15.03.2024 às 09:35h - Saúde

São João do Oeste inicia projeto Clínica Ampliada

O projeto da equipe multidisciplinar da Unidade Básica teve início nesta semana na comunidade de Linha Itacuruçu.

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

São João do Oeste inicia projeto Clínica Ampliada
Foto: Divulgação/Ascom

São João do Oeste iniciou nesta semana, o projeto Clínica Ampliada. Objetivo é oferecer atendimento multiprofissional nas comunidades.

Conforme o psicólogo da Secretaria de Saúde de São João do Oeste, Miguel Rodrigues, o projeto foi desenvolvido em virtude da carência de acesso de pacientes na busca de atendimento médico. Com um planejamento desde o ano passado, o projeto da equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde de São João do Oeste teve início nesta semana na comunidade de Linha Itacuruçu. O projeto faz parte do programa nacional de humanização – PNH e visa a extensão do atendimento clínico ampliado, proporcionando maior acessibilidade a todos os usuários do SUS.

O projeto possui abordagem inovadora e tem como propósito levar uma equipe de profissionais de saúde para atendimento nas comunidades mais distantes do município. Conforme o psicólogo da Unidade de Saúde de São João do Oeste, Miguel Rodrigues, a iniciativa é relevante para garantir atendimento médico de qualidade a população.

O psicólogo explica que diversas famílias que vivem no interior do município não dispõe de veículo ou outro tipo de transporte, o que impede a atenção necessária para consulta na Unidade de Saúde ou para retirar medicamento. De acordo com o psicólogo, o projeto contribui na construção de um sistema de saúde mais eficiente, atendendo às necessidades específicas da população e promovendo a igualdade no acesso aos serviços de saúde.

Miguel Rodrigues destaca que os pacientes são atendidos por médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico e agente comunitária de saúde. O psicólogo enfatiza que o projeto é piloto e será reformulado conforme a necessidade. Inicialmente a equipe multidisciplinar fará o atendimento uma vez por mês em cada comunidade. Rodrigues chama a atenção para a facilidade de acesso e inclusive para a retirada de medicamentos. Nos próximos dias serão definidas as demais comunidades que receberão o projeto. Um calendário anual será definido com datas e locais para os atendimentos em cada comunidade.

Foto(s): Divulgação/Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.