ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 03/01/2020

GLOBO EM FOCO – 01/02/20

-MINISTRO ONYX DIZ QUE NÃO CONSIDERA DEIXAR O GOVERNO

-MOISÉS SANCIONA LEI QUE AGILIZA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA

-MUSEU REGISTRA QUEDA ACENTUADA NO NÚMERO DE VISITANTES

-GOVERNADOR SÓ VIRÁ AO EXTREMO OESTE EM MARÇO

-SÃO JOÃO DO OESTE RETOMA TRANSPORTE DE ÁGUA PARA BEATO ROQUE

-CIDASC TEM NOVOS PROFISSIONAIS PARA ATUAÇÃO NA REGIONAL

-BRIGA DEIXA HOMEM FERIDO EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-MOTORISTA É PRESO DUAS VEZES POR EMBRIAGUEZ DURANTE A MADRUGADA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

O primeiro-ministro da Austrália, SOCOTT MORRISON, anunciou que a partir deste sábado os estrangeiros que saírem da China estão proibidos de entrar no país. A medida foi anunciada diante do avanço do novo coronavírus, que já matou mais de 250 chineses e infectou 11 mil e 800 pessoas. A Austrália também deixou mais rígida a orientação para que seus cidadãos não viagem para a China. De acordo com o governo, australianos e residentes que estejam voltando para casa estão liberados, mas vão ficar em isolamento por 14 dias. Duas companhias aéreas australianas também suspenderam voos para a China.

O Chile "está passando por uma grave crise de direitos humanos", de acordo com um relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O país vive desde outubro protestos marcados pela violência, que deixou 31 mortos desde outubro. Após pedir um minuto de silêncio pelos mortos nos protestos, ESMERALDA AROSEMENA, presidente da CIDH, fez a apresentação do documento em Santiago. O relatório final, com os números consolidados, deve sair nos próximos meses. A polícia chilena tem sido alvo de questionamentos por organismos humanitários pelo uso abusivo força para conter as manifestações no país e que deixou duras sequelas. A ONU chegou a apontar violações de direitos humanos no Chile.

O governo da Argentina estuda formas para descriminalizar e regulamentar o consumo e comércio de maconha no país, de acordo com o Ministério da Segurança do país. Os técnicos da pasta analisam os casos de outros países dizem que se avalia o caso uruguaio e também uma proposta de lei que tramita no Congresso do Chile. Não há, a essa altura, previsão de quando um projeto de lei será enviado ao Congresso argentino. O debate pode começar neste ano, de acordo com um texto publicado no dia 23 de janeiro pelo “La Nación”.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados começa o ano legislativo, cuja abertura está prevista para esta segunda-feira, com 12 processos disciplinares em tramitação. O ritmo no colegiado poderá se intensificar já nas duas primeiras semanas de fevereiro, quando vence o prazo para dez relatores apresentarem parecer preliminar, que poderá ser pelo prosseguimento ou arquivamento das representações. Deputados e senadores voltam do recesso parlamentar na segunda, mas as próximas reuniões do Conselho de Ética ainda não foram marcadas oficialmente. Entre os processos que devem concentrar as atenções dos integrantes do colegiado já na semana que vem está o que envolve o deputado EDUARDO BOLSONARO, alvo de representação depois de, em entrevista, sugerir a possibilidade de um novo Ato Institucional 5, instrumento usado na época da ditadura.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que o governo ainda estuda estratégias para buscar os brasileiros que vivem na China e têm intenção de retornar ao Brasil. Segundo o presidente, é preciso resolver entraves diplomáticos, jurídicos e orçamentários para que isso ocorra. Ele se reuniu com ministros nesta sexta-feira no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir estratégias de enfrentamento ao coronavírus e a situação de brasileiros que estão confinados em áreas de risco na China. Além do custo da operação, o presidente Jair Bolsonaro disse que há lacunas na legislação brasileira que podem dificultar o processo. Segundo ele, como o Brasil não tem normas vigentes sobre quarentena, seria preciso criar parâmetros nesse sentido.

