ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 16/05/2017

-LULA É INDICIADO POR CORRUPÇÃO EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL
-SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA SÃO ALVO DE OPERAÇÃO POLICIAL
-PRINCESA INVESTE 200 MIL NO CALÇAMENTO DE TRÊS RUAS
-POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA FRAUDES PREVIDENCIÁRIAS NA REGIÃO
-VEREADOR COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE INTERDIÇÃO DE QUADRA
-FALTA DE ENERGIA NO INTERIOR É TEMA DE DEBATE NA CÂMARA
-CICLISTA FICA FERIDO EM ATROPELAMENTO NO CENTRO DE GUARUJÁ
-PADRASTO É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA

Céu encoberto no Extremo-Oeste. A previsão para as próximas horas é de tempo bom. A temperatura pode chegar a 23 graus. Segundo o serviço de meteorologia da Epagri de SMOeste, a mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores começou a terça-feira em alta. O dólar iniciou o dia em baixa, a três reais e dez centavos. O peso é cotado a 20 centavos. O Euro vale três reais e 43 centavos.

De acordo com o Washington Post, na semana passada o presidente americano participou de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia e com o embaixador russo nos Estados Unidos. A reportagem afirma que DONALD TRUMP revelou informações secretas a eles. Funcionários e ex-funcionários disseram ao jornal, sob condição de anonimato, que as revelações do presidente aos russos colocam em risco um fonte de inteligência que atua dentro do Estado Islâmico. TRUMP usou o Twitter para comentar a denúncia. O presidente escreveu que tem o direito de compartilhar informações com a Rússia sobre terrorismo e segurança aérea.

O congressista democrata do Texas no Congresso americano está pedindo o impeachment de DONALD TRUMP. AL GREEN disse para a imprensa que as medidas que vêm sendo tomadas pelo presidente são dignas de investigação pela Câmara dos Representantes e pediu apoio aos demais parlamentares. Para o congressista, TRUMP cometeu um ato impugnável ao demitir o ex-diretor do FBI, JAMES COMEY.

Na Venezuela um rapaz de 18 anos morreu durante uma manifestação contra o presidente NICOLÁS MADURO. A morte de JOSÉ ALVIAREZ foi anunciada pelo Ministério Público do estado de Táchira. Não há mais informações do que aconteceu. Agora são 39 os mortos em protestos contra o governo venezuelano.

Polícia Federal indicia o ex-presidente LULA em um novo inquérito da operação Zelotes. Também foram indiciadas outras 12 pessoas, entre elas os ex-ministros GILBERTO CARVALHO e ERENICE GUERRA. A investigação policial concluiu que há indícios da prática de corrupção pelo ex-presidente. LULA teria sido um dos beneficiários de um pagamento milionário em troca da aprovação da medida provisória 471. A MP do Refis estendeu por cinco anos a vigência de um incentivo fiscal a montadoras e fabricantes de veículos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ontem à noite os advogados do ex-presidente emitiram uma nota em que afirmam que repudiam toda e qualquer ilação sobre o envolvimento de LULA em atos ilícitos a respeito da edição da MP.

Polícia Federal está realizando, desde o início da manhã, uma operação para desarticular um esquema de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura e empresas do agronegócio. 120 policiais cumprem mais de 60 mandados em Tocantins, Pará, São Paulo, Pernambuco e Brasília. A denúncia que deu origem à investigação afirma que frigoríficos e empresas de laticínios foram favorecidas em processos administrativos com o retardamento da tramitação ou com a anulação de multas. Servidores federais estariam beneficiando as companhias em troca de pagamentos mensais.

