ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia Sábado 06/05/17

-EX-DIRETOR DA PETROBRAS ACUSA LULA DE

COMANDAR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO.

-ESTRUTURAS DE PEQUENAS PREFEITURAS DE SC

CUSTAM UM BILHÃO POR ANO.

-SEGUE PROGRAMAÇÃO DO RODEIO DO CTG AMIZADE

SEM FRONTEIRAS.

-SINTICOM PROMOVE PALESTRA PARA

TRABALHADORES.

-SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS COMEMORA

26 ANOS.

-VACINAS CONTRA A GRIPE ESTÃO NORMALIZADAS.

-SECRETARIA DE AGRICULTURA INICIA REVISÃO DOS

PROGRAMAS.

-MOTO COLIDE EM CARRO PARADO NO CENTRO.

-JOVEM MORRE EM ACIDENTE NO CENTRO DA CIDADE.

Tempo bom no Noroeste. A previsão para as próximas horas é de tempo estável, sem chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. Segundo o serviço de meteorologia da Epagri, a mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é 20 graus. Umidade relativa do ar é 65 por cento.

A Bolsa de Valores encerrou a semana em alta. O dólar fechou em alta, a três reais e 17 centavos. O peso terminou a 20 centavos. O Euro a três reais e 49.

Hackers publicaram na internet supostos documentos internos da campanha do candidato a presidente da França EMMANUEL MACRON. A coordenação da equipe de MACRON confirma que foi alvo de crime cibernético. Os criminosos obtiveram e-mails, contratos e documentos contábeis. Neste sábado a comissão nacional de controle da campanha presidencial emitiu comunicado em que pede à imprensa que não divulgue o conteúdo da documentação porque ele pode ser falso o que tornaria a divulgação criminosa. A votação de segundo turno para escolha do novo presidente francês acontece amanhã. A adversária de MACRON é MARINE LE PEN.

Um homem mexicano que já foi considerado o mais obeso do mundo, com 595 quilos, será submetido a uma cirurgia bariátrica em duas etapas, uma na semana que vem e a outra no final do ano. JUAN FRANCO, de 32 anos, pesa, atualmente, 420 quilos. O médico que vai fazer o procedimento acredita que em seis meses ele poderá perder até metade do peso atual.

A sexta-feira foi mais um dia de violentos protestos na Venezuela. Em um dos locais onde houve concentração de público os manifestantes destruíram uma estátua do ex-presidente HUGO CHÁVEZ, que ficava em uma praça pública. O objeto foi queimado, arrancado da estrutura onde estava fixado e jogado ao chão, ficando em pedaços. Em vários locais houve confrontos de manifestantes com a polícia com pessoas feridas e presas.

O primeiro depoimento do ex-diretor da Petrobras RENATO DUQUE à Justiça Federal, ontem, teve acusações a LULA. Ele afirmou ao juiz SÉRGIO MORO que o ex-presidente da República tinha pleno conhecimento e o comando de um esquema de propinas por meio da Sete Brasil, que fornecia sondas para Petrobras. DUQUE acusou LULA de comandar a rede criminosa, baseado em conversas que teve com o petista em três ocasiões. Em uma delas, em 2014, o político perguntou se o ex-diretor tinha conta no exterior e determinou que não poderia existir nada no nome de DUQUE fora do país. Segundo LULA, uma informação de que o ex-diretor tinha recebido um repasse da Sete Brasil por uma conta na Suíça havia chegado ao conhecimento de DILMA. DUQUE afirmou, ainda, que era o responsável por cuidar dos interesse do PT na Petrobras.

LULA discursou, ontem, na abertura do congresso estadual do PT em São Paulo. Mais uma vez ele falou da Lava Jato. De acordo com o ex-presidente, os investigadores da operação já têm a tese pronta contra ele e o Partido dos Trabalhadores. O político afirmou que Polícia, Ministério Público e Justiça federais não querem a verdade. LULA declarou que a cada nova revelação surge o comentário de que ele será preso, o que não acontece há dois anos. O petista disse que se a prisão não acontecer logo é possível que um dia ele mande prender os envolvidos na Lava Jato pelas mentiras que estão falando.

