ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo Em Foco Atalaia Quarta-Feira 10/05/17

-LULA SERÁ OUVIDO POR MORO PELA PRIMEIRA VEZ

NESTA TARDE.

-CATARINENSES TÊM DIREITO A 500 MILHÕES EM NOVA

ETAPA DE SAQUES DO FGTS.

-MIRANTE PANORÂMICO SERÁ REFORMADO E REABERTO

AO PÚBLICO.

-EPAGRI REÚNE MUNICÍPIOS NA PREFEITURA PARA

DISCUTIR NOVA TECNOLOGIA.

-PREFEITO APOIA IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE DE PRONTO

ATENDIMENTO.

-ALUNOS DO CEDUP SEGUEM PARALISADOS.

-PROJETO VIZINHANÇA SEGURA SEGUE NO MUNICÍPIO.

-PM APREENDE MOTO E PRENDE CONDUTOR NÃO

HABILITADO COM DIVERSAS PASSAGENS POR FURTO.

-MOTOCICLISTA É ATROPELADO POR CAMINHÃO NA 305.

Céu encoberto no Noroeste. A previsão para as próximas horas é de tempo estável, sem chuva. A temperatura pode chegar a 23graus. Segundo o serviço de meteorologia da Epagri, a mínima das últimas horas foi de 12graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é 20 graus. Umidade relativa do ar é 60 por cento.

A Bolsa de Valores começou a quarta-feira em alta. O dólar iniciou o dia em alta, a três reais e 19 centavos. O peso é cotado a 20 centavos. O Euro vale três reais e 47 centavos.

O presidente dos Estados Unidos anunciou, ontem, a demissão do diretor do FBI, JAMES COMEY. De acordo com a imprensa americana, a decisão de DONALD TRUMP é inesperada. Em nota TRUMP afirma que COMEY não consegue liderar efetivamente com o cargo e que uma nova liderança é necessária para restaurar a confiança na Polícia Federal. A demissão foi recomendada ao presidente pelo procurador-geral e pelo vice-procurador-geral. COMEY era fonte de polêmicas para o governo. Em março ele anunciou que estava investigando a suposta interferência da Rússia na eleição do ano passado para, supostamente, beneficiar TRUMP. Na semana passada o ex-diretor declarou que os russos ainda tentam influenciar a política dos Estados Unidos e representam a maior ameaça de segurança para a nação.

A assembleia nacional da Venezuela, que é dominada pela oposição, aprovou a inconstitucionalidade e a nulidade do decreto de NICOLÁS MADURO para convocar uma constituinte. O documento que os parlamentares aprovaram afirma que a convocação feita pelo presidente é fraudulenta. O debate da terça-feira teve a participação apenas de deputados oposicionistas.

Centenas de civis presos em manifestações que aconteceram recentemente na Venezuela começaram a ser julgados por tribunais militares. Ontem aconteceram várias audiências, acompanhadas por ONGs. A decisão de NICOLÁS MADURO de submeter os suspeitos à justiça militar tem gerado críticas de organizações não governamentais, da oposição na assembleia nacional e da Organização dos Estados Americanos.

A defesa de LULA não obteve sucesso no Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre, ao pedir a suspensão do processo que apura a propriedade de um tríplex no litoral de São Paulo, que para o Ministério Público foi repassado irregularmente ao ex-presidente. A intensão dos advogados era impedir o depoimento do político ao juiz SÉRGIO MORO, que está mantido. Ele acontece na sede da Justiça Federal em Curitiba, às 14 horas. É a primeira vez que LULA será interrogado pelo juiz. A audiência mexeu com a rotina da capital paranaense na região onde fica o prédio do Judiciário. Há reforço de segurança dentro e fora do edifício, que só será acessível a partes interessadas na ação. Forças-tarefas de polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária estão espalhadas pela cidade. O trânsito sofreu várias alterações.

