12.11.2017 às 21:09h - atualizado em 12.11.2017 às 21:46h - Meio Ambiente

Prefeitura de Dionísio Cerqueira decreta situação de emergência devido as chuvas

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Prefeitura de Dionísio Cerqueira decreta situação de emergência devido as chuvas

O secretário da Agricultura, Claudiomiro Pavan, destaca que foram vários transtornos registrados no mês passado, com precipitações acima da média. A equipe já estava fazendo os levantamentos dos estragos na semana passada. Porém, a chuva que voltou atingir o Extremo Oeste no sábado, 04, gerou ainda mais problemas para o município com registro de alagamento de casas, comércios, prédios públicos, além de estragos no interior nas pontes, pontilhões, estradas e nas plantações.

O secretário explica que nestes pontos os alagamentos são recorrentes. Segundo ele, a prefeitura já iniciou os reparos e medidas de prevenção, com a construção de galerias pluviais e ampliação dos tubos para escoamento. No interior foram refeitas as cabeceiras de pontes por quatro vezes em menos de 30 dias. O transporte escolar das comunidades foi inclusive interrompido por dois dias. Devido aos prejuízos intensos, o decreto foi elaborado em parceria com a defesa civil.

Claudiomiro Pavan revela que que foram atingidas as lavouras de fumo, trigo que estava em fase de colheita, além de milho, soja e feijão, devido a erosão. Houve ainda queda na produção de leite com as pastagens danificadas e animais isolados. Foram praticamente todas as localidades que registram algum tipo de avaria, com destacas as que costeiam os rios Peperi e União, entre elas Gleba da União, Lajedo, Sede União.

Pavan salienta que uma equipe do setor público foi designada para coletas dados, fotos, coordenadas geográficas e estimativas de prejuízo para que o decreto de emergência esteja de acordo com as normas exigidas. O decreto está sendo encaminhado ao governo do Estado para análise, e homologação.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.