ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia Sábado 13/05/17

-PALOCCI MANTÉM INTENÇÃO DE FECHAR DELAÇÃO

PREMIADA NA LAVA JATO.

-JUDICIÁRIO DE SC ESTÁ ENTRE ALVOS DE

CIBERATAQUE MUNDIAL.

-DIA “D” DE VACINAÇÃO ACONTECE HOJE.

-NOVO ESPAÇO DO PROJETO SEMEAR É INAUGURADO.

-NÚCLEO DO JOVEM EMPREENDEDOR FAZ VISITA

TÉCNICA À EMPRESA.

-QUARTEL DOS BOMBEIROS PODERÁ SER INAUGURADO

SEMANA QUE VEM.

-PAINEL CIDADE SEGURA SERÁ FEITO NA PRÓXIMA

SEMANA.

-ACUSADO DE ASSALTO EM LANCHONETE É PRESO.

-48 PRESOS RECEBEM BENEFÍCIO DE SAÍDA TEMPORÁRIA

PARA O DIA DAS MÃES.

Céu nublado no Noroeste. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens com chuva a qualquer momento. A temperatura pode chegar a 25 graus. Segundo o serviço de meteorologia da Epagri, a mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é... por cento.

A Bolsa de Valores encerrou a semana em alta. O dólar fechou em baixa, a três reais e 12 centavos. O peso terminou a 20 centavos. O Euro a três reais e 41.

O papa FRANCISCO canonizou, hoje, em Portugal, os irmãos pastorinhos JACINTA e FRANCISCO MARTO, duas das três crianças para quem Nossa Senhora de Fátima apareceu há exatos cem anos. Eles morreram na mesma época, quando tinham nove e dez anos. O milagre atribuídos aos irmãos e que fez com que fossem declarados santos envolve um menino brasileiro. Em 2013 LUCAS BAPTISTA, na época com cinco anos, caiu de uma janela e sofreu uma grave lesão cerebral. A investigação da Igreja confirmou que ele se recuperou de forma milagrosa pela intervenção dos pastorinhos.

Na primeira celebração que fez no Santuário de Fátima, ontem, o papa pediu pelo fim das guerras. Segundo FRANCISCO, os fiéis precisam derrubar todos os muros para espalhar justiça e paz pelo mundo. Centenas de milhares de pessoas acompanharam a missa da sexta-feira e também a solenidade de canonização de hoje.

Por meio de uma mensagem no Twitter o presidente dos Estados Unidos ameaçou de forma velada o ex-diretor do FBI, demitido nesta semana, a não falar com a mídia. Numa das postagens DONALD TRUMP diz que é melhor JAMES COMEY torcer para não haver qualquer gravação de conversas que eles tiveram antes de começar a vazar informações para a mídia. A posição de TRUMP deu fôlego às acusações de que ele está tentando silenciar COMEY, que foi quem liderou uma investigação sobre um possível conluio do presidente com a Rússia durante a campanha eleitoral do ano passado.

Desde ontem a imprensa nacional vem dizendo que o ex-ministro ANTONIO PALOCCI vai fechar delação premiada na Lava Jato. O que há de concreto é que ele recontratou o advogado ADRIANO BRETTAS, que já negociou delações na operação, inclusive a do ex-diretor da Petrobras RENATO DUQUE, que divide cela com PALOCCI. De acordo com a Folha de São Paulo, que cita como fontes pessoas ligadas ao ex-ministro e que fazem visitas a ele na cadeia, o político vive um dilema. Em alguns momentos se mostra confiante com a chance de não ficar muito tempo na cadeia e animado com a ascensão de LULA nas pesquisas eleitorais. Em outras ocasiões PALOCCI demonstra desânimo e convicção de que, se não colaborar e fizer revelações sobre LULA, poderá amargar décadas de prisão.

