25.11.2017 às 09:00h - atualizado em 25.11.2017 às 10:23h - Saúde

Iporã do Oeste institui Sala de Situação para reforçar prevenção a dengue

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Iporã do Oeste institui Sala de Situação para reforçar prevenção a dengue

A reunião para criação da Sala de Situação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 24, com a presença de profissionais da Secretaria de Saúde e entidades constituídas em Iporã do Oeste, além da Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste.

O objetivo principal é intensificar a prevenção e o combate aos focos do mosquito da dengue, que tem aumentado no município. A preocupação também aumenta com os dias de calor, que aliados a umidade, favorecem a proliferação dos mosquitos.

Margo Pires, da Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste, explica que atualmente, dos 22 municípios da gerência, 14 estão infestados, entre eles Iporã do Oeste. Ela comenta que a Sala de Situação é um dos critérios necessários após a infestação, para organização dos serviços e discussão das ações em conjunto com a sociedade.

Ela avalia que Iporã do Oeste é um município bem organizado e estruturado para enfrentar a situação, o que se comprovou com a ampla participação de várias entidades na reunião de ontem.

Margo Pires lembra que somente com a participação e a contribuição da população é possível evitar que surjam novos focos, eliminando depósitos com água que servem de criadouro para os mosquitos. Ela também chama atenção também para a importância das famílias receberem bem os agentes de endemias.

Entre as primeiras ações da Sala de Situação, está a organização de uma campanha para recolha de pneus, a vistoria em caixas de água mais altas com auxílio dos bombeiros, além de palestras em escolas e com grupos de idosos.

Iporã do Oeste confirmou até o momento 46 focos, em vários pontos na extensão da avenida. O último foco foi identificado no dia 13 de novembro.

Foto(s): Jornei de Souza

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.