ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sexta-feira - 01 02 2019

-NÚMERO DE PESSOAS QUE PAGARAM INSS EM 2018 É O MENOR DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

-DEPUTADOS ESTADUAIS TOMAM POSSE PARA NOVO MANDATO

-MAIS DE 120 FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE SÃO ENCONTRADOS EM SMOESTE

-PROJETO DEVE ALAVANCAR SETOR INDUSTRIAL NA REGIÃO EXTREMO OESTE

-GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE SMOESTE TEM NOVA GERENTE

-COLISÃO FRONTAL É REGISTRADA NA BR-163 EM GUARACIABA

-ESTABELECIMENTO COMERCIAL É INTERDITADO PELA POLÍCIA EM SMOESTE


O tempo é de céu entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é que ocorram pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima deve ser de 38 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo começou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.


O Facebook e o Twitter anunciaram nesta quinta-feira que encerraram milhares de contas que participavam de campanhas de manipulação nas redes sociais.

Na primeira, o alvo foram páginas que tinham conteúdo favorável ao Irã. No Twitter, foram removidos perfis que faziam posts ligados à Rússia e Venezuela.Em agosto passado, as duas empresas já tinham deletado mais de 900 contas ligadas ao Irã que geravam desinformação nas redes. Ao todo, foram removidas nesta etapa pelo Facebook, 783 páginas, grupos e contas que também faziam parte de uma campanha para promover os interesses iranianos, criando identidades falsas como se fossem de moradores desses países.


A Venezuela venderá 15 toneladas de ouro dos cofres dos bancos centrais para os Emirados Árabes Unidos nos próximos dias, em troca por euros em dinheiro. A informação foi divulgada por alto funcionário com conhecimento do plano à agência Reuters, em uma tentativa do país de se manter financeiramente solvente.

A venda de reservas de ouro que sustentam a moeda local, o bolívar, começou em 26 de janeiro com um carregamento de três toneladas. No ano passado o país vendeu 900 milhões em ouro não refinado para a Turquia e os Emirados Árabes Unidos.


A Itália anunciou nesta quinta-feira que não reconhece JUAN GUAIDÓ como presidente interino da Venezuela porque não concorda em interferir nos assuntos internos de outro país. Em nota, o subsecretário de Relações Exteriores, MANILO DI STEFANO, disse que a Itália é totalmente contrária ao fato de que um país ou grupo possa determinar a política interna de outra nação. DI STEFANO integra o Movimento Cinco Estelas, partido que governa a Itália em coalizão com a Liga. Ele anunciou o posicionamento do país sobre a situação ao comentar a abstenção dos deputados dos dois partidos na votação da Eurocâmara que reconheceu GUAIDÓ como presidente interino da Venezuela.


O percentual de trabalhadores que contribuíam para a Previdência Social no setor privado no ano passado foi o mais baixo dos últimos cinco anos. Isso ajudou a aumentar o rombo do INSS. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios divulgada pelo Instituto Brasileiro Geografia Estatística. Em 2018, a média de pessoas ocupadas que fizeram contribuições regulares para o INSS foi de 63 vírgula cinco por cento, atingindo o menor percentual desde 2013, quando estava em 62 vírgula nove por cento. Em relação a 2017, houve uma leve retração de um por cento.


O Ministério de Minas e Energia informou que as empresas terão até três dias para dizer se adotaram medidas para reforçar a segurança de barragens de rejeitos de mineração. De acordo com o ministério, a decisão será publicada no Diário Oficial da União, e o prazo começará a ser contado a partir do momento em que a empresa for notificada pela Agência Nacional de Mineração. A medida foi adotada em razão da tragédia de Brumadinho em Minas Gerais onde uma barragem da mineradora Vale rompeu e destruiu boa parte da localidade.


A Defesa Civil de Minas Gerais informou que há 110 mortos e 238 desparecidos após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dos 110 mortos confirmados até agora, 71 foram identificados. Até o momento, 394 pessoas foram localizadas. O número de desalojados ou desabrigados é 108.Em entrevista coletiva para falar sobre o balanço do sétimo dia de buscas, o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente PEDRO AIHARA, afirmou que, a maioria dos corpos localizados já estava em regiões superficiais. Ele comentou que a partir de agora, o trabalho dependerá mais de escavação e estabilização do solo, o que deve tornar mais lenta a operação.