A audiência de hoje é de um processo em que LULA é acusado de receber três milhões e 700 mil reais em propina paga pela OAS, que em troca seria beneficiada com contratos com a Petrobras. Uma das ilegalidades apontadas pela investigação é o suposto repasse ao ex-presidente de um apartamento tríplex no litoral de São Paulo, pertencente à empreiteira. O apartamento teria sido reformado pela empresa a pedido de LULA e da esposa dele, MARISA LETÍCIA, que faleceu recentemente. A OAS também teria pago a guarda de bens do político em um depósito. O Ministério Público Federal acusa LULA de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A última sessão da Comissão Especial da Câmara para analisar a reforma da Previdência durou mais de nove horas ontem. Dos dez destaques que foram apreciados pelos deputados só um foi aprovado. Ele trata de ações judiciais de acidentes de trabalho. Entre os rejeitados está o que pretendia manter as regras atuais de contribuição para a aposentadoria de trabalhadores rurais. Com a aprovação no colegiado a matéria segue, agora, para votação no plenário. São necessários 308 votos para a aprovação. Os dois pontos principais do texto do relator ARTHUR MAIA, do PPS da Bahia, determinam a idade mínima de aposentadoria de 65 anos para os homens e de 62 para as mulheres e exigência de pelo menos 25 anos de tempo de contribuição.

Mais de 430 mil trabalhadores catarinenses podem fazer saques de contas inativas do FGTS a partir de sexta-feira, quando começa a terceira etapa de pagamentos. São pessoas nascidas em junho, julho e agosto. De acordo com a Caixa Econômica Federal, elas têm direito a 564 milhões e meio de reais. Com a abertura deste novo lote vão ficar faltando só mais duas liberações de saques, programadas para meados de junho e de julho.

Os deputados estaduais de Santa Catarina recebem diárias de 670 reais. Essa é a cifra paga aos parlamentares quando eles viajam para cobrir gastos com deslocamento, hospedagem e alimentação. É o maior valor entre todos os poderes catarinenses. No Judiciário são 460, no governo 340 e no Ministério Público 230 reais.

Em Videira a Polícia Civil está investigando o desaparecimento de um menino de dez anos. CRISTIAN BELUSSO não é visto desde sexta-feira, quando saiu de casa e foi para a rua para brincar com amigos. Uma força-tarefa tenta localizar a criança. Os bombeiros estão ajudando com uma equipe de mergulhadores e com o auxílio de um cão farejador.

Mirante Panorâmico será reformado e reaberto ao público. A informação é do vice-prefeito de São Lourenço do Oeste DANIEL HIPLLER. De acordo com ele, o local foi inaugurado em dezembro de 2008. Seu objetivo era se tornar um cartão postal da cidade. No entanto, desde sua inauguração sofre atos de vandalismo. O espaço por oferecer risco a população foi interditado em novembro de 2014 e não recebeu mais nenhuma melhoria.

Administração municipal fará reforma do Mirante Panorâmico. Quem afirma é o vice-prefeito de São Lourenço do Oeste DANIEL HIPLLER. Ele conta que na companhia do prefeito RAFAEL CALEFFI, e dos vereadores ANILSON SPRICIGO e MARLICE PERAZOLI, estiveram no local antes de anunciar a reforma. O vice lembra que quando inaugurado, o Mirante recebeu 472 mil e 399 reais em investimentos. Destes 100 mil do Ministério do Turismo e o restante dos cofres da prefeitura.

Troca das grades com problemas será a primeira etapa da reforma do Mirante. Segundo o vice-prefeito DANIEL HIPPLER, de São Lourenço do Oeste, que tem acompanhado diretamente o trabalho na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, esta será a primeira etapa. Serão substituídas as madeiras danificadas e feita ainda uma pintura na estrutura metálica do Mirante. Depois disso, o próximo passo, será refeita a iluminação e um estudo para a instalação de câmeras.

Cerca de 15 mil reais serão investidos em reforma de Mirante Panorâmico. Conforme o vice-prefeito de São Lourenço do Oeste DANIEL HIPLLER, a empresa que está fazendo a manutenção do Mirante é a Bressão Metalúrgica, de São Lourenço. Para ele, esta é mais uma ação rápida da administração municipal.

Epagri reúne municípios na prefeitura para discutir nova tecnologia.