O Brasil tem, hoje, 221 mil presos provisórios, que custam quase seis bilhões e meio de reais por ano aos cofres públicos. De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça, eles representam 34 por cento da população carcerária do país. Isso significa que mais de três em cada dez pessoas presas estão detidas sem terem recebido uma sentença final. Os dados reforçam a posição dos que defendem a liberação dessas pessoas e o uso do monitoramento eletrônico. Um preso custa, em média, dois mil e 400 reais por mês. O gasto de uma tornozeleira em uso é de 300 reais mensais.

Um estudo do Tribunal de Contas do Estado revela que 87 dos 96 municípios de Santa Catarina criados após a Constituição de 88 gastam um bilhão e cem milhões de reais por ano na manutenção da administração pública. De acordo com o TCE, são cidades pequenas, que geram pouca arrecadação própria e, por isso, têm como principal fonte de recursos os repasses de governos federal e estadual. Entre as que mais dependem do dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios estão três do Extremo-Oeste. Em São Miguel da Boa Vista o FPM representa mais de 58 e meio por cento da receita. Em Barra Bonita é índice passa de 56 e em Flor do Sertão ele é de mais de 53 por cento.

Uma empreiteira de Brusque está proibida pela Justiça de fechar contratos com o poder público. A Multiplus é suspeita de fraudar licitações, esquema que pode ter tido a participação do secretário da Agência de Desenvolvimento Regional. Os contratos em que há indícios de ilegalidades somam 870 mil reais. O Ministério Público acredita que aconteceram irregularidades em pelo menos nove processos licitatórios ocorridos entre 2013 e 2014. Todos foram direcionados para a companhia ser a vencedora.

A Polícia Civil realizou uma operação na capital, em uma comunidade do Norte da Ilha, e prendeu duas pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso. No local em que elas foram presas havia armamento de guerra. Entre as armas apreendidas pelos policiais há uma pistola calibre 45 das forças armadas da Rússia, dois fuzis americanos novos e uma submetralhadora. Segundo a investigação, o armamento seria usado pelos criminosos na invasão de uma comunidade, marcada para ontem e que acabou frustrada pela operação policial. Os bandidos pretendiam tomar o comando do tráfico em uma região de Florianópolis.

Segue programação do Rodeio do CTG Amizade Sem Fronteiras. Segundo o patrão em São Lourenço do Oeste ADEMIR FERNANDES, tradicionalistas, competidores e demais público já estão no rodeio. Toda a região está convidada a prestigiar mais esse evento que certamente será sucesso mais uma vez, conclui o patrão do CTG.

Rodeio conta com novidade neste ano. Quem conta é o patrão do CTG Amizade Sem Fronteiras de São Lourenço do Oeste ADEMIR FERNANDES. Conforme ele, será feito um costelão fogo de chão para amanhã. Haverá Kit para até 12 pessoas, no valor de 330 reais. O tamanho padrão deste kit é de 10 quilos de costelão, dois de maionese, uma bandeja de saladas e 12 pães. Kit para até seis pessoas: 165 reais, cinco quilos de costelão, um quilo de maionese, uma bandeja de saladas e seis Paes. O Kit poderá ser retirado na Praça de Alimentação do Rodeio amanhã a partir das 11horas e 30 minutos.

Sinticom promove palestra para trabalhadores. Conforme a presidente do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de São Lourenço do Oeste que atende toda a região MARIA DA SILVA, essa semana é marcada por várias atividades diferenciadas sobre prevenção de acidente de trabalho. O encerramento foi ontem com uma palestra para todos os trabalhadores. O evento aconteceu no Centro de Eventos, e o tema da palestra foi segurança e saúde do trabalhador.

