27.03.2024 às 14:49h - Infraestrutura

Pavimentações devem ser concluídas em três semanas em Iporã do Oeste

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Pavimentações devem ser concluídas em três semanas em Iporã do Oeste
Foto: Marcos Herbert/Rede Peperi

O Município de Iporã do Oeste está trabalhando na pavimentação de 17 ruas da cidade, em parceria com a usina de asfalto do CONDER. De acordo com o prefeito, Adélio Marx, o trabalho iniciou há algumas semanas e já foram concluídos em alguns trechos. Enquanto isso, outras ruas estão passando por uma reperfilagem para posterior colocação da camada asfáltica. Ele observa que várias pessoas tem questionado os trabalhos, pois o calçamento ainda aparece abaixo do material aplicado nas ruas que foram somente reperfiladas até agora.

O prefeito explica que a reperfilagem é a preparação das ruas para aplicação da capa asfáltica, que terá seis centímetros de espessura. A única exceção é a rua 2 de novembro, nas proximidades do moinho, que recebeu sete centímetros de asfalto devido ao maior tráfego de caminhões no local. Marx frisa que após a conclusão, o calçamento não ficará mais visível nas ruas pavimentadas. O prefeito ressalta que o avanço das obras segue um planejamento para otimizar o deslocamento das máquinas, visto que as pavimentações contemplam todas as regiões da cidade.

O prefeito garante que o asfalto que está sendo aplicado é resistente e de boa qualidade, porém, pequenas diferenças são percebidas de uma rua para outra devido ao tipo de brita utilizada, o que torna a pavimentação mais lisa em alguns trechos e mais áspera em outros. Em todos os 17 trechos pavimentados, o Município precisa coletar amostras e enviar para um laboratório que realiza 75 testes diferentes para comprovar que a qualidade e a espessura do material condizem com o que foi licitado.

Adélio Marx lembra que Iporã do Oeste foi o segundo município da região contemplado com pavimentações asfálticas por meio da usina de asfalto do CONDER. A previsão de conclusão dos trabalhos em todas as 17 ruas da cidade é de até três semanas. O investimento total passa o valor de R$ 2 milhões, com recursos próprios do Município. Nesse valor já está incluso o custo de transporte do material da usina de asfalto, por meio de frota terceirizada. A prefeitura também disponibiliza caminhões próprios para buscar o material, sempre que há necessidade.

OUÇA


Foto(s): Marcos Herbert/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.