Conforme o extensionista da Epagri de São Lourenço do Oeste VOLMIR OLIVEIRA, agricultores familiares e técnicos da Epagri de sete municípios: Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste, se reuniram no auditório da prefeitura de São Lourenço. A meta foi iniciar uma discussão sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças.

Encontro é o primeiro passo para mostrar aos agricultores essa nova tecnologia. Quem explica é o extensionista da Epagri de São Lourenço do Oeste VOLMIR OLIVEIRA. Segundo ele, o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças busca melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, a produção de hortaliças. Além de reduzir a erosão do solo, diminui ainda a mão de obra e também os custos. Os agricultores que participaram da reunião em São Lourenço do Oeste são aqueles que já trabalham com o cultivo de hortaliça em seus municípios e que, a partir de agora, possam implementar o Sistema.

Prefeito apoia implantação da Unidade de Pronto Atendimento. Com o objetivo de ampliar a rede de atendimento na área de saúde, ODILSON LIMA de Campo Erê, recebeu em seu gabinete o chefe do executivo de São Lourenço do Oeste RAFAEL CALEFFI. A adesão de Campo Erê, neste importante projeto que vai abranger toda a região é muito bom para a população, frisa LIMA. Para a implantação desta UPA, é obrigatório ter uma rede de atendimento acima de 50 mil habitantes.

Apoio dos municípios é de extrema importância para concretização da UPA 24 horas. Conforme o prefeito de Campo Erê ODILSON LIMA, a Unidade de Pronto Atendimento de São Lourenço do Oeste atenderá os municípios de Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Quilombo, Santiago do Sul e União do Oeste. Os investimentos chegam a dois milhões e 200 mil reais. Esse valor já está assegurado pelo Ministério da Saúde.

Município hoje está bem atendido com água tratada. A afirmação é do diretor de administração e planejamento de Marmeleiro ANDREI ACCO. De acordo com ele, a sede do município tem 100 por cento da população com água tratada. É um equivalente a 37 por cento da população da sede do município com a rede coletora de esgoto. Com a finalização da nova estação e ampliação da rede de coleta de esgoto esse total deve chegar a 45 por cento.

Intenção é ampliar rede coletora de esgoto para mais alguns bairros do município. A informação é do diretor de administração e planejamento de Marmeleiro ANDREI ACCO. De acordo com ele, um técnico da Sanepar vai até a Linha São Brás e a São João, para levar água a um saneamento rural e beneficiar os moradores da região. A empresa quer aproximar a Sanepar da população e levar até a comunidade as ações que desempenha no município. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Sanepar ou procurar o escritório local no município.

Alunos do Cedup seguem paralisados. A confirmação é da comissão de alunos do centro de Educação Profissionalizante de Campo Erê. Segundo eles, os estudantes não querem entrar em sala de aula até que uma atitude seja tomada. Alguns alunos e professores receberam ameaças via telefone, e isso gerou muita indignação entre os alunos. Isso tudo, é porque os alunos pediram melhorias na escola, bem como o afastamento da direção. No entanto, eles não obtiveram a resposta sobre isso e por isso querem medidas.

Pensão vitalícia paga a ex-governadores pode ser extinta no estado. Quem comenta é o deputado estadual PADRE PEDRO BALDISSERA. De acordo com ele, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina aprovou, a proposta de emenda à Constituição que acaba com a pensão paga para ex-governadores catarinenses. Frisa que de sua autoria, a proposta estava engavetada desde 2011 na Assembleia Catarinense.

Após seis anos da criação, foi acolhida por todos os deputados da comissão. O deputado estadual PADRE PEDRO BALDISSERA, destaca que o texto revoga o artigo 195 da constituição do estado, que prevê o pagamento vitalício a ex-governadores e seus dependentes. BALDISSERA conta que além de acolher sua proposta, a comissão também acatou uma emenda de autoria do deputado Maurício ESKUDLARK, do Partido da Republica, que determina o pagamento de auxílio médico ao governador durante o exercício do seu mandato.