Uma possível delação premiada de ANTONIO PALOCCI preocupa o Partido dos Trabalhadores. Figuras importantes do PT sabem que o ex-ministro pode confirmar revelações feitas pela Odebrecht e pelos marqueteiros JOÃO SANTANA e MONICA MOURA. E não é só isso. O G1 afirma, com base em relatos de advogados envolvidos no caso do político, que ele tem condições de revelar também informações que cruzariam a Lava Jato com outra operação de Polícia Federal e Ministro Público, a Zelotes.

Um ciberataque de larga escala, durante a sexta-feira, atingiu empresas e instituições públicas de 74 países, inclusive do Brasil. Há registros de invasões a sistemas em pelo menos 14 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os computadores do INSS tiveram de ser desligados, afetando o atendimento à população. Petrobras, Ministério Público de São Paulo, IBGE, Itamaraty e mais de dez Tribunais de Justiça tiraram os sites do ar. Segundo empresas especializadas em segurança virtual, os hackers usaram um vírus que inutiliza dados e passaram a exigir dinheiro em troca da liberação dos sistema. O vírus se espalhou por meio de uma brecha no Windows.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina bloqueou o recebimento de e-mails externos como medida de segurança. O TJ catarinense é uma das instituições brasileiras que foram alvo do megaciberataque mundial de ontem. O que parece é que a tentativa de invasão do sistema do Judiciário estadual não foi bem sucedida. Não há registro, pelo menos até agora, de que o segmento de tecnologia da informação do Tribunal tenha sido afetado.

Está em vigor, em Santa Catarina, uma lei que obriga os supermercados a fornecer gratuitamente produtos similares para consumidores que encontrarem mercadorias vencidas à venda. Segundo a legislação, o item vencido tem que estar à exposição e o cliente precisa fazer a reclamação da data de validade expirada antes de comprar o produto. Em troca o cidadão recebe, de graça, uma mercadoria idêntica ou parecida com à que venceu. A lei também exige que os mercados utilizem cartazes e materiais impressos para informar o direito aos consumidores. Queixas contra o descumprimento da exigência devem ser encaminhadas ao Procon, responsável pela fiscalização para garantir que a legislação seja cumprida.

Os sete parques ecológicos de Santa Catarina participam, hoje, de um evento mundial. É o Global Big Day. Eles estão funcionando em horário ampliado para receber pessoas que observam e fotografam pássaros. As imagens feitas neste sábado serão postadas em uma plataforma online. Entidades ambientais acreditam que existem cerca de mil e 800 observadores no estado. Muitos deles devem passar pelos parques até o final do dia.

Dia “D” de vacinação contra gripe acontece hoje em toda região. Em Campo Erê, as unidades de saúde dos bairros Melo e São Francisco, estão abertas desde ás oito horas, e seguem até as 17 sem fechar ao meio dia. Segundo a enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica GÉSSICA ZILIO a expectativa é atingir, ou então chegar próximo da meta. Neste ano a adesão ainda está muito baixa, por isso ela pede para que as pessoas que se encaixam nos grupos prioritários vão até as um idades e se imunizem contra p vírus da gripe.

No inverno número de casos de gripe cresce muito. A enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica de Campo Erê GÉSSICA ZILIO, chama a atenção principalmente para crianças e idosos. A imunização contra o vírus é muito importante, pois essa é a doença infecciosa que mais mata pessoas no Brasil. A forma mais eficaz de prevenção é tomar a vacina contra a gripe, que está à disposição nas unidades de saúde.

Vacina é destinada a combater o principal vírus da gripe, que se chama Influenza. Quem explica é a coordenadora da vigilância epidemiológica de Campo Erê GÉSSICA ZILIO. Esse vírus é responsável pelo maior número de casos de gripe. Lembra que as pessoas que se encaixam nos grupos prioritários são: idosos com mais de 60 anos, gestantes, mães no pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, profissionais da saúde, índios, portadores de condições especiais, doentes crônicos, detentos, profissionais do sistema carcerário e professores de escola pública e privada.

Dia “D” de vacinação contra gripe acontece nos demais municípios da região. A campanha também acontece hoje em Santa Terezinha Do Progresso e São Bernardino. A população que se encaixa nos grupos prioritários para gripe desses municípios pode se dirigir até a unidade de saúde para se imunizar. É necessário levar a carteira de vacinação, e também o cartão do SUS.

