02.12.2017 às 10:49h - Política

TSE lança título de eleitor digital que pode substituir documento impresso na votação

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

TSE lança título de eleitor digital que pode substituir documento impresso na votação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, lançou nesta sexta-feira, 01, o E-título, documento digital que pode substituir no dia da eleição o título de eleitor impresso.

A novidade já valerá na eleição do ano que vem, sendo que para ter acesso ao novo sistema, os eleitores precisão acessar o E-título diretamente em um aplicativo, o qual pode ser baixado gratuitamente por smartphone ou tablet por meio da App Store e do Google Play.

De acordo com o TSE, a versão digital do título de eleitor apresenta novidades, exibindo informações sobre quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização.

Conforme o TSE, o documento digital de identificação dos eleitores também terá um QR Code para a validação na zona eleitoral, sendo que ao inserir no aplicativo o número do título eleitoral, o nome do eleitor, a filiação e a data de nascimento, o E-título será validado e liberado.

O Tribunal Superior Eleitoral lembra que o título impresso continuará valendo, ficando por opção do eleitor optar pelo novo sistema ou não.

Fonte: G1/SC

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.