04.05.2017 às 23:01h - atualizado em 05.05.2017 às 16:19h - Saúde

Santa Catarina soma cinco mortes por gripe A neste ano

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Santa Catarina soma cinco mortes por gripe A neste ano

Santa Catarina registrou mais uma morte por gripe A neste ano. Depois das vítimas de Lages, Florianópolis, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste, um paciente de Águas Mornas, na Grande Florianópolis, morreu por complicações causadas pelo vírus H3N2, subtipo da gripe A. Todas as vítimas tinham fatores de risco associados, sendo dois portadores de Diabetes e dois de doença cardiovascular crônica. Esse último veio a óbito no dia 21 de abril. O homem de 52 anos tinha doença renal e hepática crônicas, Diabetes e passou por um transplante, também considerados fatores de risco.

Até o dia 29 de abril, o Estado registrou 32 casos de influenza A e dois de B, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta quinta-feira, 04. Das hospitalizações por gripe A, 30 foram pelo vírus H3N2, que deve ser o predominante neste ano, um de H1N1 e outro ainda em análise.

Segundo a gerente de Imunização da Dive, Vanessa Vieira da Silva, Com a chegada do frio, o estado deve registrar um aumento ainda maior na circulação do vírus influenza e, consequentemente, do número de casos de gripe nos próximos meses.

Vanessa salienta que, além da vacinação, há outras ações de prevenção contra a gripe que devem ser mantidas. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares também é essencial. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito.

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.