24.04.2024 às 22:01h - atualizado em 24.04.2024 às 22:06h - Greve

Sem acordo, professores da rede estadual mantêm greve em SC

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Sem acordo, professores da rede estadual mantêm greve em SC
Foto: SINTE/ Divulgação

Professores da rede estadual de educação de Santa Catarina entraram em greve na última terça-feira (23). Segundo o sindicato, a categoria reivindica melhores condições de trabalho e reajuste salarial. A paralisação já conta com 30% de adesão do magistério catarinense.

De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), Evandro Accadrolli, ao todo, 43.766 trabalhadores contratados atendem mais de 500 mil estudantes. Porém, cerca de 32 mil professores estão em caráter temporário.

Acadrolli pontua ainda que esse tipo de contrato (de fevereiro a dezembro) deixa os professores de dois a três anos sem emprego por falta da realização de concurso público ou pela demora na chamada dos aprovados no último exame realizado em 2017 – chamada esta que foi atrapalhada pela pandemia anos depois.

As principais reivindicações dos professores incluem a definição de uma data para um novo concurso público, a retirada do desconto de 14% sobre os aposentados, reajuste salarial e garantia da hora-atividade.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.