentadas pelos deputados catarinenses. De acordo com ele, essa medida garante aos parlamentares e aos próprios municípios que os pedidos apresentados sejam atendidos com o passar dos meses.

Ao todo, o deputado estadual do PL, MAURICIO ESKUDLARK destinou mais de um milhão de reais nas visitas realizadas nos últimos dias. Conforme ele, ao menos sete municípios da região foram contemplados com os recursos. Entre eles, ESKUDLARK citou Dionísio Cerqueira que recebeu 250 reais para o setor da Saúde e Guarujá do Sul com 400 mil destinados para a infraestrutura. Além destes, Campo Erê, Iraceminha, Romelândia, Descanso, Itapiranga, Guaraciaba e São Miguel do Oeste também foram beneficiados com diversos valores que serão usados em diversos setores. Segundo o parlamentar, somando valores ainda de 2019, o montante ultrapassa facilmente os dois milhões de reais destinados para a região.

Cada parlamentar pode destinar neste ano seis milhões de reais em emendas parlamentares. A afirmação é do deputado estadual do PL, MAURICIO ESKUDLARK Ele explicou que desse valor, apenas 30 emendas podem ser apresentadas. Ele revelou que a média por emenda é de 200 mil reais. O parlamentar lembrou ainda que os trabalhos na Assembleia Legislativa começam na semana que vem e com novidades. ESKUDLARK revelou que partir desse ano as sessões da Alesc poderão ser assistidas tanto pela TV aberta quanto pela TV a cabo nos municípios de Pinhalzinho, Maravilha e São Miguel do Oeste. A intenção conforme ele é dar transparência dos trabalhos executados pelos parlamentares para a população catarinense.

Policiais e bombeiros militares da região participaram nesta semana da assembleia geral da Associação dos Praças de Santa Catarina. O evento foi realizado em Florianópolis e terminou com um ato público de fechamento da SC 401. Cerca de dois mil militares estiveram na capital do estado para protestar contra a falta de reajuste salarial da categoria que já chega a seis anos. O presidente da associação, JOÃO CARLOS PAWLICK, a última reposição para os praças da PM e do Corpo de Bombeiros ocorreu no final de 2013. Ele disse que durante a assembleia, foi votada e aprovada, por unanimidade, uma possível operação padrão caso as negociações com o governo não avancem. Nesse tipo de operação, também conhecida como “operação tartaruga”, os policiais atuam de forma lenta e apenas essencial. Ela serve de protesto, como uma espécie de greve.

A defasagem salarial dos policiais militares e bombeiros de Santa Catarina já é de 40 por cento. A informação é do presidente da Aprasc, JOÃO CARLOS PAWLICK. Ele explicou que o a entidade não está cobrando todo esse índice de uma única, mas uma reposição gradual para a recuperação do poder de compra dos vencimentos dos policiais. O presidente, que participou do Peperi Entrevista de ontem, comentou que outras categoria tiveram os salários reajustados e que os militares querem o mesmo tratamento. PAWLICK reforçou que a Aprasc não está pedindo aumento de salários, mas um reajuste que recupere as perdas inflacionária dos últimos anos. Para ele, esse é um direito que não pode ser negado aos profissionais da segurança.

O governo do estado precisa valorizar mais os profissionais que garantem a segurança da população em Santa Catarina. A posição é do presidente da associação dos praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, JOÃO CARLOS PAWLICK. Ele disse que a categoria criou uma expectativa muito boa com a eleição do governador CARLOS MOISÉS, que é bombeiro militar aposentado. PAWLICK disse que MOISÉS conhece a realidade da segurança e os praças esperavam um outro tipo de posição do governador diante das reivindicações da classe. Ele afirmou que existe um sentimento de revolta crescente contra o governador entre os PMs e bombeiros catarinenses.

A abertura do curso de Odontologia em São Miguel do Oeste é fruto de um trabalho longo e muito bem pensado da Unoesc. A afirmação é do vice-reitor do campus, VITOR DAGOSTINI. Ele disse que o projeto para implantação do curso começou há três anos com o levantamento da demanda existente, da necessidade regional e da existência de profissionais que podem formar o quadro de professores do curso. Ao mesmo tempo, a instituição seguiu todos os procedimentos legais no Ministério da Educação e no Conselho Nacional de Educação. DAGOSTINI comentou que a aprovação do Conselho nesta semana é uma conquista para a universidade e para a educação do extremo-oeste.

O curso de Odontologia em São Miguel do Oeste terá apenas um ingresso por ano, com 40 vagas no primeiro semestre letivo. De acordo com o vice reitor do campus da Unoesc, VITOR DAGOSTINI, a universidade poderia abrir mais vagas por turma, mas optou por um número menor para dar mais qualidade a formação dos acadêmicos. Ele explicou que a universidade está bem estruturada para esse novo curso e que muitos professores são profissionais que já atuam na região extremo-oeste. DAGOSTINI ressaltou que o corpo docente de Odontologia tem uma das melhores titulações de todos os cursos da universidade.

A primeira visita do governador do estado ao extremo-oeste, prevista inicialmente para a primeira semana de fevereiro, ficou para o mês de março. A informação foi confirmada na tarde de ontem pelo presidente do PSL de São Miguel do Oeste, JOSÉ DRESCH. Na última semana, o deputado MAURO DE NADAL e o próprio DRESCH anunciaram a vinda do governador para a região entre os dias cinco e 10 de fevereiro. Ontem, o presidente do PSL disse que a agenda não foi confirmada e que CARLOS MOISÉS DA SILVA estará no extremo-oeste na primeira semana de março. DRESCH estará no RPN primeira edição da próxima segunda-feira para dar os detalhes e o roteiro do governador na primeira visita oficial que ele fará ao extremo-oeste desde que assumiu o estado em primeiro de janeiro do ano passado.

A Polícia Civil de Anchieta prendeu na tarde desta quinta-feira, 30, um homem suspeito de importunação sexual contra a sobrinha. A investigação foi realizada pela equipe da DPCAMI de São Miguel do Oeste. O inquérito foi aberto a partir da informação de que o suspeito perseguia a adolescente, acompanhando com quem ela andava, as roupas que vestia, demonstrando ciúmes da vítima. Em algumas ocasiões, o homem tentou tocá-la e vê-la nua. A delegada da DPCAMI, LISIANE JUNGES, pediu a prisão preventiva do investigado, que foi autorizada pela justiça. O homem foi preso e levado para a Unidade Prisional Avançado. Ele será indiciado pela prática do crime de importunação sexual, que prevê pena de até cinco anos de reclusão.

Uma briga deixou uma pessoa ferida na madrugada de hoje no centro da cidade. O desentendimento aconteceu por volta das quatro e 50 no cruzamento da rua Almirante Barroso com a XV de Novembro. Dois homens se desentenderam a acabaram brigando. Os envolvidos estavam bastante alterados devido ao consumo de bebida alcoólica. Um deles sofreu uma pancada forte na cabeça. Ele precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. O outro envolvido foi detido pela Polícia Militar.

Uma tentativa de homicídio foi registrada no começo da manhã de hoje em Campo Ere. O crime aconteceu por volta das seis e 15 na rua Coronel Bertaso. Os bombeiros foram chamados para atender um homem de 24 anos que estava caído no pátio de um posto de combustível. Ele estava consciente e foi atendido com três perfurações no tórax. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzido até o Hospital Santo Antônio. A A Polícia Militar estava presente no local e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.