O ministro-chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, disse que a hipótese de deixar a pasta é uma "onda" que se formou na imprensa. Segundo o site G1, ele reafirmou que não cogita sair do governo, apesar da instabilidade política que o envolve depois do esvaziamento do ministério por determinação de JAIR BOLSONARO. O presidente mandou demitir auxiliares de ONYX e transferiu o Programa de Parceria de Investimentos, subordinado ao ministro da Casa Civil para o Ministério da Economia, de PAULO GUEDES. O chefe da Casa Civil disse que conversou rapidamente com BOLSONARO pela manhã e que ficaram de ter um encontro neste sábado no Palácio da Alvorada para "acertar os ponteiros".

Santa Catarina está com 68 por cento dos locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina como próprios para banho. A situação piorou em relação à semana passada, quando eram 71 por cento. A queda maior foi em Florianópolis, que agora tem 60 dos 87 locais analisados recomendados aos banhistas. No restante do litoral, são 97 dos 144 pontos, uma leve piora. Na capital, a Beira-mar Norte voltou a ter pontos impróprios. A Praia de Ingleses está com mais dois locais que devem ser evitados pelos banhistas. Na Grande Florianópolis, Governador Celso Ramos está com mais três pontos a serem evitados. Em São José, a Praia de Guararema voltou a estar imprópria.

O desembargador RICARDO ROESLER tomou posse nesta sexta-feira, em Florianópolis, como presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para o biênio 2020/2022. O magistrado afirma que quer reestruturar os juizados especiais, criar novas unidades para acelerar o julgamento das ações de execução fiscal e desenvolver um laboratório de inovação do Judiciário, entre outras medidas. Natural de São Bento do Sul, no Norte catarinense, ROESLER foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em 2017 e até o começo deste ano atuava na terceira Câmara de Direito Público do TJ. Durante a cerimônia de posse, o presidente do Tribunal disse também que tem a intenção de elaborar iniciativas para melhorar as condições de trabalho e de saúde dos servidores.

O governador CARLOS MOISÉS sancionou uma lei nesta semana que vai agilizar a liberação de recursos por meio de emendas parlamentares para os municípios que decretarem estado de emergência ou calamidade pública em Santa Catarina. A legislação estabelece que o Governo do Estado deve priorizar a execução orçamentária das emendas parlamentares, já publicadas no Diário Oficial, aos municípios. Isso deve ocorrer no prazo máximo de 30 dias, a contar da comunicação do estado. Conforme o projeto de lei, de autoria do deputado LUIZ FERNANDO VAMPIRO, vários municípios atingidospor fortes chuvas ou outros desastres naturais permanecem por muito tempo em estado de emergência ou calamidade pública por falta de recursos financeiros.

Grande quantidade de animais peçonhentos causa preocupação na região. O município de Descanso registrou 22 acidentes, 12 foram picadas de aranhas. A responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Descanso, EDILENE LORENSKI, ressalta que o setor já recebeu várias ligações de pessoas informando acidentes com animais peçonhentos, principalmente com serpentes encontradas próximo a residências. Ela comenta que a principal orientação para evitar acidentes com estes animais é manter os terrenos limpos, o que facilita a visualização da serpente. EDILENE diz que devido ao calor e o uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras os animais acabam se aproximando das casas e de locais mais aconchegantes para eles.

Os horários mais comuns para encontrar as serpentes é pela manhã e antes da noite, o que também exige cuidado, por exemplo, nas caminhadas e em trabalhos manuais ao ar livre. Como as serpentes se alimentam de roedores, EDILENE LORENSKI orienta que os ambientes sejam mantidos limpos destes animais. Em relação a aranhas e escorpiões, o principal cuidado é ao vestir roupas e calçados onde os animais costumam se esconder. Em caso de acidente, a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Descanso orienta que o local atingido seja lavado com água e sabão, e não utilizar álcool ou algum outro produto, além de procurar atendimento médico. Sempre que possível também identificar o animal, para facilitar o uso do soro. Para a captura segura dos animais, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros.

