05.12.2017 às 08:22h - Justiça

MPF: 70% de casos de autoridades que tramitam no STF e STJ são por corrupção

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

MPF: 70% de casos de autoridades que tramitam no STF e STJ são por corrupção
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal informou que cerca de 70% dos casos envolvendo autoridades, em tramitação no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça, tratam de crimes relacionados à corrupção. O MPF e o Conselho Nacional do Ministério Público promoveram nesta segunda-feira, 04, um evento referente ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro.

Segundo o MPF, tramitam no Supremo 95 ações penais e 439 inquéritos relacionados a autoridades com prerrogativa de foro por função, como presidente da República, vice, deputados federais, senadores e ministros de Estado. No STJ, que julga casos de crimes comuns envolvendo governadores, desembargadores, membros do Ministério Público e conselheiros dos Tribunais de Contas, são 72 ações penais, 101 inquéritos e 54 sindicâncias.

Em 2017, foram pelo menos 40 operações de combate à corrupção executadas em todo o país pelo Ministério Público, em parceria com outros órgãos. Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, nos últimos anos o MPF tem enfrentado a corrupção com muita persistência. “O Mensalão e a Lava Jato são marcos exitosos desta empreitada. Há um longo caminho pela frente. Antes, o risco de ser corrupto era quase zero, temos de aumentar esse risco com punições para desestimular os infratores”, disse.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.