05.04.2018 às 08:43h - atualizado em 05.04.2018 às 19:00h - Agricultura

Produtores de leite apostam em novos investimentos para melhorar a produção e a renda

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Produtores de leite apostam em novos investimentos para melhorar a produção e a renda

Mesmo com anúncio da recuperação dos preços, os produtores ainda têm receio do comportamento do mercado na área do leite.

O Conseleite anunciou na última semana o aumento dos preços pagos em março, recuperação que já era prevista pelo conselho.

Conforme o produtor de leite de linha Aparecida, Iporã do Oeste, Anderson Sehn, nos últimos anos a atividade leiteira vem sofrendo muitas oscilações.

Enquanto há cerca de um ano os produtores comemoravam os bons preços, no momento, o preço pago pelo litro do leite registra um dos valores mais baixos, o que resultou numa crise significativa para a atividade.

O baixo preço é agravado pelo alto custo de produção. Anderson Sehn afirma que a negociação por melhores preços ocorre mensalmente com as empresas de lacticínios. Segundo ele, falar em expectativa de recuperação após a crise iniciada em 2017 talvez seja muito cedo, tendo em vista as mudanças frequentes do mercado, ainda mais se for levado em conta que 2018 é ano de eleições.

A propriedade da família Sehn trabalha há um ano com três ordenhas diárias e há algum tempo com o sistema free stall de confinamento.

Anderson Sehn explica que, com as duas ordenhas normais, a média diária por animal chegava a 33 litros, e agora, com mais uma ordenha, a média subiu para 39,5 litros por animal.

A dificuldade maior que o produtor relata é a falta de mão de obra, sendo necessária a contratação de mais dois funcionários para atender a demanda.

O produtor de leite comenta que, além de aumentar a produção, a terceira ordenha também melhorou a sanidade dos animais e reduziu problemas, como a mastite.

Ele projeta novos investimentos com a instalação do sistema de luz solar e a climatização para aumentar o conforto dos animais. O agricultor cita também a importância dos investimentos em genética para aumentar a produção por animal.

Foto(s): Jornei de Souza

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.