29.09.2016 às 13:58h - Agricultura

Testes de tuberculose e brucelose devem iniciar nos próximos dias

A informação é do secretário adjunto da Secretaria de Estrado da Agricultura, Airton Spies. A erradicação de tuberculose e brucelose nos cinco municípios da ADR de Itapiranga passa por uma evolução lenta em virtude de questões burocráticas. A meta é retirar animais doentes do meio de um rebanho de 118 mil bovinos em Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Santa Helena e Iporã do Oeste. Animais que podem ser fonte de contaminação serão eliminados, e os proprietários indenizados pelo Fundo Estadual de Sanidade Animal.

Spies diz que o laboratório da FAI Faculdades já está equipado em parceria com o Estado e os laticínios vão entregar amostras de leite. A Cidasc equipou seu laboratório em Chapecó para testes mais complexos que devem iniciar em outubro, no caso de brucelose.

O Fundo de Sanidade Animal garante indenizações. Projeto piloto na região visa também ao trabalho preventivo. O secretário adjunto da Secretaria de Estrado da Agricultura diz que é preciso evitar nova contaminação por tuberculose e brucelose. Ele salienta que a estratégia na região da ADR de Itapiranga é diferente, com varredura dos animais doentes e controle rigoroso para aqueles que entrarem sejam previamente testados.

Spies informa que, nos últimos 10 anos, Santa Catarina já indenizou por 17.500 bovinos que foram abatidos com investimento de R$ 27 milhões.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.