ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 01/02/19

O tempo é de céu entre nuvens na região Extremo Oeste. A previsão é que ocorram pancadas de chuva entre a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima deve ser de 38 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 55 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

O Facebook e o Twitter anunciaram nesta quinta-feira que encerraram milhares de contas que participavam de campanhas de manipulação nas redes sociais. Na primeira, o alvo foram páginas que tinham conteúdo favorável ao Irã. No Twitter, foram removidos perfis que faziam posts ligados à Rússia e Venezuela.Em agosto passado, as duas empresas já tinham deletado mais de 900 contas ligadas ao Irã que geravam desinformação nas redes. Ao todo, foram removidas nesta etapa pelo Facebook, 783 páginas, grupos e contas que também faziam parte de uma campanha para promover os interesses iranianos, criando identidades falsas como se fossem de moradores desses países.

A Venezuela venderá 15 toneladas de ouro dos cofres dos bancos centrais para os Emirados Árabes Unidos nos próximos dias, em troca por euros em dinheiro. A informação foi divulgada por alto funcionário com conhecimento do plano à agência Reuters, em uma tentativa do país de se manter financeiramente solvente.

A venda de reservas de ouro que sustentam a moeda local, o bolívar, começou em 26 de janeiro com um carregamento de três toneladas. No ano passado o país vendeu 900 milhões em ouro não refinado para a Turquia e os Emirados Árabes Unidos.

A Itália anunciou nesta quinta-feira que não reconhece JUAN GUAIDÓ como presidente interino da Venezuela porque não concorda em interferir nos assuntos internos de outro país. Em nota, o subsecretário de Relações Exteriores, MANILO DI STEFANO, disse que a Itália é totalmente contrária ao fato de que um país ou grupo possa determinar a política interna de outra nação. DI STEFANO integra o Movimento Cinco Estelas, partido que governa a Itália em coalizão com a Liga. Ele anunciou o posicionamento do país sobre a situação ao comentar a abstenção dos deputados dos dois partidos na votação da Eurocâmara que reconheceu GUAIDÓ como presidente interino da Venezuela.

O percentual de trabalhadores que contribuíam para a Previdência Social no setor privado no ano passado foi o mais baixo dos últimos cinco anos. Isso ajudou a aumentar o rombo do INSS. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios divulgada pelo Instituto Brasileiro Geografia Estatística. Em 2018, a média de pessoas ocupadas que fizeram contribuições regulares para o INSS foi de 63 vírgula cinco por cento, atingindo o menor percentual desde 2013, quando estava em 62 vírgula nove por cento. Em relação a 2017, houve uma leve retração de um por cento.


O Ministério de Minas e Energia informou que as empresas terão até três dias para dizer se adotaram medidas para reforçar a segurança de barragens de rejeitos de mineração. De acordo com o ministério, a decisão será publicada no Diário Oficial da União, e o prazo começará a ser contado a partir do momento em que a empresa for notificada pela Agência Nacional de Mineração. A medida foi adotada em razão da tragédia de Brumadinho em Minas Gerais onde uma barragem da mineradora Vale rompeu e destruiu boa parte da localidade.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que há 110 mortos e 238 desparecidos após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dos 110 mortos confirmados até agora, 71 foram identificados. Até o momento, 394 pessoas foram localizadas. O número de desalojados ou desabrigados é 108.

Em entrevista coletiva para falar sobre o balanço do sétimo dia de buscas, o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente PEDRO AIHARA, afirmou que, a maioria dos corpos localizados já estava em regiões superficiais. Ele comentou que a partir de agora, o trabalho dependerá mais de escavação e estabilização do solo, o que deve tornar mais lenta a operação.

Tomaram posse na manhã de hoje os 40 políticos catarinenses eleitos em outubro e que vão compor a décima nona legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Eles terão mandato de quatro anos. A posse e instalação foi presidida pelo deputado ROMILDO TITON do MDB, por ser o parlamentar mais idoso e com maior número de legislaturas completas na Alesc.

O deputado JULIO GARCIA do PSD, foi eleito presidente para o biênio 2019-2021. MAURO DE NADAL do MDB será o primeiro vice-presidente. RODRIGO MINOTTO do PDT será o segundo vice-presidente. LAÉRCIO SHUSTER do PSB o primeiro secretário, PADRE PEDRO do PT o segundo secretário, ALTAIR SILVA do PP o terceiro secretário e NILSON BERLANDA do PR será o quarto secretário. Foram 38 votos sim contra dois contrários.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, do PSL, assinou nesta quinta-feira um decreto autorizando a adoção do nome social no tratamento de cidadãos que buscam os serviços do estado. MOISÉS havia vetado na metade do mês passado o projeto de lei da Assembleia Legislativa sobre o assunto. Na época, ele afirmou ter sido uma recomendação da Procuradoria-Geral do Estado com relação à inconstitucionalidade da medida, porém poucos dias após ele informou que assinaria um decreto do mesmo teor. O prazo para adequação burocrática de registro do nome social em órgãos públicos é de 90 dias a partir da publicação do decreto. No entanto, imediatamente as pessoas que utilizam o nome social já devem ser tratadas desta forma por servidores públicos.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina emitiu um alerta nesta quinta-feira para que equipes regionais e estaduais de Saúde intensifiquem ações de vigilância e prevenção contra a febre amarela. A vacina está disponível em postos de saúde do estado. Até ontem, nenhum caso de febre amarela havia sido registrado em 2019 no estado, no entanto, a intensificação das ações ocorre pela confirmação de um caso confirmado no Paraná, de um jovem de 21 anos, morador de Antonina. Ele está infectado com a doença.

