28.09.2023 às 07:41h - São Miguel do Oeste

Prazo para regularização das sepulturas é prorrogado em SMOeste

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Prazo para regularização das sepulturas é prorrogado em SMOeste
Imagem: Arq. Divulgação

As famílias que possuem pessoas sepultadas em túmulos nos cemitérios São Miguel e Almas e do bairro Santa Rita terão um prazo maior para fazer a regularização dos espaços.

A informação foi divulgada na última semana pela administradora dos locais, Ivanete Povala, onde em uma entrevista ela lembrou que o prazo inicial já terminou no final do mês passado ainda e pontuou que a regularização vale para todas as famílias que possuem pessoas sepultadas em túmulos, sendo especialmente para aquelas que estão em ruínas e abandonadas.

Ela citou que houve um trabalho de mapeamento onde foram encontradas 35 sepulturas em condições de abandono e por isso foi estipulado um prazo para as melhorias necessária, porém, lamentou que apesar do amplo trabalho de divulgação, apenas três túmulos foram concertados nos últimos três meses, faltando dessa forma ainda, 32 sepulturas para serem verificadas e legalizadas.

Segundo ela, diante dessa baixa procura, em conversa com o setor de Urbanismo foi decidido pela prorrogação do prazo de regularização por mais 45 dias, coincidindo com a data de Finados.

De acordo com Ivanete, esse prazo maior é necessário haja visto que muitas famílias que não residem mais em São Miguel do Oeste acabam vindo para o município apenas na época do Finados, sendo que, dessa forma, um novo edital será feito apenas após o dia dois de novembro.

Questionada sobre a baixa procura para a regularização, ela disse que espera um movimento maior nas próximas semanas e alertou que caso isso não ocorra, um edital será lançado para que uma funerária faça a exumação dos restos mortais que estão nas sepulturas abandonadas.

Ela citou ainda que após o dia de Finados a equipe do cemitério São Miguel e Almas vai concentrar as ações nos gavetários, onde ela acredita que o número de locais abandonados chegue próximo dos 100.

Ivanete reforçou o prazo para o pagamento da taxa e ações de melhorias nos túmulos abandonados e orientou que as regularizações tanto no cemitério central como no localizado no bairro Santa Rita devem ser informadas no escritório localizado no cemitério São Miguel e Almas em horário de expediente, sendo de segunda a sexta entre 8h e 11h30 e entre 13h30 às 18h, ou ainda através do telefone 3631-2165.

A administradora mencionou ainda que as obras e melhorias nos túmulos e locais diversos em ambos os cemitérios devem ser feitas até o dia 20 de outubro, conforme consta no próprio regimento dos cemitérios, haja visto que após essa data serão permitidas apenas limpezas tradicionais nos túmulos dos cemitérios do São Miguel e Almas e Santa Rita.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.