20.07.2023 às 09:31h - Religião

Pároco confirma presença do bispo na festa do padroeiro em SMOeste

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Pároco confirma presença do bispo na festa do padroeiro em SMOeste
Foto Arq: Cristian Lösch/Portal Peperi

A reportagem da Peperi conversou nesta semana com o coordenador do conselho da igreja matriz São Miguel Arcanjo, Itamar Bergamin, onde na oportunidade ele anunciou que os preparativos para a festa do padroeiro já estão sendo pensados.

Na oportunidade ele comentou que nesta edição haverá uma alteração, haja visto que a ideia é transformar a festa local em paroquial e citou ainda que essa mudança foi proposta pelo pároco Cleto Stülp.

Diante disso, a reportagem conversou com o padre para entender o motivo dessa mudança e ele explicou que a questão é simples, porém, complexa ao mesmo tempo.

Ele lembrou que participou no ano passado pela primeira vez da festa do padroeiro e após a realização da parte religiosa e festiva percebeu que faltou a participação da comunidade como um todo, onde houve uma reunião com o conselho no ano passado ainda e foi constatado que o momento estava concentrado apenas para os moradores da área central de São Miguel do Oeste e com praticamente nenhum envolvimento da paróquia, como deveria ser.

Ele salientou que após essa autocrítica foi elaborado um calendário com o conselho e equipe paroquial visando um extenso trabalho para ser realizado ao longo deste ano até a festa do padroeiro, celebrada em 29 de setembro, sendo que neste ano, o momento religioso vai contar com a presença do Bispo Dom Odelir Magri e a intenção é que sejam alcançados ao menos três objetivos com essa alteração no modelo de festa.

Cleto Stülp citou que o primeiro deles é tornar a festa visível para todas as comunidades abrangentes da paróquia São Miguel Arcanjo, haja visto que o santo é a identidade da paróquia como um todo.

Ele comentou que o lançamento da festa vai ocorrer no dia 12 de agosto em um almoço no salão paroquial onde cada comunidade vai receber uma imagem de São Miguel Arcanjo.

Já o segundo objetivo é celebrar a unidade na diversidade de todas as comunidades pertencentes à paróquia e o terceiro é somar forças da igreja.

Questionado sobre a programação religiosa, Cleto Stülp declarou que a a celebração de abertura dos festejos será no dia três de setembro na igreja matriz às 19h. Já nos dias oito, 15 e 22, haverá tríduo nas sedes dos municípios com a participação das comunidades vizinhas e nos dias 19, 20 e 21 o tríduo contará com a presença das equipes paroquias de Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, São José do Cedro e Guarujá do Sul, tornando a festa regional de fato.

Ele confirmou que o ponto alto da programação será no dia 29, data que é celebrado o dia do padroeiro São Miguel Arcanjo e contará com a presença do Bispo Dom Odelir, onde nesse dias todas as comunidades vão trazer o seu padroeiro para a sede da paróquia em São Miguel do Oeste.

Ele afirmou que algumas comunidades já demonstraram interesse nessa programação e destacou a importância da confraternização entre comunidades, garantindo uma participação expressiva na festa voltada ao padroeiro, São Miguel Arcanjo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.