Ministro HERMAN BENJAMIN, do TSE, libera para julgamento a ação que pede a cassação da chapa vencedora da eleição presidencial de 2014, formada por DILMA ROUSSEFF e MICHEL TEMER. As alegações finais das partes foram juntadas ao processo junto com o parecer final do Ministério Público, que pede a cassação do mandato de TEMER e a inelegibilidade de DILMA por oito anos. Com a última movimentação do relator, a data para análise do processo em plenário, pelos sete ministros do Tribunal, fica dependendo do agendamento do presidente, ministro GILMAR MENDES.

Servidores do Ministério da Agricultura em Santa Catarina são alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta manhã. Os policiais cumprem 37 mandados judiciais em Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau e Jaraguá do Sul. Diretores e fiscais do Mapa que atuam na inspeção de pescados são suspeitos de favorecer duas grandes companhias que adulteravam produtos para elevar o peso deles. As empresas importam da China peixes das espécies panga, merluza e polaca do alasca. Antes de serem vendidos aos consumidores os pescados recebiam adição de água e produtos químicos.

Em Laguna dois funcionários de uma indústria de farinha e óleo de peixe morreram em um acidente de trabalho. A fatalidade aconteceu durante a limpeza de um tanque de 12 metros de profundidade, usado para descarregar os peixes transportados para a empresa. Não há muitos detalhes das circunstâncias do acidente. A imprensa apurou que um dos homens escorregou e caiu. O outro trabalhador morto tentou ajudar o colega e acabou caindo também. Um terceiro profissional participava do serviço e interveio. Ele ficou ferido e precisou ser hospitalizado.

Em São José, na Grande Florianópolis, uma mulher foi ferida a golpes de faca e morreu em um dos hospitais da cidade. A agressão teria ocorrido durante uma briga familiar. A Polícia Militar foi chamada, mas quando chegou à residência da vítima ela já tinha sido encaminhada para atendimento médico. De acordo com a PM, o suspeito de cometer o assassinato é o filho dela, um homem de 41 anos, que está foragido.

Vacinação contra a Gripe atinge cerca de 80 por cento da meta em São José do Cedro. A estimativa é do secretário de saúde, FERNANDO WILL. Conforme ele, no último sábado foi realizado o Dia D, com vacinação diferenciada. Ele considera que neste ano a campanha nacional teve uma grande adesão e elogiou o empenho da equipe de vacina que, num curto espaço de tempo, garantiu um acréscimo considerável no percentual de pessoas imunizadas contra a Gripe A. WILL cita que a vacinação segue até o próximo dia 26 e o município precisa imunizar 4 mil e 25 pessoas referentes ao público-alvo. Ele pediu que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem o posto de saúde com os documentos pessoais. No próximo sábado o horário ampliado será para atender pessoas do interior.

Peças teatrais marcam Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Secretaria de Assistência Social de Guaraciaba realizou ontem várias encenações como forma de alerta ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de menores. Conforme a Secretária do setor, IDIONE FABBI, a peça “Bem-me-querMau-me-quer” foi apresentada para as turmas do pré-escolar três até o nono ano paras as escolas municipais e estaduais. IDIONE comentou também que amanhã a Escola de Linha Ouro Verde receberá as peças de teatro para todos os seus alunos. Hoje acontece em parceria com o Conselho Tutelar um pedágio com distribuição de folders e adesivos para os veículos.

Quartel do Corpo de Bombeiros de Anchieta poderá ser inaugurado quinta-feira. A expectativa é do sargento JAIR DA VEIGA. O comandante informa que o avanço da parte burocrática depende da assinatura de convênio da prefeitura com o estado para cedência de funcionários e outras necessidades do quartel. Essa questão, acredita DA VEIGA, deverá ser resolvida ainda esta semana pois o projeto na câmara foi aprovado na semana passada. Atualmente a unidade funciona das 8 da manhã às 8 da noite. De acordo com ele, nesse horário são trabalhadas as vistorias e atendimentos de ocorrência normais. Os pré-hospitalares são atendidos somente em casos de urgência. A partir da inauguração do quartel os serviços da corporação serão ampliados para 24 horas.