Museu registra queda acentuada no número de visitantes. Na comparação ao mesmo período no verão passado, a redução maior é de turistas argentinos. Segundo a coordenadora do museu de São João do Oeste, REJANE WELTER, por ser uma cidade turística, as pessoas procuram o museu. Informa que nos meses dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019 foram 800 visitas. Restando apenas fevereiro para completar o período de férias, foram registradas 300 visitas ao museu. REJANE informa que pessoas de mais idade e que não possuem filhos na escola costumam visitar a cidade a partir do mês de fevereiro e com isso ela projeta aumento de turistas. A queda significativa é principalmente de turistas argentinos devido o câmbio da moeda do país vizinho estar desfavorável e isso inibe viagens dos argentinos.

Itapiranga vive a expectativa de início de várias obras. Indefinição sobre a revitalização da Avenida Uruguai é a principal preocupação. Licitação realizada em dezembro deu deserta, pois nenhuma empresa teve interesse devido a defasagem dos valores. Conforme o Diretor de Engenharia, Projetos e Convênios de Itapiranga, DOGLAS THIEL, o investimento será superior a cinco milhões de reais com aumento da contrapartida do município. O financiamento no Badesc segue em quatro milhões e 500 mil reais e o restante será da prefeitura totalizando cinco milhão 273 mil reais. Licitação será lançada na próxima semana com inicio das obras logo após a definição da empresa. A obra terá redes de água e esgoto, drenagem, asfalto, ciclovia, passeio público, pavimentação asfáltica e paisagismo.

Outras licitações também estão sendo encaminhadas e contemplam a pavimentação do acesso ao Portal do Sol, trecho que geram seguidas reclamações dos moradores. DOUGLAS THIEL cita que algumas obras já estão em fase de conclusão, casos da unidade de saúde da fronteira, ginásio do bairro Santa Tereza e academia da saúde na Praça das Bandeiras. Segundo o diretor de Engenharia da prefeitura, a pavimentação asfáltica no Bairro São Cristóvão, em Santa Fé Alta inicia nos próximos dias. A licitação foi realizada em dezembro. O município ainda aguarda recursos do governo federal para pavimentação asfáltica nos centros comunitários de Soledade, Conceição e Santo Antônio.

Legislativos retomam sessões na próxima semana. Em Itapiranga a primeira sessão ordinária do ano será segunda-feira, com inicio às 19 horas. Conforme o diretor geral da câmara, MIGUEL SCHNEIDER, até o momento nenhum projeto do executivo foi enviado. Lembra que os projetos pendentes foram votados e aprovados na sessão extraordinária realizada nesta semana. Santa Helena retoma sessões ordinárias do ano nesta segunda-feira. Segundo o presidente do legislativo, SADI COLETTO, durante o recesso ocorreram duas sessões extraordinárias. Em Iporã do Oeste os vereadores retomam as sessões ainda sem nenhuma votação de projeto em vista. Em Mondaí e Tunápolis, as sessões também serão retomadas na segunda-feira. Em São João do Oeste o encontro dos vereadores será na terça-feira.

Presidente do PSL afirma que governador só virá ao Extremo Oeste em Março. O presidente do PSL de São Miguel do Oeste, JOSÉ MARIO DRESCH, confirmou na tarde desta sexta-feira, que o Governador CARLOS MOISÉS DA SILVA só virá para o Extremo Oeste em Março. De acordo com DRESCH, o govenador nunca confirmou que estaria na região em fevereiro como anunciou o deputado estadual, Mauro de Nadal. Na próxima segunda-feira, o presidente do PSL participará do Rede Peperi Notícias primeira edição quando dará mais detalhes sobre a agenda do governador pela região.

