19.05.2017 às 08:20h - Geral

Produção leiteira apresenta aumento de 165% nos últimos anos em SC

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Produção leiteira apresenta aumento de 165% nos últimos anos em SC

O município de Chapecó sediou nesta semana o evento que discute o crescimento do setor leiteiro nos três estados da região Sul e que está sendo comandado pelo estado catarinense nos últimos anos. Segundo dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, em Santa Catarina o crescimento no setor foi de 165% nos últimos 15 anos, enquanto no Brasil no mesmo período o crescimento foi de apenas 51%.

Conforme o secretário adjunto da Agricultura do Estado, Airton Spies, um dos fatores para o crescimento amplo do setor é o clima e o solo favorável para a produção de pastagens e consequentemente no aumento da produção de leite. De acordo com Spies, atualmente o estado é o quarto maior produtor no país, perdendo apenas para Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Segundo Spies, Santa Catarina responde por 37% da produção nacional, sendo que somente a região Oeste é responsável por 77% da produção total do estado.

Já o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, destaca que o estado tem produção e sanidade, porém precisa aumentar a qualidade do produto, visto que o aumento da produção projetado para os próximos seis anos deverá gerar um excedente de 5,5 milhões de litros de leite, cerca de 10% da produção projetada, a qual precisa ser exportada.

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.