Crimes de contrabando e descaminhos são as principais ocorrências atendidas pela Polícia Federal do Extremo Oeste. Do total de inquéritos abertos pela delegacia de Dionísio Cerqueira, 60 por cento são para investigar a entrada ilegal de produtos e mercadorias estrangeiras. De acordo com o delegado chefe da PF, SANDRO BERNARDI, o tipo de produto varia de acordo com a época do ano. Neste momento, por exemplo, a maioria das apreensões é de camarão argentino com destino ao litoral de Santa Catarina. Além do contrabando e descaminho, o tráfico de drogas é outro crime bastante comum na região de fronteira. BERNARDI salienta que apesar do intenso trabalho de combate feito pelas forças de segurança, a passagem de drogas pelo Extremo Oeste ocorre com muita frequência. O delegado explica que a fronteira seca tem uma grande extensão e isso dificulta o trabalho de controle e fiscalização da Polícia Federal.

Estrutura da Polícia Federal é suficiente para a demanda de trabalho na região. De acordo com o delegado SANDRO BERNARDI, a polícia não divulga o tamanho do efetivo por uma questão de segurança, mas ele garantiu que o número de policiais federais é adequado para o tamanho da região. Outro tipo crime investigado pela Polícia Federal são as fraudes previdenciárias. BERNARDI explica que os casos não são numerosos e representam 20 por cento do total de inquéritos abertos na delegacia de Dionísio Cerqueira. Ele esclarece que um dos crimes contra a previdência são os saques de benefícios depois do óbito do segurado. O delegado comenta que a polícia está investigando várias denúncias de pessoas que não comunicaram a morte de um familiar a previdência e estão recebendo o benefício irregularmente.

Ruas de Princesa recebem obra de calçamento. A informação é do secretário de Obras, CLAUDIO NÓS. Ele destaca que a primeira rua contemplada é a Sete de Setembro, que liga o posto de saúde até as escolas. Os trabalhos começaram ontem com a colocação de tubos, terraplenagem e preparação do solo. A segunda via atendida deverá ser a Dom Pedro segundo, que liga a prefeitura ao cemitério, onde uma parte já está calçada, sendo necessária conclusão. Ele cita também a Nossa Senhora de Fátima, que dá acesso para Linha Moquém. O secretário lembra que essa via apresenta muita umidade e possui movimento. O projeto está sendo executado com 200 mil reais de recursos próprios da prefeitura de Princesa. São mais de três quilômetros. NÓS ressalta que outros locais também foram mapeados e serão atendidos na segunda etapa que terá investimento de 250 mil de uma emenda parlamentar. Já no interior a equipe atuará nesta semana na região da Linha Sagrada Família, pois no dia 28 ocorre a festa da comunidade.

Vereador do PMDB de Guarujá do Sul tem aprovados dois expedientes pelo plenário da Câmara. ILÁRIO BAUMGARDT reivindicou a administração, que estude a possiblidade de ceder um local para o grupo de mães de Vila Sulina jogar bolãozinho. Ele justificou dizendo que o grupo tem mais de 50 mulheres participantes e não possui um local próprio para recreação. Elas usavam o espaço do ginásio do Núcleo municipal. Conforme o vereador, recentemente as mães foram impedidas de utilizar o espaço por orientação da secretaria de Educação. Em outro expediente, ele solicitou através de requerimento verbal que sejam feitos esclarecimentos sobre a interdição da quadra coberta de Vila Sulina. BAUMGARDT pediu que se façam estudos das melhorias necessárias para a liberação de uso da quadra. O vereador salienta que este local também pode servir para os encontros e atividades do grupo de mães.

