19.03.2024 às 11:17h - atualizado em 20.03.2024 às 06:24h - Geral

Prefeituras se manifestam sobre buscas da Operação Unidade Móvel

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Prefeituras se manifestam sobre buscas da Operação Unidade Móvel
Foto: Divulgação/MPSC

Prefeituras da região se manifestaram após uma operação do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, em apoio à 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, ser realizada na manhã desta segunda-feira, 18. As buscas em prefeituras e empresas privadas ocorreram nos municípios de Descanso, Paraíso, Belmonte, Tunápolis, Iporã do Oeste, Flor do Sertão e Itapema em Santa Catarina, além de Flor da Serra, no Paraná.

Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que tem por objetivo apurar fraudes em licitações públicas e associação criminosa. Segundo a apuração, um grupo de pessoas estaria cometendo crimes em licitações e contratos administrativos, com possível envolvimento de servidores públicos que facilitariam a contratação das empresas que atuavam no ramo de transporte de pacientes e de assessoria às Secretarias Municipais de Saúde.

Em nota, a prefeitura de Tunápolis disse que a fim de contribuir com a operação e o trabalho do Gaeco, forneceu de maneira imediata toda a documentação solicitada e se colocou a disposição para eventuais esclarecimentos. Informou que os documentos requisitados são desde o ano 2018, sendo que todas as informações foram disponibilizadas de forma célere. A nota diz ainda que a prefeitura de Tunápolis em todos os atos de contratação preza pela legitimidade, princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade.

Já a prefeitura de Belmonte informou que recebeu a equipe do GAECO e deixou toda a estrutura pública à disposição para a investigação e busca dos documentos datados desde 2018, enquanto as prefeituras de Iporã do Oeste e Descanso informaram que não foram alvos das buscas do GAECO, visto que em ambos os municípios, a operação teve foco em empresas privadas.

Leia também

- Operação Unidade Móvel cumpre 16 mandados de busca e apreensão na região

Foto(s): Divulgação/MPSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.