Fim das aposentadorias dos ex-governadores é fundamental para a Assembleia Legislativa. O entendimento é do deputado estadual PADRE PEDRO BALDISSERA. Segundo ela, essa ação cria um paradigma nacional. O caso catarinense é um dos mais questionados, por isso destaca a necessidade desta atitude corajosa, de acabar com um artigo que é inconstitucional. PADRE PEDRO questiona que atualmente oito ex-governadores recebem o benefício, que mensalmente retira do Estado cerca de 300 mil reais. Em um ano o custo ultrapassa 3 milhões e 700 mil reais.

Projeto Vizinhança Segura segue no município. Quem comenta é o sargento da Polícia Militar de Marmeleiro ARLINDO MELO SANTOS. De acordo com ele, para combater a criminalidade a PM em parceria com a Prefeitura Municipal, ampliou o Projeto Vizinhança Segura na área urbana e rural. O projeto permite o entrosamento entre os moradores de uma mesma rua ou comunidade e cria um vínculo solidário em busca de soluções adequadas para resolver problemas relativos à segurança.

Um vizinho cuida do outro, avisa quando há alguma movimentação estranha ou suspeita e quando necessário chama a polícia. Segundo ARLINDO MELO SANTOS – sargento da Polícia Militar de Marmeleiro, cada morador que adere ao Projeto ganha uma placa indicando que no local há monitoramento do projeto, além disso os policiais visitam a residência e dão dicas de segurança. O comandante frisa que esse projeto também está sendo desenvolvido na comunidade do Alto São Mateus, que faz divisa com o município de Campo Erê.

Projeto Vizinhança Segura aproxima moradores e também polícia. A observação é do comandante da PM de Marmeleiro, sargento ARLINDO MELO SANTOS. Com estas ações os moradores acabam se aproximando ainda mais e criam estratégias de comunicação entre eles, como a do uso de aplicativo no celular, para avisar um ao outro quando algo não esta normal na redondeza e se sentem seguros também para chamar a policia. MELO, cita que ao todo o projeto atua em três setores: no Rural Segura; no Comércio Segura e no Vizinhança Urbana Segura. Em poucos meses ressalta o sargento, a Polícia já conseguiu diminuir quase na totalidade as ações de furto e roubo em Marmeleiro.

Quatro reuniões por mês são feitas dentro do projeto Vizinhança Segura. A informação é do sargento ARLINDO MELO SANTOS, da Polícia Militar de Marmeleiro. Conforme ele, cada grupo de homens, mulheres e jovens recebem orientações de como devem se posicionar em caso de assaltos e furtos. Acredita que a comunidade esta sendo fortalecida com o projeto e todos ganham, porque junto com a PM estão construindo uma cidade mais segura.

Polícia Militar apreende motocicleta irregular e prende condutor não habilitado com diversas passagens por furto. Segundo a Polícia durante patrulha no interior de São Bernardino abordou uma motocicleta Honda CBX 200 de Faxinal dos Guedes, com débitos de licenciamento desde 2012 e o condutor não possuía habilitação. Durante consulta verificou também que o homem de 25 anos possuía diversas passagens por furto. A motocicleta foi recolhida para o pátio conveniado. Essas ações da Polícia Militar são de natureza preventiva com o intuito de evitar ações de criminosos no interior.

Motociclista é atropelado por caminhão na SC-305. Um homem de 47 anos foi atropelado, por volta das 7 horas e 30 minutos da manhã de hoje, no trecho entre as cidades de Campo Erê e Anchieta, por um caminhão não identificado. Segundo relato, ambos os veículos faziam o sentindo AnchietaCampo Erê quando o caminhão forçou a ultrapassagem e derrubou a moto Honda CG 150 Fan, com placa de São Lourenço do Oeste. O ocupante da motocicleta é morador de Palma Sola e foi socorrido pelos bombeiros, com ferimento lacerante em um dos pés.

Vítima de atropelamento é encaminhada ao hospital de São Miguel do Oeste. Devido a gravidade do ferimento ela foi transferida. A polícia militar rodoviária também atendeu a ocorrência e deve requisitar imagens de câmeras de monitoramento da entrada da cidade para identificar o caminhão que ocasionou o acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.