Tomaram posse na manhã de hoje os 40 políticos catarinenses eleitos em outubro e que vão compor a décima nona legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Eles terão mandato de quatro anos. A posse e instalação foi presidida pelo deputado ROMILDO TITON do MDB, por ser o parlamentar mais idoso e com maior número de legislaturas completas na Alesc. O deputado JULIO GARCIA do PSD, foi eleito presidente para o biênio 2019-2021. MAURO DE NADAL do MDB será o primeiro vice-presidente. RODRIGO MINOTTO do PDT será o segundo vice-presidente. LAÉRCIO SHUSTER do PSB o primeiro secretário, PADRE PEDRO do PT o segundo secretário, ALTAIR SILVA do PP o terceiro secretário e NILSON BERLANDA do PR será o quarto secretário. Foram 38 votos sim e dois votos não.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, do PSL, assinou nesta quinta-feira um decreto autorizando a adoção do nome social no tratamento de cidadãos que buscam os serviços do estado. MOISÉS havia vetado na metade do mês passado o projeto de lei da Assembleia Legislativa sobre o assunto. Na época, ele afirmou ter sido uma recomendação da Procuradoria-Geral do Estado com relação à inconstitucionalidade da medida, porém poucos dias após ele informou que assinaria um decreto do mesmo teor. O prazo para adequação burocrática de registro do nome social em órgãos públicos é de 90 dias a partir da publicação do decreto. No entanto, imediatamente as pessoas que utilizam o nome social já devem ser tratadas desta forma por servidores públicos.


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina emitiu um alerta nesta quinta-feira para que equipes regionais e estaduais de Saúde intensifiquem ações de vigilância e prevenção contra a febre amarela. A vacina está disponível em postos de saúde do estado. Até ontem, nenhum caso de febre amarela havia sido registrado em 2019 no estado, no entanto, a intensificação das ações ocorre pela confirmação de um caso confirmado no Paraná, de um jovem de 21 anos, morador de Antonina. Ele está infectado com a doença.



O programa Retrato Falado deste sábado será com a pioneira IOLANDA BALDISSERA. Ela é natural de Sarandi no Rio Grande do Sul e veio para a região Extremo Oeste com 21 anos. No programa de amanhã, dona IOLANDA vai relembrar grandes histórias que marcaram época, como por exemplo, quando o então governador de Santa Catarina ficou em sua residência durante uma semana. Ela foi casada com o ex-vereador e ex-prefeito de São Miguel do Oeste, LEOLINO BALDISSERA. O Retrato Falado começa às 10 horas da manhã aqui pela Rádio Peperi.


A edição de amanhã do Novo Peperi Rádio Repórter será com o gestor do Estacionamento Rotativo de São Miguel do Oeste, JÚNIOR OLIVEIRA. O novo modelo de estacionamento está em vigor há sete meses no município e no programa deste sábado, JUNIOR fará uma avaliação desses primeiros meses de funcionamento. O profissional vai trazer dados e responder questionamentos da nossa produção. O Novo Peperi Rádio Repórter ao vivo começa às 11 horas da manhã com a análise das principais notícias da semana. Já a entrevista com JÚNIOR OLIVEIRA terá inicio às 11 horas e 30 minutos.


Máquinas e Equipamentos são demonstrados durante o Itaipu Rural Show. Segundo o responsável pelo setor MARCELO BASSO, durante os dias da feira em Pinhalzinho, o visitante irá encontrar no parque de exposição a amostras sobre a operação de máquinas e equipamentos. Além disso, ontem o uma correu a palestra sobre a Importância das Pastagens na Produção Leiteira. BASSO lembra que o espaço de dinâmica de máquinas é a escola a céu aberto, onde os organizadores apresentam novas tecnologias, em especial para o produtor de leite. A palestra mostra formas de armazenar alimento de qualidade. No Itaipu Rural Show o produtor encontra inúmeros maquinários que pode estar utilizando na propriedade, além do serviço de terceirização disponível no mercado.

Eficiência Reprodutiva na Bovinocultura Leiteira é tema de palestra no Itaipu Rural Show. No segundo dia do evento ocorreu a palestra com o tema: Eficiência Reprodutiva na Bovinocultura Leiteira com o palestrante JOSÉ VASCONCELOS, Professor da Unesp de Botucatu. Conforme o coordenador do Itaipu Rural Show FERNANDO ROHR a ideia foi apresentar a importância da eficiência reprodutiva para produtividade do rebanho. Nesses dias quentes, é importante deixar claro o impacto que a temperatura tem nas propriedades. Por isso é fundamental o resfriamento da vaca, manter o gado de leite com conforto pois com isso elas irão gerar uma boa eficiência reprodutiva e boa produção. Na abordagem foi citado que, para a propriedade ser eficiente, ela deve produzir leite e quanto mais melhor, mais por área e por vaca, reprodução é um dos fatores que acelera o processo, fazendo a vaca produzir mais num menor período de tempo, sem esquecer da qualidade do leite.


