20.10.2023 às 11:09h - atualizado em 20.10.2023 às 11:13h - Economia

Vereador atribui dificuldade financeira aos governos estadual e federal

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Vereador atribui dificuldade financeira aos governos estadual e federal
Imagem: Reprodução Redes Sociais

A situação financeira do município de Paraíso foi um dos principais temas abordados no último sábado, 14, durante o informativo da Câmara de Vereadores do município.

O programa vai ao ar todos os sábados pela Rádio Peperi FM 99,9 entre 10h30 e 11h e na última edição recebeu o vereador Flávio Lamb, onde na oportunidade, diversos assuntos foram tratados, sendo o principal em relação às finanças de Paraíso.

Conforme ele, a situação é crítica e é causada pelas ações tomadas pelos governos Estadual e Federal, haja visto que grande parte das emendas parlamentares tanto a nível estadual quanto federal não estão sendo liberadas para os municípios, causando uma grande dificuldade para as prefeituras.

Flávio Lamb pontuou que muitas estão com limitações para manter os trabalhos, sendo esse o caso de Paraíso e para ele, a grande preocupação é visando o fechamento das contas públicas relativas a esse ano, por conta do orçamento de Paraíso e dos demais municípios que é previsto um ano antes e neste ano a não liberação das emendas aliado a queda do Fundo de Participação dos Municípios foram determinantes para o momento atual de dificuldade financeira.

Ele comentou que a situação de Paraíso está no limite e por isso vários cortes já foram feitos e outros ainda serão necessários visando o ajuste do orçamento com a realidade e levando em conta também que até o momento não existe uma previsão de liberação dos recursos e nem da recomposição do FPM para os municípios.

O vereador garantiu que não se trata de má administração, mas sim de uma série de fatores externos que afetaram mais da metade dos municípios brasileiros e os cortes feitos em Paraíso mostram a realidade do Brasil, sobrando a conta mais uma vez para os agricultores e população em geral.

No programa do último sábado, 14, Flávio Lamb citou ainda que um dos poucos recursos liberados recentemente foi no valor de R$ 400 mil da senadora Ivete Da Silveira para a compra de uma motoniveladora e explicou que o pedido foi entregue em abril ainda durante uma viagem feita para Brasília e o pedido foi atendimento recentemente.

Ele esclareceu ainda que o dinheiro já está empenhado e agora cabe a prefeitura a contrapartida do valor faltante e por isso sugeriu a união com demais siglas do município visando o restante do montante.

Flávio Lamb admitiu que algumas máquinas estão sucateadas, sendo algumas inclusive da época que Paraíso pertencia à São Miguel do Oeste e por isso a extrema importância de uma nova máquina desse porte visto a extensão do interior e também pelo fato do município ter a sua principal fonte de renda na agricultura.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.