Programação da palestra do Sinticom é extensa. Quem comenta é a presidente MARIA DA SILVA. De acordo com ela, durante a palestra foram sorteados brindes para os participantes e no final do evento, servido lanche. Conforme MARIA a palestra foi gratuita para todos os trabalhadores. A participação de todos foi muito importante, pois é fundamental que os trabalhadores tenham conhecimento sobre os riscos em não usar os equipamentos necessários para sua segurança no trabalho.

Falta de conscientização do trabalhador é o maior fator de acidente. A observação é de MARIA DA SILVA – presidente do Sinticom – Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de São Lourenço do Oeste. Ela frisa que o sindicato está cobrando, fiscalizando as empresas diariamente, mas mesmo assim o trabalhador não se previne. As empresas, afirma MARIA, se conscientizaram mais nos últimos anos e tem colaborado comprando os equipamentos de proteção necessários para cada tipo de atividade. O que está faltando é à vontade e conscientização do trabalhador em garantir sua segurança.

Sindicato dos Servidores Municipais comemora 26 anos. Segundo o presidente da entidade em Campo Erê NELSON TRESSOLDI, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais promoveu ontem uma programação especial para lembrar os 26 anos da entidade. Durante o evento os ex-presidentes foram homenageados com uma placa de agradecimento, além deles também dois servidores fundadores do sindicato receberam homenagem. Após foi servido jantar aos participantes.

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais agora é regional. Quem conta é o presidente NELSON TRESSOLDI. Conforme ele, além de Campo Erê abrange os municípios da região. A o todo são cerca de 150 sócios, mas a entidade trabalha para trazer cada vez mais servidores. Salienta que é importante que os servidores participem do sindicato, pois através dele muitas conquistas já foram adquiridas para todos os servidores, até mesmo os que não são sócios.

Vacinas contra a gripe estão normalizadas. A informação é da secretária de saúde de São Lourenço do Oeste VANIA BALDISSERA. Conforme ela, o Governo do Estado, através do Ministério da Saúde, enviou doses fracionadas de vacina contra a gripe aos municípios, mas o número de pessoas querendo a dose foi muito alto desde o início da campanha. Diante disso, a Policlínica Municipal de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde, da cidade e do interior, estavam sem vacinas, porém agora elas já foram normalizadas.

População já pode procurar as unidades de saúde para se imunizar contra a gripe. Conforme a secretária de saúde de São Lourenço do Oeste, VANIA BALDISSERA, a população considerada de risco para complicações por gripe e que precisam da vacina podem procurar uma das unidades, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Campanha de Vacinação Contra a Influenza promove dia Dia D. Conforme a secretária de São Lourenço do Oeste, VANIA BALDISSERA, será no dia 13 de maio. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90 por cento da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80 por cento. Segundo VANIA, em São Lourenço a meta é alcançar cinco mil 791 pessoas, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica Setor de Imunização.

Várias pessoas se encaixam no público alvo para receber a vacina da gripe. Quem explica é a secretária de saúde de São Lourenço do Oeste VANIA BALDISSERA. Conforme ela, o público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puerperas, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Secretaria de Agricultura inicia revisão dos programas. A informação é do responsável pela pasta em São Lourenço do Oeste ADILSON SPERANÇA. Conforme ele, um dos programas que estão sendo analisados é o “Cheque do Leite”. Conta que os servidores se reuniram para uma reunião de planejamento. Os trabalhos foram conduzidos por ele, pela diretora de Estímulos às Atividades Econômicas Rurais, MARIENE MORONA, além do extensionista da Epagri e responsável pelo escritório municipal, VOLMIR DE OLIVEIRA e com sua equipe.

Programas que estão sendo revisados são previstos em lei e já são executados. ADILSON SPERANÇA – secretário de Agricultura de São Lourenço do Oeste, salienta que essa analise é necessária para alinhar a discussão sobre os programas que serão realizados a partir de 2018, atendendo o Plano de Governo da administração municipal. O programa “Cheque do Leite” é um dos carros-chefes propostos pelo prefeito, RAFAEL CALEFFI.