Câmara de vereadores recebe sete novos projetos de lei. A sessão do legislativo de SJCedro teve cerca de duas horas de duração e foi marcada por debate de vários temas. Conforme o líder do governo, VOLNEI DALLO, um dos projetos prevê abertura de crédito de 7 mil e 700 reais para contratação de um jurado habilitado para feira ranqueada que acontecerá durante a ExpoCedro. Outro prevê gratificação aos servidores que atuam como pregoeiros no setor de compras. Deu entrada ainda o texto que tem objetivo de regulamentar os alugueis de espaços públicos para atividades particulares.O líder do governo citou ainda a criação de cargo de advogado e de técnico de segurança do trabalho. Ele explica ainda que uma das matérias que entrou ontem para análise trata do pagamento de gratificação aos servidores que atuam em comissões e também o projeto que prevê aumentar de 40 para 50 por cento a gratificação para diretores de escolas com mais de 500 alunos. O último trata de alterações no pagamento de triênio aos servidores.

Vereadora solicita construção de pista de bicicleta em SJCedro. MÁRCIA DEMOSSI fez uma indicação a pedido das crianças. Durante a sessão de ontem estiveram presentes os estudantes da quarta série do Cemeg. Eles justificaram que existem muitas crianças e adolescentes que praticam o ciclismo e o objetivo é que haja um local específico para as manobras. O grupo já esteve em contato com o prefeito, PLINIO DE CASTRO, para fazer a reivindicação. O líder do executivo sugeriu que os alunos façam um estudo de algum local onde há possibilidade da construção.Outros vereadores também trataram de alguns temas pontuais, entre eles, INACIR GONÇALVES que falou sobre o programa Lar Legal que prevê regularização de terrenos sem escrituras. Ele pediu que fosse encaminhado a secretaria de estado da assistência um expediente solicitando esclarecimento sobre o prazo para retomada do programa e as alterações.

Problemas com falta de energia elétrica e atendimento da Celesc foram levantados pelo presidente da câmara de SJCedro. CLAUDIO WARTHA destaca que a preocupação é muito grande porque a falta de energia por longos períodos tem causado prejuízos na atividade agrícola, principalmente no resfriamento do leite e na ordenha. Ele explica que são várias famílias das Linhas São João, Irineu Bornhausen, Nova Sarandi, Peperi e do distrito de Padre Réus que estão sofrendo sem respostas há cerca de cinco anos devido a falta de investimentos da Celesc. O presidente da câmara acredita que o problema é fácil de ser resolvido. WARTHA ressalta que o atendimento do call center é ruim, com atendentes mal educados e gerando demora para resolver os pedidos. O presidente pediu o envio de documentos de reclamações para Celesc e Procon. Os demais vereadores também sugeriram que o conselho dos consumidores – Conccel, também seja alertado sobre a questão.

Parlamentar busca recursos para recuperar rodovias no Extremo Oeste. O deputado estadual, MAURO DE NADAL, lembra que o problema é recorrente tanto nas rodovias federais como estaduais. Ele percebe que as condições das vias no Extremo Oeste são as piores do estado, apesar de estarem entre as mais relevantes devido à logística para empresas e fator estratégico de escoamento de produção, principalmente agrícola e de madeiras. O depurado afirma que enquanto liderança, não apenas observa o problema in loco, durante as agendas nos pequenos municípios, mas também recebe cobrança dos gestores sobre investimentos nesta área. NADAL cita ainda o auxílio aos deputados federais e senadores na busca de recursos para estas vias, como é o caso da BR-163. Outra situação é da BR-158, que liga Maravilha até o Rio Grande do Sul, além do trecho da BR-282 de Chapecó a SMOeste. Ele cita pequenas intervenções com tapa-buracos, mas que não tem sido efetivos, causando prejuízos e acidentes.