Ação conjunta entre prefeitura e Casan vai reestruturar rede de água. Segundo o gerente em São Lourenço do Oeste, ELIAS BUFFON, objetivo é reestruturar a rede de água a fim de contribuir para um resultado final de maior qualidade. Ação está sendo feita em parceria com administração municipal. Frisa que esse trabalho irá facilitar novas ligações de água no futuro e até mesmo consertos, mas sem danificar o asfalto novo. A rede será colocada nos dois lados das ruas, informa a Casan.

No Itaipu Rural Show tem Operação de Máquinas e Equipamentos. Segundo o responsável pelo setor MARCELO BASSO, durante os dias da feira em Pinhalzinho, o visitante irá encontrar no parque de exposição do Itaipu Rural Show, operação de máquinas e equipamentos. Ontem teve palestra sobre: Importância das Pastagens na Produção Leiteira. BASSO lembra que o espaço de dinâmica de máquinas é a escola a céu aberto, onde os organizadores apresentam novas tecnologias, em especial para o produtor de leite.

Palestra mostra formas de armazenar alimento de qualidade. BASSO, explica que existe momentos do ano onde se tem excesso de comida, nas palestras realizadas os profissionais orientam o produtor de qual o melhor momento para aproveitar a comida. No Itaipu Rural Show o produtor encontra inúmeros maquinários que pode estar utilizando na propriedade, além do serviço de terceirização disponível no mercado para as propriedades pequenas também.

Eficiência Reprodutiva na Bovinocultura Leiteira é tema de palestra no Itaipu Rural Show. No segundo dia da maior feira do agronegócio de Santa Catarina, teve palestra com o tema: Eficiência Reprodutiva na Bovinocultura Leiteira com o palestrante JOSÉ VASCONCELOS – Professor da Unesp de Botucatu. FERNANDO ROHR – Coordenador do Itaipu Rural Show diz que a ideia foi apresentar a importância da eficiência reprodutiva para produtividade do rebanho. Nesses dias quentes, é importante deixar claro o impacto que a temperatura tem nas propriedades. Por isso é fundamental o resfriamento da vaca, manter o gado de leite com conforto pois com isso elas irão gerar uma boa eficiência reprodutiva e boa produção.

Fatores que interferem na eficiência reprodutiva é amplamente abordada em palestra. ROHR cita que o resultado da inseminação não é uma situação momentânea, muitas vezes o sucesso de uma inseminação é baseado no histórico do animal, sendo fruto de um trabalho anterior. Para a propriedade ser eficiente, ela deve produzir leite e quanto mais melhor, mais por área e por vaca, reprodução é um dos fatores que acelera o processo, fazendo a vaca produzir mais num menor período de tempo, sem esquecer da qualidade do leite.

Palestrante mostra o comprometimento do Itaipu Rural Show com a informação e inovação. Segundo o coordenador FERNANDO ROHR, o palestrante JOSÉ VASCONCELOS é um profissional que realmente tem uma bagagem imensa para repassar e através de um linguajar simples que o produtor entende e que com certeza traz um ganho muito grande para o produtor em termos de produção, pois quando se melhora a eficiência reprodutiva para o plantel com certeza se terá uma lucratividade maior, por aumentar a produtividade.

Bombeiro da região integra força tarefa que irá auxiliar nas buscas em Brumadinho. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Maravilha, CAPITÃO MOURA, que irá liderar a equipe, esta segunda equipe enviada a Brumadinho tem previsão de se deslocar à cidade mineira em cerca de sete dias. O soldado GEOVAN BOUFLEUR, do quartel dos bombeiros de Iporã do Oeste, integra a equipe, que contempla ainda socorristas de Maravilha, São Miguel do Oeste, Chapecó, Pinhalzinho, Xanxerê, Lages e Brusque.

Socorristas darão apoio às equipes nacionais na busca às vítimas soterradas com o rompimento da barragem de Brumadinho, na última semana, em Minas Gerais. O capitão comenta que já há uma equipe de socorristas de Blumenau trabalhando no local e esta segunda equipe com socorristas da região dará continuidade aos trabalhos na próxima semana. A busca será sobre o barro, com o auxílio de cão, que localiza as vítimas pelo odor. O capitão explica que os bombeiros que fazem parte da força tarefa do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina são um grupo especializado no atendimento de ocorrências de desastres naturais, como deslizamento de terra, inundações e enxurradas e estruturas colapsadas.

Bombeiros que tem especialização no atendimento de ocorrências de desastres naturais estão espalhados no estado. O capitão MOURA, explica que os socorristas estão distribuídos nos quartéis do estado e são acionados quando necessário. O capitão ressalta ainda que os bombeiros do estado foram solicitados por serem referência nas áreas de busca com cães e intervenção em áreas deslizadas.

