08.08.2023 às 05:25h - atualizado em 08.08.2023 às 05:29h - São Miguel do Oeste

Casan não poderá participar da licitação sobre água e esgoto em SMOeste

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Casan não poderá participar da licitação sobre água e esgoto em SMOeste
Foto Arq: Cristian Lösch/Portal Peperi

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste vai realizar nesta terça-feira, 08, a primeira sessão do mês de agosto. Ao todo, serão seis sessões que serão realizadas nos dias, oito, 10, 15, 22, 24 e 29 deste mês.

O presidente do legislativo, Paulo Drumm classificou que o projeto que trata da concessão de água e esgoto no município será o maior tema do ano, haja visto que estabelece o rumo dos próximos 30 anos dessas questões.

Ele lembrou que o projeto está tramitando em regime de urgência e dessa forma é necessário apenas uma votação em um prazo máximo de 45 dias. Ele anunciou ainda uma Audiência Pública sobre o tema que será realizada antes do dia 20 deste mês.

Conforme ele, o tema da água e do esgoto em São Miguel do Oeste é de extrema importância e por isso precisa de discussão por parte da comunidade, haja visto que a Casan não pode mais participar do processo licitatório e dessa forma uma empresa privada será a responsável pela água e também pelo esgoto nas próximas três décadas.

Drumm avaliou o momento atual como delicado haja visto que o município não pode fazer novos contratos longos com a Casan, por conta da não votação das Medidas Provisórias por parte do Congresso Nacional que ofertavam mais vantagens para as empresas públicas.

O presidente citou ainda que em 10 anos, a questão do esgoto em São Miguel do Oeste precisa estar na faixa de 90% concluída e em relação a água, praticamente 100%.

Ele citou ainda que a primeira etapa exige investimentos superiores aos R$ 40 milhões e por isso mesmo que sejam feitos contratos menores com a Casan, a estatal não fará os investimentos necessários.

Sobre a possibilidade de uma licitação deserta, Paulo Drumm assegurou que ao menos uma empresa do Rio Grande do Sul já apresentou propostas e se mostrou interessada em administrar a água e o esgoto em São Miguel do Oeste.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.