O PSDB de Santa Catarina ainda não decidiu se será oposição ou não ao governo de CARLOS MOISÉS do PSL. A informação é do deputado estadual, MARCOS VIEIRA. Ele disse que os tucanos irão formar um bloco com outros partidos e votarão de acordo com o que for decidido no grupo. VIEIRA disse que o partido deve se aliar ao PSD e PDT, mas que independente de ser situação ou posição, a sigla deverá votar visando o desenvolvimento do estado de Santa Catarina.


A gerência regional de Educação de São Miguel do Oeste possui uma nova responsável. ELIANE COSTA GALEAZZI é a nova gerente de Educação. Ela assume o lugar de MOACIR MARTELLO que vinha respondendo pelo setor há pelo menos sete anos. Ele foi exonerado do cargo nesta semana pelo novo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, do PSL. MARTELLO foi o entrevistado de ontem do RPN segunda edição e disse que avalia de forma positiva esse tempo frente a gerencia na região. Ele comentou que esse processo de ajustes do cargos comissionados é normal em uma troca de gestão e que a mudança já era esperada.


O maior desafio frente à gerência de Educação nos últimos anos foi em relação á obra do colégio São Miguel. O comentário é do agora ex-gerente de Educação, MOACIR MARTELLO. Ele lembrou que houve inúmeros impasses até a entrega oficial, ocorrida no final do ano passado. MARTELLO disse que apesar das dificuldades, muitos avanços foram alcançados ao longo dos últimos anos, como a implantação do piso nacional, investimentos em unidades escolares da regional e implantação de programas e projetos a exemplo do ensino médio inovador, cursos técnicos e ensino médio em tempo integral, além de intercâmbios internacionais.


Outro ponto positivo foi à implantação da eleição para diretores nas unidades escolares. De acordo com MOACIR MARTELLO, o novo modelo pode envolver de forma direta toda a comunidade escolar e é uma ação que vem se destacando desde a sua efetivação. Questionado sobre o processo de transição para com a nova gerente, MARTELLO disse que foi tranquila e sem atrapalho. MOACIR MARTELLO continuará na gerência de Educação, visto ser funcionário efetivo e lotado neste setor.

A quinta Região Militar, por meio da Junta de Serviço Militar, divulgou a lista dos cidadãos que devem se apresentar na próxima quarta e quinta-feira. Os relacionados deverão comparecer nos dois dias às sete horas e 30 minutos no décimo quarto RCMec. Estão agendados para comparecer na próxima quarta-feira, todos os consignados cujos nomes iniciem entre as letras "A" e "J". Já na quinta-feira, devem comparecer aqueles cidadãos cujos nomes iniciem entre as letras "L" e "W". O relatório com a listagem de todos os nomes está exposto no mural da Junta de Serviço Militar e no site www.alistamento.eb.mil.br, na aba já me alistei, cadastro Brasil Cidadão.


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável está intermediando a criação de uma Câmara de Comércio Internacional em São Miguel do Oeste. O projeto foi apresentado nesta semana durante a primeira reunião realizada neste ano pelo Conselho. O secretário de Desenvolvimento Sustentável e da Agricultura, RENATO ROMANCINI comentou que esta ação começou no ano passado ainda em visitas aos empresários do ramo industrial e também do comércio. Ele disse que atualmente o município possui 190 indústrias, mil 221 estabelecimentos comerciais e quase três mil empresas prestadoras de serviço. ROMANCINI lembrou ainda que somente em 2018 foram criadas 300 novas empresas.


O objetivo da criação de uma Câmara de Comércio Internacional é fomentar a economia de São Miguel do Oeste por meio de ações conjuntas promovidas a partir das necessidades comuns de cada segmento. A afirmação é do secretário de Desenvolvimento Sustentável e da Agricultura, RENATO ROMANCINI. Ele explicou que a Câmara atuará como uma ponte, no sentido de viabilizar processos de compra e venda de mercadorias e produtos nacionais e importados.