Vice governadora de Santa Catarina começa girar o estado por nossa região. DANIELA REIHNER, que é de Maravilha, se pronunciou na abertura oficial do Itaipu Rural Show e revelou que estava revoltada porque o oeste catarinense produz muito, e pouco recebe do governo. Ressalta que a grande missão do novo governo é encarar as reclamações e encontrar soluções. 71 por cento dos votos foi para CARLOS MOISÉS, se consolidando na maior votação do estado. DANIELA garante que será feito história.

Santa Catarina terá um novo tipo de gestão. Quem afirma é a vice governadora, acrescentando que não existem só problemas, mas talentos também, se referindo entre outras coisas ao Itaipu Show. Salienta que o secretariado é formado por pessoas tanto do setor privado como público, com histórico de eficiência em cada função. A vice-governadora informa que já pediu um levantamento de todos os projetos que estão parados no grande oeste. Emenda dizendo que Santa Catarina tem ainda muitas áreas verdes e o produtor não pode ser visto como vilão. Entende que é preciso conciliar produção com sustentabilidade.

Existe um projeto para ampliar o aeroporto de Chapecó. Conforme a vice governadora, há necessidade de mais eficiência em pousos e decolagens. Destaca, por outro lado, que o governo está ouvindo todos os setores produtivos para refazer o sistema de incentivos fiscais, atendendo as necessidades dos dois lados. Falando sobre as estradas, DANIELA REIHNER reconhece que é necessário uma boa infraestrutura e que o Oeste foi abandonado. Por fim, se refere a agricultura familiar, confirmando que o governo autorizou mais de 3 milhões e meio de reais em compra direta para a merenda escolar.

Mulher fica ferida em acidente com moto. Ontem a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionada para atendimento de acidente de trânsito tipo colisão entre veículo e motocicleta. Foi na Rua Maranhão, Centro, de Campo Erê. No local foi atendido uma mulher de 36 anos carona da motocicleta. Ela relatava dores nas costas e pescoço, além de várias escoriações nas mãos. Após procedimentos foi imobilizada e conduzida ao Hospital.

Polícia Militar recupera caminhonete furtada. A Polícia Militar recuperou uma caminhonete Ford F-4000 que havia sido furtada na noite de segunda-feira na Linha Canela, em Renascença. O veículo foi localizado na Linha Forquilha no município de Vitorino. A caminhonete foi apreendida e encaminhada a delegacia da Polícia Civil para os demais procedimentos e restituição ao proprietário.

Homem é preso por desacato a PM. A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste a meia noite e meia desta noite, na Avenida Brasil, esquina com a Rua Lauro Muller, no Bairro Cruzeiro, fazia patrulhamento quando avistou uma motocicleta de cor vermelha, transitando com escapamento inoperante, do tipo sem abafador, o que não reduzia a emissão de ruídos. Ao avistar a viatura, o condutor estacionou a motocicleta em frente a um Bar, com intuito de impedir a abordagem. A PM, abordouo piloto e ele foi autuado, tendo o documento do veículo apreendido.

Durante a conversa com o condutor, a polícia sentiu forte odor etílico, oferecendo o teste de bafômetro sendo recusado pelo condutor. Esta autuação prevê como medida administrativa, o recolhimento da CNH. O homem não apresentou outra pessoa habilitada para a retirada da motocicleta do local, por isso ela foi recolhida ao pátio conveniado. O Condutor quando avistou o guincho chegando no local, começou a alterar seus ânimos, desferindo palavras de baixo calão contra os policias, e até tentou agredi-los. Ele foi preso por desacato e ameaça, e precisou ser imobilizado e algemado, sendo necessário o uso de força física moderada para conte-lo.

Mulher é presa por tráfico de droga. A ocorrência foi atendida ontem, na linha Tope da Serra, interior de Maravilha. A guarnição foi acionada para deslocar até o endereço, para averiguar um possível tráfico de drogas. Ao chegar ao local foi visualizada uma mulher sentada próxima a uma mesa, onde estaria fazendo o fracionamento da droga. Foram encontrados em sua carteira 719 reais em notas trocadas que ela não soube explicar a procedência. Durante buscas, foi encontrada, no quarto da suspeita, uma carteira de cigarro contendo 13 buchas de cocaína fracionada para venda. Foi localizada ainda uma pedra inteira de cocaína que seria fracionada posteriormente.

Diante da suspeita de haver mais drogas escondidas na propriedade, foi acionado o Canil do 11° BPM para fazer a varredura do local, porém nada foi encontrado. Segundo a PM, pelo fato de ser do conhecimento das guarnições que a mulher pratica a venda de drogas no local, com a apreensão das 13 buchas embaladas para venda e de certa quantidade de dinheiro trocado, além da denúncia e do relato de testemunhas, foi dada voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas. Ela foi conduzida ao Hospital São José para exame pré-prisional e posteriormente entregue, junto com os objetos apreendidos e as testemunhas, na Delegacia.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.