Novo espaço do Projeto Semear é inaugurado. Segundo a secretária de assistência social de Campo Erê LUCIANE GIACHINI, a Secretária, inaugurou na tarde de ontem, um espaço novo, amplo e adaptado para atender os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Projeto Semear. O espaço está localizado na Rua Osvaldo Dall'igna, antiga residência do falecido ex-prefeito NORMÉLIO DANELUZ.

Projeto Semear é um programa que visa prevenir as situações de risco social. Quem explica é a secretária de assistência social de Campo Erê LUCIANE GIACHINI. De acordo com ela, o projeto ainda amplia trocas culturais e de vivências, desenvolve o sentimento de pertença e de identidade, fortalece vínculos, incentiva a socialização e a convivência comunitária. Acrescenta que o programa possui caráter preventivo, e está pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada um, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Projeto Semear atende atualmente 160 crianças e adolescentes. A informação é da secretária de Assistência Social, LUCIANE GIACCHINI. O projeto está aberto para receber novos integrantes. Este programa é muito importante para as crianças e adolescentes campoerenses que a partir de agora terão um espaço fixo para a realização de atividades artísticas, culturais, recreativas, esportivas e de lazer, cita a secretária.

Reforma no novo espaço do Projeto Semear é feita pelos servidores municipais. Segundo o prefeito de Campo Erê ODILSON LIMA, não foi gasto com mão de obra, pois todo o trabalho foi feito pelos servidores. Para ele, a entrega deste importante espaço vem de encontro à sua política de atuação que é humanizar a Assistência Social, oferecendo um atendimento especializado e de qualidade a todos os usuários. O prefeito ainda agradeceu a família DANELUZ que fez a reforma e alugou o espaço para o município.

Núcleo do Jovem Empreendedor da Acislo faz visita técnica à empresa. Com o objetivo de trocar informações, conhecer processos e experiências diferentes, o Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, visitou a empresa Casaredo. Segundo o coordenador MARLON PERAZOLI, durante o período em que o grupo esteve na empresa foi possível conhecer um pouco de cada processo. Lembra que em cada visita é possível apreender ou absorver algo diferente. Tudo isso ajuda para que os jovens possam melhorar os seus processos e as suas estratégias do dia a dia.

Núcleo dos Jovens Empreendedores é formado por jovens empresários de diferentes segmentos do município. Conforme o coordenador MARLON PERAZOLI, o núcleo busca através das visitas técnicas, conhecer as boas experiências e estreitar o relacionamento com as empresas e entidades da municipalidade e da região. De acordo com PERAZOLI, o trabalho do núcleo, não se resume em visitas técnicas.

Núcleo dos Jovens Empreendedores tem evento marcado. Quem comenta é o coordenador MARLON PERAZOLI. Conforme ele, no dia 16 de junho será realizada a tradicional Feijoada com Pagode. Além disso, lembra que o grupo trabalha na organização do Feirão de Imposto. Em todos esses eventos todos os membros do núcleo são parceiros e trabalharam para o bem da entidade.

Quartel do Corpo de Bombeiros de Anchieta poderá ser inaugurado quinta-feira da semana que vem. A expectativa é do sargento JAIR DA VEIGA. O comandante informa que o avanço da parte burocrática depende da assinatura de convênio da prefeitura com o estado para cedência de funcionários e outras necessidades do quartel. Essa questão, acredita DA VEIGA, deverá ser resolvida até segunda-feira. O prefeito IVAN CANCI poderá se pronunciar ainda hoje.

Quartel dos Bombeiros de Anchieta funciona atualmente das 8 da manhã às 8 da noite. De acordo com o comandante JAIR DA VEIGA, nesse horário são trabalhadas as vistorias e atendimentos de ocorrência normais. Os pré-hospitalares são atendidos somente em casos de urgência. A partir da inauguração do quartel os serviços da corporação serão ampliados.