Bombeiros Comunitários de SC relatam atraso no pagamento de ressarcimento. Integrantes dos Bombeiros Comunitários de Santa Catarina relataram atraso no pagamento do ressarcimento dos voluntários. Desde o dia primeiro de agosto de 2019 as equipes passaram a receber o benefício, chamado de “ressarcimento de despesas”, já que exercem a função de forma voluntária. Desde então, segundo os profissionais, há atrasos nos pagamentos. Um bombeiro comunitário, que prefere não se identificar, diz que o benefício de dezembro ainda não havia sido depositado até esta sexta-feira. O homem afirma que o pagamento está agendado para o dia 10 de cada mês. Segundo o voluntário, as equipes receberam uma nota do Corpo de Bombeiros Militar, que é responsável pelos profissionais, que afirmava que a máquina pública não abriu oficialmente em 2020 e, portanto, não há possibilidade de executar pagamentos.

Cidasc altera equipe de profissionais para atuação do Extremo Oeste de Santa Catarina. A partir do dia 10 de fevereiro três novos veterinários serão contratados, totalizando sete profissional no trabalho a campo na regional de São Miguel do Oeste. Também serão feitos remanejamento de profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catariana. Conforme o gestor Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc de São Miguel do Oeste, ODY GONÇALVES, Descanso, Mondaí, São José do Cedro e Itapiranga terão novos veterinários. O gestor informa que atualmente são apenas quatro veterinários em uma defasagem que se arrasta por vários anos. GONÇALVES projeta que o atendimento será mais rápido e eficiente em virtude de praticamente dobrar o número de profissionais no atendimento a campo.

Atendimento nas questões de sanidade animal terá maior agilidade no Extremo Oeste. O gestor Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc, ODY GONÇALVES considera que a equipe terá condições de atender a demanda com o reforço de três veterinários. Ele explica que o veterinário DIOGO GADOTTI, vai trocar Itapiranga por Descanso em virtude de residir em São Miguel do Oeste e facilitar o deslocamento ao trabalho. Outro profissional vai assumir o comando no município de Itapiranga que abrange ainda Tunápolis e São João do Oeste. A Cidasc ainda continua sem auxiliar administrativo em tempo integral, em Itapiranga desde a aposentadoria da responsável por este serviço, que deixou o cargo no ano passado. ODY GONÇALVES observa que o atual veterinário atende cinco municípios e com os novos profissionais a área ficará menor, possibilitando atender a demanda de trabalho e com mais agilidade.

Itapiranga possui a maior demanda de certificação de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose em Santa Catarina. O gestor Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc, ODY GONÇALVES, informa que o município desenvolve vários programas para a certificação e recebe atenção especial devido à grande demanda. Cita ainda a importância da barreira sanitária no porto da barca na cidade. É uma barreira interestadual com o controle da Cidasc no ingresso de produtos de origem animal e vegetal que possam causar danos a agropecuária de Santa Catarina . GONÇALVES também chama atenção para a demanda que existe em virtude das granjas de suínos com produtores certificados, além do projeto pioneiro no mundo com a compartimentação em toda a cadeia de produção de aves da JBS.

O abastecimento de água em São João do Oeste volta ao nível de alerta. Equipe da prefeitura iniciou ontem o transporte de água para a Estação de Tratamento na comunidade de Beato Roque. Chuvas que ocorreram nesta semana não foram suficientes para aumentar o nível dos reservatórios que o município possui para abastecer comunidades próximo a SC 163. Segundo o diretor de água e esgoto de São João do Oeste, JAIR RODRIGUES, nesta sexta-feira máquinas da prefeitura foram destinadas para o transporte de água de açudes particulares para preservar o volume dos reservatórios naturais do município. Ele diz que é uma medida preventiva, devido à falta de previsão de maior volume de chuva para os próximos dias. Segundo RODRIGUES, é preciso ter uma boa reserva de água em virtude do grande demanda na Estação de Tratamento.

