02.12.2017 às 07:46h - Cultura

Equipe grava vídeos em Itapiranga sobre repressão militar

Anderson Luís

Por: Anderson Luís Itapiranga - SC

Equipe grava vídeos em Itapiranga sobre repressão militar

O documentário está sendo produzido neste final de semana.

O produtor Francisco de Martorano informou em entrevista à Radio Itapiranga que o trabalho tem seu foco voltado aos perseguidos pela ditadura, que viveram em campos de prisioneiros em diversos locais do Brasil.

Com base no livro O Retrato da Repressão produzido pelo professor Leandro Mayer, a obra em vídeo destacará o ex-prisioneiro Antônio Kliemann. Ele foi preso pela polícia militar em Porto Novo, território atual de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, e enviado para o presídio de Joinville.

Conforme Martorano, 11 campos de prisioneiros estão sendo evidenciados na obra. Estes locais abrigaram prisioneiros de origem japonesa, italiana e alemã. O livro O Retrato da Repressão foi o pontapé inicial para o documentário em vídeo.

Conforme Ania Kliemann, neta do personagem principal retratado no livro, o primeiro contato ocorreu quando o professor Leandro buscou informações sobre a história de repressão sofrida pelo avô.

Durante a pesquisa de mestrado efetuada pelo autor, em vários momentos, o nome de Antônio Kliemann era destacado. Embora com muitas dificuldades, grande parte da história do ex-prisioneiro foi recuperada.

Para o professor e autor do livro, Leandro Mayer, é muito gratificante publicar uma obra de nível local retratando as arbitrariedades ocorridas nos anos de 1943 a 1945.

O documentário em vídeo faz parte de uma série de filmagens no estado sobre a repressão militar. Ainda não há data prevista para conclusão e exibição da produção.

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.