18.01.2024 às 17:09h - Meio Ambiente

SJO registra resultado positivo em projetos de preservação ambiental

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

SJO registra resultado positivo em projetos de preservação ambiental
Foto: Ascom/Divulgação

O município de São João do Oeste trabalha em duas formas de ações, com projetos próprios e também de abrangência regional. O foco principal está na preservação da qualidade e quantidade de água. Os resultados já são expressivos em algumas iniciativas e motivam novas adesões em diferentes programas.

Conforme o Diretor de Meio Ambiente de São João do Oeste, Milton Hentges, há 15 anos o município desenvolveu um projeto piloto de preservação na mata ciliar, no Rio Dourado, na comunidade de Linha Ervalzinho. As margens do rio, foram cercadas, impedindo o acesso de animais, especialmente bovinos e a mata ciliar foi reimplantada. O projeto é acompanhado pelos alunos da escola e até mesmo pela comunidade. Hentges afirma que o acompanhamento comprova o sucesso da iniciativa.

Ações semelhantes foram ampliadas para os Rios Fortaleza, Jundiá e Macuco, além de pequenos afluentes. O Diretor de Meio Ambiente comenta ainda que já é possível perceber o resultado positivo no repovoamento de peixes. Há dois anos o município iniciou uma campanha para soltar alevinos de diversas espécies nos rios que compõem a bacia hidrográfica local.

Milton Hentges também chama atenção para as parcerias nos programas, Penso, Logo Destino e Plantando Água. Ele elogia as iniciativas e projeta novas ações a partir deste ano. Outra mobilização considerada fundamental está na educação ambiental. Para o Diretor, esta é a melhor forma de preparar a população e garantir maior proteção ao meio ambiente.

O município mantém vários programas com foco na preservação ambiental. A contribuição dos moradores tem sido fundamental para o sucesso nas ações. Segundo o Diretor de Meio Ambiente de São João do Oeste, Milton Hentges, o Programa Propriedade Limpa é um bom exemplo, com a retirada de materiais recicláveis do meio rural.

Ele destaca que no ano de 2023, foram recolhidos 930 metros cúbicos de materiais que ganharam um destino correto para empresa de reciclagem. Hentges explica que são quatro recolhas por ano e devido este sistema, tem aumentado o volume de lixo com destino adequado

O Diretor assegura que estas atividades serão mantidas e até intensificadas neste ano. Outra ação bem-sucedida no ano passado foi com a recolha de três mil pneus, destinado ao Eco Ponto em São Miguel do Oeste.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.