Sistema com captação de água no Rio Uruguai está em operação em São João do Oeste. Água que tem origem na comunidade de Sede Capela, interior de Itapiranga, é transportada para o tratamento na comunidade de Jaboticaba e canalizada até Beato Roque. O diretor de água e esgoto de São João do Oeste, JAIR RODRIGUES lembra que a comunidade possui alto consumo, principalmente por parte do laticínios e o município investe para garantir o abastecimento . RODRIGUES informa que o sistema está operando quase 24 horas com a capacidade de 20 metros cúbicos por hora. Em Roque o consumo diário de água atinge 300 mil litros. Outras comunidades de grande consumo são Cristo Rei, Jaboticaba e Fortaleza que utilizam água de reservatórios naturais e da captação no Rio Uruguai.

Polícia Militar Rodoviária registra duas colisões traseiras nas rodovias da região. O primeiro acidente ocorreu por volta das 11 horas de ontem na SC 496 em Santa Helena. A colisão traseira envolveu uma caminhonete Saveiro emplacada em Belo Horizonte, MG, conduzida por um homem de 44 anos, e uma moto Factor YBR 125 de Santo Helena, conduzida por um homem de 31 anos. Ninguém se feriu. O segundo acidente ocorreu por volta das 17 horas e 30 minutos na SC 305em São Lourenço do Oeste. Esta colisão traseira envolveu em Onix de Campo Erê conduzido por uma mulher de 26 anos e um Siena de São Bernardino conduzido por um homem de 46 anos.

Homem é agredido em posto de combustível e sofre três perfurações no abdômen. Por volta das seis horas da manhã deste sábado o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender uma vítima de agressão física, na Rua Coronel Bertaso, Centro, Campo Erê. Um homem de 24 anos estava caído no pátio de um posto de combustível. Ele estava consciente, com três perfurações na região do tórax. Após contenção de hemorragias o paciente foi conduzido ao Hospital Santo Antônio. A Polícia Militar também estava presente no local.

Briga deixa homem ferido em São Miguel do Oeste. O desentendimento aconteceu na madrugada deste sábado, por volta das cinco horas, no cruzamento da rua Almirante Barroso com a 15 de Novembro, centro de São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, dois homens tiveram um desentendimento e acabaram brigando. Os envolvidos estavam bastante alterados devido ao consumo de bebida alcoólica. Com a briga, um deles teve uma pancada forte na cabeça com sangramento e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. O outro agressor foi detido pela Polícia Militar.

Polícia Civil prende tio por importunação sexual contra sobrinha. A Polícia Civil de Anchieta prendeu na tarde desta quinta-feira um homem pela prática do crime de importunação sexual contra sua sobrinha, uma adolescente. A investigação foi realizada pela equipe policial da DPCAMI, tendo iniciado a partir de informações dando conta de que o criminoso perseguia a jovem, acompanhando com quem andava, as roupas que vestia, demonstrando ciúmes da vítima e em algumas ocasiões tentou tocá-la e vê-la nua. A Polícia Civil, a partir das provas produzidas durante a investigação, representou pela prisão preventiva do investigado, que será indiciado por crime de importunação sexual, que prevê pena de até cinco anos de reclusão. O preso foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada.

Motorista é preso duas vezes por embriaguez durante a madrugada. Situação bizarra ocorreu na madrugada deste sábado, na BR 282, em Xanxerê. Por volta de uma hora de hoje, o motorista de uma SUV utilitário transitava entre Chapecó e Xanxerê, de forma perigosa e em velocidade excessiva. Os policiais fizeram a abordagem no posto da PRF de Xanxerê. O motorista desceu do veículo em visível estado de embriaguez, que foi comprovada pelo teste de alcoolemia. O veículo foi retido e o motorista de 60 anos, de Xanxerê, multado e conduzido a delegacia. O delegado liberou o homem após o pagamento de um salário mínimo de fiança. Por volta das quatro horas da manhã, o mesmo motorista chega dirigindo outro veículo para questionar os policiais. Ainda embriagado o homem teve o automóvel retido, foi multado e conduzido novamente para a Polícia Civil. Os policiais dedicaram em torno de cinco horas com um motorista embriagado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.