09.03.2024 às 16:01h - atualizado em 09.03.2024 às 16:31h - Agricultura

Itapiranga possui atenção especial com a exposição de animais durante a Efrait

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga possui atenção especial com a exposição de animais durante a Efrait
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A 11ª Efrait mobilizou várias equipes para a organização da Exposição Feira, bem como para setor agropecuário. Conforme o médico veterinário de Itapiranga, Valdair Dahmer, as regras são bem rígidas para a exposição de animais. Ele informa que são três veterinários atuando com dicas ao produtores rurais e cuidados com a parte sanidade, seguindo recomendações da Cidasc e Ministério da Agricultura sobre bem estar e sanidade.

Para poderem estar na Efrait, os animais precisaram passar por exames, vacinas e laudos necessários para ingressarem na exposição no Complexo Oktober. São aproximadamente 200 animais, sem considerar raças de pequeno porte.

Valdair Dahmer ressalta que o destaque ficou para o gado leiteiro com 50 animais da raça Jersey e mais 50 da raça Holandesa. Também tem Sueca Vermelha e Pardo Suíço, totalizando 120 animais. Já em raças de corte a prioridade foi para Senepol, Aberdeen Angus e Gir com total de 30 animais.

O veterinário chama atenção para a presença de 15 cavalos da raça crioula, que passaram por avaliação de um especialista. Ainda estão expostos 30 ovelhas.

A Efrait não possui aves e suínos por questões de exigências de controle sanitário. O veterinário também destaca os cuidados com o bem estar dos animais. Valdair Dahmer chama atenção que o bem estar dos animais presentes na exposição inclui água de qualidade, controle da temperatura ambiente, alimentação e recolha dos dejetos.

Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.