Deputado apresenta pedido de melhorias nas SCs da região. MAURO DE NADAL esteve em contato com o secretário de estado da Infraestrutura, LUIZ FERNANDO VAMPIRO e entregou os pedidos de revitalização e de melhorias para o tráfego dos motoristas de Princesa, Iporã do Oeste, São José do Cedro e Itapiranga. O parlamentar salienta que já levou fotos, vídeos e demais documentos que comprovam a precariedade, além do orçamento para cada uma delas. Ele explica que foram estabelecidos valores mínimos para a realização dos consertos das estradas, como por exemplo, na ligação de SJCedro até Princesa, onde foram reivindicados 700 mil reais para recuperação. Ele também pediu 500 mil reais para revitalização da SC-163, no trecho entre Itapiranga e Iporã do Oeste. O parlamentar explica que no caso de Princesa a obra foi feita há cerca de 13 anos como um teste e apresenta problemas na base. Já a SC-163 deve ser federalizada e enquanto o processo não é formalizado as intervenções se fazem necessárias com aporte estadual.

Empresários programam operação para conserto do acesso até Princesa. A informação é do vereador de Princesa, SILMAR FRANCO. Ele destaca que um grupo de empresários e lideranças de SJCedro, Guarujá do Sul e de Princesa está estudando a compra de asfalto e outros materiais para fazer o fechamento das crateras que existem na rodovia. O vereador destaca que o movimento é apartidário e possui adesão de vereadores, empresários e pessoas da comunidade que usam o trecho e estão sofrendo com a precariedade. Vários parlamentares foram procurados e o pedido é que se aguarde até amanhã uma posição do governo estadual que sinalizou que pode liberar recursos para uma operação. Caso não seja garantido o investimento, a ação será no sábado.

Vândalos causam danos nos canteiros da praça de Guaraciaba. Vários blocos onde seriam plantadas flores, nesta semana, foram arrancados e derrubados por vândalos, na praça municipal Giusepe Palú. O ato de depredação do patrimônio público teria acontecido entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira. O crime contra o patrimônio neste local tem sido recorrente. Em outras oportunidades, esse mesmo ato de vandalismo já teria ocorrido na praça e no trevo de acesso a cidade. Os blocos que foram arrancados, já estavam com terra adubada para receber as mudas de flores, que seriam plantadas nos próximos dias.

PM agredido durante ocorrência será indenizado pelo agressor. O caso ocorreu em 2015, quando um Policial Militar de Dionísio Cerqueira atendia uma ocorrência de perturbação do sossego alheio em um estabelecimento no bairro Três Fronteiras. Na oportunidade o PM foi agrido pelo dono do bar, vindo a causar fratura em sua mão direita. Em sentença, o magistrado enalteceu que o agente público estava no cumprimento do dever legal. Além disso, a fratura afastou o policial de seu serviço por mais de trinta dias, motivo pelo qual condenou o autor a dez meses de detenção. Além da condenação, condenou o pagamento de 10 salários mínimos como indenização por danos morais. Na ocasião, o autor dos fatos teria resistido as ordens da equipe policial, resistindo a prisão, agredindo um dos PMs, resultando na fratura de sua mão, caracterizando o crime de lesão corporal grave.

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no interior. A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas na Linha Aparecida, interior de São Miguel do Oeste. Uma guarnição da PM foi até um estabelecimento e encontro oito pessoas nos fundos do prédio. Uma delas disse que tinha ido até o local comprar drogas e que já havia pago cem reais por duas buchas. A polícia fez uma vistoria no estabelecimento e encontrou 11 buchas de cocaína, cinco torrões de maconha embalados em sacos plásticos e mil 285 reais em dinheiro dentro de um travesseiro. O proprietário disse que a droga era para consumo pessoal, mas depois acabou admitindo que também vendia para conhecidos. Ele foi preso por tráfico e levado para a delegacia de polícia.

