19.07.2023 às 07:38h - Religião

Conselho anuncia festa do padroeiro envolvendo toda a paróquia

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Conselho anuncia festa do padroeiro envolvendo toda a paróquia
Foto Arq: Cristian Lösch/Portal Peperi

O conselho da igreja Matriz São Miguel Arcanjo já está empenhado na realização da festa do padroeiro que é celebrado em setembro.

De acordo com o coordenador, Itamar Bergamin, a ação já está sendo debatida há alguns meses pela equipe e também pelos padres e neste ano o momento será comemorado no dia 29 de setembro, dia do padroeiro São Miguel Arcanjo, sendo em uma sexta-feira, feriado em São Miguel do Oeste.

Conforme ele, a ideia nesta edição é transformar a festa do padroeiro em um evento paroquial envolvendo todos os municípios pertencentes, abrangendo ao todo as praticamente 70 comunidades.

Itamar explicou que por conta disso, o conselho da comunidade do centro marcou para o mês que vem um almoço visando debater a programação festiva do padroeiro, sendo que o momento de conversa vai ocorrer no próximo dia 12, no segundo sábado de agosto e a expectativa é que todas as lideranças das comunidades de Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita e São Miguel do Oeste estejam presentes.

Ele salientou que o momento vai servir para explicar a ideia aos demais conselhos sobre a realização da festa no final do mês de setembro, sendo fundamental que os interessados façam sua reserva na secretaria da igreja matriz ou então na secretaria da paróquia em horário de expediente.

Questionado sobre as mudanças com essa transformação da festa local para paroquial, ele lembrou que a festa em si é sempre organizada pelo conselho do centro e a intenção é abranger para as demais, sendo que neste ano as comunidades que fizerem a venda da ação entre amigos ficarão com 25% do lucro e os outros 75% vão para a igreja matriz.

Itamar comentou que no dia 29 de setembro, dia do padroeiro, a intenção é que todas as comunidades tragam o seu padroeiro para São Miguel do Oeste e além disso, haverá o tradicional tríduo nos dias que antecede a festa, sendo que outro objetivo é levar o padroeiro São Miguel Arcanjo até as comunidades de Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita e demais de São Miguel do Oeste.

Para ele, com todas essas ações, a festa deve se tornar maior ainda, tanto na parte religiosa quanto também na parte festiva, sendo que o tradicional mondongo e o assado de carne suína serão mantidos.

A programação completa deve ser divulgada nas próximas semanas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.