28.11.2017 às 13:25h - atualizado em 28.11.2017 às 13:31h - Cultura

Guarujá do Sul vive dias de cinema no “Revelando os Brasis”

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Guarujá do Sul vive dias de cinema no “Revelando os Brasis”

Entre esta terça-feira, 28 e sábado, 02, a cidade será o cenário do filme “Um Lugar na Memória”, dirigido pelo professor Cesar Theis, morador de Guarujá do Sul. A relação entre os avós e Tito, seu neto de 12 anos, que descobre estar ficando cego, numa pequena cidade do Extremo Oeste catarinense, vai ganhar as telas do cinema a partir desta semana, quando o filme começa a ser gravado. O roteiro integra a sexta edição do “Revelando os Brasis”.

O professor, que vai dirigir a filmagem, destaca que a história é uma ficção baseada em memórias de infância e de histórias de amigos. Ele revela que o foco são as relações e tradições familiares que se enlaçam com a vida cotidiana e a cultura na região. Como o filme trará cenas de passagens da memória do personagem principal,

Cesar considera que o maior desafio da produção foi reconstruir cenários de época. O diretor contou com ajuda de pessoas que colecionam objetos antigos para compor a cenografia e o figurino.

O diretor, destaca que não apenas na busca dos objetos dos pioneiros, mas também para que a população pudesse trabalhar na produção, e como atores. Ele leciona a disciplina de História na Escola Antenor Nascentes, de Princesa, onde também envolveu os alunos na produção. O diretor da filmagem ressalta que alguns estudantes estarão envolvidos e a ideia é produzir filmes na escola a partir do ano que vem.

Ele lembra que a seleção para o projeto “Revelando Brasis” aconteceu em agosto. Em seguida, participou da Oficina de Formação Audiovisual, no Rio de Janeiro. Com aulas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, entre outras, os participantes voltaram para suas cidades com os roteiros prontos e a tarefa de mobilizar a comunidade para participar das gravações. Os filmes desta sexta edição serão gravados até dezembro. Uma equipe completa acompanha a equipe nas filmagens que começam amanhã em Guarujá.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.