Painel Cidade Segura será feito na próxima semana. A informação é da jornalista de São Lourenço do Oeste e uma das organizadoras do evento ANGELA MARIA CURIOLETTI. Conforme ela, o evento será no dia 17, a partir das 19 horas e 30 minutos, no Auditório do Sicoob Noroeste. Na ocasião explica ANGELA, autoridades que respondem por São Lourenço e municípios arredores debaterão sobre a segurança pública da região.

Painel Cidade Segura tem questões feitas pela população. Conforme a jornalista de São Lourenço do Oeste e uma das organizadoras do evento ANGELA MARIA CURIOLETTI, essas questões serão apresentadas através de urnas deixadas em alguns pontos da cidade de São Lourenço. Questionamentos foram coletados durante o mês de abril e, segundo ela, passaram por uma filtragem no início de maio, sendo entregues às autoridades para que elas mesmas levem, no dia do Painel, as respostas ao público.

Diversas autoridades estarão presentes no Painel Cidade Segura. ANGELA MARIA CURIOLETTI - jornalista de São Lourenço do Oeste e uma das organizadoras do evento, relata que no Painel, estarão presentes representantes das Polícias Militar, Civil e Rodoviária, Ministério Público, Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Toda a comunidade está convidada à participar.

Campanha Cidade Segura iniciou no ano passado. ANGELA MARIA CURIOLETTI - jornalista de São Lourenço do Oeste e uma das organizadoras do evento, lembra que iniciada no segundo semestre de 2016, a campanha Cidade Segura tem por objetivo encontrar maneiras que resultem em ações efetivas em prol da segurança pública da região Noroeste de Santa Catarina. Em novembro do ano passado, uma caminhada reuniu cerca de mil e duzentas pessoas em São Lourenço. Muitos comerciantes fecharam suas portas em apoio a campanha e em protesto pela falta de segurança.

Homem com mandado de prisão é preso em flagrante furtando. Segundo a Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, um homem com mandado de prisão aberto foi preso na tarde de ontem. Ele ainda portava uma arma de mentira. A ocorrência foi registrada no bairro Progresso e teve apoio das Polícias Militar, Rodoviária e Civil. O homem arrombou e furtou uma casa localizada no contorno viário Armindo Echer, próximo da Cidasc. Os policiais militares informaram, depois de falarem com a vítima, que o bandido levou um televisor 55 polegadas, um vídeo game Playstation 4, peças de roupas, joias, bijuterias e perfumes.

Parte dos objetos furtados são encontrados. A guarnição começou a fazer buscas na região. Uma moto Honda CG 125 Fan foi encontrada no meio do mato e possivelmente foi usada no furto. Ainda em buscas, um homem foi localizado e que, ao avistar a polícia, tentou fugir, porém foi detido pelos policiais. O homem de 27 anos, tinha consigo algumas joias furtadas e arma de mentira, verificou-se que ele tinha um mandado de prisão em aberto.

Acusado de assalto em lanchonete é preso. A Polícia Militar de Marmeleiro prendeu um rapaz acusado de praticar um assalto na noite de quinta-feira, em uma lanchonete, localizada na Rodoviária Municipal de Marmeleiro. A vítima informou que por volta das 19 horas, um homem entrou no estabelecimento, anunciou o assalto e roubou 82 reais em dinheiro. Os policiais solicitaram apoio da equipe de Renascença e iniciaram as buscas em uma área de mata nas proximidades do Rio Marmeleiro e conseguiram localizar o suspeito. Com ele foi apreendido o dinheiro roubado. Ele foi preso e encaminhado ao Pelotão da Polícia Militar.

48 presos recebem benefício de saída temporária para o Dia das Mães. Nesta semana 48 detentos que estão cumprindo pena na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, receberam o benefício para passar o Dia das Mães em liberdade. Os presos que tiveram esse direito cumprem prisão em regime semi aberto e atenderam aos requisitos determinados pela vara de Execuções Penais. Os detentos terão até quinta-feira para retornar ao presídio.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.