28.03.2024 às 05:47h - Geral

Sessão solene presta homenagem aos 60 anos da Campanha da Fraternidade

Redação

Por: Redação São Miguel do Oeste - SC

Sessão solene presta homenagem aos 60 anos da Campanha da Fraternidade
Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou na noite desta quarta-feira uma sessão solene para homenagear os 60 anos da Campanha da Fraternidade. A CF foi criada em 1964 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e neste ano de 2024 tem como tema "Fraternidade e Amizade Social". A sessão foi proposta pelos vereadores Cris Zanatta, Maria Tereza Capra, Nini Scharnoski e Paulo Drumm.

Logo no início da sessão, a Paróquia São Miguel Arcanjo conduziu uma mística, dando destaque, juntamente com pessoas da comunidade, para os temas da Campanha da Fraternidade ao longo desses 60 anos. Na sequência, o Padre Edivandro Luiz Frare, vigário paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo, apresentou a história da Campanha da Fraternidade, destacando em especial sua atenção aos pobres e às mazelas da sociedade. Ele mostrou um vídeo com os cartazes da campanha desde sua criação, na década de 1960.

Edivandro falou de alguns temas que já foram abordados pela CF, como saúde, educação, violência, migrações e mundo do trabalho. Ele lembrou que muitas dessas campanhas resultaram em políticas públicas, como a que instituiu o SUS, a legislação relacionada às pessoas com deficiência, algumas políticas relacionadas aos direitos das mulheres, e os direitos humanos. Ele destacou o gesto concreto da campanha, que é a coleta da solidariedade. Fez reflexões sobre se somos responsáveis pelo outro, falou sobre o individualismo e a perda da capacidade de convivência, relacionando-os com o tema da campanha deste ano, a amizade social.

Já os proponentes da sessão solene, em suas manifestações, destacaram a importância dos temas abordados pela Campanha da Fraternidade, bem como dos grupos que compõem a igreja. Eles também entregaram menções honrosas à Paróquia São Miguel Arcanjo e à Diocese de Chapecó.

Fonte: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Foto(s): Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.