Autor de esfaqueamento se apresenta à polícia. O autor dos golpes de faca que feriram um rapaz de 26 anos, na madrugada de domingo, no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste, se apresentou à Polícia Civil e confessou a agressão. Conforme a delegada LISIANE JUNGES, as investigações iniciaram ontem e várias testemunhas devem ser ouvidas. O objetivo é definir assim o crime cometido como tentativa de homicídio, legítima defesa ou lesão corporal grave. Já a vítima permanecesse internada após passar por cirurgia no domingo. Ele foi atingido por quatro facadas na barriga e costelas. A vítima contou que estava passando pelo local quando desceu do carro e foi alvejado. Ele ficará internado por uma semana no Regional, recebendo atendimentos. O proprietário da casa de show Galpão Oeste Club, EZEQUIEL DE OLIVEIRA, de 36 anos, afirmou o esfaqueamento não teve relação com a festa promovida e que os envolvidos sequer participaram da promoção.

Motociclista fica gravemente ferido em acidente em Barracão. Um motociclista de 22 anos ficou gravemente ferido ao se envolver em um acidente do tipo colisão frontal, registrado por volta das 13 horas e 15 minutos de ontem, na Rua Amazonas, no Bairro Alvorada. No local foi constatada uma colisão envolvendo uma camionete F-1000, emplacada em Barracão, conduzida por um homem de 49 anos, e uma motocicleta CBX 250 Twister, de Dionísio Cerqueira, pilotada pela vítima. A camionete seguia sentido bairrocentro, quando ao chegar ao local teve a frente cortada pela motocicleta, ocasionando-se o acidente. Os bombeiros de Dionísio Cerqueira foram acionados para socorro do motociclista que apresentava escoriações, um corte na região do queixo, além de fratura na perna esquerda. Ele recebeu os primeiros socorros e foi levado ao hospital.

Polícia Militar realiza operação para combater extração ilegal de madeira da Argentina. Por volta das 7 horas da manhã de ontem, a Polícia Ambiental e Polícia Militar de Guaraciaba e de São José do Cedro, desencadearam uma operação no interior de SJCedro, visando coibir o contrabando de madeiras nativas na divisa com um parque ecológico da Argentina. No local havia denúncia que criminosos estavam extraindo ilegalmente madeira, transportando para o Brasil, onde era beneficiada e vendida. Os policiais flagraram os suspeitos na Linha Aurora, onde, às margens do Rio Peperi. Com a aproximação da Polícia os criminosos fugiram para a Argentina. No local foram apreendidas madeiras nativas, além de uma serraria móvel. A Polícia Militar Ambiental tomou todas as medidas pertinentes ao caso no local, inclusive de responsabilização do proprietário da área. Em seguida serão responsabilizados os envolvidos no processo de extração e pessoas que adquiriam a madeira de forma ilegal.

Ciclista sofre ferimentos ao ser atropelado em Guarujá do Sul. O acidente ocorreu por volta das 8 horas e 15 minutos da manhã de hoje, na Rua Otávio Diehl, envolvendo um Uno, placas de Guarujá do Sul, e uma bicicleta. Os bombeiros de SJCedro atenderam a vítima, um homem de 39 anos, que conduzia a bicicleta no momento do atropelamento. Ele relatava sentir fortes dores em uma das pernas. Depois da avaliação, foi constata fratura no local. Após avaliação e imobilização, ele foi conduzido à Unidade de saúde de Guarujá do Sul para avaliação médica. O motorista do automóvel permaneceu no local até a chegada do socorro e da polícia militar que fez o levantamento da ocorrência.

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteada. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste cumpriu ontem à tarde mandados de busca e apreensão e prisão preventiva em desfavor de um homem investigado por praticar estupro de vulnerável. Segundo as investigações, o suspeito, de 30 anos, abusava sexualmente da própria enteada, de 11 anos. O delegado JERÔNIMO FERREIRA explica que o suspeito e a vítima conviviam na mesma casa, o que facilitava o crime, que vinha acontecendo há algum tempo. Ele ressalta que a menor está sendo acompanhada por profissionais da rede pública. O inquérito será concluído nos próximos dias e encaminhado ao Poder Judiciário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.