As micro, pequenas e médias empresas precisam unir forças para criar alguma vantagem em relação aos concorrentes com maior poder econômico. Segundo RENATO ROMANCINI, as empresas participantes deste projeto aumentarão o seu poder de negociação, reduzirão despesas diversas e terão acesso direto a fornecedores que possuem políticas de volumes mínimos de vendas. Ele disse ainda que, além disso, existe a possibilidade de, futuramente, estruturar uma central de vendas setoriais na região.


Apesar dos bons números apresentados, há uma perda de competitividade em relação a empresas de outras regiões do estado e do país em virtude das situações adversas, como por exemplo, a situação complicada da BR-282 e 163. A fala é do secretário de Desenvolvimento Sustentável e da Agricultura, RENATO ROMANCINI. Ele acredita que com a criação da Câmara de Comércio Internacional o setor da indústria e comércio serão alavancados em São Miguel do Oeste, diminuindo dessa forma as desigualdades existentes entre os grandes comércios de outras regiões.


O município de São Miguel do Oeste já registrou nesse primeiro mês de 2019 mais de 120 focos do mosquito da dengue. A informação é do Coordenador da equipe de combate a dengue, CÉLIO SILVA. Ele disse que somente nesta semana 49 novos focos foram encontrados, totalizando 123 focos nos últimos 31 dias. Gerando uma média de quase quatro focos por dia. Segundo CÉLIO SILVA, o município está em quinto lugar á nível de estado na relação de municípios infestados. Ele comentou que os primeiros meses do ano são os que apresentam aumento significativo nos focos e por isso a população deve ficar atenta.


O Setor de combate a dengue está fazendo sua parte, mas a população não está colaborando. A afirmação é do Coordenador da equipe de combate a dengue, CÉLIO SILVA. Ele comentou que praticamente todos os bairros registraram focos neste mês, sendo a maior concentração no centro com 26 focos e no Bairro Andreatta com 14. Outros Bairros e inclusive no interior também foram encontrados focos.

CÉLIO SILVA disse ainda até o momento o município possui um caso suspeito de dengue que está em analise e deverá ser divulgado o resultado em no máximo uma semana.


A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de posse de drogas. Os fatos foram registrados na madrugada de ontem na Praça Walnir Bottaro Daniel. Segundo os policiais, ambas as abordagens ocorreram em um grupo de pessoas que continham consigo uma quantidade de maconha. Entre o grupo havia menores de idade e por isso o Conselho Tutelar foi acionado. Um termo circunstanciado também foi confeccionado durante o atendimento.


O corpo de Bombeiros de Guaraciaba atendeu na manhã de hoje uma colisão frontal na BR-163, na Linha Guataparema. O acidente envolveu dois caminhões, sendo um de Bom Jesus que era conduzido por uma mulher de 51 anos e outro de Pinhalzinho que tinha um homem como condutor. A mulher não teve ferimentos. Já o homem apresentava sinais de fratura nos pés e suspeita de luxação no joelho e escoriações pelo corpo. Ele foi imobilizado e conduzido ao hospital São Lucas de Guaraciaba.


Uma mulher foi presa na tarde de ontem na Linha Tope da Serra, no interior de Maravilha. No local, havia suspeita de que estaria funcionando um possível ponto de tráfico de drogas. Ao chegar às proximidades, uma mulher estava sentada próxima a uma mesa, onde estaria fazendo o fracionamento da droga. Foram encontrados em sua carteira 719 reais em espécie que ela não soube explicar a procedência. Em seu quarto, foi encontrada uma carteira de cigarros contendo 13 buchas de cocaína fracionada para venda e uma pedra inteira de cocaína que seria fracionada posteriormente. Ela foi presa pelo crime de tráfico de drogas.


A Polícia Civil fechou um estabelecimento comercial nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. O estabelecimento está localizado no Bairro Santa Rita e foi interditado por estar exercendo as atividades sem o alvará. A ação possui como base decisão proveniente de processo administrativo, onde os proprietários terão direito a defesa. A Polícia Civil lembra que possui competência para fiscalizar jogos, diversões e produtos controlados, podendo, fechar estes locais caso sejam constatadas irregularidades e atuação em desacordo com os preceitos legais. Ela orienta a população que estabelecimentos que realizam atividades de comércio de bebida alcoólica, gás, fogos de artifício, sonorização de rua e ainda, festas e diversões públicas, procurem o Setor responsável onde receberão informações e orientações necessárias, a fim de que possam realizar suas as atividades de acordo com os preceitos legais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.