Programas têm como objetivo promover a permanência do homem no campo. A afirmação é do secretário de agricultura de São Lourenço do Oeste ADILSON SPERANÇA. Segundo ele, todos os programas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura têm essa meta. Além de estimular o aumento na renda e proporcionar qualidade de vida, aos agricultores. Consequência disso tudo é o crescimento do município.

Mais programas serão criados para promover ainda mais o desenvolvimento do município. O secretário de Agricultura de São Lourenço do Oeste ADILSON SPERANÇA, diz que os programas hoje realizados através da Secretaria de Agricultura e do escritório municipal da Epagri serão revisados, como: o programa de hora máquina e o de aprimoramento genético. No entanto, outros programas serão criados para alavancar ainda mais o desenvolvimento de São Lourenço.

Programa Cheque do Leite tem como proposta retornar ao produtor de leite até 2,3 por cento do valor emitido em nota fiscal. Quem explica é o secretário de agricultura de São Lourenço do Oeste ADILSON SPERANÇA. De acordo com ele, esse retorno se dará através de um bônus fiscal. Com isso, ele poderá receber até dois mil reais ao ano, por propriedade. Com esses recursos ele poderá investir dentro da propriedade, seja no conserto e reparo de edificações, ou até mesmo em outras melhorias.

O ano base das notas será 2017, mas o programa está sendo estudado e entra em vigor em 2018. ADILSON SPERANÇA – secretário de agricultura de São Lourenço do Oeste, destaca que o programa será muito importante, pois em contrapartida o produtor terá que gastar este dinheiro em São Lourenço. Dessa forma, diz o secretário, outras pessoas também serão beneficiadas, como: comerciantes e prestadores de serviço.

Polícia recupera objetos de furto. A polícia Militar observou pelo videomonitoramento que um homem carregava um botijão de gás, na Avenida Brasil sentido bairro São João. Em verificação identificou o jovem de 21 anos que confessou aos policiais que acaba de furtar o objeto, e indicou a guarnição a residência. Ele foi preso e conduzido até a delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis, juntamente com objeto apreendido.

Polícia Militar recupera motocicleta logo após furto. Por volta das 03 horas e 35 minutos de hoje, a PM de Marmeleiro foi comunicada sobre o roubo de uma motocicleta YamahaFazer YS 250. O proprietário disse que estava saindo para o trabalho, quando foi rendido por dois assaltantes, que estavam com outra motocicleta. A polícia comunicou as demais equipes da região e por volta de quatro horas policiais de Flor da Serra do Sul, avistaram duas motocicletas transitarem pela rodovia BR-280 sentido a Argentina. Houve acompanhamento tático e os policiais conseguiram prender os dois.

A motocicleta foi recuperada e os dois foram presos.

Moto colide em carro parado no centro. O acidente aconteceu ontem por volta das 19 horas e 15 minutos, na Rua João Beux Sobrinho, próximo do posto Delta. A guarnição abastecia a viatura quando um homem pilotava uma motocicleta HONDACBX 250 TWISTER, em alta velocidade, sem os devidos cuidados, e acabou colidindo no veículo estacionado FORDECOSPORT. A carona da moto sofreu lesões, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital. O condutor responde infração por conduzir veículo sem os cuidados indispensáveis à segurança, e a motocicleta foi recolhida ao pátio de apreensões por estar com o licenciamento atrasado.

Jovem morre em acidente no centro da cidade. Foi ontem, na Avenida Porto Alegre, próximo ao trevo do bairro Alvorada, em Francisco Beltrão. A colisão aconteceu por volta das 21 horas e 50 minutos, e envolveu um veículo Golf e uma motocicleta HondaBiz conduzida por JERRI RODRIGUES, 26 anos. O condutor do Golf fugiu do local e foi localizado posteriormente pela Polícia Militar na PR-483 entrada para o Loteamento Nova Petrópolis. Ele alegou que fugiu porque não possuí habilitação e havia ingerido bebida alcoólica. O condutor que não teve o nome divulgado foi encaminhado para a 19ª SDP onde foi autuado em flagrante. O piloto da moto foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu logo depois.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.