28.09.2023 às 15:46h - atualizado em 28.09.2023 às 15:53h - Religião

Padre Dionísio Körbes terá nova missão no RS

Objetivo será cumprir uma Missão da Companhia de Jesus

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Padre Dionísio Körbes terá nova missão no RS
Padre Dionísio Körbes | Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

Os Jesuítas estão voltando a região missioneira no Rio Grande do Sul. Esta missão será liderada pelo padre de Itapiranga, Dionísio Körbes, de 67 anos. Ele vai assumir o Santuário de Caaró, no município de Caibaté, na região das Missões, no Rio Grande do Sul.

Segundo o Padre, o objetivo é cumprir uma Missão da Companhia de Jesus, onde a atividade principal será de acolher as pessoas que visitam o santuário. O padre também vai trabalhar para humanizar o espaço e tornar o lugar mais agradável, cercado de muito verde. O Santuário de Caaró, em Caibaté, mantém viva a memória e o testemunho dos primeiros missionários do estado, os santos mártires Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, falecidos em 1628.

O Padre Dionísio Körbes também relata a passagem do Padre Max Von Lassberg, no Santuário de Caaró, em 1934. O local recebe diversas romarias com pessoas que realizam orações por considerar um lugar de grande espiritualidade. Segundo o Padre, os Jesuítas do Brasil realizam um planejamento estratégico e estão promovendo escolhas e opções devido à redução significativa de padres e irmãos. A meta será de fortalecer a espiritualidade inaciana com escolha de lugares para atuação como, região Amazônia e região das Missões.

Os Jesuítas também seguirão presentes em algumas universidades, colégios e santuários, porém, fazendo escolhas por lugares de referência para a congregação.

Redução de padres impacta na retirada dos Jesuítas das igrejas. Neste planejamento estratégico está a decisão de reduzir atuação nas paróquias. Dionísio Körbes destaca que a situação é preocupante, pois outras congregações também não possuem muitos padres. Ele chama atenção para o debate que ocorre em Roma, sobre qual o futuro da igreja e que opções devem ser feitas. Salienta que é preciso pensar e refletir para onde vamos caminhar, pois em breve não teremos mais padres. Ele questiona sobre qual vai ser o novo rosto da igreja católica. Dionísio Körbes diz que é preciso centralizar atenção e a fé em Jesus Cristo e não ter a figura do padre como mais importante na igreja.

O padre Dionísio Körbes ainda celebra missa neste domingo, 01, na festa comunitária em São Sebastião, no interior de Itapiranga. Na próxima semana, ele segue para a região das Missões, no Rio Grande do Sul. O religioso lembra que sofreu um AVC hemorrágico em 2022, quando atuava na Paróquia, em São Miguel das Missões. Dionísio Körbes esteve se recuperando em Itapiranga e agora parte para nova missão dos Jesuítas. Ele ingressou na Companhia de Jesus em 1976 e foi ordenado padre em 1985. Bacharel em Filosofia e Ciências Sociais e em Teologia, ele já desempenhou várias funções de destaque na missão da Companhia dos Jesuítas do Brasil.

- OUÇA A ENTREVISTA!


Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.