15.04.2024 às 13:35h - atualizado em 15.04.2024 às 13:37h - Saúde

Municípios avançam na vacinação contra a Influenza

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Municípios avançam na vacinação contra a Influenza
Foto: Arquivo Rede Peperi

Neste sábado, 13, ocorreu grande mobilização nacional para imunização da população contra a gripe.

A secretaria municipal de Saúde de Itapiranga realizou a aplicação da vacina no auditório da Unidade Básica de Saúde Fronteira. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo território nacional prossegue até o dia 31 de maio, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Conforme a Enfermeira Jacqueline Hermes, o município já aplicou 1.395 doses até o momento.

Ela informa ainda que nesta segunda-feira, 15, começa o roteiro no interior, nos grupos de idosos. Com este trabalho a projeção é de aumentar de maneira significativa o número de pessoas imunizadas.

Conforme a Enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, Jacqueline Hermes, Itapiranga possui apenas 21,6% de vacinação contra a Gripe. O município realiza mobilizações, divulga a campanha e relata a importância da imunização contra a Influenza.

A campanha ainda é recente e tem prazo até 31 de maio para as pessoas comparecerem na sala de vacinas. Jacqueline destaca que nesta segunda-feira, 15, a equipe de vacinação estará nas comunidades de Santa Fe Alta e Baixa e ainda em linha Baú.

Conforme a Secretária Municipal da Saúde de Tunapólis, Roseli Bonavigo, até o momento foi atingido no grupo das crianças 46%, entre os idosos 38% e com gestantes 26%. A meta é atingir 90% dos grupos prioritários. A Secretária comenta que será estabelecido um roteiro para contemplar os idosos, porém as remessas de vacinas são fracionadas e o município não possui doses suficientes para percorrer o interior.

Roseli Bonavigo destaca que a mobilização do Dia D, teve resultado positivo, porém a equipe tinha capacidade de atender mais pessoas. Ao total foram aplicadas 90 doses no sábado. Os grupos prioritários incluem idosos acima de 60 anos, crianças, gestantes, professores, trabalhadores da área da saúde, policiais, portadores de doenças crônicas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.